Concurso Receita Federal: 6 dicas de preparação com Manuel Piñon

Concurso Receita Federal: aprovado duas vezes para Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, Manuel Piñon traz dicas essenciais para a sua preparação.  Para ser aprovado duas vezes no cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal, Manuel Piñon passou por um caminho de muita dedicação, persistência e disciplina! Ingredientes fundamentais para o sucesso e, principalmente, para dar valor ao que se consegue na vida! Confira as 6 principais dicas para melhorar o seu aprendizado:

Por Gran Cursos Online

1. Grupo de estudos

Acredite! Se realizado com moderação e inteligência, o acesso a grupos de estudos focados no concurso Receita Federal possibilitará uma melhora do seu aprendizado. O Manuel Piñon conta que formou um grupo de estudo para troca de dicas e informações, desse grupo praticamente todos passaram: “O segredo foi que todo mundo estava mais ou menos no mesmo nível. Todos ganharam muito com isso!”.

2. Tenha um bom plano de estudos

Manuel Piñon conta que aprendeu a organizar a sua rotina, partindo do autoconhecimento. Como ele trabalhava o dia todo e tinha dificuldade para estudar depois das 21 horas, ele optou por mudar totalmente sua rotina, passando a acordar às 5:00 da manhã para poder estudar até as 7:30. Nesse período fazia exercícios e estudava teoria. Na hora do almoço, ele estudava por PDF por mais uma hora e a noite fazia exercícios até não aguentar mais. Então ele “relaxava” um pouco assistindo videoaulas. Nos fins de semana, ele fazia cursos onlines e presenciais e, sempre que podia, realizava simulados. Confira mais conselhos do Manuel Piñon: “Organize também o seu local de estudo de modo que permita sua concentração máxima e preserve sua saúde. Organize seus materiais de modo a permitir o fácil acesso. Sempre consegui encaixar um tempinho para fazer alguma atividade física. Se você não tem esse costume, dê prioridade para isso também!”

3. Entenda que concurso é uma guerra!

Como se destacar em meio a tanta concorrência?  O primeiro passo é acreditar que um dos seus maiores concorrentes é o seu despreparo! Então seja, como um bom jogador de xadrez, aprenda a distribuir suas peças no tabuleiro da vida e certamente dará um cheque mate em tudo aquilo que atravanca o seu sucesso. Você tem que usar todas as armas que puder. Por exemplo, se puder tirar férias um mês antes da prova, tire para estudar. Depois que for aprovado, você terá o resto de sua vida para aproveitar férias do modo que quiser. Adquira os melhores materiais e faça cursos com os melhores professores. Procure aliados para a sua aprovação. E por último: Ação! Planejamento sem ação é sonhar em vão! Por esse motivo, as ações devem ser governáveis (dentro das suas reais possibilidades), com metas definidas a curto e a médio prazo.

4. Acredite!

De nada adianta tanto esforço se você não acreditar no seu potencial. É preciso ter coragem para acreditar nos seus sonhos e batalhar pelos objetivos a serem traçados. Acreditar em si mesmo te possibilitará encontrar o seu destino com mais clareza! “No fundo, eu sempre acreditei que, se me esforçasse ao máximo, eu passaria. Acredite, visualize o resultado. Na prova de AFRFB de 2009, eu coloquei no papel a quantidade de pontos que queria fazer por matéria. Resultado: fiz no total um ponto a mais do que eu havia escrito.”, relata Manuel Piñon.

Arraste pra cima para conferir às duas últimas dicas do Professor Manuel Piñon!