Pós-graduação sem TCC é possível? Saiba tudo!

O Trabalho de Conclusão de Curso é muito conhecido (e temido) pelos estudantes do ensino superior. Mas será que tem como fazer pós-graduação sem TCC? Confira!

Avatar


04 de janeiro5 min. de leitura

Se você está pensando em fazer uma pós-graduação sem TCC, saiba que é possível! Desde Abril de 2018, com a publicação de uma resolução do Ministério da Educação, o TCC na pós-graduação lato-sensu não é mais considerado como requisito obrigatório para se obter a certificação.

Muita gente não sabe disso, mas ainda assim surgem muitas dúvidas: como fica a aplicação desta resolução na prática? Os TCCs para a pós-graduação lato-sensu não são mais realizados? Existe alguma diferença de certificado de quem fez ou não fez o Trabalho de Conclusão de Curso?

Acompanhe o artigo e responda a todas essas perguntas ou navegue pelo índice:

Como funciona o TCC EAD?

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) EAD funciona da mesma forma que em cursos presenciais.

O aluno escolhe um tema de pesquisa e um professor para orientá-lo, de preferência que seja da mesma área de interesse em estudar. Desse modo, cada instituição conta com os seus parâmetros específicos de desenvolvimento do trabalho:

  • Trabalho de pesquisa teórica ou de campo;
  • Artigo científico;
  • Apresentação de um trabalho;
  • Produção de resumos;
  • Estágios de pesquisa e outros.

Como fazer um TCC para pós graduação?

Para fazer um TCC para pós-graduação é preciso, antes de tudo, identificar quais são as regras específicas da sua faculdade. Ou seja, como funciona o TCC e quais as orientações gerais para a elaboração do trabalho. Em geral, para fazer um TCC para pós-graduação é preciso:

  • Escolher um tema de pesquisa e um professor orientador;
  • Fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema;
  • Fazer pesquisa de campo sobre o tema escolhido;
  • Analisar os dados encontrados nos textos e pesquisas;
  • Escrita do trabalho de acordo com as normas da instituição;
  • Seguir os comentários e orientações do professor orientador ao longo do processo;
  • Apresentar o trabalho.

Para que serve o TCC na pós-graduação?

O objetivo do TCC na pós-graduação é o mesmo que na graduação: certificar que o aluno ao final do curso adquiriu as habilidades necessárias para o exercício da sua formação. Ou seja, é uma forma de garantir que o estudante aprendeu os conhecimentos específicos da sua área.

Precisa fazer TCC na pós-graduação?

Depende da instituição e do tipo de pós-graduação que você escolher fazer.

Os cursos de pós-graduação lato-sensu (especialização e MBA) têm TCC opcional, ficando a critério da instituição ou do aluno a decisão. Aqui na Gran Faculdade, por exemplo, o aluno é quem decide se quer ou não fazer TCC.

Já os cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado) costumam ter TCC obrigatório.

Pós-graduação a distância que não precisa apresentar TCC

A maioria dos cursos de pós-graduação a distância não precisa apresentar TCC, tudo depende das regras da instituição.

TCC é obrigatório?

Não! O TCC é opcional em alguns casos específicos:

TCC não é mais necessário na graduação?

Sim! O parecer n° CES/CNE 0146/2002 do MEC permite que TCC seja opcional ou obrigatório de acordo com a definição individual de cada instituição. Ou seja, desde 2002 cabe à faculdade definir a obrigatoriedade ou não do TCC, por isso é importante saber disso antes de fazer a matrícula.

TCC em pós-graduação é opcional?

Sim, mas apenas nos cursos de pós-graduação lato-sensu conforme definido pela resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018. Ou seja, só é possível fazer pós-graduação sem TCC no caso de cursos de especialização e MBAs.

Caso você esteja pensando em fazer um mestrado ou doutorado (pós-graduação stricto-sensu), saiba que o TCC ao final do curso ainda é obrigatório nessa modalidade.

Porque o TCC é opcional?

O objetivo dessa decisão é possibilitar que esses programas possam se destinar integralmente ao seu principal objetivo: capacitar indivíduos de maneira prática, em uma determinada área de atuação.

O TCC, por se tratar de uma atividade essencialmente de pesquisa, não se enquadra no currículo imaginado para todas as especializações.

O que acontece se eu não fizer o TCC?

Depende das regras da instituição. Em geral, em cursos de pós-graduação sem TCC não vai acontecer nada. Ou seja, você vai obter o seu certificado e ter o seu reconhecimento profissional e acadêmico igualmente.

Já nos cursos de pós-graduação onde o TCC é obrigatório, caso você não entregue o documento, não poderá obter o seu diploma e pode correr o risco de perder a sua vaga, bem como o investimento financeiro e/ou de tempo feito até ali. Fique atento às regras!

Lei que dispensa o TCC na pós-graduação

O que torna a pós-graduação em TCC permitida no Brasil não é uma lei, mas uma resolução da Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE), comitê vinculado ao Ministério da Educação que regula tópicos relacionados ao ensino superior.

