Três Pilares da Sessão de Estudos

Avatar


06 de maio4 min. de leitura

Eu sempre falo que a sessão de estudos é um tijolo. Vários tijolos juntos, bem encaixados e firmes vão construindo o castelo da sua aprovação.

A sessão de estudo é o período de tempo (indeterminado) que um estudante permanece focado em executar tarefas de aprendizagem sobre um assunto específica.

Então, toda sessão de estudos possui três elementos: duração, tarefas e assunto.

Hoje vamos explorar essas três variáveis e aprender a construir as melhores sessões de estudo da sua vida!

 

DURAÇÃO

  • Qual é a duração da sessão de estudo?

Com certeza é a primeira pergunta que você deve estar se fazendo, não é mesmo? Então vou te contar que a duração da sessão – de forma geral e direta – possui o tempo de 50 minutos.

Porém, essa é a fórmula padrão. Aqui eu não ensino só o padrão, mas te ensino a pensar e a aplicar isso para a sua realidade da forma mais otimizada possível.

Então, aprofundando, podemos dizer que a duração da sessão de estudos é totalmente variável. Pode mudar de uma pessoa para outra e pode mudar até para a mesma pessoa, de acordo com a disciplina ou sua disposição no dia.

Uma das principais variáveis que rege essa duração da sessão de estudo é a capacidade de concentração. E esta é totalmente individual de uma pessoa para outra.

Então, se você quer saber o seu tempo ótimo de sessão de estudo, ele será o tempo que você estiver concentrado na matéria.

  • Como saber se você está concentrado na matéria?

Bom, se você começou a pensar na morte da bezerra, na conta que tem que pagar, no item que falta comprar, na ligação que precisa fazer, sua concentração já foi embora.

Pode ser o caso de renovar a concentração e continuar na mesma matéria ou, após renovada, já ir para a matéria seguinte. O que determina isso é estar perto ou longe dos 50 minutos. Se você ficou na matéria X por apenas 20 minutos e desconcentrou, então volte para a mesma. Se você ficou na matéria Y por 45 minutos ou mais, pode mudar de disciplina.

Além disso, é comum que pessoas com histórico de vida acadêmica tenham uma capacidade de concentração maior, de forma que a sessão de estudo pode passar dos 60 minutos sem muito esforço. Para esses casos, é necessário ter atenção para não aprofundar no conteúdo além do estritamente necessário para uma prova de concurso – o que é bem diferente do aprofundamento requerido pelo universo acadêmico.

  • Como renovar essa concentração?

Existem várias de renovar a concentração. Elas serão objeto de estudo de outro artigo, em que falaremos sobre os descansos e as técnicas de concentração.

Você observa que a concentração muda de uma pessoa para outra, mas uma única pessoa pode ter concentração diferente em dias diferentes. Por exemplo, num dia em que você estiver mais agitado, ansioso ou estressado, é natural que a concentração diminua.  Além disso, essa concentração também pode ser maior ou menor de acordo com a afinidade que você tem com a matéria em questão. Em matérias mais desafiadoras, é comum o foco ser reduzido. Porém, paradoxalmente, é nessas que a concentração é ainda mais necessária. Portanto, aqui se faz relevante o uso de técnicas que elevem essa capacidade cerebral.

  • Contabilize a duração da sua sessão de estudos

Outro fator relevante é que você tenha o costume de contabilizar o tempo da sua sessão de estudos. Exatamente por conta das variáveis de concentração que ocorrem no seu estudo, é importante acompanhar a duração das sessões, verificar se a distribuição de tempo está exageradamente desigual e analisar se é necessária alguma melhoria. Toda essa análise só é possível com a mensuração.

Aqui você pode usar aplicativos como o Gran Gerenciador de Estudos ou outros semelhantes.

Cronometre e analise os dados em períodos diários, semanais e mensais.

  • Planejamento com diferenciação

Outro fator que pode alterar a duração das sessões de estudos além da concentração é o planejamento. Pode ser que, durante a elaboração do plano, seja identificado que alguma disciplina precisa de um tempo de estudo maior ou menor que as outras disciplinas. Esse ajuste no tempo pode ser realizado na frequência que a disciplina aparece no ciclo de estudos ou na duração da sessão de estudo.

 

TAREFA

Tarefa é uma unidade de trabalho designada a uma pessoa e gera um resultado significativo para o objetivo desejado (no caso, o aprendizado da matéria). Refere-se a um compromisso. Durante a duração da sessão do estudo, o aluno pode fazer uma ou mais tarefas. Isso irá variar de acordo com a velocidade do aluno, com a complexidade da tarefa, do tempo disponível na sessão.

Esse conceito de tarefa é extremamente importante, pois permite que o aluno tenha clareza do que deve ser executado. Essa clareza aumenta a segurança e reduz a procrastinação. Quando a execução é finalizada, o prazer de dar o “ok” na tarefa faz com que ocorra uma liberação hormonal positiva, que reforça o gosto pelo estudo e a absorção do conteúdo.

Além disso, é muito importante que a TAREFA seja iniciada com um verbo de ação imediata e clara. Isso fará muita diferença na execução, afinal nosso cérebro detesta confusão. Quando pensamos “preciso estudar matéria X”, o verbo “estudar” fica muito abstrato, porque o estudo é um conjunto amplo de ações. Portanto, quando vamos descrever a TAREFA da sessão de estudos, é importante que o verbo utilizado seja direto e concreto, como “assistir videoaula X”, “ler PDF Y”, “resolver 20 questões”, “corrigir X questões”, “aplicar a técnica Y”. Essa descrição detalhada é um poderoso diferencial para otimizar o seu estudo.

 

ASSUNTO

Em cada sessão de estudo, um único assunto deve ser abordado. Podem ser realizadas tarefas diferentes do mesmo assunto naquele bloco de tempo. Porém, não é recomendado misturar assuntos em uma única sessão.

Se for necessário, faça uma tarefa extra adicional ou encerre a sessão com poucos minutos mesmo. Porém, evite a todo custo colocar mais de um assunto no mesmo bloco de tempo. Não é uma boa prática e costuma gerar confusão e dificuldade no planejamento.

Bom, espero que o conteúdo de hoje, preparado com muito conhecimento e carinho, te ajude a ser um concurseiro heroico, mais organizado e produtivo. Se permanecerem algumas dúvidas, escreva aqui nos comentários e/ou me procure no Instagram @prilaconcursos. Será uma satisfação te ajudar um pouco mais, meu herói, minha heroína.

Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte) formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nessa jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que você atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!

 

Obrigada pelo seu tempo e pela sua atenção. Até a próxima aventura!

Avatar


06 de maio4 min. de leitura