Vantagens da Pós-Graduação no cargo público. Veja!

Vantagens pós-graduação: descubra como a especialização pode te ajudar a crescer e conquistar cada vez mais no seu cargo público.

Avatar


16/09/2021 | 16:57 Atualizado há 251 dias

Se você já foi aprovado para o tão sonhado cargo público, então significa que seus dias de estudo terminaram, certo? Bem, depende! Pode ser que, como concursado (se realmente estiver na vaga que você sempre almejou) você não sinta mais vontade de se dedicar aos estudos. Mas você sabia que pode se beneficiar (e muito!) no seu cargo público fazendo uma pós-graduação? Quer saber mais? Acompanhe o artigo e descubra as 6 vantagens da pós-graduação em um cargo público!

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

Destaques:

 

6 Vantagens Pós-graduação para o concursado

1. Vantagens pós-graduação: aumento de salário

Você conhece o Adicional de Qualificação e a Retribuição por Titulação? Esses dois recursos são formas de incentivo para que os funcionários públicos se aperfeiçoem em suas áreas de atuação. Na prática, isso quer dizer a adição de um percentual à remuneração mensal do funcionário que comprovar a conclusão de pós-graduação (stricto ou lato sensu), por exemplo.

Essa porcentagem vai variar de acordo com o Órgão Público, mas veja o que Tribunal Regional do Trabalho da 6° Região tem a dizer sobre o Adicional de Qualificação em seu portal eletrônico:

“O Adicional de Qualificação decorrente de ações de treinamento também incidirá sobre o vencimento básico do cargo efetivo e será concedido, à base de 1% (um por cento), ao servidor que possuir conjunto de ações de treinamento que totalize o mínimo de 120 (cento e vinte) horas, podendo acumular até o máximo de 3% (três por cento).”

Basta pensar que uma pós-graduação precisa ter no mínimo 360 horas-aulas para ser reconhecida pelo Ministério de Educação (MEC) como uma especialização válida. Porém, dependendo do tipo de curso que você escolher a carga horária pode até mesmo ser maior, como é caso de pós-graduações Stricto Sensu (como mestrado e doutorado).

2. Vantagens pós graduação: promoção e progressão funcional

A ascensão profissional é possível também em cargos públicos. Na hora de escolher o funcionário mais adequado para a liderança de projetos ou formação de uma comissão especializada, a tendência dos gestores é filtrar pelos currículos quais são os profissionais mais indicados para a atribuição.

Essa é mais uma das vantagens da pós-graduação: tornar o seu currículo mais atraente e diferenciado. Afinal de contas, depois de terminar um curso de pós-graduação, você até mesmo recebe um novo título:

  • Mestre ou doutor: para pós-graduações Stricto Sensu;
  • Especialista: para pós-graduações Lato Sensu.

Além disso, vários planos de carreira preveem promoções mediante a especialização do servidor público.

3. Vantagens pós-graduação: garantir uma aposentadoria melhor

Por lei, o Adicional de Qualificação continua valendo para aumentar a remuneração do servidor público, mesmo quando ele não estiver mais trabalhando devido à aposentadoria.  Isso porque, para os concursados que aplicam para a aposentaria, o valor mensal recebido segue o mesmo valor que sua categoria recebe (incluindo também adicionais obtidos durante a carreira ativa).

4. Vantagens pós-graduação: melhorar como profissional

O objetivo da pós-graduação é fornecer ao profissional mais ferramentas para executar bem suas funções. Por essa razão pode também ser chamado de especialização. Além disso, também garante que você esteja atualizado em mudanças, que são muito frequentes especialmente para quem trabalha na área jurídica.

Clique aqui para saber mais sobre a pós-graduação para os concursados da área jurídica.

Em um curso de pós-graduação Lato Sensu , você também pode contar com a obtenção de vivência da carreira, formação de network e aplicação da teoria em situações práticas. Dessa forma, as tarefas do cotidiano tem a tendência a se tornarem mais simples e você pode exercer sua função com maior rapidez, eficiência e segurança.

5.Vantagens pós graduação: conquistar outras oportunidades

Em alguns casos, você pode ter conquistado um cargo público, mas não exatamente o que você queria. Ou então, após alguns anos na carreira, perceber que aquilo não é para você e desejar mudar de cargo ou até mesmo de área. Então é hora de voltar aos estudos!

Aqui entra mais uma das vantagens da pós-graduação. Afinal, além de poder aproveitar os conteúdos estudados para o estudo do concurso público que você pretende prestar, (para garantir que isso aconteça, tenha certeza de escolher o curso mais apropriado! Quer saber como? Clique aqui) você também poderá utilizar a sua pós-graduação para pontuar na Prova de Títulos, presente em vários concursos públicos.

Prova de Títulos? Como isso funciona?

A Prova de Títulos é uma etapa classificatória em muitos concursos públicos. Por meio dela, você pode obter pontos adicionais (descritos em edital) que serão somados à nota das suas avaliações objetivas e discursivas. Dessa forma, você aumenta suas chances de garantir a aprovação no concurso público dos seus sonhos.

Saiba mais sobre a Prova de Títulos e pós-graduação 

6.Vantagens pós graduação: licença-capacitação

Se você tem ao menos 5 anos de casa como servidor público, já é possível requisitar a licença-capacitação. Este benefício, garantido para grande maioria dos servidores públicos inclui um período remunerado de recesso nas obrigações profissionais para que você possa se dedicar aos estudos e aperfeiçoamento. O tempo da licença-capacitação pode variar entre 1 até 3 meses e depende de uma requisição específica do servidor. É o tempo precioso que pode ser utilizado para finalmente garantir a sua especialização!

Vantagens Pós-graduação com o Gran

Agora que você já conhece todas as vantagens que a pós-graduação pode oferecer para a sua carreira pública, seria bobagem ficar de fora dessa, não é mesmo?

O Gran Cursos Online quer fazer parte dessa sua nova etapa de conquista! Por isso, criamos o programa Gran Cursos Pós-Graduação, voltado para capacitar concurseiros, concursados e profissionais que buscam crescer profissionalmente. É a qualidade que você já conhece e confia agora em um projeto novinho em folha!

Confira o que o professor Aragonê Fernandes tem a dizer sobre o mais novo projeto do Gran. Ele também se beneficiou das enormes vantagens da pós-graduação estando em um cargo público!

Atualmente, o Gran conta com 13 cursos nas seguintes áreas:

  • Jurídica;
  • Controle;
  • Saúde;
  • Fiscal;
  • Gestão;
  • Educação;
  • Segurança Pública;
  • Tecnologia da Informação.

Clique aqui para saber mais sobre a Gran Cursos Pós-Graduação


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

Pós-Graduação Gran Cursos


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.