Melhores cursos de faculdade: quais são e como escolher?

Confira a lista dos melhores cursos de faculdade e saiba como escolher o seu!

Deixe seu like:

Avatar


24/11/2023 | 16:16Atualizado há 94 dias

Fazer uma faculdade é uma forma de aprofundar conhecimento em uma área e poder desenvolver mais sua carreira nela, por isso, confira uma lista dos melhores cursos de faculdade em diferentes nichos e entenda como escolher o que mais se encaixa no seu perfil!

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Como escolher o melhor curso de faculdade?

Quando falamos sobre melhores cursos de faculdade, é preciso, antes de mais nada, entender quais critérios fazem de um curso o melhor para você: preço, duração, empregabilidade, remuneração média, nível de dificuldade, área de interesse, etc.

Ou seja, para escolher o melhor curso de faculdade para você, é fundamental entender primeiro quais são as suas expectativas e objetivos pessoais e profissionais para sua carreira.

Algumas perguntas podem te ajudar a decidir o que é negociável ou não para você:

  • Qual atividade profissional eu me vejo fazendo e me traz sensação de autorrealização?
  • Em quanto tempo eu quero me formar ou pelo menos estar estagiando na minha área profissional?
  • Qual o tempo da minha rotina disponível para uma faculdade?
  • Com quais matérias no ensino fundamental e médio eu tinha mais habilidade e poderia trabalhar com isso?
  • Quero ser educador(a)? Gestor(a)? Empreender? Ser aprovado(a) em concurso público?
  • O que é mais importante para mim: altos salários, estabilidade, carga de trabalho flexível, poder usar a criatividade, viver meu propósito de vida também no trabalho… aqui, não quer dizer que uma coisa exclua a outra, mas ordene suas prioridades e o que você abriria mão ou não dentro da sua escolha;
  • Eu prefiro… trabalhar sozinho ou em equipe? Em casa ou fora? Em uma empresa única ou como consultor(a) em várias? Em horário comercial ou conforme demanda?

Não tem certo e errado nesse processo. Com essas respostas, de você para você mesmo, é possível assumir o controle da sua própria escolha. Caso tenha dificuldade, é possível também buscar psicoterapia com foco em aconselhamento de carreira e/ou autoconhecimento.

Além disso, tendo mais certezas sobre seus objetivos, é mais fácil encarar os desafios ao longo do caminho, incluir metas de onde quer chegar e quais os passos necessários para alcançar os resultados esperados.

Pontos importantes sobre ensino superior para escolher melhores cursos de faculdade

Além de se aprofundar no seu autoconhecimento, é importante também entender como funciona faculdade e alguns termos importantes, como:

Tipos de cursos

  • Tecnólogo: curso superior de rápida formação (2 a 3 anos, em média) voltado para uma alta demanda da sociedade por profissionais qualificados, especialmente em áreas de tecnologia e gestão. Por isso, costumam ter alta empregabilidade;
  • Bacharelado: formações generalistas em carreiras específicas, que podem ter duração de 4 a 6 anos e fornecem uma base teórica e prática mais consolidada; Assim, apresentam boas remunerações e oportunidades profissionais, além de serem excelentes opções para quem deseja uma carreira específica em determinada área;
  • Licenciatura: cursos com uma média de 4 anos que formam educadores, então, além do conhecimento específico na área de atuação, possuem também o foco em metodologias de ensino/aprendizagem e carreira em docência. Ou seja, são ideais para quem quer dar aula.

Não existe um tipo de curso melhor ou pior que o outro, cada um possui suas vantagens e desvantagens. E, como já vimos, os melhores cursos de faculdade dependem do que você deseja para sua carreira.

Qual o melhor curso para arrumar emprego rápido?

O melhor curso para arrumar emprego rápido é o tecnólogo, que possui rápida formação de nível superior e alta demanda no mercado de trabalho. Dessa forma, podem ser boas opções cursos como:

  1. Logística 
  2. Marketing
  3. Recursos Humanos (RH)
  4. Processos Gerenciais 
  5. Análise e Desenvolvimento de Sistemas 
  6. Gestão da TI 
  7. Ciência de Dados 
  8. Serviços Previdenciários 
  9. Segurança da Informação 
  10. Gestão Financeira

Mas ao longo do texto vamos conferir outras opções de lista de cursos da faculdade para você escolher a melhor alternativa para sua carreira. 

Tipos de instituição de ensino superior

Basicamente, são 4 tipos de instituições de ensino superior no Brasil:

  • Faculdade;
  • Centro Universitário;
  • Universidade;
  • Institutos Federais.

