7 dicas para fazer um bom currículo

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como fazer um bom currículo. Pensando nisso, elaboramos este story com as principais dicas para fazer um bom currículo!

Por Gran Cursos Online

1. Seja objetivo

Você já ouviu falar que um bom currículo não deve ter mais de uma página? Ainda que isso não seja 100% verdade (especialmente se você tiver muita experiência relevante e mais páginas forem inevitáveis), a razão para essa crença baseia-se justamente no princípio verdadeiro de que os recrutadores esperam encontrar nas primeiras linhas a razão pela qual deveriam contratar você.

2. Seja organizado

A percepção da sua objetividade pode ser prejudicada caso você não estruture seu currículo de uma maneira clara e de simples leitura. A ordem canônica e mais comum das informações em um currículo dá-se da seguinte forma:  Dados pessoais; Objetivo/perfil; Formação acadêmica; Experiência profissional; Cursos e qualificações.  

3. Escolha um Layout adequado

A escolha do modelo correto vai depender da sua pesquisa sobre a empresa, seu campo de atuação e seu perfil profissional. Se você estiver na dúvida, busque sempre algo mais compatível com o perfil da empresa. É uma empresa mais tradicional? Mais criativa? Ao casar isso com suas preferências e características pessoais, você possui ainda mais possibilidades de se destacar.

4. De olho na ortografia!

O currículo é a sua carta de apresentação e primeiro contato com empresas e clientes. Por isso é importante que ele esteja bem escrito, claro e sem erros de ortografia. Se você não estiver confiante da sua revisão, peça ajuda de uma pessoa de confiança.

5. Atualize seu currículo online

A influência de redes sociais profissionais tem apenas aumentado nos últimos anos e se tornou um grande espaço de conexão e diálogo entre candidatos e empresas. Ainda que você tenha um currículo salvo em PDF no seu computador, também é importante tirar um tempo para criar (se você não tiver) ou atualizar sua página de currículo online.

6. Não desanime por ter “pouca experiência”

Um dos problemas mais comuns especialmente para quem precisou parar de trabalhar por um período ou acabou de se formar é o medo de submeter um currículo muito curto ou com grandes lacunas. Primeiro é importante ressaltar: não tenha vergonha do seu currículo! Cada um tem sua própria jornada e experiências.

7. Incluir ou não a foto no currículo?

Antigamente era bem mais comum que fotos fossem incluídas em currículos. Hoje, com exceção das redes sociais profissionais, a inclusão de foto já não é tão comum e tornou-se completamente opcional. Na dúvida, é melhor não incluir! Porém, se você optar pela inserção da foto, busque uma foto mais profissional, de preferência retirada em um fundo branco. Nada de incluir fotos casuais demais!

Pós-Graduação EAD (100% online) Lato Sensu

O Gran tem um programa feito para você impulsionar sua carreira, adquirir experiência e, o melhor, no final, você se torna especialista e apto para conquistar sua aprovação em concurso público.