Se você já prestou concurso público, provavelmente, já deve ter se deparado com algumas oportunidades para analista de suporte em um edital. Essa é uma vaga bastante comum e muito requisitada no setor público e privado.
Este profissional atua em diversas áreas relacionadas a Infraestrutura da Tecnologia da Informação e pode desempenhar atividades que vão desde o suporte técnico à programação.
No entanto, existem alguns pontos relacionados a essa profissão, que você precisa saber. Veja!
O que faz um analista de suporte?
O analista de suporte é responsável por trabalhar em setores que dizem respeito à infraestrutura de Tecnologia da Informação em uma organização — que pode ser pública ou privada.
Por ser uma profissão que está em alta, comumente ela é bastante requisitada. No entanto, antes de tomar a decisão se esta área é para você, confira algumas funções que este profissional pode exercer em uma empresa!
Suporte técnico
Uma das atividades do analista de suporte é, como propriamente dito, realizar o suporte técnico nos softwares e hardwares (programas, sistemas operacionais e dispositivos tecnológicos, como computador ou impressora).
Instalação e manutenção
Além de realizar o suporte técnico na questão operacional da empresa, este profissional também é responsável por instalar e remover ferramentas para os funcionários da sede em que trabalha, além de instruir todo o time a respeito de uma nova ferramenta implementada ali.
Ademais, ele também realiza as manutenções do ambiente online, isto é, ele tem um cuidado periódico com as redes de internet, o banco de dados, os sistemas de segurança digitais e a plataforma de comunicação da empresa, como o e-mail e a intranet.
Como é o mercado de trabalho para analista de suporte?
Hoje, o mercado de trabalho para o cargo de analista de suporte está em alta. Por conta da ascensão da área da Tecnologia, todas as profissões que envolvem Gestão da Tecnologia da Informação ou que atuem na criação de programas têm ganhado grande destaque.
Qual o salário de um analista de suporte?
O salário médio de um analista de suporte fica na faixa de R$ 3.000, a depender do nível de experiência, formação acadêmica, tamanho da empresa contratante e, principalmente, da região de atuação.
Por isso, é tão importante frisar que a capacitação e formação acadêmica são, sim, diferenciais no currículo na hora de conseguir aquela vaga que tanto almeja.
Quais são as áreas de atuação de um analista de suporte?
Como citamos, as áreas de atuação de um analista de suporte são as mais variadas possíveis, sendo desde prestar suporte técnico à empresa, como uma checagem mais operacional, a produção de softwares visando proteger dados sigilosos.
Além dessas funções, ele também é responsável por instalar novos servidores e treinar os profissionais que farão o uso dessas ferramentas, para que tudo saia conforme o planejado pelo gestor.
- Saiba também sobre a profissão de analista de infraestrutura!
O que é necessário para ser um analista de suporte?
Um analista de suporte, geralmente, precisa de conhecimentos da frente de TI (Tecnologia da Informação). Logo, para você se destacar no mercado de trabalho, é recomendável que você tenha uma graduação na área, como o curso de Ciência da Computação, Tecnólogo em Rede de Computadores ou Engenharia da Computação.
É necessário também ter conhecimento em linguagens de programação, pois além da criação de programas, é preciso trabalhar com sistemas operacionais, redes e bancos de dados, garantindo a segurança da informação.
Assim como é crucial para o exercício de outras funções numa empresa, este profissional precisa ter habilidades comportamentais para trabalhar em grupo, como uma comunicação assertiva e não violenta, bom raciocínio lógico e resolução de problemas do cotidiano.
Ele pode atuar em diversos tipos de empresa — desde que elas necessitem de um suporte de ferramentas tecnológicas, englobando fintechs e startups, escolas e universidades, instituições de tecnologia empresarial e departamentos de tecnologia no geral.
Agora que você já sabe tudo sobre o que um analista de suporte faz, que tal começar a sua carreira nesta área? E o melhor, sem sair de casa? Pois é, isso é possível com o Gran Faculdade!
Aqui, nós oferecemos a você, uma graduação em EAD, que te permite estudar quando e onde estiver, além de todo o suporte para tirar as suas dúvidas com a nossa monitoria, os audiobooks, os materiais em PDF e muito mais!
Ficou interessado? Acesse nosso site, conheça nossas formas de ingresso e comece a tirar do papel, o sonho de trabalhar com tecnologia!
Participe da conversa