Você é maior do que os seus problemas

Avatar


20 de novembro5 min. de leitura

“Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença.” Benjamin Franklin  

Gosto muito de estudar biografias. Saber mais sobre a trajetória de seres humanos formidáveis, como líderes que mudaram o mundo, grandes e inventivos empreendedores ou pensadores que marcaram a humanidade, me traz muito prazer, além de me conferir maturidade e sabedoria. É dessas leituras que eu extraio lições, ideias e conteúdo para os meus artigos semanais, para os discursos que profiro em eventos e para as mensagens dos meus posts. Elas me ajudam, ainda, a elaborar soluções para os problemas que enfrento diariamente, como jovem empreendedor que sou em nossa pátria amada.

Uma leitura atenta da biografia dos grandes homens e mulheres que revolucionaram a história do mundo, de um continente ou de um país leva facilmente à conclusão de que essas pessoas só se tornaram gigantes – ainda que, no caso de algumas delas, miúdas na altura – porque enfrentaram os desafios com ousadia, coragem, inteligência, sabedoria e paciência. Elas só fizeram a diferença no seu tempo e no seu espaço porque souberam superar problemas gigantescos, vultosos, colossais, mesmo, que se interpuseram em seu caminho. Daí se conclui que o sucesso é diretamente proporcional ao tamanho dos entraves que enfrentamos.

Sim, concurseiro, quanto mais graúdo for o cargo que você busca no serviço público, maiores serão as dificuldades, os sacrifícios, as dores que você precisará enfrentar para garantir a sua vaga e uma carreira profissional com estabilidade financeira e inúmeros benefícios.

“Quem enfrenta dificuldades de relevo e as supera, em geral é uma pessoa poderosa. Importante. Acima de tudo, fonte de inspiração. Por outro lado, quem não tem problemas – ou foge deles “como o diabo foge da cruz” – costuma ser alguém medíocre.”

A lista de líderes cuja vida serve de exemplo para a nossa missão é extensa. Até já citamos parte deles em outros artigos postados neste espaço. Desta vez, mencionaremos alguns apenas para demonstrar quão verdadeira é a tese de que cada pessoa é do tamanho dos seus problemas. Quem enfrenta dificuldades de relevo e as supera, em geral é uma pessoa poderosa. Importante. Acima de tudo, fonte de inspiração. Por outro lado, quem não tem problemas – ou foge deles “como o diabo foge da cruz” – costuma ser alguém medíocre. E quer viver assim. É como diz o ensinamento popular: “No pain no gain” (tradução livre: sem dor, sem ganho).

Dito isso, vamos aos nossos personagens de hoje.

A primeira história que nos inspira é a de Franklin Delano Roosevelt (1882-1945). Já adulto, ele contraiu poliomielite, doença que tornou suas pernas inúteis para o resto da vida. Para superar a deficiência, ele aprendeu a andar com a ajuda de muletas e de apoios de perna. Depois de eleito governador de Nova York, concorreu à presidência dos Estados Unidos em 1932, prometendo um novo e ousado plano de ação para resgatar o país dos efeitos da Grande Depressão de 1929, o pior desastre econômico do século XX.

Roosevelt conseguiu convencer o povo de que, como presidente dos Estados Unidos da América, ele “não tinha nada a temer, a não ser a si próprio”. Eleito, criou sucessivos programas de recuperação econômica, enfrentando duras críticas e, muitas vezes, a resistência do Legislativo. Quando o país ingressou na Segunda Guerra Mundial, Roosevelt reuniu uma equipe de assessores que planejou o apoio maciço das indústrias no esforço de guerra – o chamado Arsenal da Democracia. Isso tornaria a vitória mais do que possível; fez dela algo inevitável. O formidável complexo industrial-militar criado pelo presidente com sua equipe quase que da noite para o dia não teve precedente na história, e é quase certo que nunca se repetirá. Além de tudo isso, esse que foi um dos maiores presidentes da história americana deixou um legado de reformas sociais e econômicas que se mantêm até hoje.

