Quanto tempo dura uma pós-graduação? Saiba tudo!

Afinal, você sabe quanto tempo dura uma pós-graduação Stricto e Lato-Sensu? Tire suas dúvidas sobre a duração dos principais programas de pós e conquiste a sua!

Avatar


28 de novembro7 min. de leitura

Você sabe quanto tempo dura uma pós-graduação? A busca pela especialização é um passo importante na vida de todo profissional. Afinal, com a competitividade cada vez maior no mercado de trabalho brasileiro, já não é mais o suficiente apenas garantir a graduação.

Além disso, um profissional pós-graduado também desfruta de outros benefícios como maiores remunerações, autoridade profissional, destaque para conquistar oportunidades e maior presença em cargos de gestão.

Apesar de todos os benefícios, muitas pessoas se questionam se realmente terão tempo para se dedicar a um curso desse tipo, sem saber que existem diversas opções e várias respostas para o tempo que dura uma pós-graduação.

Quer saber mais? Acompanhe o artigo ou navegue pelo índice:

O que é pós graduação?

No Brasil, a pós-graduação foi inspirada nos modelos americanos e com o interesse em transmitir o saber e incentivar a inovação a partir do conhecimento. Ela é dividida em 2 grandes áreas, com 2 tipos de curso cada:

  • Pós-graduação Stricto-Sensu: mestrados e doutorados, com um enfoque mais acadêmico e científico. Esse tipo de curso é ideal para quem busca um aprofundamento mais teórico e seguir a carreira de pesquisa no Brasil.
  • Pós-graduação Lato-Sensu: especializações e MBAs, cursos que têm um viés mais prático e ativo no mercado de trabalho. São cursos mais objetivos e flexíveis para quem busca conciliar estudo e trabalho.

O que significa pós graduação?

Uma pós-graduação, como o próprio nome sugere, é um curso de nível superior feito após a pessoa concluir a sua graduação. Ou seja, é um curso de pós-graduação.

Carga horária de pós graduação

A carga horária de pós-graduação stricto-sensu é de 360h para mestrados e 450h para doutorados. Já a carga horária de pós-graduação lato-sensu também é de 360h.

Como saber se a pós-graduação é reconhecida pelo MEC?

Quando uma Instituição de Ensino possui o selo do MEC, ela geralmente aborda o fato em seus canais de comunicação, já que isso é uma grande conquista! Contudo, você também é capaz de checar essas credenciais por meio do endereço eletrônico https://emec.mec.gov.br/.

Confira a página da Gran Faculdade no site do MEC!

Como funciona a pós-graduação?

Veja alguns detalhes sobre como funciona a pós-graduação:

Modalidades de pós-graduação: EAD x presencial

Quando falamos sobre quanto tempo dura uma pós-graduação, a modalidade do curso (EAD ou presencial) também interfere no tempo total de duração. Cursos presenciais contam com horários fixados, oferecendo pouca mobilidade ao aluno e estando mais sujeitos a faltas e necessidade de trancamento.

Já os cursos EAD possibilitam maior flexibilidade, garantindo que o aluno progrida individualmente e organize os seus horários da maneira como for mais conveniente. Além disso, nos cursos EAD não é comum que se cobre presença em horários específicos como critério avaliativo.

Cursos de pós-graduação EAD têm a mesma validade de cursos presenciais?

Sim, ambas as modalidades são reconhecidas e regulamentadas pelo MEC. Ademais, não é comum que exista indicação da modalidade do curso na certificação, já que não importa tanto se foi realizado em regime EAD ou presencial.

A única preocupação do aluno deve ser em garantir um curso que seja devidamente reconhecido pelo MEC. Afinal, apenas assim a certificação será válida.

É possível realizar um curso de pós-graduação Stricto-sensu EAD?

Os programas de pós-graduação Stricto-Sensu são essencialmente presenciais. Isso acontece porque, apesar de existir regulamentação autorizada para que cursos desse tipo desejam ministrados EAD, ainda não há programas autorizados.

Por isso, caso você tenha se interessado pela modalidade EAD, a melhor escolha para você provavelmente é a pós-graduação lato sensu (especialização ou MBA).

Quanto tempo dura uma pós-graduação: por que vale a pena investir?

Seja para se destacar no mercado privado de trabalho atual, conquistar uma oportunidade na carreira pública ou crescer profissionalmente, concluir uma pós-graduação reconhecida pelo MEC pode trazer benefícios para todas as áreas de atuação. Com ela, você:

  • Recebe salários maiores, de acordo com pesquisas;
  • Aprimora suas habilidades;
  • Recebe um título profissional (doutor, mestre ou especialista) de grande peso;
  • Aumenta suas chances de ocupar cargos de gestão;
  • Conquista mais rapidez em processos de recolocação profissional;
  • Torna-se um profissional amplamente desejado pelo mercado de trabalho atual.

Quem pode fazer pós graduação?

Só pode fazer uma pós-graduação quem já possui graduação. Ou seja, só pessoas formadas em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogos podem fazer pós. Veja mais detalhes:

Qual o título de quem faz pós-graduação?

O título de quem faz pós-graduação varia de acordo com o tipo de curso:

  • Mestre: para quem completa o mestrado
  • Doutor: para quem completa o doutorado
  • Especialista: para quem completa especialização ou MBA.

Quem faz pós graduação pode estagiar?

Sim! Existem diversas opções de estágio para alunos de pós-graduação, independente da modalidade. Tudo depende da sua área de atuação e dos requisitos de cada instituição.

Quando posso começar a pós graduação?

Você pode começar a pós-graduação assim que concluir a graduação, seja bacharelado, licenciatura ou tecnológica. 

Para fazer pós-graduação precisa ter terminado a graduação?

Sim, esse é o principal requisito definido pelo MEC para quem deseja ingressar em uma pós. Ou seja, para fazer pós-graduação precisa ter terminado a graduação.

Para que serve a pós-graduação?

O principal objetivo de uma pós-graduação é aprofundar o conhecimento adquirido durante a graduação, geralmente em uma área mais específica. 

É o caso, por exemplo, de profissionais da administração que se especializam em Economia e Finanças. Ou também profissionais do ramo jurídico que logo após se formarem procuram cursos de pós-graduação em Direito em alguma área para obter mais propriedade profissional.

Por fim, os cursos de pós-graduação também são a principal área de desenvolvimento tecnológico e científico no país. Por isso, é muito importante e comum encontrarmos uma série de inovações e descobertas científicas associadas a universidades.

Como escolher a pós-graduação?

É preciso levar uma série de fatores na hora de escolher sua pós-graduação. Algumas são:

  • Reconhecimento pelo Ministério da Educação, buscando garantir a validade da sua formação em todo território nacional;
  • Ferramentas pedagógicas disponibilizadas pela instituição para otimizar seu estudo;
  • Analise o corpo docente, confira a formação e atuação profissional dos professores;
  • Veja o custo-benefício, descontos e vantagens oferecidas pela instituição;
  • Confira a grade curricular para ter certeza que o curso atende às suas expectativas;
  • Verifique prazos, regras e calendário acadêmico caso deseje conciliar com trabalho.

Quanto tempo dura a pós-graduação?

A duração específica de um programa de pós-graduação irá depender do tipo, modalidade e curso escolhido. Todavia, é possível estimar o tempo de cada um desses programas da seguinte maneira:

  • Pós-GraduaçãoStricto-Sensu
    • Mestrado: 2 a 4 anos
    • Doutorado: até 5 anos
    • Pós-doutorado: 2 anos
  • Pós-GraduaçãoLato-Sensu
    • Especialização e MBA: 6 a 18 meses.

Assim, cabe ao aluno escolher o melhor programa de acordo com suas necessidades e expectativas. Veja alguns exemplos de áreas específicas de atuação e cursos 100% digitais ofertados pela Gran Faculdade:

Quanto tempo dura uma pós-graduação em administração?

Uma pós-graduação em administração pode durar desde 6 meses a 5 anos, dependendo do tipo de curso escolhido. Aqui na Gran Faculdade todas as nossas pós-graduações são lato-sensu e pensadas para unir o que há de melhor entre teoria e prática. Duas opções para os administradores são os cursos de Pós-Graduação em Gestão por Processos e Projetos e Pós-Graduação em Gestão Estratégica

Quanto tempo dura uma pós-graduação em pedagogia?

Os cursos de pós-graduação em Pedagogia da Gran Faculdade também têm duração de 6 a 18 meses. As principais opções na área são a Pós-Graduação em Gestão Escolar, Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar e Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior

Quanto tempo dura uma pós-graduação em recursos humanos?

A área de Recursos Humanos também têm alta demanda de cursos de pós, afinal, lidar com pessoas é importante e sempre urgente. Aqui na Gran Faculdade destacamos o nosso curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas, ideal para quem busca se especializar em pouco tempo e conciliando com o trabalho. 

Quanto tempo dura uma pós-graduação em ciências contábeis?

No campo das ciências contábeis, a Gran Faculdade oferece cursos de pós para quem busca atuar tanto no setor privado, como no setor público. As principais opções para quem não quer perder tempo são os cursos de Pós-Graduação em Economia e Finanças, Pós-Graduação em Economia do Setor Público e Pós-Graduação em Planejamento Tributário.   

Quanto tempo dura uma pós-graduação em direito?

A Gran Faculdade sabe a urgência dos estudantes de Direito em se especializar em áreas específicas para atuarem profissionalmente com mais propriedade. Por isso, contamos com uma série de cursos de pós-graduação em Direito que podem ser concluídos entre 6 e 18 meses.

O que vem depois da pós-graduação?

