Briefing: o que é e para que serve? Confira!

Saiba tudo sobre Briefing e como ela é fundamental para o início de uma série de projetos em carreiras que envolvem comunicação e criatividade!

Por
2 min. de leitura

Você sabe o que é Briefing? Basicamente ele é um documento onde constam as principais informações sobre um projeto, geralmente de Comunicação, Design e Marketing, mas também pode ser usado por outras áreas. O intuito é fornecer o essencial de dados sobre um projeto para contextualizar as partes interessadas e envolvidas.

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!

Acompanhe o artigo para saber mis ou navegue pelo índice:

O que é briefing?

O briefing é um resumo de um projeto a ser desenvolvido em determinado setor. Muito utilizado em áreas criativas e de comunicação, hoje esse tipo de ferramenta é muito comum também em setores da tecnologia, gestão e jurídicas.

O objetivo do documento é reunir o essencial sobre prazos, datas, entregas, tarefas, metas e objetivos sobre alguma novidade na intituição. Segundo Neil Patel, um dos principais profissionais de Marketing do mundo, o briefing pode ser entendido como:

um conjunto de ações e estratégias que são passadas para um grupo de pessoas para que certo problema possa ser resolvido.

O que significa briefing?

Em tradução livre, “Briefing” vem do inglês e significa “Instruções, Resumo”.

Qual é o objetivo do briefing?

O principal objetivo do Briefing é resumir e instruir as pessoas envolvidas em um projeto sobre o mesmo. Ou seja, quando uma nova atividade será desenvolvida ou lançada por um grupo ou setor, o briefing serve para que todos possam se situar sobre essa novidade ou demanda de maneira uniforme.

É muito comum que ele seja utilizado em projetos onde será desenvolvida uma identidade visual de uma marca ou também na hora de passar informações para a imprensa sobre um novo produto, por exemplo.

Quais as características do briefing?

As principais características do Briefing são:

  • Clareza;
  • Objetividade;
  • Foco no que realmente importa;
  • Linguagem simples;
  • Organização do documento;
  • Legibilidade.

Quais são os tipos de briefing?

O briefing em si busca resumir um projeto e ele pode aparecer em diferentes formatos. Veja:

  • Campanhas de marketing;
  • Notas para a imprensa;
  • Criações visuais;
  • Desenvolvimento de notícias;
  • Elaboração de materiais gratuitos;
  • Protótipos de projetos de tecnologia e muito mais!

Onde aplicar o briefing?

O briefing pode ser aplicado em:

  • Divulgação de produtos ou serviços;
  • Lançamentos de novos programas sociais;
  • Início de um novo projeto (design, tecnologia, gestão…);
  • Desenvolvimento de projetos sociais;
  • Informativos e comunicações internas;
  • Anúncio de promoções e campanhas, entre outros.

Como fazer um briefing?

Confira alguns detalhes sobre como fazer um briefing:

Quais tópicos o briefing deve contemplar?

Os principais tópicos que um briefing deve contemplar são:

  • Descrição do projeto;
  • Contextualização sobre o projeto;
  • Datas importantes;
  • Atividades planejadas;
  • Resultados esperados;
  • Pessoas envolvidas;
  • Orçamento;
  • e outras informações que forem relevantes de acordo com o setor.

Quais são os erros comuns ao fazer um briefing?

Os principais erros ao fazer um briefing são:

  • Falta de informação;
  • Informações erradas;
  • Divulgação de informações que não deveriam ser divulgadas.

Qual é o profissional responsável por desenvolver o briefing com o cliente?

Depende da instituição e da área onde o briefing está sendo desenvolvido. É comum que o profissional responsável por desenvolver o Briefing possa ser alguém envolvido no projeto desde o início, como acontece no caso de serviços criativos. Já na comunicação, geralmente é um assessor designado para isso, com formação específica para esse elaboração desse tipo de documento.

Porque o briefing é importante?

Como podemos observar, o briefing é importante para garantir que as pessoas estejam alinhadas em um primeiro contato sobre um projeto. A ideia é que tudo se desenvolva de forma mais específica, conforme a função e cargo de cada um.

Todavia, o papel do documento é justamente garantir que todos se entendam, independente das suas atividades individuais. Ou seja, além de informar, ele também busca integrar equipes e melhorar o diálogo entre diferentes setores.

Por fim, é notável também o papel do briefing na melhora operacional. Com esse tipo de documento em mãos, fica mais fácil saber o que priorizar na hora de desenvolver as tarefas, o que torna a operação mais eficiente e ágil.

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.

Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.

Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Por
2 min. de leitura