Profissional de TI: o que faz, salário e como se tornar um?

Entenda tudo que precisa para se tornar um(a) profissional de TI de sucesso!

Por
9 min. de leitura

Sabemos que a área de Tecnologia da Informação (TI) está em alta no mercado de trabalho e permanece sendo uma das principais carreiras do futuro. Por isso, vamos te ajudar a entender como se tornar um(a) profissional de TI e se destacar na área! 

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Saiba como e quando começar na Carreira em TI!

De acordo com dados do governo federal, a área de tecnologia gera em média 150 mil empregos anualmente no Brasil, com remuneração 2,9 vezes maior que a média de outros setores. A previsão é que o mercado de tecnologia crie 797 mil vagas até 2025, o que impulsiona a busca por capacitação nesse campo.

Como podemos ver, a demanda por profissionais em áreas como Tecnologia é crescente. Por isso, preparamos o Guia da Carreira em TI, onde você fica por dentro das principais informações sobre o mercado, principais carreiras e como começar!

Inscreva-se no formulário abaixo para receber gratuitamente o seu Guia da Carreira em TI:

O que é um profissional de TI?

TI é a sigla para Tecnologia da Informação e, um profissional de TI é justamente quem trabalha nessa área, lidando com tecnologias relacionadas à computação, informática, sistemas e tendências tecnológicas. 

Essa atuação profissional visa garantir um funcionamento eficaz, eficiente e assertivo para as organizações tanto em sistemas e processos, quanto em softwares e hardwares. 

Até 2025, estima-se que o déficit de vagas para profissionais de TI chegue a 800 mil. Ou seja, há muita demanda, mas pouca mão de obra qualificada e as formações de nível superior costumam ser mais rápidas (cerca de 2,5 anos) justamente para atender essa demanda.

Por isso, a seguir, entenda melhor sobre as diversas áreas de atuação para um(a) profissional de TI, especialmente aquelas que não costumam ser muito divulgadas.

O que faz um profissional de TI?

Existem diversas possibilidades de carreiras em TI e as atividades realizadas variam de acordo com a área de atuação, mas, basicamente, entre as funções mais comuns estão:

  • Desenvolvimento de softwares, aplicativos, programas e sistemas;
  • Configuração e gerenciamento de redes de computadores;
  • Suporte técnico para usuários;
  • Segurança da informação e proteção contra ameaças cibernéticas;
  • Análise de dados;
  • Criação, manutenção e gestão de processos tecnológicos;
  • Automatizações;
  • Suporte para digitalização de produtos, serviços, documentos, etc. 

As possibilidades são diversas. Para ilustrar melhor, confira uma lista com mais de 50 áreas profissionais de TI. 

Áreas profissionais de TI: opções para você escolher

Sim, em vários conteúdos aqui do blog reforçamos que há uma grande variedade de áreas profissionais de TI, mas para ilustrar melhor as possibilidades para sua carreira, confira uma lista com mais de 30 opções: 

Análise e Desenvolvimento de Software

Entre as principais portas de entrada da área de Tecnologia, a formação nessa área é abrangente e inclui conhecimentos essenciais para diversas outras áreas. Incluindo questões e conhecimentos como programação, design e implementação de sistemas, aplicativos e websites. 

Confira algumas possibilidades diferenciadas nessa área:

  • Automação de Testes de Software: ferramentas e processos para automatizar testes de software, visando melhorar a eficiência e qualidade dos produtos desenvolvidos.
  • Desenvolvimento de Interfaces Cérebro-Computador (BCI): projetar e desenvolver sistemas que permitam a comunicação entre o cérebro humano e dispositivos computacionais, possibilitando aplicações em medicina, jogos, controle de dispositivos e muito mais;
  • Jogos: para quem quer atuar na criação de jogos eletrônicos, essa área envolve desde o design e  gráficos, até a programação, testagem, prototipagem, etc.
  • Sistemas de Pagamento Eletrônico: sistemas seguros e eficientes para processamento de transações financeiras eletrônicas, incluindo pagamentos móveis, carteiras digitais e criptomoedas;
  • Sistemas de Reconhecimento Biométrico: características físicas ou comportamentais únicas, como impressões digitais, reconhecimento facial ou padrões de voz, para identificação e autenticação de usuários;
  • Reconhecimento de Emoções: utilizam inteligência artificial para identificar e interpretar emoções humanas a partir de expressões faciais, linguagem corporal ou voz, com aplicações em análise de clientes, saúde mental e interação humano-máquina, com técnicas de processamento de linguagem natural;
  • Biometria Comportamental: analisam padrões de comportamento humano, como padrões de digitação, movimentos de mouse ou padrões de navegação na web, para autenticação e detecção de fraudes;
  • Integração de Sistemas de Saúde: integrar registros eletrônicos, sistemas de imagem, dispositivos médicos e outras fontes de dados clínicos, melhorando a qualidade do atendimento e a coordenação do cuidado;
  • Reconhecimento de Objeto: visão computacional e aprendizado de máquina para identificar e classificar objetos em imagens ou vídeos, com aplicações em vigilância, automação e assistência;
  • Inteligência Artificial (IA): desenvolvimento de soluções de IA como uma possibilidade de carreira diferenciada.