Em geral, não existe uma ordem para fazer cursos de pós-graduação lato-sensu. Já no caso da pós-graduação stricto-sensu é preciso fazer primeiro o mestrado, depois o doutorado e em seguida o pós-doutorado, nível máximo.

No mais, depois da pós-graduação você pode escolher focar na sua carreira ou continuar estudando. Existem diversas possibilidades e o mercado de trabalho valoriza cada vez mais os especialistas. 

O que vem depois da pós-graduação?

Em geral, não existe uma ordem para fazer cursos de pós-graduação lato-sensu. Já no caso da pós-graduação stricto-sensu é preciso fazer primeiro o mestrado, depois o doutorado e em seguida o pós-doutorado, nível máximo.

No mais, depois da pós-graduação você pode escolher focar na sua carreira ou continuar estudando. Existem diversas possibilidades e o mercado de trabalho valoriza cada vez mais os especialistas. 

Curso de pós graduação lato-sensu

Você sabia que pode conquistar seu título de especialista em apenas 6 meses com a Gran Faculdade? Confira a lista de cursos de pós-graduação intensiva da Gran Pós:

  • Segurança Pública e Investigação Criminal;
  • Direito Público;
  • Gestão Pública;
  • Saúde Pública;
  • Controladoria e Finanças Públicas;
  • Gestão Fiscal e Tributária;
  • Orientação Educacional;
  • Segurança da Informação;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil e Processo Civil;
  • Direito do Trabalho e Processo do Trabalho;
  • Direito Eleitoral;
  • Gestão Estratégica;
  • Direito Penal e Processo Penal;
  •  Governança de TI
  • Urgência e Emergência.
  • Direito Ambiental e Urbanístico
  • Direito e Processo Previdenciário
  • Perícia Contábil
  • Contabilidade e Auditoria Governamental
  • Enfermagem em Terapia Intensiva
  • Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família e Comunidade
  • Direito Digital e Proteção de Dados
  • Direito Militar
  • Inteligência de Estado e Inteligência Policial
  • Gestão de Pessoas
  • Docência no Ensino Superior
  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Planejamento Tributário
  • Gestão Estratégica em Saúde
  • Saúde Pública com Ênfase em Vigilância Sanitária
  • Licitações Públicas e Contratos Administrativos

Todos os nossos cursos são 100% online, devidamente reconhecidos pelo MEC e válidos em todo território brasileiro. É a qualidade Gran que você já conhece no estudo para concursos públicos, agora também na conquista da sua especialização!

Faça seus horários com a Gran Pós

Na Gran Cursos Pós-Graduação o controle do tempo de duração do curso e horários estão 100% nas mãos dos alunos. Após acessar os conteúdos, você decide quando realizar cada uma das 3 provas previstas. Com todas as atividades realizadas online e individualmente, torna-se mais fácil conciliar.

Além disso, o TCC é completamente opcional a realização dependerá  da vontade do aluno, que deverá expressar o desejo de realizar o trabalho. Em casos assim, será disponibilizado uma matéria especial de preparação científica e o trabalho será devidamente corrigido por uma banca de 3 professores, sem necessidade de defesa presencial ou digital.

TCC de pós: como e quando fazer na especialização? Veja!

Quanto tempo dura uma pós-graduação: dá pra conciliar com estudo para concursos?

Para quem está estudando para concursos públicos, muitas vezes pode parecer uma tarefa impossível conciliar com mais um compromisso profissional e acadêmico tão importante como a pós-graduação. Afinal, muitas pessoas já precisam conciliar o estudo para concurso com muitas outras obrigações como trabalho, tarefas domésticas, cuidados com filhos e afins.

Contudo, devido ao cronograma mais conciso e flexibilidade de horários da pós-graduação lato-sensu, a realização de programas dessa espécie se torna bem mais viável, especialmente na modalidade online.

Ademais, uma boa escolha de curso de pós-graduação, diretamente relacionada a área ou cargo público que você pretende ocupar, pode ajudar a otimizar seus estudos, devido às diversas semelhanças de conteúdo nos dois programas.

Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!

Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 80 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!

Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais são válidos até às 23h59 do dia 10/03:

Tipo de DescontoValoresCupom
Pós-Graduação Social12x de R$ 74,79POSGRANSOCIAL
Alunos Gran12x de R$ 94,79SOUALUNOGRAN
Ex-Aluno Gran12x de R$ 104,79VOLTEIPROGRAN
Novos Alunos12x de R$ 114,79NOVONOGRAN
Combo Pós12x de R$ 139,58COMBOPOS

À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!

Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final! Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código!

E não se preocupe: depois de fazer a matrícula é possível testar o curso por até 30 dias para decidir se ele é ou não para você! Caso não seja, devolvemos o seu dinheiro sem burocracias!

Garanta sua matrícula com desconto!

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por seis anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


28 de novembro7 min. de leitura