A carreira profissional não é algo necessariamente linear. Ao longo de suas trajetórias, trabalhadores se deparam com diversas situações, transitando por diferentes tipos de trabalho enquanto buscam a satisfação profissional. Nesse processo, é fundamental entender as questões trabalhistas e ficar de olho no cumprimento dos seus direitos.
Isso porque, no Brasil, as relações laborais podem existir de muitas formas. E com as eventuais mudanças e atualizações nas leis trabalhistas, é perfeitamente comum que você não conheça algumas dessas variedades de trabalho ou que busque mais informações sobre elas.
Pensando nisso, neste texto, vamos mostrar a necessidade de entender as variedades de trabalho, explicar cada uma delas e, claro, daremos dicas para que você saiba qual é o melhor cenário para você. Veja!
O que são tipos de trabalho?
Tipos de trabalho são modalidades diferentes de trabalho, como o da carteira assinada, estágio, PJ, autônomo, entre outros.
Em todas as profissões, há essa variedade de modelos de contratação que envolve o meio que será utilizado para formalizar a relação de empregador e empregado. Assim, cada tipo de trabalho tem o seu próprio contrato com as suas características.
A seguir, você entenderá melhor como funciona cada modelo de trabalho.
Quais são os tipos de trabalho?
Os tipos de trabalho, no Brasil, estão diretamente ligados aos movimentos do mercado e às particularidades das relações empregatícias. Alguns formatos são construídos em torno da busca por estabilidade e pela garantia de direitos, enquanto outros são mais abrangentes, dando espaço de negociação entre as partes. Conheça cada um, a seguir!
Formal ou CLT
Geralmente é assim: pensou em emprego, pensou em CLT. O ato de assinar a carteira de trabalho é muito comemorado por jovens que estão ingressando no mercado ou mesmo por profissionais que buscam estabilidade. E isso é totalmente compreensível, afinal, a CLT formaliza um vínculo empregatício legal e bem regulado.
No modelo clássico de trabalho assalariado, o profissional atua, em média, por 40 horas semanais, tendo direito a um salário mensal. Caso as horas combinadas sejam ultrapassadas, o celetista deve receber um bônus no banco de horas ou uma remuneração extra.
O pagamento de hora extra é uma das garantias da CLT, que também estabelece direitos, como:
- licença-maternidade;
- férias remuneradas;
- seguro-desemprego;
- aviso prévio;
- descanso semanal remunerado;
- 13º salário;
- entre outros.
Nesse modelo, as contribuições obrigatórias, como o pagamento ao INSS e imposto de renda, são descontadas diretamente do pagamento. Por isso, há uma diferença entre o salário bruto e o valor que, de fato, chega na conta do trabalhador.
Autônomo
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30 milhões de brasileiros atuam profissionalmente como autônomos.
Esses profissionais se caracterizam por não possuírem vínculo empregatício, sendo responsáveis por precificar os próprios serviços e gerenciar o negócio. É uma opção que “abre mão” de certos direitos em detrimento de maior liberdade e flexibilidade.
Ainda de acordo com o IBGE, aproximadamente 65,8% dos trabalhadores autônomos atuam na informalidade. Isso significa que eles não seguem a legislação trabalhista e excluem do processo as garantias da formalidade e, até mesmo, o pagamento de tributos.
Os tipos de trabalho informal variam, podendo contemplar profissionais, como feirantes, motoristas de aplicativo, vendedores de porta em porta, etc. Porém, não é preciso ficar na informalidade para seguir carreira como autônomo.
Pessoa jurídica (PJ)
Abrir um CNPJ é um passo importante para explorar os diferentes tipos de trabalho autônomo. A pessoa jurídica representa um negócio inscrito no Cadastro Nacional e, portanto, regularizado perante as regulações trabalhistas.
Assim, o profissional autônomo pode abrir a sua própria empresa e prestar serviços por conta própria, sendo responsável pelos seus direitos e deveres.
Profissional Liberal
Outro tipo de trabalho formal, no Brasil, é o profissional liberal. Aqui, o trabalhador exerce uma função que requer nível de formação técnico ou superior. Essa categoria é, geralmente, regulada por algum conselho.
Na área de Direito, por exemplo, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) fiscaliza o exercício da advocacia e defende a ética e os direitos da classe.
O modelo de contratação pode variar. Existem profissionais liberais que aderem ao regime CLT, atuando diretamente em uma empresa. Outros, optam por maior liberdade e trabalham de forma autônoma, tornando-se responsáveis por recolher, diretamente, os próprios tributos.
Temporário
Esse é um tipo de trabalho que se caracteriza pela prestação de serviços sem necessidade de vínculo empregatício ou recorrência. São trabalhos pontuais que, geralmente, respondem a demandas de empresas que precisam substituir colaboradores em férias ou aumentar a capilaridade da equipe durante um período de maior atividade.
Embora não seja visto como ideal, em longo prazo, o trabalho temporário pode servir como porta de entrada para um cargo fixo no futuro.
Estágio
O estágio é uma das etapas mais importantes na formação de um novo profissional. É um cargo oferecido a estudantes, tendo como objetivo aproximá-los das atividades práticas da sua profissão e ambientá-los no mercado de trabalho.
Tal modelo pode ser remunerado ou não, mas deve seguir as regras estabelecidas pela Lei do Estágio, que incluem um limite de 6 horas de trabalho diário e a possibilidade de sair mais cedo em períodos de provas.
Qual é o melhor tipo de trabalho?
Se você chegou até aqui, conheceu os diferentes tipos de trabalho, no Brasil, e entendeu um pouco mais sobre seus prós e contras. Agora, pode ser que esteja refletindo sobre a melhor opção entre todas as apresentadas. E a resposta é: depende!
Sim, seu momento profissional e seu contexto pessoal precisam ser considerados antes de compreender qual é a melhor opção para você.
O que podemos dizer é que em todos os casos a preparação nunca é demais. Sem dúvidas, uma pessoa com nível de formação superior vai sair na frente das demais, independentemente do tipo de trabalho. Portanto, considere se profissionalizar com os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Gran Faculdade.
A plataforma conta com diversos módulos que podem ser acessados de forma completamente remota, no seu tempo. É uma oportunidade e tanto para colocar a sua carreira em um novo patamar.
Compreendendo como funcionam os variados tipos de trabalho, você tem mais recursos para tomar decisões acertadas na sua carreira. Lembre-se da necessidade de conhecer seus direitos e deveres, independentemente da modalidade em que você atua.
Agora que você conhece os tipos de trabalho que existem, que tal continuar se informando? Continue acompanhando o nosso blog e conheça os modelos de contratos de trabalhos mais comuns no Brasil!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa