Mães concurseiras: Como lidar com a dupla jornada e garantir seus direitos na carreira pública?

Por Gran Cursos Online

Direitos das mamães em concursos: conheça os principais!

A mulher gestante ou com bebê recém-nascido tem o direito de tomar posse do cargo, mesmo se estiver no período de gozo de licença-maternidade. Direito de amamentar durante as provas: Lei 13.872/2019: Sancionada em âmbito federal, a Lei 13.872/2019 garante às mães o direito de amamentar crianças de até 6 meses de idade durante a realização das etapas objetivas/discursivas de concursos públicos, mediante solicitação prévia à banca organizadora.

Direito de remarcar o TAF: Projeto de Lei 2.429/2019 As provas de TAF (Teste de Aptidão Física) são muito presentes em concursos da Carreira de Segurança Pública e Militar.  Como o próprio nome já sugere, nesses testes os candidatos serão avaliados a partir da realização de exercícios físicos que podem incluir flexões, corrida, testes de natação, dentre outros.

Algumas propostas de lei buscam criar mais Direitos para mulheres em concursos públicos. Veja quais são: - PL 3510/2020: busca reservar 15% das vagas em concursos públicos; - PL Lei 1529/21: busca criar a “Política Nacional de Valorização das Mulheres na Área de Segurança Pública”, um projeto voltado a aumentar o índice de mulheres na carreira de segurança pública.  - PL 2069/2021 (Estado de Pernambuco): reserva de 20% das vagas para mulheres em seleções da Polícias Civil, Militar e Penal do Estado de Pernambuco.

Estude com o Gran e conquiste a sua aprovação dos sonhos!

Mamães concurseiras, parabéns pelo seu dia!