Será que preciso dominar todas as disciplinas para ser aprovado?

Avatar


18 de março2 min. de leitura

Fala, concurseiro! Tudo bem com você?

Que bom que você está aqui, lendo este artigo no blog do GRAN! Isso é um bom sinal de que você está lutando pelo seu objetivo e procurando aprender a estudar de maneira eficaz para passar!

Hoje eu vim falar sobre um questionamento de muitos concurseiros: “Será que preciso dominar todas as disciplinas do meu edital para ser aprovado?”

Algumas pessoas que estudam acham que passa em concurso quem sabe mais, mas não é!

Digo que, para passar, você precisa ser bom em fazer questões. Simples assim! Até onde vai o nível de domínio nas matérias? Será que você precisa ter o mesmo nível de conhecimento em todas as disciplinas do seu edital?

Lembro que fui aprovado no concurso da PRF no ano de 2013 e que fui para a prova sem estudar as disciplinas de Física e Matemática. Em outro concurso, em que fui aprovado no mesmo ano, cheguei a deixar de lado 3 disciplinas. Já conversei com vários concursados ao longo dos últimos anos, e até mesmo em concursos de alto nível. Alguns não tinham o mesmo domínio em todas as disciplinas e alguns deixaram de lado algumas disciplinas no pós-edital. Falo que o mais importante é você adotar a tática correta, principalmente num pós-edital.

Se você está começando agora os seus estudos, saiba que a melhor estratégia num primeiro momento é focar nas disciplinas básicas da sua área – também chamadas de “núcleo básico”. Nessas você precisa se tornar especialista e ter um nível de proficiência elevado ou próximo disso. Geralmente o “núcleo básico” tem cerca de 8 disciplinas que são cobradas na maioria dos editais da sua área. Você deve iniciar com elas e, na medida em que for finalizando as disciplinas e tendo um nível maior de domínio nelas, ir inserindo outras por grau de importância, a depender do seu concurso alvo. Dentro da sua estratégia, você deve também ter em mente o seu concurso alvo e as disciplinas que historicamente têm mais peso para esse concurso.

Por exemplo, se você sonha em ser um PRF e está estudando para a área policial, deve iniciar pelo núcleo básico que seria as disciplinas de Português, Matemática, Informática, Constitucional, Administrativo, Penal, Processo Penal. Porém, para a PRF, existe uma disciplina de grande peso e que é cobrada geralmente só na PRF, que é a Legislação de Trânsito. Então, assim que finalizar as disciplinas básicas, você deveria colocar a Legislação de Trânsito. As outras disciplinas você trabalharia mais com revisões e questões.

O pós-edital é o momento em que o “bicho pega”. Geralmente o examinador coloca assuntos novos ou até mesmo disciplinas novas. Esse é o momento em que você deve avaliar se estuda essas disciplinas e assuntos ou deixa de lado. Dentro do possível, sempre recomendo que você feche o edital, porém nem sempre temos as circunstâncias favoráveis a isso. Você deve avaliar o custo-benefício de estudar as disciplinas novas e eu vou te ajudar nisso a partir de agora.

Primeiro critério: qual é o peso dessa disciplina? É uma disciplina com grande peso ou pouco peso? Se tiver pouco peso e o conteúdo for muito extenso, talvez seja interessante deixar de lado. Se tiver grande peso, mesmo que tenha um pouco mais de dificuldade nela, acho que você não deve deixar de lado.

Segundo critério: qual é o seu nível de dificuldade na matéria? Por exemplo, tem pessoas que têm muita dificuldade com Raciocínio Lógico, Estatística, Informática. Se, para o seu concurso, essas disciplinas não tiverem muito peso, talvez seja interessante deixar alguma delas de lado para focar naquela que tem mais peso, por exemplo.

Se você quer realmente brigar pelas vagas, precisa ter a consciência de que precisa ser estratégico na hora de estudar e levar isso muito a sério.

Se você já domina as matérias básicas, quando abrir um novo edital, essas matérias serão apenas revisadas por resumos e exercícios. Daí você terá mais tempo para se dedicar para as disciplinas novas e os assuntos novos, a depender da sua tática.

É isso que eu tinha para compartilhar com vocês hoje e espero, de verdade, que você realize esse sonho – e que seja logo!

Vale muito a pena estudar e, principalmente, quando estudamos da maneira correta, esse processo torna-se mais célere e eficaz.

Avatar


18 de março2 min. de leitura