Sessão, Seção ou Cessão? Entenda como utilizar com Elias Santana!

É muito comum surgirem dúvidas em relação ao uso dessas três palavras! Por isso, Elias Santana preparou esse artigo para esclarecer quando usar Sessão, Seção ou Cessão. Confira!

Avatar


15 de junho2 min. de leitura

Sessão, Seção ou Cessão? Entenda como utilizar com Elias Santana!

Sessão, Seção ou Cessão? Entenda como utilizar com Elias Santana!

Ao longo desta semana, alguém me procurou e disse:

“Elias, costumo ter facilidade com a língua portuguesa, mas, nesta semana, notei que tenho uma dificuldade recorrente: a diferença entre sessão e seção! Além de fazer parte do meu trabalho, é uma palavra que aparece recorrentemente no meu dia a dia. Quando devo usar cada uma dessas palavras?”

Antes de explicar a dúvida do meu amigo, vamos entender o fenômeno linguístico envolvido nessa situação. Na nossa língua, há palavras que são iguais na pronúncia ou na escrita, mas possuem sentidos diferentes. São os famosos homônimos. Existem os perfeitos – iguais em grafia e pronúncia, como manga (fruta) e manga (da camisa) – os homógrafos – mesma grafia, mas pronúncia diferente, como em almoço (substantivo) e almoço (verbo) – e os homófonos – quem apresentam a mesma pronúncia, mas grafia diferente, como é o caso apresentado logo no início deste artigo.

Agora que você conhece a parte conceitual, vamos analisar o caso concreto:

 

SESSÃO: significa uma reunião de pessoas. Pode também expressar um intervalo de tempo destinado a uma atividade ou apresentações de um determinado espetáculo. Vamos ver exemplos:

(1) Essa terapia é composta por várias sessões.

(2) Realizei uma sessão de fotos maravilhosa!

(3) Iremos à primeira sessão daquela peça.

 

SEÇÃO: significa a parte de um todo ou um departamento específico. É equivalente à SECÇÃO, mas esta forma é mais comum na matemática e nas ciências biológicas.

(4) Li a seção do seu livro que trata dos princípios constitucionais.

(5) Na seção de frios, você encontrará muçarela.

(6) Nessa imagem, é possível observar a secção transversal de uma pirâmide.

 

Ainda há outra forma que merece ser citada:

CESSÃO: substantivo que expressa o ato de ceder.

(7) Esse documento representa uma cessão de direitos autorais.

Agora, você não terá mais dúvidas acerca dessas palavras! Aproveite o ensejo para estudar outros homônimos importantes! Isso vai melhorar o seu vocabulário!


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos.

Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros! 

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


15 de junho2 min. de leitura