Concurso Nacional Unificado: tudo o que você precisa saber

O Concurso Nacional Unificado foi anunciado recentemente pela ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, e desde então vem gerando dúvidas nos concurseiros. Saiba tudo sobre o tema nesse artigo!

Por Gran Cursos Online

A busca pela aprovação em concursos públicos no Brasil é uma jornada que demanda dedicação, estudo e preparação. Uma proposta de inovação que tem gerado expectativas e agitado a comunidade de concurseiros é o Concurso Nacional Unificado (CNU) para os concursos federais. Inspirado no modelo do Enem, a proposta foi apresentada pelo secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), José Celso Cardoso Jr. na última sexta-feira, 25 de agosto, aos líderes dos órgãos públicos que receberam autorização para realização de concurso público este ano. Um dos objetivos da proposta defendida pela ministra Esther Dweck é conseguir transformar a maneira como os concursos públicos do executivo federal são realizados.

Quem será o responsável por organizar o Concurso Nacional Unificado

A organização do concurso será conduzida por uma Coordenação Geral composta pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Advocacia Geral da União (AGU). Está prevista também a participação ativa das comissões setoriais de cada um desses órgãos, cujos representantes formarão o Comitê Consultivo/Deliberativo.

Quais serão as etapas do Concurso Nacional Unificado?

O Concurso Nacional Unificado será dividido em duas fases principais: Provas Objetivas com Matriz Comum: Nesta etapa, todos os candidatos enfrentarão provas objetivas abrangendo conhecimentos gerais. A ideia é avaliar compreensão de temas fundamentais que se aplicam a todas as áreas. Provas Específicas e Dissertativas por Blocos Temáticos: Na segunda fase, os candidatos serão avaliados em blocos temáticos relacionados às áreas de atuação desejadas. Isso permite uma avaliação mais precisa das habilidades específicas necessárias para cada carreira.

Cronograma do Concurso Nacional Unificado

O governo federal ainda não divulgou o cronograma oficial completo do Concurso Nacional Unificado, mas já foi sinalizado que a intenção é de que o ato oficial para realização do Concurso Nacional Unificado seja publicado até meados de setembro e que a publicação do edital aconteça até dezembro com provas no dia 25 de fevereiro de 2024. Organizando no formato de linha do tempo as informações de data, temos: – Setembro 2023: ato oficial para realização do Concurso Nacional Unificado – Dezembro 2023: publicação do edital do CNU – 24 de fevereiro de 2024: aplicação das provas do CNU

Veja todas as informações sobre o Concurso Nacional Unificado

– Concursos Federais já autorizados – O que esperar do Concurso Nacional – Qual o objetivo do Concurso Nacional – Cargos e vagas – Requisitos e atribuições – Etapas de prova