Realidade aumentada: o que é e como funciona? Entenda!

Entenda mais sobre o que é, para que serve e como funciona a realidade aumentada!

Por
7 min. de leitura

Realidade aumentada e realidade virtual são alguns dos termos que têm aparecido mais no meio digital e vale a pena entender mais seus significados e aplicações para utilizar e potencializar seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

A seguir você entende as principais informações sobre o tema, então, vamos lá! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é realidade aumentada?

Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que combina o mundo real com elementos virtuais, criando uma experiência interativa e imersiva em tempo real.

Assim, a RA permite que objetos digitais sejam sobrepostos ao ambiente físico por meio de sensores, câmeras e softwares em aparelhos como celulares smartphones, óculos específicos, tablets ou outros.

Por exemplo, vamos supor que você queira redecorar sua sala e tenha algumas ideias soltas. Antes de comprar tinta, papel de parede, móveis, etc. você vai usar a realidade aumentada para colocar em prática sua ideia de forma virtual. 

Nesse caso, você pode testar como aquele espaço ficará com a cor da parede que você escolheu, se os móveis ficarão funcionais e se o espaço será suficiente. Recalculando a rota antes mesmo de começar. 

Bacana, não é? E esse é apenas um exemplo simples da aplicação da realidade aumentada potencializando tarefas do dia a dia. 

Agora que você entendeu melhor o que é Realidade Aumentada, veja os benefícios e saiba como trabalhar com ela. 

Quais são os benefícios da realidade aumentada?

A imersão e vivência de experiências que mesclam mundo físico e digital podem contribuir com atividades desde as mais cotidianas e pessoais até as mais profissionais e complexas. 

Ou seja, as funcionalidades da realidade aumentada podem trazer diversos benefícios para pessoas e negócios. A seguir, vamos conferir 10 principais benefícios de forma mais aprofundada: 

Senso de pertencimento com a realidade aumentada

Ao sobrepor elementos digitais ao ambiente físico, a RA cria uma sensação de presença e interação que pode cativar os usuários de forma única. Isso é especialmente valioso em áreas como entretenimento e jogos, onde a imersão é essencial para criar experiências envolventes e emocionantes.

Realidade aumentada e a melhoria na aprendizagem

De acordo com pesquisas e estudos educacionais, a aprendizagem visual e prática é mais eficaz do que os métodos tradicionais de ensino. 

Com a realidade aumentada, os educadores podem apresentar conceitos complexos de uma forma mais tangível e visualmente estimulante, o que pode ajudar os alunos a compreender e reter informações de maneira mais eficaz.

Melhorando, assim, seu processo de aprendizagem, retenção do conhecimento e desempenho em avaliações. 

Treinamentos aprimorados com realidade aumentada

Assim como a aprendizagem no ambiente escolar e acadêmico, no meio corporativo a realidade aumentada também pode potencializar e facilitar o desenvolvimento das pessoas. 

Além disso, treinar funcionários em habilidades específicas muitas vezes requer acesso a equipamentos caros ou situações perigosas. A RA oferece uma solução segura e acessível, permitindo que os funcionários pratiquem procedimentos e simulem situações realistas sem correr riscos.

Visualização e customização de produtos

A capacidade de visualizar produtos em um ambiente real antes de comprá-los é uma das vantagens mais convincentes da RA no varejo. Isso não apenas ajuda os consumidores a tomar decisões de compra mais informadas, mas também pode reduzir o número de devoluções, já que os clientes têm uma compreensão mais clara do que estão adquirindo.

Como no exemplo inicial do texto, se você viu um sofá lindo e se apaixonou, mas quando chega em casa, descobre que não cabe na sua sala, isso vai gerar frustração para você e talvez dor de cabeça para fazer a troca do produto. 

Com a realidade aumentada, é possível testar antes mesmo de efetivar a compra e já escolher de forma muito mais assertiva. 

Além disso, vale destacar também que, com a realidade aumentada, os clientes podem visualizar diferentes opções de produtos em tempo real e até mesmo personalizá-los de acordo com suas preferências individuais. 

