Concurso Receita Federal: precisa de um pouco de motivação para buscar a aprovação dos sonhos? Então não perca os detalhes dessa história de sucesso!
Por Gran Cursos Online
Dedicação, foco, constância, determinação… provavelmente, essas são algumas das primeiras palavras que vêm à mente quando pensamos no perfil de um aprovado no concurso Receita Federal. Que tal inspirar-se em quem superou muitos desafios para ser aprovado em uma das seleções mais concorridas do país? Pensando nisso, o nosso Gran Professor Manuel Piñon conta neste artigo como conseguiu o feito de ser aprovado para o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil DUAS VEZES!
Tudo começou, em julho de 1998, quando Manuel Piñon ficou sabendo do edital do concurso para Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional – AFTN, antiga denominação do cargo de Auditor-Fiscal da Receita. Já fazia 6 anos que ele trabalhava como Auditor em uma multinacional (“Big Four”). A exaustiva rotina de viagens e longas jornadas de trabalho o motivou a se preparar para o certame. Foi aí que ele resolveu tirar 2 meses de férias acumuladas para estudar para esta oportunidade.
Assim, depois de 3 meses de estudo solitário bem intenso, por meio de apostilas em papel e fazendo alguns cursos presenciais em Salvador, ele foi para Manaus para realizar as provas. O resultado de todo o esforço e dedicação não poderia ser outro: Piñon foi aprovado e tomou posse na Delegacia de Receita Federal em Santarém-PA, em julho de 1999, tendo sido lotado no setor de fiscalização de empresas. Ele trabalhava cumprindo o expediente normal, de 40 horas semanais, fiscalizando empresas da região oeste do Pará. Nessa época ele teve a oportunidade de participar de uma operação na Base Candirú, situada na cidade de Óbidos-PA, tendo tido contato com profissionais de outros órgãos, como a Polícia Federal, o IBAMA e a SEFAZ-PA. Piñon conta que essa foi uma experiência muito rica, não só do ponto de vista profissional, mas também do ponto de vista pessoal.