Série Quebrando a banca FCC: confira questões comentadas sobre higienização das mãos

Avatar


10 de novembro8 min. de leitura

Olá, amigos concurseiros! A higienização das mãos é a principal medida contra as infecções relacionadas à assistência à saúde.

Todas as bancas adoram cobrar essa temática, e a FCC não é diferente nesse aspecto.

Hoje selecionei para você várias questões dentro dessa temática e fundamentei meus comentários com base no Manual da ANVISA “Segurança do Paciente: Higienização das Mãos”, que foi muito utilizado pela nossa banca.

Vamos aprender com as questões?

1. (FCC/TRF 2ª região/2012) Ao esvaziar o coletor de urina de sistema fechado, o técnico de enfermagem percebeu que a luva de procedimento estava furada, ocasionando contato direto com a pele íntegra da mão e a urina do paciente, com diagnóstico de hipertensão arterial. Após a retirada das luvas, essa situação requer, como procedimento mínimo,

a) fricção antisséptica das mãos com gel alcoólico.

b) degermação da pele das mãos com iodo povidine.

c) lavagem das mãos com clorexidine degermante.

d) higienização das mãos com água e sabão.

e) degermação da pele das mãos com gel alcoólico.

Gabarito: Letra d.

Comentário: Está dentro da precaução padrão a higienização das mãos, independentemente do diagnóstico do paciente. Ao entrar em contato com resíduo biológico, ou seja, quando as mãos estiverem visivelmente sujas, é necessária a higienização com água e sabão.

 

2. (FCC/TRT 9/2010) Uma das recomendações constantes no Manual de Segurança do Paciente – Higienização das Mãos, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é

a) utilizar o secador elétrico, para a secagem das mãos, devido à possibilidade menor do aparelho carregar microorganismo em relação a outros métodos de secagem.

b) prover um lavatório externo servindo a, no máximo, duas enfermarias ou quatro quartos.

c) proceder à técnica de higienização simples das mãos por um período de tempo entre 15 a 20 segundos.

d) usar, para a secagem das mãos, papel toalha composto por 85% de fibras celulósicas, sem fragrância e livre de impurezas ou furos.

e) desinfetar com álcool etílico a 70%, no mínimo duas vezes ao dia, os recipientes não descartáveis de sabão líquido.

Gabarito: Letra b.

Comentários:

Letra a: errada, pois, segundo a ANVISA, “no processo de higienização das mãos, não é indicado o uso de secadores elétricos, uma vez que raramente o tempo necessário para a secagem é obedecido, além de haver dificuldade no seu acionamento. Eles podem, ainda, carrear microrganismos. O acionamento manual de certos modelos de aparelho também pode permitir a recontaminação das mãos”.

Atenção! Os secadores elétricos são contraindicados.

Letra c. Errada. Costumo falar e repetir: onde há número há questão. Decore! Higienização simples: 40 a 60 segundos.

Letra d. Errada. Vamos entender as recomendações para uso do papel toalha pela ANVISA:

“Ressalta-se, ainda, que o papel toalha utilizado para a secagem das mãos deve ser suave, composto com 100% de fibras celulósicas, sem fragrância, impureza ou furos, não liberar partículas e possuir boa propriedade de secagem. (…) O uso coletivo de toalhas de tecido é contraindicado, pois estas permanecem úmidas, favorecendo a proliferação bacteriana.”

Letra e. Errada. A limpeza é semanal. Vamos às recomendações da ANVISA para o dispensador de sabão?

“Para evitar a contaminação do sabão líquido e do produto antisséptico, manter as seguintes recomendações:

  • Os dispensadores devem possuir dispositivos que facilitem seu esvaziamento e preenchimento.
  • No caso dos recipientes de sabão líquido e antisséptico não serem descartáveis, deve-se proceder à limpeza destes com água e sabão, desprezando o produto residual e secagem, seguida de desinfecção com álcool etílico a 70%, no mínimo uma vez por semana, conforme estabelecido pela CCIH.
  • O conteúdo do recipiente não deve ser completado antes do término do produto, devido ao risco de contaminação.
  • Para os produtos não utilizados em recipientes descartáveis, devem-se manter os registros dos responsáveis pela execução e a data de manipulação, envase e de validade da solução fracionada.”

 

3. (FCC/2010) A higienização das mãos tem como finalidade a

a) remoção de suor, pelos, células da derme e microbiota da hipoderme.

b) redução das infecções causadas pela transmissão de patógenos pertencentes à microbiota medular.

c) remoção de sujidade e redução da microbiota transitória.

d) proteção do paciente, evitando a transmissão da microbiota da hipoderme para outras partes do corpo.

e) proteção do paciente e do profissional no contato com materiais esterilizados.

Gabarito: Letra c.

Comentários:

Letra a. Errada. A higienização tem a finalidade de remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos. Vale ressaltar que a camada superficial da pele é a EPIDERME, e não a hipoderme, que é o tecido gorduroso.

