Preparação para Concursos: conheça os mitos e verdades!

Será que a aprovação só é possível se você estudar 8 horas por dia? É preciso se demitir para focar nos estudos? Basta ler PDFS e assistir videoaulas para garantir uma boa preparação para concursos? Desvende os principais mitos e verdades sobre o tema!

Avatar


22 de janeiro9 min. de leitura

Quando se começa a preparação para concursos é comum escutar uma série de orientações ou constatações que parecem absolutas à primeira vista. Algumas deles dizem respeito ao número de horas que você precisa estudar diariamente para ser aprovado, outras sobre a necessidade de se dedicar integralmente e outras ainda sobre modelos de aprendizado que não são ideais para a preparação com foco em concursos.

Para ajudá-lo a navegar com mais segurança no mundo dos estudos, preparamos para você um compilado dos principais mitos e verdades sobre a preparação para concursos. Confira!

REINVENÇÃO 2024: conquiste a melhor preparação para concursos públicos com desconto!

Assinatura Ilimitada 9.0 foi lançada! Até o final de janeiro de 2024, aproveite DESCONTOS EXCLUSIVOS para garantir os melhores materiais didáticos para a sua preparação para concursos públicos, OAB, CFC e Residências Multiprofissionais!

Veja abaixo os diferenciais da Assinatura Ilimitada:

:caixa_de_entrada: Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs para estudar offline;
:anotações: Banco com mais de 2,7 milhões de questões de concurso;
:fones_de_ouvido:  Mais de 28.000 audiolivros;
:folhas_marcadas:  PDF Turbinado – o mais moderno e-book com anotações e audiobooks;
:calendário_espiral:  Cronograma de estudos automático, individual e personalizado;
:gráfico_tendência_subindo:  Simulado inédito com ranking;
:balança: Legislação em Destaque;
:robô_cabeça: Cursos recomendados por Inteligência Artificial;
:mapa_múndi: Guias da Aprovação e mapas mentais;
:página_enrolada: Programa de Estudos 100% focado no edital;
:avanço_rápido:  Acelerador de videoaulas;
:seta_esquerda_direita:Garantia de atualização pós-edital;
:computador:Método de ensino aliado à tecnologia;
:professor_neutro: Salas particulares;
:mulher_em_posição_de_lótus::tom-de-pele-2: Gran bem-estar
:círculo_vermelho_preenchido: Entre outros.

Além dos diferenciais acima, na versão 9.0, você ainda pode conferir os lançamentos: MAIA (a nova Inteligência Artificial do Gran), questões comentadas por IA, nova plataforma, PDFs sintéticos e novo cronograma de estudos!

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 9.0 e garanta a sua!

Preparação para concursos: o que é comum escutar?

Confira abaixo o detalhamento sobre as principais crenças e julgamentos de senso comum sobre a preparação para concursos.

Mitos e verdades sobre a preparação para concursos: é preciso se dedicar pelo menos 6 horas por dia para ser aprovado.

Mito!

É claro que existem muitos benefícios de se estudar o máximo possível diariamente. Afinal, você ainda está tentando vencer um edital, o tempo é limitado e a lista de conteúdos costuma ser bastante extensa. No entanto, o que muita gente deixa de fora dessa equação é que a sua saúde não pode ser sacrificada neste processo e que nem todas as rotinas de aprovação dependem de sessões de estudos tão longas.

Existem histórias de alunos aprovados que estudavam 4, 3, até duas horas por dia! Parece impossível, não é? Especialmente com o que se costuma dizer. No entanto, a justificativa para situações como estas está no fato de que a preparação para concursos está mais centrada na qualidade dos seus estudos do que na quantidade. 

Também existe o fator tempo, experiência e a compreensão do seu momento como concurseiro. Quem inicia uma preparação no período pré-edital, por exemplo, tem muito mais tempo para se preparar. Então, não precisa sair correndo. Em casos assim, é até possível introduzir os estudos devagar e ir criando o hábito, pouco a pouco.

Sabendo disso, não vale mais dizer a si mesmo que não adianta começar a preparação para concursos porque você não tem 6 ou 8 horas sobrando no seu dia. Comece devagar, aposte na qualidade dos estudos, na constância e com certeza colherá bons resultados!