Entre as 2.574 instituições de ensino superior do Brasil, 76,9% são faculdades, 13,6% são centros universitários, 7,9% universidades e pouco mais de 1% são Institutos Federais e Cefets. Além disso, elas podem variar de acordo com suas esferas: privadas (particulares) e públicas, municipais, estaduais ou federais.

Mas quais as principais características desses diferentes tipos de instituições? Em síntese, as principais diferenças estão na:

  • Diversidade de cursos oferecidos (áreas específicas ou diversas);
  • Formação do corpo docente;
  • Obrigatoriedade de trabalhar a tríade ensino, pesquisa e extensão;
  • Oferta de pós-graduação;
  • Autonomia para criar e excluir cursos.

Exemplificando melhor:

Faculdade

Faculdade é uma instituição de ensino superior focada em determinada área do conhecimento (saúde ou educação, por exemplo). Podendo oferecer cursos de graduação e pós-graduação, desde que autorizados previamente pelo MEC (não possuem autonomia para criar novos cursos).

Outro requisito importante é que um terço dos professores de uma faculdade devem ter feito ao menos uma pós-graduação lato sensu (ou seja, ter título de especialista).

Centro Universitário

São centros universitários as instituições de ensino superior pluricurriculares, abrangendo uma ou mais áreas do conhecimento, que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar.

Os centros universitários credenciados têm autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior.

Podem trabalhar a tríade ensino, pesquisa e extensão de forma opcional, bem como ofertar cursos de pós-graduação.

Universidade

Universidades são instituições de ensino superior pluricurriculares (mais de uma área do conhecimento), que obrigatoriamente oferecem atividades de ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com o Ministério da Educação, precisam contar com:

  • Produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural quanto regional e nacional;
  • Um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado; e
  • Um terço do corpo docente em regime de tempo integral.

Institutos Federais

Instituições públicas especializadas em educação profissional e tecnológica (EPT), além de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação stricto sensu. De forma específica, um pouco diferente do que vemos nas universidades e centros universitários, atuam sob a tríade educação, ciência e tecnologia.

Modalidades de ensino

Por fim, entre os principais tópicos a se considerar, podemos listar as diferentes modalidades de ensino. Ou seja, o formato em que você vai estudar, podendo ser:

  • Presencial: aulas presenciais, em que é preciso se deslocar até a instituição de ensino de acordo com o cronograma de aulas;
  • Semipresencial: mescla aulas presenciais e onlines de acordo com as necessidades do curso;
  • EAD (online): na educação à distância (EAD), as aulas são onlines, podendo ser gravadas ou ao vivo, dependendo da instituição de ensino.

Para escolher a melhor modalidade para você, avalie: seu tempo, disponibilidade, logística e perfil de aprendizagem. Os melhores cursos de faculdade são aqueles que as pessoas conseguem se formar!

Então, escolha aquilo que você realmente deseja, na modalidade que você conseguirá concluir.

Como escolher entre tantas opções de cursos superiores?

Uma boa forma de reduzir as opções possíveis é fazer um teste vocacional que te direcione para uma área do conhecimento mais específica.
Dessa forma, com base nos seus interesses é possível identificar cursos que seriam boas opções e escolher entre menos opções na lista de melhores cursos de faculdade.

Mas atenção, cuidado com o teste vocacional que resulta em cursos específicos. Isso pode acabar limitando demais seu foco e acabar tirando de você a possibilidade de escolher o curso que, de fato, você quer para sua carreira.

O teste vocacional gratuito da Gran Faculdade foi elaborado em parceria com a psicóloga Juliana Gebrim, como forma de entender qual o lado do seu cérebro mais dominante e com qual área do conhecimento você teria mais afinidade:

Cursos mais procurados

Agora que você já tem uma noção de como escolher entre os melhores cursos superiores, pode começar a ver opções e conferir os cursos mais procurados atualmente pode ser uma ideia.

De acordo com o último censo da educação superior no Brasil (2022/ano-base 2021), os cursos mais procurados (incluindo todas as modalidades, instituições e tipos de curso) são:

Lista de todos os cursos de faculdade

Se a lista dos cursos mais procurados já foi longa, imagina como seria a lista de todos os cursos de faculdade? Atualmente, há mais de 22 mil opções de cursos superiores (mesmo que alguns tenham apenas nomes diferentes para um mesmo curso, é muita coisa!).

Por isso, seria inviável listar todos os cursos de faculdade neste post. No entanto, a seguir, confira uma lista dos melhores cursos de faculdade dividida em algumas categorias mais relevantes.

Lista dos melhores cursos de faculdade

Confira a lista dos melhores cursos de faculdade divididos por categorias de: empregabilidade, remuneração, tempo de formação, maiores cursos (mais vagas em instituições de ensino) e das áreas em alta no mercado atualmente.