Isso não só aumenta a satisfação do cliente, mas também pode impulsionar as vendas, já que os consumidores são mais propensos a comprar produtos personalizados de acordo com suas necessidades e gostos pessoais.

Melhoria na assistência médica com realidade aumentada

Na área da Saúde, a RA está sendo usada para uma variedade de aplicações, desde a visualização de imagens médicas em 3D até a orientação durante procedimentos cirúrgicos.

Essas aplicações ajudam os profissionais de saúde a diagnosticar com mais precisão, planejar tratamentos e melhorar os resultados dos pacientes. 

Além de conseguir simular em tempo real e avaliar os ajustes necessários em cada tratamento/situação de forma muito mais personalizada para aquele paciente em questão. 

Manutenção e reparo com realidade aumentada 

A RA pode ser uma ferramenta valiosa para técnicos de manutenção e reparo, fornecendo informações detalhadas sobre equipamentos e procedimentos de reparo diretamente em seus campos de visão. 

Com isso, é possível reduzir o tempo de inatividade, melhorar a eficiência e garantir que os reparos sejam feitos corretamente na primeira vez.

Navegação aprimorada

Aplicativos de navegação baseados em RA têm o potencial de revolucionar a forma como as pessoas se deslocam em ambientes desconhecidos. 

Ao sobrepor direções e informações úteis ao ambiente físico, esses aplicativos podem tornar a navegação mais intuitiva e menos estressante.

Por exemplo, antes de fazer uma trilha, é possível conferir em qual altitude estará o mar de nuvens ou se será possível ter visibilidade ao chegar ao cume. 

Da mesma forma, que equipes de tráfego aéreo podem consultar condições climáticas e projetar rotas de voo alternativas considerando cenários dos mais diversos. 

Engajamento do cliente

Campanhas de marketing e publicidade baseadas em RA têm o potencial de serem altamente interativas e envolventes. 

Dessa forma, ao oferecer experiências exclusivas e memoráveis, as marcas podem criar conexões emocionais mais profundas com seus clientes e aumentar a conscientização e a lealdade à marca.

Aumento da eficiência

Em muitos setores, a RA automatiza processos e fornece acesso rápido a informações relevantes e embasadas.  

Assim, é possível ter uma maior eficiência operacional, redução de erros e custos mais baixos, tornando-a uma ferramenta valiosa para empresas que buscam melhorar sua produtividade e competitividade.

Acessibilidade e inclusão digital

Apesar das inovações tecnológicas terem limitações devido ao custo de aquisição, elas também podem ser utilizadas como ferramenta de acessibilidade e inclusão digital. Você pode usar a realidade aumentada para se tornar uma pessoa mais inclusiva.

Pessoas com Deficiência auditiva podem, por exemplo, utilizar a realidade aumentada para tradução simultânea de conversas físicas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) de forma virtual.

Já Pessoas com Deficiência visual podem usar aplicativos que leem o ambiente de forma sonora, como com cores, nomes de ônibus, valores das cédulas de dinheiro e outros dados importantes e ainda inacessíveis em braile. 

Ou seja, há muitos benefícios da realidade aumentada e da realidade virtual a serem explorados para melhorar o cotidiano de todas as pessoas. 

Qual é a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada?

Tanto a Realidade Virtual (VR ou RV) quanto a Realidade Aumentada (AR ou RA) são inovações tecnológicas que permitem mesclar o mundo digital com o mundo físico, mas com uma diferença principal: o grau de imersão. 

A realidade aumentada, como vimos, permite usar elementos digitais para um ambiente físico existente. 

Já na realidade virtual, o usuário é completamente transportado para um ambiente digital que pode existir no mundo físico ou ser totalmente criado como um novo ambiente digital.

Por exemplo, com um óculos de realidade virtual, você pode caminhar pelas ruas de Londres ou entrar em um universo paralelo de um jogo de alienígenas. Tudo isso, com uma imersão cognitiva e sensorial. 