Mitos e verdades sobre a preparação para concursos: dá para estudar para mais de um concurso público ao mesmo tempo

Depende.

O mundo dos concursos públicos é muito dinâmico e novas oportunidades aparecem o tempo todo. Por isso, enquanto você se dedica à sua preparação para concursos, pode ser que surja uma outra seleção que faça você se perguntar: mas será que dá pra estudar para os dois?

É verdade que, com o aumento considerável da competição para o ingresso na carreira pública, as provas de concursos se tornaram cada vez mais específicas. Isto quer dizer que é extremamente difícil, senão impossível, encontrar dois editais idênticos.

Dito isto, é completamente possível encontrar editais similares, cujo a conciliação não seja impossível. Isso ocorre com frequência em seleções da mesma carreira, área ou para o mesmo cargo.

São muitas as carreiras no mundo dos concursos públicos e, se você busca aproveitar ao máximo os seus conhecimentos adquiridos de uma prova para outra, familiarizar-se com os diferentes caminhos e escolher um deles para seguir, pode ser um grande diferencial.

Conheça mais sobre as carreiras de concursos públicos!

Outra maneira de saber se duas seleções são compatíveis e se podem ser conciliadas na sua preparação para concursos é fazendo uso da ferramenta “Dá para Conciliar”. Comparando editais de maneira automática, pode ajudar muito na sua decisão!

Saiba mais sobre a ferramenta Dá pra Conciliar!

Mitos e verdades sobre a preparação para concursos: é preciso estudar o máximo de horas seguidas

Mito!

Você já deve ter escutado alguém dizer com muito orgulho que: “sentou para estudar às 1h e só parou às 22h”, sem intervalos. Ainda que isso possa ser sim uma grande demonstração de disciplina, não é uma tática eficiente a longo prazo.

Afinal, pesquisas já revelaram que o nosso cérebro não é capaz de se concentrar completamente em uma atividade por mais de uma 1h-1h30. Isso quer dizer que, após esse período, você começa a ficar mais distraído e não rende tanto quanto antes.

O segredo então, para “reiniciar” esse ciclo de atenção, é fazer pausas. Muita gente acha que fazer pausas é sinônimo de não estar se comprometendo o suficiente com os estudos, quando na realidade, é a tática que garantirá que você aguente estudar por mais tempo e obtenha resultados melhores. As pausas não precisam ser longas: dez minutos entre diferentes matérias pode ser justamente o que você precisa.

Outra tática para render mais na preparação para concursos, aproveitando ao máximo os seus “picos de concentração”, está em fracionar os estudos ao longo do dia, se possível. Então, se você pretende estudar 6 horas e tem o dia todo pra fazer isso, que tal colocar 2 horas de manhã, 2 de tarde e 2 de noite?

Temos mais facilidade de encarar atividades menores e, assim, garantimos mais produtividade em cada uma delas!

Saiba mais sobre a importância das pausas nos estudos!

Mitos e verdades sobre a preparação para concursos: dormir e comer bem não influenciam no processo

Mito!

Não é incomum sacrificar rotinas de sono e descuidar da alimentação quando se está focado na preparação para concursos: queremos fazer o dia render o máximo possível e, nesse processo, a saúde pode acabar sofrendo. Essa tática, contudo, pode acabar prejudicando mais do que ajudando.

Afinal, o seu corpo precisa de condições mínimas de manutenção para que possa continuar funcionando da maneira que você espera. Se você constantemente negligencia necessidades básicas, não se engane! A prioridade do seu organismo não será aprender a matéria e sim tentar mantê-lo saudável.

Por isso, faça concessões e renúncias durante o período, mas nunca de necessidades básicas. Se você estiver dormindo só duas horas por noite para estudar 6, é válido pensar em reduzir a carga horária de estudos. Assim, você poderá produzir mais a longo prazo.

Mitos e verdades sobre a preparação para concursos: é preciso pedir demissão/trancar a faculdade para ser aprovado.

Mito!

A dedicação exclusiva à preparação para concursos certamente permite que você, além de estudar mais horas por dia, possa fazer suas atividades do dia a dia com mais calma. Afinal de contas, estudar passa a ser o seu novo trabalho ou compromisso principal, por assim dizer.

Dito isso, milhares de alunos conquistam a aprovação todos os anos, mesmo inseridos em rotinas repletas de conciliações. De fato, alguns até mesmo afirmam que, por terem outras atividades, sentem-se mais disciplinados para aproveitar ao máximo o tempo disponível para a preparação.

Ninguém está dizendo que isso será fácil: a preparação para concursos sempre é uma atividade que demanda tempo, paciência e energia. E, quando realizada ao lado de outras, a chance de ser mais cansativa, é maior. No entanto, é uma tarefa longe de ser impossível!

A principal chave para garantir uma boa preparação para concursos, mesmo tendo uma rotina cheia, é apostar no planejamento e organização. Vale ressaltar aqui que também não há nada de errado em decidir se dedicar integralmente aos estudos!

No entanto, nem todas as pessoas podem (ou querem!) fazer isso. Então, saiba que é perfeitamente possível garantir uma boa preparação para concursos públicos mesmo sem desistir do seu trabalho ou faculdade.

Como conciliar os estudos para concurso com uma rotina cheia!

Mitos e verdades sobre a preparação para concursos: apenas ler PDFS e assistir videoaulas é o suficiente para aprender de maneira otimizada

Mito!

Apesar de serem o “rosto” da preparação para concursos e terem grande importância no processo de aprendizagem e retenção de conteúdos, os PDFs e as videoaulas são apenas o início da sua jornada de aprovação.

Eles serão importantes para que você possa entrar em contato com o conteúdo pela primeira vez, funcionando assim como materiais base.

Outro ponto importante sobre esses tipos de materiais é que eles são, em essência, materiais de estudo passivo. Isso quer dizer que são focados na transmissão de informações, sem que seja necessário que o aluno transforme ou interprete ativamente o que é dito.

Ainda que você seja capaz de reter parte de informações dessa forma, ainda é um percentual muito pequeno se comparado ao potencial de aprendizado observado na prática do estudo ativo. Este segundo tipo é realizado quando você formula resumos, mapas mentais, resolve questões e simulados, por exemplo.

Com tudo isso em mente, ler PDFs e assistir videoaulas deve ser apenas parte da sua preparação! Quanto mais você conseguir interagir com o conteúdo, melhor! Assim, é mais fácil burlar a Curva do Esquecimento e concretizar conhecimentos como parte da sua memória de longo prazo!

Mitos e verdades sobre a preparação para concursos: simulados só são eficientes na reta final.

Mito!

A resolução de simulados pode auxiliar os concurseiros desde o início da sua preparação, com o Simulado Zero, por exemplo. Essa técnica consiste em resolver a última prova mesmo antes de iniciar os estudos. Você errará muito, é claro! No entanto, o intuito desse exercício é compreender, desde o início, em quais matérias você já tem uma base, quais precisam de mais investimento e qual é o nível de questões da banca organizadora, bem como os seus temas favoritos.

O simulado deve ser visto, então, não apenas como uma ferramenta capaz de dizer se você está ou não bem no quesito de conteúdo. Ele também pode ajudar você a revisar, aprofundar conhecimentos e guiá-lo na melhor direção para aperfeiçoar a sua preparação para concursos!

Mitos e verdades sobre a preparação para concursos: é importante se atentar ao percentual de acertos quando se estuda por questões

Verdade!

O estudo por questões é uma etapa essencial na preparação para concursos. Por meio dela, você consegue analisar como está o seu desempenho em determinados assuntos e em quais temas precisa investir mais.

Nesse sentido, o percentual de acerto permite que você compreenda qual ação tomar em relação a determinado conteúdo. Caso você tenha uma margem de acerto de menos de 75%, por exemplo, o foco ainda está na etapa de aprender e aprofundar conhecimentos. Também é uma preparação voltada para a resolução maior de questões e maior relevância no plano de estudos.

Já para quem está entre 75% e 85%, é possível investir mais em rotinas de revisão, dando menos espaço para aquele assunto nos seus estudos diários e utilizando parte do tempo para se dedicar a outras matérias que ainda não atingiram o mesmo percentual.

Ao chegar no 85% para cima, essa matéria já pode ser considerada como dominada e você poderá se dedicar exclusivamente às rotinas de revisão.