Letra b. Errada. Microbiota das mãos, e não medular.

Letra d. Errada. A finalidade da higiene das mãos é evitar a infecção cruzada. Observe o que dispõe a ANVISA sobre isso:

“A higienização das mãos apresenta as seguintes finalidades: remoção de sujidade, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.”

Letra e. Errada, a proteção não é contra o material esterilizado (livre de patógenos).

 

4. (FCC/2009) As medidas profiláticas adotadas para evitar a disseminação dos micro-organismos causadores de infecções, no local de trabalho, estão relacionadas à

a) técnica séptica e lavagem das mãos.

b) ambiente arejado e lavagem das mãos.

c) proibição do fumo e troca periódica da caixa d’água.

d) dedetização e limpeza ambiental.

e) uso de ar-condicionado e controle do estado de saúde das pessoas.

Gabarito: Letra b.

Comentário: Letra a: não é séptico (contaminado), mas sim asséptico.

As demais alternativas são descartadas pelo simples fato de a higiene das mãos ser a principal medida de prevenção contra infecções relacionadas à saúde.

5. (FCC/2012) A higienização das mãos é fundamental para evitar as infecções relacionadas à assistência à saúde porque

a) a microbiota transitória que coloniza a camada mais profunda da pele sobrevive por longo período de tempo e é passível de remoção com antisséptico alcoólico.

b) a presença de solução de continuidade na pele dos profissionais transmite bacilos, de forma direta ou indireta ao cliente, ocasionando as infecções virais.

c) os micro-organismos residentes nas camadas mais profundas da pele são removidos mediante fricção mecânica com antisséptico a base de ácidos graxos essenciais.

d) a microbiota residente ou transitória é constante entre indivíduos, não tem o percentual variado nas 24 horas e necessita ser removida por meio de fricção.

e) as mãos, na transmissão de micro-organismos multirresistentes, constituem a principal via entre um paciente colonizado e outro não colonizado.

Gabarito: Letra e.

Comentários:

letra a. Errada. A microbiota transitória não sobrevive por muito tempo. Observe como a ANVISA relatou esse aspecto:

“A microbiota transitória, que coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por curto período de tempo e é passível de remoção pela higienização simples das mãos, com água e sabonete, por meio de fricção mecânica. É frequentemente adquirida por profissionais de saúde durante contato direto com o paciente (colonizados ou infectados), ambiente, superfícies próximas ao paciente, produtos e equipamentos contaminados.”

Letra b. Errada. Erro básico. Os bacilos são bactérias, e não vírus.

Letra c. Errada. Os ácidos graxos essenciais são produtos usados para tratamento de ferida e não são antissépticos. Os produtos antissépticos usados na higienização das mãos são: álcoois, clorexidina, compostos de iodo e iodóforos.

Letra d. Errada. A microbiota transitória é de curta duração e se modifica ao longo das 24 horas, sendo removida com a higienização das mãos, por exemplo.

 

6. (FCC/2012) Segundo a ANVISA, os produtos utilizados na higienização das mãos têm ações distintas.

I. Sabonetes líquidos removem a microbiota transitória da pele e esse nível de descontaminação é suficiente para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde.

II. Soluções alcoólicas com concentrações entre 60 a 80% são mais efetivas e as de concentrações mais altas são menos potentes, pois as proteínas não se desnaturam com facilidade na ausência de água.

III. Soluções a base de clorexidina apresentam modificação da atividade antimicrobiana na presença de matéria orgânica e têm efeito residual nulo.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I e III, apenas.

e) I, II e III.

Gabarito: Letra b.

Comentário: A clorexidina possui o melhor efeito residual dentre os antissépticos. Segue observação do Manual da ANVISA:

“Essa substância age na ruptura da membrana citoplasmática, resultando em precipitação ou coagulação de proteínas e ácidos nucleicos. A atividade antimicrobiana imediata ocorre mais lentamente que os álcoois, sendo considerada de nível intermediário; porém, seu efeito residual, pela forte afinidade com os tecidos, torna-o o melhor entre os antissépticos disponíveis. A clorexidina tem efeito residual importante, em torno de 6 horas.”

 

7. (FCC/2012) Na assistência de enfermagem ao cliente, o Técnico de Enfermagem ao realizar os procedimentos necessita

a) higienizar as mãos, com a finalidade de remover as células descamativas da pele.

b) receber a imunização passiva fornecida pelo empregador, a fim de interromper a cadeia de transmissão de doenças.

c) usar, obrigatoriamente, os equipamentos de proteção coletiva, como proteção imprescindível nas transmissões verticais.

d) usar luvas em substituição a lavagem das mãos.

e) realizar a profilaxia ambiental com antimicrobianos, nos casos em que o cliente apresenta recidiva do quadro infeccioso.

Gabarito: Letra a.

