STJ

Mais conteúdos

STJ

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) é a corte responsável por garantir a uniformidade na interpretação das leis federais em todo o território nacional. Por isso, um dos processos que mais correm no órgão é o recurso especial, no qual são resolvidas divergências de interpretação sobre um mesmo dispositivo da lei.

Também conhecido como “Tribunal da Cidadania”, já que influencia em todos os aspectos do cotidiano da população, o STJ foi criado pela Constituição Federal de 1988, após o século XX ter sido rodeado por debates políticos e de gestão da justiça. Depois de passar por transformações e evoluções, o órgão tornou-se referência mundial em determinados tipos de julgamentos.

Para realizar a seleção de profissionais que assumirão todos os cargos, o STJ realiza concursos públicos abertos para a população que se interessar pelas vagas oferecidas. O concurso STJ é um dos mais disputados do Brasil, por isso o Gran Cursos Online oferece material único para garantir sucesso nos estudos e bons resultados na prova.

Superior Tribunal de Justiça: concurso, edital, datas e outras informações

Para participar dos concursos STJ, não é obrigatório ter graduação, pois há vagas de nível médio e técnico em diversas carreiras. Os interessados devem realizar as inscrições no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), denominado Cespe.

Antes de realizar os testes, é importante ler o edital STJ para conhecer todas as etapas e avaliações solicitadas pelas vagas concorridas. Algumas delas pedem que o candidato realize provas objetivas, discursivas e de aptidão física, e é preciso ficar sempre preparado para que não haja nenhuma surpresa.

Além disso, o edital é um documento em que há informações importantes sobre as vagas, os deveres dos concursados e até mesmo, no caso de provas orais, sobre quem fará parte da banca avaliadora. Assim, é possível estudar conteúdos mais específicos e, com o auxílio do Gran Cursos Online, se preparar corretamente.

Concurso STJ: cargos e carreiras

O funcionalismo público oferece inúmeras vantagens para a sua vida profissional, a começar pela remuneração, que é uma das melhores. Em uma pesquisa rápida, é possível verificar que os valores oferecidos são acima da média, garantindo mais estabilidade financeira.

Outro item relacionado à estabilidade está na manutenção do emprego. É muito difícil haver demissões e exoneração do cargo, ocorrendo apenas em casos extremos de descompromisso ou crime. Após três anos no estágio probatório, o servidor é efetivado e ganha essa grande vantagem em relação aos trabalhadores de empresas privadas.

Os benefícios que o cargo público assegura são inúmeros. No STJ, por exemplo, o funcionário tem direito a receber auxílio-alimentação e outros direitos que são considerados básicos, como transporte e plano de saúde. Sem contar com a jornada de trabalho, que é mais flexível.

Muitas vezes os próprios servidores públicos podem participar de concursos para outras áreas, conforme a sua especialização e conhecimento. Mais do que isso, caso você consiga obter alguma capacitação, há chances de ampliar o salário, com o chamado Adicional de Qualificação (AQ).

Curso para concursos do STJ

Para conseguir a vaga no concurso público e usufruir de todos esses benefícios, além de poder ingressar no mercado de trabalho, uma dica é fazer um curso preparatório. O foco é estudar especificamente o que é pedido na prova em que você está inscrito.

No Gran Cursos Online, você pode estudar e se preparar de maneira mais completa, objetiva e eficiente para as etapas das provas do STJ concurso. Assim, o seu sonho pode ficar ainda mais próximo de se realizar.

Para o Topo