Infraestrutura de Tecnologia

Para o bom funcionamento tecnológico, é essencial a qualificação de profissionais para atuarem com sua infraestrutura, incluindo: redes, servidores, armazenamento de dados, virtualização e administração de sistemas.

Algumas áreas dentro dessa esfera de infraestrutura incluem:

  • Computação em Nuvem: para armazenamento, processamento e entrega de recursos de TI pela internet;
  • Arquitetura de Sistemas: projeto e implementação de arquiteturas de sistemas para garantir a escalabilidade, segurança e eficiência dos sistemas de TI;
  • Design de Experiência do Usuário (UX): foco na criação de interfaces e experiências digitais intuitivas e eficientes para os usuários;
  • Automação de Processos Robóticos (RPA): Implementação de softwares que automatizam tarefas repetitivas e baseadas em regras, geralmente em sistemas corporativos;
  • Design de Sistemas: projeto e implementação de sistemas distribuídos que operam em ambientes de rede distribuídos, como computação em nuvem e redes de sensores.

Segurança da Informação

Área extremamente requisitada e em alta, que visa garantir proteção de dados, detecção e prevenção de ameaças cibernéticas, conformidade regulatória e gestão de riscos. Por exemplo, cargos como:

  • Analista de segurança;
  • Pentester: profissional que executa ataques autorizados à infraestrutura de TI e sistemas testando vulnerabilidades;
  • Diretor(a) de Segurança;
  • Diretor(a) de Proteção de Dados, etc.

Análise e Ciência de Dados

Inclui bancos de dados, data warehouse, big data, análise de dados e gerenciamento de informações. Nessa área, é possível aplicar conhecimentos e análises em tomadas de decisão estratégicas, desenvolvimento de novos produtos/serviços, gestão de negócios e muito mais. 

Dentro desse segmento, há algumas outras áreas específicas como:

  • Mineração de Dados: por meio da utilização de algoritmos e técnicas estatísticas para analisar dados históricos e identificar padrões que possam prever tendências futuras;
  • Gestão de Redes Sociais: com a utilização de técnicas de análise de dados para extrair insights de plataformas de redes sociais e fazer uma melhor gestão das plataformas;
  • Planejamento para Mídias Sociais: Coletar e analisar dados gerados em plataformas de mídias sociais para entender tendências, comportamentos do usuário, sentimentos em relação a marcas e produtos, e realizar análises de mercado;
  • Monitoramento de satélites: analisar dados provenientes de satélites de observação da Terra para monitoramento ambiental, previsão climática, planejamento urbano, agricultura de precisão e outras aplicações;
  • Dados para Saúde Mental: ideal para quem quer aliar tecnologia e saúde mental em prol do bem-estar, esse especialista analisa dados clínicos, comportamentais e sociais relacionados à saúde mental para identificar padrões, prever riscos e desenvolver intervenções personalizadas para grupos específicos e/ou pacientes com transtornos mentais.

Esses são só alguns exemplos dentro de uma das áreas da TI que estão em alta no mercado de trabalho.

Gestão de TI

A Gestão de TI é uma área de base, com conhecimento introdutório das principais áreas da tecnologia e qualificação para coordenação de projetos, alocação de recursos, gestão de pessoas, gerenciamento de cronogramas e garantia de qualidade.

Assim, nessa área se busca atuar na coordenação e entrega de serviços de TI para atender às necessidades dos usuários e garantir a eficiência operacional.

Suporte Técnico

Responsável pela prestação de suporte e assistência aos usuários finais, resolução de problemas e manutenção de sistemas. Ou seja, uma formação de base para diversas questões de TI, que é essencial para todas as empresas, segmentos, portes e nichos. 

Desenvolvimento Web e Mobile

Apesar de estar incluído também em Desenvolvimento de Sistemas, há formações e cargos específicos com foco no desenvolvimento de aplicativos e interfaces para dispositivos móveis e navegadores web. 

Inteligência Artificial e Machine Learning

O aprendizado de máquina e a inteligência artificial têm ganhado cada vez mais espaço, seja para análise de dados, automação de processos, reconhecimento de padrões ou qualquer outra aplicação. 

Consultoria em TI

Consultoria empresarial é uma área com espaço crescente, principalmente na área de TI. A atuação pode acontecer de forma colaborativa com outras áreas para identificar e implementar soluções de TI que atendam às necessidades e objetivos propostos.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Desenvolvimento de aplicativos e experiências imersivas utilizando tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada para diversos contextos e objetivos. 

Assim, são criadas aplicações que combinam o mundo real com elementos virtuais, geralmente utilizando dispositivos como smartphones ou óculos adaptados.

IoT (Internet das Coisas)

Implementação de dispositivos inteligentes conectados à internet para coleta e troca de dados em tempo real.

Blockchain e Criptomoedas

Desenvolvimento e gestão de sistemas baseados em blockchain, bem como implementação de soluções de criptomoedas e contratos inteligentes.

Engenharias de TI

Os cursos de Engenharia de Software e de Computação são formações específicas para quem quer atuar mesclando as habilidades técnicas da Engenharia às tecnologias, sistemas, processos etc. Alguns exemplos mais diferentes dessa área são:

  • Redes e Comunicação: projeto, implementação e manutenção de redes de computadores e sistemas de comunicação, incluindo protocolos de rede e tecnologias de transmissão;
  • Qualidade de Software (QA): estratégias e processos para garantir a qualidade e confiabilidade de software;
  • Dados Geoespaciais: para quem se interessa por dados geográficos e espaciais, incluindo sistemas de informação geográfica (GIS) e análise de dados geoespaciais;
  • Sistemas Críticos: software e hardware para aplicações críticas, como controle de tráfego aéreo e sistemas médicos;
  • Sistemas de Controle de Tráfego: para projetar e manter sistemas que gerenciam e controlam o tráfego em rodovias, ferrovias, sistemas de transporte público e aéreo;
  • Energia Renovável: aplicar tecnologias de informação para otimizar a geração, distribuição e consumo de energia proveniente de fontes renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica;
  • Defesa Cibernética: sistemas e estratégias para proteger infraestruturas críticas, redes militares e governamentais contra ataques cibernéticos;
  • De Sistemas: projeto e integração de sistemas complexos, abordando requisitos técnicos, operacionais e de negócios;
  • Embarcado: desenvolvimento de software incorporado em dispositivos eletrônicos, como sistemas embarcados em carros, eletrodomésticos e dispositivos médicos; 
  • Agricultura Digital: soluções tecnológicas para otimizar a produção agrícola, utilizando sensores, drones, análise de dados e automação para monitorar e gerenciar cultivos, recursos hídricos e condições ambientais;
  • Cidades Inteligentes: infraestruturas tecnológicas para tornar as cidades mais eficientes, sustentáveis e conectadas, integrando sistemas de transporte, energia, segurança, gestão de resíduos e serviços públicos;
  • Veículos Autônomos: sistemas de percepção, tomada de decisão e controle para veículos autônomos, incluindo carros, drones e robôs móveis, visando melhorar a segurança e eficiência do transporte. Além de diversas outras possibilidades profissionais de TI e engenharia.

Bioinformática

Aplicação de métodos computacionais para análise de dados biológicos, como sequenciamento genético e modelagem molecular.

Gestão de Riscos e Conformidade

Avaliação e mitigação de riscos de segurança da informação, conformidade com regulamentações e normas técnicas.

Tecnologia Educacional (EdTech)

Desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas para apoiar o ensino e a aprendizagem, como plataformas de e-learning e aplicativos educacionais.

Gestão de Conteúdo Digital

Desenvolvimento e manutenção de sistemas de gerenciamento de conteúdo para websites, blogs e portais online.

Gestão de Identidade e Acesso

Implementação de políticas e procedimentos para gerenciar e proteger o acesso a recursos de TI, incluindo autenticação, autorização e auditoria.

Arquitetura de Sistemas de Gestão de Transportes

Projetar e integrar sistemas de informação para gerenciar operações de transporte público, logística e gestão de frotas, incluindo monitoramento em tempo real e planejamento de rotas.

Análise de Riscos em Tecnologia

Avaliar e gerenciar os riscos relacionados à segurança da informação, conformidade regulatória, continuidade de negócios e privacidade de dados em ambientes organizacionais, identificando vulnerabilidades e recomendando medidas para mitigação.

Sistemas de Recomendação

Criar algoritmos e sistemas que analisam o comportamento do usuário e o conteúdo disponível para fornecer recomendações personalizadas em áreas como comércio eletrônico, streaming de mídia e redes sociais, por exemplo.

Especialista em Análise de Recursos Naturais

Nessa frente, é possível usar os conhecimentos tecnológicos para analisar dados geoespaciais, ambientais e socioeconômicos e monitorar recursos naturais, como florestas, água e minerais. Essa área é multidisciplinar e é voltada para apoiar a gestão sustentável desses recursos.

E muitas outras. Ou seja, tem opção para diversos perfis profissionais em TI! 

O que um profissional de TI precisa saber?

Um profissional de TI precisa ter um amplo conhecimento em áreas como programação, redes de computadores, sistemas operacionais, segurança da informação, bancos de dados e análise de dados. Além disso, habilidades em resolução de problemas, comunicação eficaz e trabalho em equipe são fundamentais.

Quais as áreas de TI em alta?

Mas com tantas opções, fica difícil escolher uma área de formação, não é? Uma dica é conferir entre as áreas de TI em alta para avaliar qual faz mais sentido para seu perfil e objetivos profissionais: 

  1. Segurança da Informação e Cibersegurança;
  2. Análise de Dados;
  3. Desenvolvimento de sistemas e aplicativos;
  4. Inteligência Artificial e Machine Learning;
  5. Realidade Virtual;
  6. Experiência do Usuário;
  7. Internet das Coisas (IoT).

Quanto ganha um profissional de TI?

Esse é um dos principais atrativos, já que o salário de um profissional de TI pode ter valores iniciais de R$5 mil dependendo do cargo, formação profissional e instituição contratante. Em pouco tempo, a remuneração pode aumentar significativamente e há cargos com valores mensais acima de R$30 mil. 

Além de benefícios como flexibilidade, trabalho remoto, benefícios financeiros e vantagens diversas. Isso porque, essa área encontra um grande déficit de profissionais qualificados para vagas abertas e precisa preencher esse espaço. 

Como se tornar um profissional de TI?

Para se tornar um profissional de TI, é recomendado buscar um curso de qualificação como uma formação acadêmica na área, por exemplo a graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação ou áreas relacionadas. 

Além disso, é importante desenvolver habilidades técnicas e comportamentais (comunicação, negociação, empatia, oratória, etc.). 

Por isso, escolha a área em que quer atuar e faça um plano de carreira para identificar quais as etapas necessárias, objetivos e habilidades a serem alcançados/desenvolvidos.

Onde um profissional de TI pode trabalhar?

Dessa forma, toda empresa ou instituição hoje precisa de profissionais contratados ou que prestem serviço de TI para alguma demanda. Por isso, um(a) profissional de TI pode trabalhar em:

  • Empresas de tecnologia e de outros segmentos (financeiras, de saúde, de varejo, etc.);
  • Instituições da esfera pública;
  • Consultorias de TI;
  • Startups e empresas de inovação;
  • Docência em TI e muito mais. 

Cursos para profissionais de TI

Fundamentais para adquirir habilidades técnicas e comportamentais, os cursos para profissionais de TI possuem perfis diferentes de acordo com o objetivo de cada pessoa. 

É possível encontrar duas principais opções:

  • Cursos livres e técnicos: de programação, linguagens (Java, Python, JavaScript, etc.), ferramentas e técnicas, como a metodologia ágil, que são essenciais para o dia a dia na profissão de TI;
  • Cursos superiores de graduação e pós-graduação: para uma qualificação mais robusta e completa, que ajudam tanto na técnica, quanto no desenvolvimento de pensamento analítico, senso crítico e visão holística do seu papel enquanto profissional de TI.

Além disso, vale a pena investir em cursos de soft skills e de idiomas como o inglês, caso queira uma carreira internacional. 

Confira opções de graduação EAD em TI da Gran Faculdade

Aproveite as vantagens da Gran Faculdade para sua carreira em TI

A Gran Faculdade oferece uma variedade de cursos e programas voltados para profissionais de TI, incluindo graduações, pós-graduações e cursos de extensão. 

Com uma abordagem prática e currículos atualizados, a Gran Faculdade pode ajudá-lo a avançar em sua carreira em TI e alcançar seus objetivos profissionais.

Aqui, você encontra:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Aproveite os valores promocionais, faça sua matrícula e comece a se tornar um profissional de TI hoje mesmo! 

Cupons de desconto Graduação EAD

Confira os descontos abaixo e selecione a opção que melhor se encaixa para você (valores válidos até o preenchimento das vagas disponíveis, os valores para sua matrícula serão os exibidos no site de compra na hora de fazer sua matrícula):

CategoriaValor mensalCupom
Graduação SocialR$ 94,90GRADSOCIALGRAN
Graduação Social MulherR$ 89,90GRADSOCIALGRANMULHER
Graduação Alunos e Ex-alunos GranR$ 94,90GRADALUNOGRAN
Graduação Alunas e Ex-alunas Gran (Mulher)R$ 89,90GRADALUNOGRANMULHER
Novos AlunosR$ 99,90NOVOGRADGRAN
Novas Alunas (Mulher)R$ 97,90NOVOGRADGRANMULHER

Além disso, você pode obter 10% de desconto fazendo o pagamento à vista ou, se não tiver limite do valor semestral no cartão de crédito, se matricular com pagamento recorrente (o valor da mensalidade é descontado a cada mês, sem comprometer o limite).

Garanta sua matrícula com desconto!


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal do app de sua preferência:

TELEGRAM

Por
9 min. de leitura