Três hábitos que estão entre você e o concurso do seu sonho

Avatar


20 de outubro4 min. de leitura

Ser bem-sucedido é o objetivo para a vida de todos nós; seja no campo profissional ou pessoal, estamos sempre buscando o sucesso.

Ao estudarmos para concursos não é diferente. Quando sonhamos com nossa nomeação publicada no Diário Oficial e tomamos esse sonho como objetivo de vida, nossos esforços tendem a convergir para buscar esse sucesso, carinhosamente conhecido como aprovação.

Não é do dia para a noite que se constrói uma carreira de absoluto sucesso, ou mesmo uma vida pessoal equilibrada e plena. O processo para uma vida de êxito é trabalhoso: para alguns o alcance é lento, para outros, mais célere, mas prevalece a máxima de que o sucesso é sempre consequência de muito trabalho, autoconhecimento, resiliência e mudanças de hábitos.

Nós sabemos que há pessoas que se destacam em diversas áreas e são consideradas bem-sucedidas, servindo como inspiração e parâmetro para muitos de nós. Mas entender que podemos alcançar feitos grandiosos através de nossos próprios esforços e identificar os fatores que nos impedem é essencial para deixarmos de ser fãs e passarmos a ser ídolos de alguém.

Destaco nesse artigo três hábitos que impedem ou atrasam o nosso sucesso e espero que, ao final dessa leitura, meu pupilo concurseiro adquira autoconhecimento e comece a identificar e abandonar tais práticas, substituindo-as por novos hábitos que fortaleçam a busca pelo sucesso.

 

  1. Desorganização

A desorganização é um dos principais problemas quando falamos em sucesso, principalmente quando falamos sobre preparação para concursos públicos. Há pessoas que vivem no modo “deixa a vida me levar”: não organizam ideias, não organizam espaço de estudo, sequer organizam seus ambientes pessoais.

A falta de organização é um hábito presente na vida de muitas pessoas, e não podemos nos enganar achando que a desorganização em determinada área da vida não afetará todas as outras. Se o seu cérebro não está acostumado a ações organizadas, a tendência de dispersão é enorme.

Ter uma vida organizada é essencial para seguir firme rumo ao sucesso. Tenha sempre uma agenda, uma sistemática para realização dos seus projetos, sejam pessoais ou profissionais. Coloque seus objetivos no papel, traga clareza para eles, elabore estratégias para alcançá-los e anote tudo. Hoje há diversos softwares nos computadores e nos smartphones que auxiliam na organização para aqueles que já não são adeptos à boa e velha escrita.

Uma sugestão importante é ter um planejamento para a vida, com estabelecimento de metas para cada área. Como estamos falando de concursos, devemos traçar um planejamento específico para a aprovação na prova desejada. Partindo das metas traçadas, organize todos as suas ações para alcançar seus objetivos.

 

  1. Procrastinação

Quem nunca ouviu a frase “não devemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje”?

E o pior: quem nunca deixou para amanhã o que deveria fazer hoje?

Procrastinar é deixar para depois. Depois eu faço, depois eu estudo, depois eu entrego aquele trabalho, depois eu faço aquela ligação, depois eu leio esse livro, depois eu me organizo, depois eu planejo minhas ações etc.

A procrastinação é uma inimiga mortal da produtividade e, muitas vezes, da sua saúde. O procrastinador gosta de deixar para fazer tudo nos últimos prazos; quanto mais próximo da entrega de um projeto, por exemplo, cresce a ansiedade para que tudo ocorra de forma correta e o prazo seja cumprido.

Em casos mais extremos, a procrastinação é tão danosa que não somente adia a realização de uma tarefa, como, por vezes, acaba impedindo que ela seja realizada. Às vezes a procrastinação é tamanha que fica inviável a realização das atividades.

Quer fazer ou precisa fazer algo? Comece o quanto antes, não se deixe sabotar, deixar as coisas para depois é um hábito não saudável. Nosso cérebro, num processo de autossabotagem, acaba nos dizendo que ainda não precisamos nos preocupar, que temos tempo, que sempre conseguimos finalizar as atividades em tempo e realizamos trabalhos bem feitos em cima da hora. Mas, quando o tempo vai passando e nos damos conta de que devíamos ter agido antes, começa a aparecer o sentimento de culpa e ficamos ansiosos.

Seja o que for que você precise fazer, comece hoje, comece agora, pois com certeza sua produtividade aumentará e o sucesso estará cada vez mais próximo.

Fala a verdade: você já esperou o edital sair para começar a estudar, né?

Se a resposta foi “sim”, te peguei na procrastinação!

Algumas dicas simples para fugir desse mal:

  • Leia o item 1 novamente;
  • Comece seus estudos assim que o primeiro rumor sobre o edital surgir;
  • Se tiver tempo, comece a estudar a longo prazo;
  • Não espere “ter tempo”, organize e estude com o tempo disponível no momento.

 

  1. Falta de foco

Junto com a desorganização e a procrastinação, a falta de foco é um fator que atrasa e afasta as pessoas do sucesso.

Ter foco é estabelecer uma visão clara de onde queremos chegar e direcionar todos os esforços para alcançar esse objetivo, seja ele pessoal ou profissional.

Sabemos que ser focado é muito importante, principalmente em uma preparação adequada para um concurso público. Além de conseguir habitualmente desenvolver a habilidade de focar em um objetivo, um dos maiores problemas é se manter focado, principalmente quando a preparação é a longo prazo.

Um fenômeno que chama bastante a atenção é o excesso de informações disponíveis. O que não falta atualmente é conteúdo disponível, principalmente quando se trata de concursos públicos, mas de nada adianta ter tanta informação e pouca atenção.

Diversas distrações aparecem quando estamos imersos em um processo, seja ele de estudos, de preparação para uma promoção, de autoconhecimento, entre outros. Essas distrações aparecem disfarçadas de convites, de oportunidades imperdíveis, de propostas incríveis, dentre outros.

Saber dizer “não” é essencial para você se dedicar de forma intensa ao alcance dos seus objetivos.

Mudando esses e outros hábitos que impedem a sua evolução como pessoa ou como profissional, o caminho para o sucesso se tornará mais claro e até mesmo menos doloroso.

Sabemos que existem muitas informações disponíveis e que é necessário filtrá-las para que você não perca tempo na sua maratona até a linha de chegada. Além disso, temos ciência da importância de maratonar os estudos ao lado de parceiros que possam nos inspirar e incentivar. Conheça nossos coaches, certamente há um parceiro ideal para te acompanhar na corrida até a sua aprovação!

 

Vem com a gente e conheça também nosso time de Gran Xperts!

 

Professora Natale Sousa

Avatar


20 de outubro4 min. de leitura