Trata-se de uma norma técnica da administração pública que, apesar de não ser lei, tem poder regulamentar sobre um tema específico de uma área. O documento em questão é a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 que tornou a pós-graduação sem TCC permitida nos cursos lato-sensu.

A resolução que regula a pós-graduação em TCC também instituiu e regulamentou outros pontos específicos sobre os cursos lato sensu, que foram:

  • Reconhecimento oficial do título de especialista para os alunos que concluam uma pós-graduação lato-sensu certificada pelo MEC.
  • Emissão de certificados e diplomas válidos só poderá ser realizada por Instituições de Ensino reconhecidas pelo MEC.
  • Especificações sobre o corpo docente: que precisa ser constituído por no mínimo 30% dos professores tenham título de mestrado ou de doutorado. O restante dos profissionais envolvidos no programa deverão ter no mínimo o título de especialista na área em que irão lecionar.
  • Carga mínima total de 360 horas/aula por curso.

Fazer ou não TCC na pós-graduação?

Caso você tenha verificado o cronograma do seu curso e constatado que o TCC é opcional, a escolha passa a depender exclusivamente de você. Mesmo que você esteja em uma pós-graduação sem TCC, mas você queira fazê-lo, a Instituição de Ensino deverá corrigi-lo.

Abaixo elencamos algumas vantagens em cada um dos casos para te auxiliar na decisão:

Qual a vantagem de fazer TCC na pós-graduação?

  • Produção de material de pesquisa, que poderá ser previamente enviado para revistas, simpósios ou ser a base para estudos futuros;
  • Pontuação adicional e ocasional em Provas de Títulos para editais de concursos com foco na área científica e de pesquisa;
  • Enriquecimento do Currículo Lattes.

Vantagens de não se fazer o TCC na pós

  • Economia de tempo: sem a realização de um TCC, o programa de pós-graduação pode ser concluído a partir de 6 meses e o foco do seu curso de especialização passa a ser a obtenção de conhecimentos mais práticos;
  • Carga horária mais leve e conciliável: tornando possível realizar a sua pós mesmo com outros compromissos.

Não existe opção errada neste caso, apenas o cuidado para selecionar aquela que cabe mais em seus interesses acadêmicos e profissionais.

Caso você busque um cargo público em um órgão voltado para a pesquisa, sempre será importante produzir material científico; mas se esse não for o seu foco, a otimização do tempo pode ser a melhor escolha. Nesse caso, uma pós-graduação sem TCC é ideal!

Leia mais sobre o TCC na pós-graduação!

Qual a diferença de pós com TCC e sem TCC?

Um medo muito comum é que exista alguma diferenciação nos certificados de conclusão dos cursos de pós-graduação lato-sensu pela não realização do TCC. Contudo, não há razão para temer.

A escolha é completamente sua, já que não existe qualquer indicação ou diferença entre as certificações. Ainda assim, algumas pessoas optam por fazer o TCC pois o trabalho adiciona ao repertório de produção científica e em alguns editais também pode contar como pontos adicionais nas Provas de Títulos de certames.

Saiba mais tudo sobre a Prova de Títulos em Concursos Públicos 

Pós-graduação sem TCC: tem validade?

Não! Os certificados e diplomas de pós-graduação sem TCC não tem validade, mas em geral você tem um prazo mínimo e máximo para concluir o curso. Ou seja, uma vez formado, a sua capacitação sempre terá validade, desde que concluída nos prazos estabelecidos.

Pós-graduação sem TCC: concurso público

A maioria dos concursos públicos aceitam a pós-graduação sem TCC nas suas provas de títulos ou etapas de seleção. Dessa forma, o candidato consegue obter mais pontos e também salários maiores devido a sua maior capacitação.

Todavia, alguns concursos públicos específicos aceitam apenas cursos de pós-graduação onde o aluno tenha feito o TCC. Com isso, fique atento ao edital de seu interesse.

Qual a importância do TCC na pós-graduação?

Em geral, o TCC na pós-graduação é importante por 3 motivos:

  • Atestar os conhecimentos adquiridos pelo aluno: ou seja, a faculdade quer garantir que está capacitando profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho;
  • Desenvolver conhecimentos teóricos mais aprofundados: o estudante terá mais autoridade e reconhecimento após desenvolver um trabalho teórico mais aprofundado;
  • Concursos públicos: alguns certames exigem que o estudante tenha feito um TCC.

Cursos sem TCC

Na Gran Faculdade, em todos os cursos de pós-graduação o TCC é opcional. Isso significa que você desfrutará de grande autonomia, sem sacrificar a qualidade de ensino que você já conhece.

Além da pós-graduação sem TCC, as avaliações ainda serão realizadas, por meio de provas 100% online. Por isso, não precisa se preocupar! Seus conhecimentos serão testados e nenhuma reunião presencial será necessária.

Todos os cursos de pós-graduação sem TCC oferecidos pela Gran Faculdade são reconhecidos pelo MEC e contam com professores experientes no mercado de trabalho. Buscamos aliar o que há de melhor entre teoria e conhecimentos práticos aplicado ao setor público e privado.

Conheça os cursos de pós-graduação sem TCC do Gran!

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por seis anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


04 de janeiro5 min. de leitura