Além disso, com os avanços tecnológicos já há ações que mesclam VR e AR para que os elementos digitais e físicos se misturem e garantam uma nova experiência aos usuários. 

Onde é usada a realidade aumentada?

Atualmente, a realidade virtual e aumentada tem ganhado espaço em diversos setores, segmentos e lugares do mundo todo. Podemos destacar o uso da realidade aumentada em nichos como:

  • Entretenimento: jogos e aplicativos cada vez mais interativos e imersivos, como aquele jogo em que você “caça” personagens na sua própria cidade;
  • Educação: aplicativos educacionais e simulações que utilizam a realidade aumentada conseguem tornar a aprendizagem mais efetiva e engajar os estudantes no processo;
  • Saúde: a tecnologia como um todo tem garantido diversos avanços para a área da Saúde e a realidade aumentada contribui diretamente para questões operacionais e práticas como o treinamento de cirurgiões e situações de risco, visualização de dados médicos para permitir melhores decisões específicas de acordo com cada caso, etc.;
  • Varejo: provadores virtuais no ambiente físico e a visualização de produtos em lojas virtuais também é uma forma de como a realidade aumentada tem contribuído para novas formas de comércio;
  • Design: assim como no exemplo inicial do texto (mas de uma forma mais profissional no caso de designer de interiores), com a realidade aumentada é possível fazer prototipagens e visualização de produtos.

Como usar realidade aumentada no celular?

Ter acesso à realidade virtual na palma da mão é uma excelente ideia para ter diversas facilidades para o dia a dia, mas como fazer isso? Primeiro, certifique-se de que seu aparelho é compatível com a realidade aumentada. Seu aparelho deve suportar o que é preciso para usá-la. 

Você pode consultar informações pesquisando sobre o modelo do seu aparelho e a palavra realidade aumentada ou só testando diretamente com um aplicativo de realidade aumentada. 

E este é justamente o segundo passo: baixe um aplicativo de AR na loja de aplicativos do seu celular. Nos aplicativos mais comuns, você deverá apontar a câmera para um marcador ou local específico e poderá interagir com os elementos virtuais que aparecem na tela.

Além do celular, é possível usar a realidade aumentada em óculos, tablets e outros aparelhos adaptados. Avalie qual faz mais sentido para aquilo que você deseja fazer. 

Realidade aumentada como fazer?

Para fazer um software, aplicativo ou sistema de realidade aumentada, o primeiro passo é entender mais sobre programação e desenvolvimento. E um curso na área pode te ajudar nas habilidades e técnicas necessárias. 

Depois disso, é preciso ter conhecimento sobre a área da solução que você quer fazer ou montar uma equipe multidisciplinar para um resultado mais assertivo. 

Cursos para trabalhar com realidade aumentada e realidade virtual

Atualmente, já há cursos livres sobre realidade aumentada e realidade virtual para quem quer aprender mais sobre o tema, independentemente do nível prévio de conhecimento. 

Mas se você quer trabalhar na área, vale a pena investir em cursos superiores para destacar seu currículo e ter acesso a melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

Essa é uma área em expansão com boas remunerações e benefícios (especialmente para quem busca trabalho remoto e vagas globais). Confira algumas dicas de graduação e pós-graduação para começar a desenvolver sua carreira:

A graduação é o primeiro passo para se profissionalizar na área, alguns dos melhores cursos são os de:

Se você já possui uma graduação e está migrando para uma carreira em tecnologia, pode valer a pena buscar uma especialização em cursos como:

Assim, você destaca seu currículo de forma rápida e prática, se atualizando ao mercado de trabalho para a área pública ou privada.

Aproveite as vantagens da Gran Faculdade!

A Gran Faculdade nasceu para mudar vidas por meio da educação e da tecnologia, por isso, aqui você encontra:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Aproveite as vantagens e valores da Gran Faculdade e venha se qualificar para trabalhar com realidade aumentada.


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Por
7 min. de leitura