Todo negócio precisa de uma boa estratégia de marketing para conseguir atrair novos clientes, expandir as vendas e manter os antigos consumidores fiéis. Cada etapa de uma campanha é de responsabilidade de alguém e cabe ao gerente de marketing liderar a equipe.
Um time de marketing é formado por diversas pessoas: social media, redatores, designers, videomakers e analistas de dados, mas este profissional é quem une e comanda todas as atividades para o trabalho ser coeso e ter um começo, meio e fim.
Se você pensa em seguir nessa área e tem um gosto pela liderança, venha conhecer um pouco mais sobre essa profissão!
O que faz um gerente de marketing?
O gerente de marketing lidera o departamento de marketing. Ele é responsável por garantir que todos os membros do time estejam alinhados e desenvolve as campanhas que serão feitas por meio de pesquisas e análises.
Também fica encarregado de coletar esse material para embasar as estratégias e de analisar os resultados que cada campanha teve para a empresa. Alguns analistas de marketing podem ajudar no processo, mas ele é essencial no trabalho e deve dar o olhar final.
Por último, ele acaba sendo uma espécie de fortalecedor do time. Gerir uma equipe envolve entender como seus liderados estão emocionalmente, como está o ambiente de trabalho e o que pode melhorar.
Como é o mercado de trabalho para gerente de marketing?
O mercado de trabalho para um gerente de marketing é bem amplo, já que ele é necessário em qualquer empresa com um time dessa frente.
Ele é um profissional da área, portanto, também pode trabalhar com mais foco em determinados nichos. Por exemplo, é possível ser gerente de marketing e formado em design gráfico, o que o deixa mais apto a olhar para os designers do time.
Isso significa que o mercado é bem aquecido e este profissional é bem recrutado, sendo preciso estar sempre atualizado e investir na própria educação, seja em pós-graduações ou em cursos extras, para ter mais chances.
Onde um gerente de marketing pode atuar?
Um gerente de marketing pode trabalhar em literalmente qualquer empresa, negócio ou instituição com uma equipe de marketing. Ou seja, ele está presente em empresas de pequeno, médio e grande porte e em todos os segmentos de atuação.
Portanto, é possível atuar em organizações de diversos setores ou naquelas focadas em comunicação, como agências de marketing e publicidade. Além disso, também há espaço para ele trabalhar em ONGs e indústrias.
Com o entendimento de que o marketing é muito importante para qualquer lugar, a oferta de empregos para essa área aumentou, o que também levou a uma maior demanda de gerentes para cuidar das equipes.
Qual o salário de gerente de marketing?
Segundo o VAGAS.COM, o salário de gerente de marketing no Brasil é de R$ 7.135,00. No entanto, esse número pode variar de acordo com a cidade ou estado em que você está trabalhando.
Além disso, também é importante considerar o tamanho da empresa, o segmento e o tamanho da equipe, porque esses são fatores que influenciam no valor. A questão de ser PJ ou CLT é outro ponto que mexe bastante na remuneração.
Como se tornar um gerente de marketing?
Antes de qualquer coisa, um gerente de marketing é um profissional de marketing, portanto ele precisa ter um diploma em algum curso de ensino superior relacionado à Comunicação. Os mais comuns são:
- Jornalismo;
- Relações Públicas;
- Marketing;
- Administração;
- Publicidade e Propaganda.
Investir em cursos livres de áreas mais específicas do marketing também é um movimento muito importante para você alcançar cargos mais elevados. Além da graduação, é fundamental investir em uma pós-graduação para se aprofundar na área e estudar sobre gestão e liderança.
Se você está procurando por uma boa Graduação em EAD, conheça os mais de 20 cursos que o Gran Faculdade oferece! Eles são feitos para caber no seu bolso e contam com toda uma estrutura necessária para dar suporte aos alunos, como materiais em PDF, fórum de dúvidas e monitorias.
Ficou interessado? Acesse nosso site, conheça nossos cursos e comece a estudar já!
Participe da conversa