Conheça Miguel Carvalho, coordenador dos cursos de graduação na área de TI da Gran Faculdade

A Gran Faculdade chegou para inovar no mercado de educação e tecnologia. Para ajudar nisso, contamos com os melhores: hoje vamos conhecer o Miguel Carvalho, coordenador dos cursos da área de TI.

Por
4 min. de leitura

A área de TI é uma das que mais estão crescendo e a Gran Faculdade não poderia ficar de fora. Somos uma empresa que já nasceu no meio digital e está sempre preocupada com inovação e tecnologia. Por isso, reunimos os melhores profissionais da área.

Pensando nisso, contamos com professores que vão unir o que há de mais inovador e fundamental no mercado. Tudo para que você possa construir uma carreira sólida e realizar o sonho de fazer uma faculdade.

Uma dessas figuras é o professor Miguel Carvalho, coordenador dos cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Tecnologia da Informação (TI). Conversamos com ele e vamos apresentar um pouco sobre a sua trajetória!

Navegue pelo indice:

Quem é Miguel Carvalho, coordenador dos cursos de graduação na área de TI da Gran Faculdade?

Miguel é filho de professores e estudou a vida toda com bolsa de estudos em escolas particulares na baixada fluminense, no Rio de Janeiro. Desde jovem ele aprendeu o valor da educação e o papel transformador dela na vida das pessoas.

O professor fez ensino médio-técnico na área de informática. Na graduação, escolheu fazer Ciência da Computação porque gostava de ensinar, mas também de inventar coisas. Tinha o sonho de ser cientista e o gosto pela educação era tão grande que também se formou em Matemática e em Direito, fora as pós-graduações na área de informática e tecnologia.

Entretanto, foi no curso de Ciência da Computação que construiu sua carreira. Foi durante a faculdade que participou de projetos de pesquisa e extensão, foi monitor de disciplinas e aprendeu com os docentes. Sempre esteve envolvido em projetos de inovação, tecnologia e acessibilidade.

Ele nos conta que com os professores que teve, aprendeu a pensar fora da caixa e resolver problemas, habilidades fundamentais para qualquer profissão. O apoio da família e sua fé foram fundamentais para que pudesse construir sua trajetória profissional:

Difícil? Foi muito e é muito, mas todas as dificuldades são superadas e servem de aprendizagem, permitindo que hoje eu seja uma pessoa melhor e mais humana! Pensei em desistir? Várias vezes, principalmente quando demorava quase 4 horas somente para chegar de ônibus lotado na faculdade!

Carreira e docência

Miguel se apresenta como um professor por vocação: filho de professores, viu em casa o valor do conhecimento e o empenho dos pais em mudar vidas. Foi durante o curso técnico, quando foi monitor, que esse sonho se confirmou.

Tive certeza da minha vocação no curso técnico em informática, no qual era monitor de programação. Na faculdade continuei sendo monitor atuando em disciplinas, aprendendo muito com os grandes professores: Ageu, Marcos Borges, Maria Luiza, Collier, Fábio, Vanessa e muitos outros. Enquanto fazia Ciência da Computação, não perdia uma oportunidade de ministrar aulas, rodei o Rio de Janeiro dando aulas e palestras em escolas, igrejas, empresas e até em garagens. Tinha certeza de que queria ser professor e busquei esse sonho.

Na sua primeira oportunidade como professor, Miguel foi palestrar para estudantes deu uma faculdade ainda antes de se formar. Seu pai tinha um amigo que era uma espécie de “prefeito” no campus de uma faculdade que acreditou em Miguel e ele começou ali a sua experiência docente:

Nessa minha primeira experiência com um novo público preparei 200 slides sobre programação para falar durante 2 horas, fiquei tão nervoso que terminei tudo em 20 minutos. Fico imaginando os alunos! Assistiram um curta metragem!

Segundo ele, tudo faz parte do aprendizado, inclusive os tropeços. Foi a partir daí que ele percebeu que, além de ensinar, também é importante aprender. Ele então focou em desenvolver habilidades que dessem mais confiança na hora de ensinar: participou de projetos, desenvolvendo soluções, programando e voluntariando. Todo esse esforço rendeu frutos:

Um dia, no mestrado, enquanto eu ministrava um curso de nivelamento, agora, mas preparado, conheci a diretora de uma faculdade que gostou muito da minha aula. Ela me recomendou no processo seletivo, me permitindo ter a minha carteira assinada como professor do ensino superior com apenas 25 anos. Sendo um grande passo na minha jornada de professor.

A educação é transformadora

Quando perguntado sobre o que mais gosta na educação, Miguel diz que tudo. Ele é um sonhador e eterno aprendiz. Segundo o professor, a sala de aula é onde se constrói laços de amizades, conhece histórias e vibra com conquistas de cada aluno. O caminho pode não ser simples, mas é recompensador ver o impacto na vida do estudante.

Cada aluno que passou pela minha vida me ensinou muito, são trocas infinitas de conhecimento, são histórias fantásticas, como professor você lida com sonhos, com pessoas que são a melhor criação de Deus.

Na mesma linha, ao falar sobre os desafios, Miguel compara a docência com um jogo: temos uma missão, devemos achar nosso propósito e, muitas das vezes, enfrentar grandes vilões e cenários impossíveis. A educação é um dos principais recursos para poder avançar nesse jogo, por isso é o melhor investimento.

O profissional de TI deve estar sempre ligado com a inovação, cumprindo seu papel de ajudar a sociedade com soluções fantásticas, por isso deve estar sempre estudando e ampliando seus horizontes!

Tecnologia e humanidade

O professor destaca ao longo da sua trajetória a importância de unir tecnologia e pessoas. Precisamos pensar formas de solucionar problemas e usar a tecnologia para isso. Ele preza por uma educação humanizada, atenta ao aluno e as melhores formas de unir tecnologia, inovação e aprendizado. A fé e o afeto são importantes nesse processo. Ele nos conta que a imaginação e a criatividade são importantes na TI:

Quase todos os meus aniversários foram do Batman! Meu pai e minha mãe investiram na minha imaginação! Eu sempre gostei desse herói, pois enquanto os outros tem superpoderes, o único superpoder do Batman é nunca desistir!

Ele acredita e fica feliz no potencial da docência e enxerga seus colegas de profissão como verdadeiros heróis. Mesmo diante das adversidades da educação no Brasil, os professores persistem e transformam a vida dos alunos da melhor maneira possível.

Para Miguel, construir um mundo melhor através da tecnologia e romper barreiras é uma das principais missões de qualquer profissional. Além disso, no seu tempo livre ele gosta de inventar coisas e estimular a criatividade do filho com experimentos diversos. Muitas vezes compartilha em seu canal no youtube: @tecnologiadireitoeinovacao.

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Por
4 min. de leitura