Carreira jurídica: como se preparar para concursos de maneira efetiva?

As carreiras jurídicas são muito almejadas e procuradas pelos concurseiros. Saiba como se preparar para os principais concursos aumentando as chances de aprovação!

Por Gran Cursos Online

Graduação em Direito

O primeiro passo para ingressar nas carreiras jurídicas começa bem cedo, lá na etapa acadêmica da sua formação. Afinal, a grande maioria dos concursos jurídicos exige a formação específica em Direito. Se você é bacharel em Direito, já está com um ponto resolvido!

Registro na OAB

O segundo passo para garantir o seu ingresso nas carreira jurídicas é ser aprovado no Exame de Ordem, garantindo um registro e a famosa carteira vermelha. Apesar de não ser exigido em todos os concursos jurídicos, o registro da OAB é exigido em grande parte deles e é também um pré-requisito para atuar no mercado privado.

Escolha o seu cargo e certame

Um passo importante é decidir para onde você quer ir. As carreiras jurídicas públicas são essencialmente: - Magistratura - Promotoria - Procuradoria - Defensoria - Delegado de Polícia - Advogado da União

Planeje os seus estudos

Organize seus horários, estabeleça quantas horas você tem para estudar por dia, separe seus materiais e coloque a mão na massa! Se você não sabe como criar um bom cronograma de estudos, estamos aqui para te ajudar!

Selecione materiais de qualidade e atualizados

Um ponto muito importante a se observar, especialmente nas carreiras jurídicas, é sempre estudar com materiais atualizado. Afinal, mudanças na legislação ocorrem o tempo todo e são assuntos recorrentes no processo avaliativo de bancas examinadoras.

Resolva muitas questões e provas passadas

A resolução de questões, simulados e provas passadas deve ser um ponto essencial do seu cronograma de estudos. Muitos especialistas em aprovação apontam que, para garantir um bom desempenho, deve-se resolver o mínimo de 20-30 questões por dia.

De olho na prática jurídica

A prática ou atividade jurídica é exigida por lei para o ingresso na carreira de magistratura e Ministério Público. Com o passar do tempo, contudo, também passou a ser exigida na maioria dos certames dessa área. A exigência mais comum é de que o candidato comprove o mínimo de 3 anos de atividade jurídica para assumir o cargo público.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!