Palavra de Quem Entende

T.I em foco: TypeScript: o mínimo que você precisa saber para prestar um concurso

Saudações, concurseiros!

No mundo da TI, nossos conhecimentos têm que estar sempre em evolução, tanto para nossa carreira profissional quanto para estarmos preparados para prestar um concurso. Por isso, nunca devemos parar de estudar!

Olhando as provas das carreiras de TI do último ano já se vê a cobrança de tecnologias bem modernas (algumas bem antigas também, diga-se de passagem…). Mas algo que me chamou a atenção foi que algumas bancas já começaram a cobrar a linguagem TypeScript (por exemplo, o Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Campus da UFC em Fortaleza). Por isso, resolvi escrever este pequeno artigo, pois imagino que mesmo desenvolvedores Web experientes podem ainda não conhecer esta incrível linguagem criada pela Microsoft.

Em primeiro lugar, é importante entender o contexto histórico dessa linguagem, que é uma linguagem Open Source. Foi disponibilizada ao público pela Microsoft em 2012, tendo a versão 1.0 disponibilizada em 2014, ou seja, é uma linguagem bem jovem. Só para termos uma comparação, o JavaScript foi lançado em 1995, quase 20 anos antes.

Mas como é essa linguagem TypeScript, afinal? TypeScript é uma linguagem que “transpila” para JavaScript, ou seja, se você vai desenvolver uma página que usa JavaScript, pode utilizar o TypeScript e “transpilar” o código para o JavaScript (que é a linguagem de programação que o navegador de fato compreende). O termo “transpilar” é utilizado ao invés de “compilar”, pois entende-se que o processo de compilação transforma um programa escrito em uma linguagem de um nível mais alto para um nível mais baixo (linguagem de máquina); já o processo de transpilação mantém o mesmo nível da linguagem (ou seja, a transpilação transforma um programa escrito em uma linguagem de alto nível para outra linguagem de alto nível).

Ok, mas o que se ganha com isso? Bom, como o próprio nome diz, TypeScript é uma linguagem bem parecida com o JavaScript, porém com a adição de vários recursos, como, por exemplo, a possibilidade de uso de tipos estáticos (que é seu principal diferencial).

Observem o exemplo abaixo.

Código em TypeScript:

Código transpilado para JavaScript:

Perceba que o código das duas linguagens é bem parecido, mas na linha 1 do código em TypeScript utilizamos a tipagem com “: string” tanto para o parâmetro recebido pela função quanto para seu retorno; com isso, o programa que escrevemos em TypeScript, ao passar pelo processo de transpilação, irá verificar se os parâmetros recebidos realmente têm o tipo “string” e se o retorno da função está sendo utilizado como uma “string”.

Nosso código escrito TypeScript é muito mais seguro e manutenível com essas validações de tipos do que se escrevêssemos em JavaScript, o que torna muito mais fácil a construção de grandes aplicações Web.

Espero que tenham gostado desta pequena introdução e nos vemos nas aulas do Gran Cursos!

Tiago Pádua

Graduação em Computação Licenciatura – UnB; Instrutor na Caelum desde 2016, já tendo ministrado cursos de Angular para WebApps RESTful, Web rica com JSF 2, Primefaces 4 e CDI, Aplicações Web em JavaScript com Node.JS e Express, Lógica de Programação com JavaScript e Desenvolvendo na prática com Spring e testes; Analista de TI Sênior no Banco do Brasil, atuando diretamente no treinamento de funcionários da área de TI e no desenvolvimento de sistemas Web e integração com Mainframe; Certificação em inglês Bulats nível C2 – Superior Avançado; Palestrante para público interno do Banco do Brasil e público externo por exemplo no Brasília Dev Festival sobre testes em JavaScript;

 

 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Cheguei Lá

2 Comentários

2 Comentários

  1. Paulo Afonso

    02/04/2019 22:31 em 22:31

    Excelente artigo professor!! obrigado pelas dicas!
    Todo profissional de TI deve ficar atento as atualizações tecnológicas.

  2. Alexandre Silva

    08/04/2019 09:20 em 09:20

    Gostaria de saber se o Gran Cursos possui algum curso específico para a area de TI.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo