Reflexões linguísticas em um posto de gasolina. Por: Elias Santana

Avatar


07 de junho1 min. de leitura

reflexões linguísticasDurante os últimos dias, a felicidade de algumas pessoas se resumia a uma frase:

Neste posto, há combustível.

E é “neste” mesmo. Nesse ou naquele, talvez, não seria possível abastecer um carro. Além disso, a existência (quase rara) do produto no estabelecimento merece o uso adequado do verbo “haver”, uma vez que “ter”, nesse caso, não é gramaticalmente correto.

Todavia, a surpresa maior era de responsabilidade de uma outra sentença:

A gasolina custa R$4,69.

E esse adjunto adverbial de preço é, em alguns estados, uma verdadeira pechincha! De repente, o ouro mudou de cor e forma. A despeito do valor, filas enormes se formavam nos postos. Outro adjunto adverbial ganhou grande importância: o de tempo. Algumas pessoas ficaram duas, quatro, doze horas à espera para abastecer.

Aliás, tivemos a oportunidade de ver dois outros adjuntos adverbiais – tão incomuns quanto o de preço – em ação:

Os caminhoneiros fecharam as rodovias com seus caminhões. (adjunto adverbial de instrumento)

O governo, por meio de uma Medida provisória, tentou conter o movimento grevista. (Adjunto adverbial de meio)

Você ainda se escandaliza com “seje”, “menas” ou “estrupo”? O que me deixa horrorizado é poder encontrar, na língua portuguesa, uma distração para tantos problemas enfrentados por nosso país. Na tomada das grandes decisões, garantida mente, existem pessoas tanto com alto conhecimento do vernáculo quanto com pouco conhecimento sobre a língua. Independentemente disso, os absurdos continuam sendo feitos. Do lado de cá, há um povo, com ou sem a devida escolarização, que clama por dias melhores. O nosso Brasil merece!


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação em concursos públicos.
Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


07 de junho1 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

língua portuguesa