Assim, você escolhe qual o item mais importante para sua carreira no momento e escolhe de uma forma mais assertiva!

1 – Lista dos melhores cursos de faculdade (empregabilidade)

  1. Medicina
  2. Ciências Contábeis
  3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  4. Pedagogia
  5. Sistemas de Informação
  6. Ciência da Computação
  7. Direito
  8. Logística
  9. Administração
  10. Marketing

2 – Lista dos melhores cursos de faculdade (remuneração)

  1. Engenharias, especialmente Civil, Química e de Computação
  2. Medicina
  3. Tecnologia da Informação
  4. Farmácia
  5. Administração
  6. Ciências Contábeis
  7. Marketing/Vendas
  8. Logística
  9. Gestão Financeira
  10. Desenvolvimento de Sistemas

Vale destacar que as melhores remunerações acontecem para cargos de gestão ou cargos públicos.

Então, além de desenvolver sua carreira com os conhecimentos técnicos para a área, lembre-se de aprimorar habilidades como liderança, administração e relacionamentos interpessoais.

E, caso queira uma carreira no serviço público, incluir os estudos preparatórios para concurso público. Aproveite a promoção do Gran para desconto em dobro. Assim, você faz sua graduação e seus estudos para concursos economizando sem abrir mão da qualidade no ensino.

3 – Lista dos melhores cursos de faculdade (tempo de formação curto)

Se para você é importante se formar o quanto antes para ir se aprimorando já com uma formação superior, o curso tecnólogo é a melhor opção para você. Então, confira os melhores cursos de faculdade com curta duração e boas oportunidades:

  1. Logística (2 anos)
  2. Marketing (2 anos)
  3. Recursos Humanos (2 anos)
  4. Gestão Pública (2 anos)
  5. Gestão Ambiental (tecnólogo 2 anos, bacharelado: 4)
  6. Processos Gerenciais (2 anos)
  7. Segurança Pública (2 anos)
  8. Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2,5 anos)
  9. Gestão da Tecnologia da Informação (2,5 anos)
  10. Ciência de Dados (2,5 anos)

4 – Lista dos melhores cursos de faculdade (maiores cursos no país)

  1. Pedagogia
  2. Engenharia civil
  3. Medicina
  4. Educação Física
  5. Sistemas de Informação
  6. Psicologia
  7. Contabilidade
  8. Enfermagem
  9. Administração
  10. Direito

5 – Melhores cursos de faculdade para o futuro

Como vimos, há diversas possibilidades de elencar bons cursos de graduação, mas conferir os melhores cursos de faculdade para o futuro pode ser uma boa opção para desenvolver sua carreira. 

Algumas áreas estão constantemente sendo demandadas pelo mercado e não perdem sua relevância e outras têm se destacado e se tornado essenciais, com boas oportunidades profissionais. 

Por isso, confira a lista dos melhores cursos de faculdade para o futuro nas áreas de Tecnologia, Saúde, Gestão, Educação e Jurídica:

Tecnologia

Saúde

A área da Saúde é uma das áreas mais fundamentais e, por isso, constantemente, preciso de novos profissionais qualificados. Por isso, são sempre boas opções de cursos as formações em:

  • Medicina
  • Enfermagem
  • Psicologia
  • Nutrição
  • Fisioterapia
  • Odontologia

Gestão

Educação

  • Pedagogia
  • Psicopedagogia (mesclando saúde e educação)
  • Tecnólogo em Processos Escolares
  • Licenciaturas em áreas de formação específicas (Letras, Matemática, Biologia, Química, etc.)

Jurídica

  • Direito
  • Criminologia
  • Tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais
  • Tecnólogo em Segurança Pública
  • Defesa Cibernética

Melhores cursos de faculdade você encontra no Gran

Gostou de entender mais sobre os melhores cursos superiores? Então, vai gostar mais ainda de saber que você pode fazer sua graduação online com qualidade, sem abrir mão de mensalidades que cabem no seu bolso! 

O Gran possui os melhores cursos de faculdade EAD ou presencial (Campus Curitiba) para quem quer transformar sua carreira. Aproveite a promoção da Black Friday e conquiste seu diploma em um de nossos cursos!  

Confira a seguir as opções dos melhores cursos de faculdade EAD, clique e faça sua matrícula com descontos hoje mesmo:

A Gran Faculdade é uma instituição de ensino superior reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), que preza pela excelência no ensino sem abrir mão de mensalidades acessíveis.

Por isso, nossos estudantes aproveitam vantagens como:

  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Deixe seu like:

Avatar


Produtora de Conteúdos da Gran Faculdade