Comentários:

Letra b. Errada, pois a imunização é ativa, e não passiva.

Letra c. Errada. O profissional deve usar os equipamentos de proteção individual. Os equipamentos de proteção coletiva também devem ser utilizados e estão no ambiente; na maioria dos casos, são implementados pela instituição.

Letra d. Errada. Essa alternativa simples sempre está nas provas e  claro que o uso de luvas não substitui a lavagem das mãos.

Letra e. Errada. O uso de antimicrobiano no ambiente deve ser utilizado de forma restrita devido ao potencial de causar multirresistência.

 

8. (FCC/TRT 15/2015) A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas a assistência a saúde. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dependendo do objetivo ao qual se destina, a técnica de higienização das mãos pode ser dividida em:

I. Higienização simples das mãos.

II. Higienização antisséptica das mãos.

III. Fricção de antisséptico nas mãos.

IV. Antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos.

V. Biodesinfecção das mãos.

Está correto o que consta APENAS em

a) I, II, III e IV.

b) I, III e V.

c) II, IV e V.

d) II, III e V.

e) I e IV.

Gabarito: Letra a.

Comentário: Não existe a biodesinfecção das mãos. Relembre comigo as 4 técnicas de higienização das mãos:

 

9. (FCC/2014) A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. De acordo com as boas práticas de higienização das mãos, quanto aos equipamentos e insumos necessários, os profissionais dos serviços de saúde devem considerar:

I A validade do sabonete ou antisséptico, quando fracionado e mantido fora da embalagem original, é de 24 meses.

II Quando a limpeza e a desinfecção do recipiente para sabão líquido tiver sido realizada em um período inferior a 7 dias, o conteúdo pode ser completado antes do término do produto.

III. Para os sabões líquidos não utilizados em recipientes descartáveis, deve-se manter os registros dos responsáveis pela execução, data de manipulação, envase e validade da solução fracionada.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) I e III, apenas.

e) II, apenas.

Gabarito: Letra b.

Comentários:

Item I. Errado. A ANVISA não aborda o tempo com relação à validade desse produto fracionado, mas comenta esse assunto de forma subjetiva. Vamos às observações da ANVISA:

“Para evitar a contaminação do sabão líquido e do produto antisséptico, manter as seguintes recomendações:

A validade do produto, quando mantida na embalagem original, é definida pelo fabricante e deve constar no rótulo.

A validade do produto fora da embalagem do fabricante ou fracionado deve ser validada, ou seja, deve ser menor que aquela definida pelo fabricante, pois o produto já foi manipulado; essa validade pode ser monitorada, por exemplo, por testes de pH, a concentração da solução e a presença de matéria orgânica.”

Item II. Errado. O produto deve ser esvaziado antes da troca do sabão. Observe essa informação no Manual da ANVISA:

“No caso dos recipientes de sabão líquido e antisséptico não serem descartáveis, deve-se proceder à limpeza destes com água e sabão, desprezando o produto residual e secagem, seguida de desinfecção com álcool etílico a 70%, no mínimo uma vez por semana, conforme estabelecido pela CCIH.

O conteúdo do recipiente não deve ser completado antes do término do produto, devido ao risco de contaminação.”

  1. (FCC/2016) A higienização das mãos deve ser do conhecimento de todos os profissionais de enfermagem. Com base nessa afirmação, o Técnico de Enfermagem deve saber que

a) o uso de água, sabão e saneante é indicado quando as mãos estão contaminadas com sangue e outros fluidos corporais.

b) o procedimento requer o uso de água, sabão e saneante quando as mãos estão visivelmente sujas.

c) uma das finalidades é a prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

d) o uso de luvas de procedimento dispensa a necessidade da higienização das mãos, antes de iniciar o preparo da medicação.

e) o uso de preparação alcoólica substitui a utilização da água e sabão quando as mãos estiverem visivelmente sujas.

Gabarito: Letra c.

Comentários:

Letra a. Errada. Os saneantes são usados no ambiente. Nas mãos usamos antissépticos.

Letra b. Errada. Quando as mãos estão visivelmente sujas, são usados água e sabão.

Entenda o conceito de saneantes pela Lei n. 6360/1976:

Saneantes Domissanitários: substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento da água, compreendendo: inseticidas, raticidas, detergentes e desinfetantes.

Letra d. Errada, o uso de luvas não substitui a higienização das mãos.

Letra e. Errada. Mãos visivelmente sujas devem ser higienizadas com água e sabão.

 

Finalizamos nosso artigo de hoje, espero que você tenha gostado. Não deixe de conhecer nosso curso com vídeos e pdfs, pois vão facilitar seu aprendizado e garantir a sua vitória.

Queremos contribuir com seu sucesso!

_______________________________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/cursos/carreira/saude” target=”blank” background=”#ef2f2d” size=”6″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


10 de novembro8 min. de leitura