Por Gran Cursos Online
A publicação do edital do Concurso TSE unificado sem dúvidas é uma das grandes expectativas do ano de 2023. Mas, diante dessa nova possibilidade, é preciso admitir que o concurso unificado não é uma ocorrência tão comum, o que pode trazer dúvidas aos concurseiros. Para esclarecê-las, criamos este conteúdo. Acompanhe!
O concurso unificado é um método de seleção que possibilita o ingresso em diferentes órgãos do mesmo segmento, mas que apresenta apenas um edital e banca organizadora. Como tal, também é comum que estejam previstas as mesmas etapas e que a aplicação destas aconteça no mesmo dia.
A realização de concursos públicos costuma ser um gasto elevado para a Administração Pública. Afinal, as bancas organizadoras contratadas necessitam de um orçamento considerável. Com esse raciocínio em mente, quanto menor for a necessidade de investir em concursos públicos, melhor. Assim, o concurso unificado aparece como uma solução prática para o problema, condensando em uma só seleção todos os gastos de todas as outras envolvidas no processo.
No concurso unificado não há necessidade de se deslocar para outro estado para realizar a prova, mesmo que você deseje concorrer às oportunidades de uma lotação diferente da sua. Dessa forma, também há economia por parte do candidato. Por fim, também é comum que essas seleções apresentem vagas de formação de cadastro reserva, buscando otimizar a sua eficácia.
De acordo com o documento, a previsão é da realização do certame no segundo semestre de 2023, com nomeações previstas para o início de 2024. No entanto, vale ressaltar que ainda não foram publicadas informações oficiais sobre o tópico. Outro exemplo de concurso unificado no Brasil é o Concurso TST Juiz unificado. No entanto, essa seleção já está com edital publicado. Em 2017, o TST também realizou outra seleção deste tipo.
Acesse nossa página exclusiva e conheça: -Ebooks, -Apostilas, -Aulas gratuitas, -Guia de estudos, -Editais verticalizado emuito mais!