Mitos e verdades sobre a preparação para concursos: ser reprovado várias vezes significa que a carreira pública não é para você

Um grande mito!

A trajetória de cada concurseiro é diferente e as reprovações fazem parte. Nem todo mundo parte do mesmo ponto e nem se dedica às mesmas seleções. Por isso, busque não se comparar! Ser reprovado é sempre frustrante, é claro, mas não significa, em momento algum, que a carreira pública não é para você!

Ao invés de ver esses acontecimentos como fracassos, tente enxergá-los como oportunidades de aprendizado. Busque resolver a prova novamente e atentar-se aos itens errados e pontos de dúvida. Por que você errou?  Qual é o gabarito correto e por quê?

Ao realizar esse exercício, você cresce, aprende e leva consigo tudo isso na hora de realizar a próxima prova. O mais importante nessa missão é ter paciência com a sua caminhada e também consigo mesmo!

Mitos e verdades sobre a preparação para concursos: ser aprovado deve ser visto como uma missão de longo prazo

Verdade!

Ser aprovado de primeira em concursos públicos é algo completamente possível. No entanto, isso não acontece para todas as pessoas. Na maioria dos casos, o que se observa é ter de passar por algumas reprovações e adquirir experiência antes de finalmente ver o nome na lista de aprovados.

Seja qual for a sua trajetória, o mais importante é tentar encará-la com o máximo de tranquilidade possível. Busque fazer o seu melhor a cada dia e pense que, cada esforço realizado, é como um tijolo no seu muro da aprovação.

Mitos e verdades sobre a preparação para concursos: dá para estudar sem motivação

Verdade.

A motivação nos garante um boost de energia: em dias de estudo motivado, é mais fácil aguentar o sono, o cansaço e as frustrações do dia. Analogamente, quando ela falha em aparecer, tudo parece mais difícil de realizar.

Exatamente por ser um projeto a longo prazo, a motivação não será uma constante na sua preparação para concursos e você não pode depender dela. É claro que sempre existem táticas para se motivar, mas aprender a seguir com a preparação mesmo nos piores dias é um dos aprendizados mais importantes para o concurseiro.

Mitos e verdades sobre a preparação para concursos: dá para ser aprovado estudando por conta própria

Verdade!

Apesar de existirem a bem mais tempo, os estudos autônomos e online para concursos públicos ganharam um boom de popularidade em 2020, com a chegada da pandemia e a necessidade de adotar medidas de isolamento social.

Nessa época, muita gente descobriu que não é necessário se inscrever em um cursinho presencial preparatório para garantir a aprovação. É claro que você ainda precisa contar com materiais, aulas e professores direcionados para o seu objetivo. No entanto, você pode ter acesso a tudo isso dentro da sua casa!

Estudar por conta própria permite que você desfrute de mais flexibilidade na sua preparação para concursos, economize tempo e dinheiro que seriam investidos no tempo de deslocamento para os cursinhos presenciais.

Além disso, caso você opte por estudar com uma plataforma de estudos preparada e experiente no EAD, como é o caso do Gran , você nunca estará verdadeiramente sozinho! Afinal, a comunidade é integrada, existem sistemas para retirada de dúvidas, salas particulares e muitas outras maneiras de se conectar!

Preparação para concursos públicos: estude por conta própria com o Gran!

Você sabia que o conceito de sistema de ensino vai muito além da disponibilização de materiais de qualidade? Sistema de ensino, na verdade, também engloba o entendimento de todas as outras necessidades do aluno durante o processo de aprendizado, bem como a disponibilização de recursos para saná-las.  É exatamente isso que você pode encontrar no Sistema GRAN de ensino!

Além PDFS, videoaulas e outros materiais de base teóricos (formulados pelos melhores professores no mercado de preparação para concursos públicos e outras seleções) , ao estudar com o Gran você também utiliza o que há de mais moderno em tecnologia e Inteligência Artificial ao seu favor, dominando com ainda mais segurança os processos de organização, conciliação, aprofundamento e aperfeiçoamento nos estudos.

Saiba porque o Sistema GRAN de Ensino é a melhor escolha para garantir a sua aprovação!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


22 de janeiro9 min. de leitura