Seja estudioso(a)!

Avatar


07 de agosto3 min. de leitura

Para passar em concurso público, você não precisa ser necessariamente inteligente, mas sim estudioso(a)! Talvez você até já saiba disso, mas nunca é demais relembrar.

Ser estudioso significa levar a sério os estudos e se comprometer com o aprendizado. Pessoas estudiosas fazem dos estudos uma prioridade e se mantêm firmes na preparação.

Mas ser estudioso é mais do que apenas estudar muito – é necessário ter a preocupação com a qualidade dos estudos e também ter uma mentalidade na qual você tem interesse pela busca do conhecimento. Para isso, você precisa ter planejamento, dedicação, disciplina, foco, organização e buscar melhorar um pouco a cada dia, até a prova. Faça dos estudos uma prioridade!

Ser estudioso não significa colocar todos os outros interesses de lado. Na verdade, significa que você deve fazer dos seus estudos uma prioridade na sua vida. Você precisa equilibrar o tempo com sua família, trabalho, amigos e outras atividades. Não negligencie os estudos e busque não permitir que outras atividades possam prejudicá-los.

A habitualidade e a constância são características muito importantes durante a preparação para garantir a qualidade dos estudos, mas precisamos ter a consciência de que acontecerão imprevistos e que nem sempre vamos conseguir render bem nos estudos. Seguem dois exemplos de dificuldades que podem nos atrapalhar durante a preparação:

– Concentração

Estamos nos tornando cada vez mais dependentes da tecnologia hoje em dia, e isso pode fazer com que seja difícil nos concentrar por muito tempo em uma única tarefa.

Você pode estar acostumado a verificar o seu celular ou o seu e-mail a cada 10 minutos, mas, se realmente quiser se comprometer com os estudos, terá de se esforçar para se concentrar intensamente.

Podemos treinar a nossa mente a se concentrar mais se estivermos comprometidos. Além disso, fazer pequenas pausas e intervalos é importante para te ajudar a manter a concentração. Você precisa fazer um intervalo de 10 a 15 minutos a cada uma hora de estudo para que a sua mente recupere a concentração.

Em alguns momentos, é inevitável que a nossa concentração caia um pouco, ou que bata aquela vontade quase irresistível de interromper o estudo durante o cumprimento da meta. Contudo, eu tenho um conselho para te dar: nenhuma pessoa vencedora atingiu seu objetivo sem sacrifício e dedicação.

Motivação gera comprometimento, comprometimento gera dedicação e dedicação gera resultado.

– Sono

Para obter um bom rendimento e um estudo de qualidade, é muito importante que você tenha disciplina na hora de dormir, do contrário, nem as melhores técnicas de estudo do universo funcionarão com você (nem com ninguém), pois o cansaço atrapalhará a sua concentração. Se você negligenciar tal questão, esse cansaço virá avassalador quando você se sentar para estudar. Muito cuidado com esse aspecto, pois uma noite mal dormida prejudicará o estudo do dia seguinte, provocando um cruel efeito cascata que colaborará com o descumprimento do plano de estudos!

Essa era uma das minhas maiores dificuldades quando estava estudando. Por mais que eu procurasse ter uma boa noite de sono, ainda assim, quando começava a ler, sentia muito sono; mesmo estando motivado e determinado a estudar, bastava começar a ler e muitas vezes eu quase cochilava em cima dos materiais.

Para tentar resolver esse problema, eu tomava café, guaraná em pó, coca-cola, banho gelado, dava um cochilo rápido antes. Também utilizava luminária para facilitar a leitura, mas nada disso tirava o sono que eu sentia quando ia estudar. Outra coisa que testei e não funcionou para mim foi ouvir música durante os estudos.

Após todas essas tentativas frustradas, eu conheci uma dica do pai do Gabriel Granjeiro que me ajudou bastante. Essa dica, que resolveu o meu problema, era colocar os pés numa bacia com água gelada enquanto estudava (eu colocava uns três dedos de água e uma pedra grande de gelo dentro).

Parece loucura, né (rsrs)? Mas eu duvido você sentir sono com os pés numa água com pedras de gelo dentro. Mas precisa estar gelada, viu! A água morna pode fazer o efeito contrário… Infelizmente, eu não tenho mais a foto que tirei da minha mesa de estudos com a bacia com água embaixo.

Outras duas características importantes de quem estuda para concursos são a persistência para lidar com as dificuldades/reprovações e a resiliência, que é a capacidade de superar os obstáculos e as adversidades para cumprir as metas e alcançar os objetivos.

Para reforçar o que eu estou te dizendo, vou compartilhar a lição do bambu chinês. Vejamos:

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto (o bambu chinês), não se vê nada. Durante cinco anos, todo o crescimento dele é subterrâneo, invisível a olho nu, mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída. De acordo com o escritor Paulo Coelho,

Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará; com ele, virão mudanças que você jamais esperava!

A lição do bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos… especialmente nos concursos públicos (que é sempre um grande projeto em nossas vidas). Devemos sempre nos lembrar dessa lição para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.

Tenha sempre dois hábitos: persistência e paciência, pois você merece alcançar todos os sonhos! É preciso muita fibra para chegar às alturas.

A grande conclusão que extraí da lição do bambu chinês e que se aplica em larga medida aos desafios os quais a maratona do concurso público nos apresenta é a questão da paciência para a construção da raiz que fica abaixo da superfície, invisível aos olhos. É exatamente o que fazemos durante a preparação: fortalecemos as raízes!

Que as dicas desse artigo possam te ajudar a ser mais estudioso(a), que você seja bem-sucedido(a) durante a sua preparação e conquiste a aprovação no seu tão sonhado cargo público.

 

Bons estudos e sucesso!

Yuri Moraes

Servidor da Câmara dos Deputados

GranXpert

 

Avatar


07 de agosto3 min. de leitura