Quem é Stella Rocha, coordenadora dos cursos de Educação do Gran?

A Gran Faculdade chegou e professores de renome também. Hoje vamos conhecer Stella Rocha, coordenadora dos cursos de Educação Gran Faculdade!

Por
4 min. de leitura

Há 1 mês, a Gran Faculdade foi lançada. A qualidade e excelência que você já conhece, agora também, na graduação. O nosso objetivo é ajudar você a estar cada vez mais perto de realizar os seus sonhos e mudar de vida através da educação.

Pensando nisso, contamos com profissionais de referência para guiar você durante esse percurso. Hoje vamos conhecer a professora Stella Rocha, pedagoga e coordenadora dos cursos de Educação da Gran Faculdade. Ela tem uma história inspiradora na educação e conversou com a gente sobre sua trajetória, vamos conhecer?

Navegue pelo indice:

Quem é Stella Rocha, coordenadora dos cursos de Educação Gran Faculdade?

Stella Rochaé flamenguista e taurina. Ela curte muito a natureza, é humana de alguns pets e ama momentos em família regados de música, danças e comida. Ela conta que adora receber os amigos: organiza e decide festas em uma semana e sempre serve café para os vizinhos enquanto conversam no portão.

A professora é formada em Pedagogia com habilitação em educação especial e matérias pedagógicas do 2º grau (curso normal). Desde a sua formação inicial, dedicou tempo e estudo nas áreas de Arteterapia em educação e saúde, Orientação Educacional e Psicopedagogia e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. Com esses três cursos de especialização, começou sua trajetória no Ensino Superior.

Stella acredita que a formação de um professor se faz no dia a dia, seja na troca com outros professores, como também na busca de novos conhecimentos e com os estudantes. Segundo ela, que está cursando a pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar do Gran, um professor não para de pesquisar. Apesar de atuar na área há mais de 14 anos, sentia falta de uma formação mais específica.

Carreira docente

Stella nos conta que se fez e se faz professora há 20 anos. Sua primeira opção de curso era Psicologia, mas quando percebeu que o curso fazia parte da área da saúde mudou de ideia. Ela sempre passava mal quando via sangue, então não conseguiria fazer as disciplinas de anatomia previstas no currículo.

Foi na escola, conversando com o professor de geografia, que conheceu a Pedagogia. Ele comentou que ela era uma boa gestora, tinha sido representante de turma por mais de 3 anos, então ela se interessou. No primeiro dia de aula, uma professora que estava para se aposentar, foi receber os calouros e falou das áreas de atuação. Foi ali que ela escolheu a habilitação em educação especial.

A carreira de Stella começou no estágio supervisionado que fez quando estava cursando Pedagogia. Ela acompanhou uma turma de crianças especiais (síndrome de down e outras deficiências associadas). Eram crianças de 7 a 9 anos, mas com idade cognitiva de 3 a 4 anos. Nesse período, ela nos conta que teve medo e achava que estava fazendo as coisas erradas. Mas foi na prática e na troca com outros professores que ganhou confiança na preparação das aulas.

Segundo ela, todo professor ou professora tem um momento que faz ele acreditar no educador que se tornou. Com ela foi com sua segunda turma, um grupo de 20 alunos adultos que ela deveria alfabetizar em 4 meses, onde teve que enfrentar diversos desafios e questões individuais de cada estudante: deficiências, transtornos, esquizofrenias. Um momento desafiador e marcante na sua trajetória como professora.

Humanização do ensino

Em geral, a professora Stella nos mostra a importância da humanização no ensino e na vida. A empatia, a inovação e um olhar atento ao outro é fundamental para um processo de ensino rico. A troca durante o processo de aprendizagem é um fator único na hora de impactar vidas. Ela nos contou alguns exemplos de como está atenta a isso e aplica no seu cotidiano na sala de aula:

  • Uma vez uma aluna levou duas cobras de cerca de 30 cm para aula. Ela estava se formando em biologia e outra aluna tinha pavor de cobra. Imagina a correria na sala.
  • Um dia os alunos “penduraram” a conta no bar para ir para sua aula e no final voltaram para o bar. Ela conta que essa galera estava “super empenhada e a aula foi boa demais. Me senti super respeitada, deixaram o bar para assistir minha aula em uma véspera de feriado, às 20h de uma noite fria e chuvosa”.
  • Ela também conta sobre as aulas de legislação educacional para uma turma de educação física, às quartas-feiras, às 20h. Algo que pode parecer normal, mas não é se você tem que “partilhar a aula com os jogos do brasileirão”.

Como podemos ver, estar atento à diversidade dos estudantes é fundamental para o aprendizado. Aqui na Gran Faculdade, você aprende do seu jeito e a professora Stella nos mostra a importância disso. Cada pessoa é única e é preciso aliar a realidade de cada um com a educação. A soma desses fatores é um aproveitamento melhor do conteúdo e sonhos realizados.

A importância e os desafios da educação

A professora acredita que um dos principais desafios da educação hoje é a desvalorização do docente. Muitos acreditam no papel da escola, mas quando algo não dá certo o professor é sempre o culpado. É preciso lembrar que a instituição escolar se faz de muitos agentes: família, governo, alunos e muitos outros.

Apesar disso, Stella sabe que a sala de aula é um dos seus lugares favoritos no mundo. Mesmo cansada, triste ou preocupada, é na partilha do conhecimento que ela vê o tamanho do potencial do professor na hora de impactar vidas. Para ela, o afeto é importante:

Gosto de abraços quentinhos, de olhar nos olhos, de escutar os alunos, de conversar sobre aspirações, desejos. E sentar na sala dos professores, conversar com meus pares, faço até café para eles.

Por fim, se você quer seguir na carreira da Pedagogia, a professora destaca a importância de aproveitar o estágio supervisionado e a troca com outros professores:

Aproveite mais o estágio supervisionado, converse com outros professores atuantes, faça mais trabalho voluntário, dialogue com crianças, jovens adultos e idosos, visite museus, escute mais música, faça um diário com ideias e sugestões de aulas. Assista a séries, filmes, novelas, leia crônicas, biografias, romances. Ative a sua capacidade criativa.

E também deixa algumas dicas:

  • Livro: O perigo de uma história única de Chimamanda Ngozi Adichie. Aborda que a outras verdades e precisamos estar atentos e fortes.
  • Documentário: AmarElo – precisamos Plantar e regar para poder colher.
  • Instagram – Museu da Pessoa – exercitar se colocar no lugar do outro
  • Filme: Nilse, o coração da loucura – Pensar e lutar por caminhos outros.

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Por
4 min. de leitura