Outra pessoa que deixou sua marca no mundo foi Mahatma Gandhi (1869-1948). O bem-sucedido advogado indiano passou para a história como o maior líder pacifista e principal referência quando se fala em independência da Índia, que foi colônia britânica. Gandhi ganhou destaque na luta contra os ingleses por meio do seu projeto de não violência. Dentro do ideal de paz e de não violência que ele defendia, cunhou esta que se tornou uma de suas mais célebres frases: “Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho!” O líder indiano ficou conhecido também por seus pensamentos e pela filosofia que seguia. Ele recorria com frequência a jejuns, a marchas e à desobediência civil, traduzida no não pagamento dos impostos e no boicote aos produtos ingleses.

Para você compreender melhor a dimensão de Gandhi, veja esta pequena palhinha da incrível sabedoria que ele tinha:

“Mantenha os seus pensamentos positivos porque os seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha as suas palavras positivas porque as suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha as suas atitudes positivas porque as suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha os seus hábitos positivos porque os seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha os seus valores positivos porque os seus valores… tornam-se seu destino.”

Concluímos nossa seleção com Nelson Mandela (1918-2013). Nos anos 1960, na África do Sul, centenas de líderes negros foram perseguidos, presos, condenados, torturados… Alguns deles foram assassinados. Entre os presos estava Mandela, recluso em 1962 e condenado à prisão perpétua.

Na década de 1980, o mundo testemunhou a intensificação das críticas internacionais ao apartheid, o que culminou com um plebiscito que determinou o fim desse regime na África do Sul. Em 11 de fevereiro de 1990, Mandela foi libertado. Em 1993, ele e o presidente, Frederick De Klerk, assinaram uma nova Constituição sul-africana, colocando um ponto final em mais de trezentos anos de dominação política da minoria branca. Essa nova Constituição simbolizava o fim oficial do apartheid e preparava o país para um regime de democracia multirracial. Em 1993, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz, dividido com o presidente, que, ao seu lado, procurava um caminho para o fim da segregação racial.

Em abril de 1994, Mandela foi eleito presidente da República, com De Klerk como vice. O líder sul-africano governou até 1999, tendo sido premiado pela Anistia Internacional, em 2006, por sua luta em favor dos direitos humanos.

Entendo que, além de extrair lições das experiências vividas por lideranças como essas, que marcaram a história da humanidade, devemos entender de uma vez que problemas grandes só surgem para pessoas igualmente gigantes. Franklin Roosevelt só foi o Rooselvelt, Mahtma Gandhi só foi o Gandhi, e Nelson Mendela só foi o Mandela porque os problemas que eles enfrentaram eram, de fato, muito fora do comum.

Até mesmo a arte reflete essa verdade, tanto que a grandiosidade de um personagem da ficção costuma ser proporcional ao tamanho das suas dificuldades. O super-herói Batman, por exemplo, só tem tanto destaque pelo fato de seu antagonista, o Curinga, ser um personagem igualmente forte. Quanto maior o vilão, maior o herói. Vale para todos!

“Uma dificuldade qualquer pode até atrasar um pouco a realização do seu sonho, mas você precisa se apoiar na certeza de que nada está além das suas forças, nada tem a capacidade de ser mais forte do que você a ponto de levá-lo a desistir dos seus objetivos. Nada mesmo, combinado?”

Portanto, se você, concurseiro, está se vendo no meio de problemas graves, saiba que eles só existem em sua vida porque você é forte o bastante para dar conta de cada um deles. Problemas gigantes só aparecem para pessoas gigantes. Uma dificuldade qualquer pode até atrasar um pouco a realização do seu sonho, mas você precisa se apoiar na certeza de que nada está além das suas forças, nada tem a capacidade de ser mais forte do que você a ponto de levá-lo a desistir dos seus objetivos. Nada mesmo, combinado?

Por derradeiro: um problema é uma oportunidade para você fazer o seu melhor e demonstrar todos os seus talentos e virtudes. Nada é permanente; nem mesmo os problemas. Acredite nisso! Faz toda a diferença. Se você acredita, repita, nos comentários deste post: “Eu sou maior que os meus problemas!”.

E lembre-se: estamos juntos!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Avatar


20 de novembro5 min. de leitura