Olá, alunos! Estamos com mais um artigo para facilitar a sua aprovação e, dessa vez, vamos trabalhar a temática de emergência. Abordarei o atendimento à vítima de choque elétrico dentro dos principais aspectos que são cobrados em provas e trarei algumas questões comentadas para facilitar a análise desse importante tema.
Os choques elétricos ocorrem quando uma determinada corrente elétrica percorre o corpo humano.
Vamos entender alguns conceitos importantes?
Causas do choque
Características do choque
Fatores que interferem na gravidade do choque
Intensidade do choque e efeitos no corpo humano
Sinais e sintomas
Complicações do choque
Atendimento ao paciente vítima de choque elétrico (Ministério da Saúde):
Neste tópico, iremos estudar as recomendações do Ministério da Saúde diante do atendimento de um trauma elétrico na cartilha para atendimento a vítimas de queimaduras (2012), e irei comentar sobre os principais aspectos.
Seguiremos com a tabela da lesão provocada por relâmpago do PHTLS em relação à classificação em mínima, moderada e grave de acordo com os sintomas e o tratamento necessário.
Atendimento ao choque elétrico tipo relâmpago (PHTLS):
Vamos ao treinamento?
1. (FUNIVERSA/2016) elétrico é a passagem da corrente elétrica pelo corpo que serve de caminho para a corrente elétrica em direção a terra. Ele pode causar queimaduras, arritmias e até mesmo a morte. A respeito dos primeiros socorros em caso de choque elétrico, é correto afirmar que se deve
a) interromper a corrente elétrica por meio de um material que não seja condutor antes de socorrer a vítima.
b) observar imediatamente os sinais vitais da vítima.
c) jogar água no local de contato entre a vítima e a corrente elétrica.
d) verificar se a vítima está usando calçado com solado de borracha.
e) puxar o fio condutor da corrente elétrica rapidamente com as mãos para afastá-lo da vítima.
Gabarito: letra A.
Comentário: o foco das questões sobre choque elétrico é sempre retirar o fator causal antes do atendimento da vítima.
Letra B: os sinais vitais serão verificados assim que a vítima estiver livre da eletricidade.
Letra C: observe que jogar água é a pior conduta, pois a água é um condutor, e isso agrava a corrente elétrica.
Letra D: essa informação não é importante no atendimento.
Letra E: se o socorrista puxar o fio elétrico, ele se tornará a próxima vítima.
- (CESPE/2012) Caso não se consiga desligar a chave geral da casa, as vítimas de choque elétrico devem ser afastadas da corrente elétrica com auxílio de material não condutor de eletricidade.
Gabarito: certo.
Comentário: a primeira conduta é desligar a fonte de eletricidade. Na impossibilidade dessa conduta, a segunda opção é retirar a vítima com um objeto isolante.
Sequência do atendimento da vítima de choque:
3. (CESPE/2013) Ainda acerca de primeiros socorros, julgue o item a seguir.
No atendimento a vítima de choque elétrico, o aparelho que o provoca deve ser desligado da tomada ou da chave geral e, caso seja necessário utilizar as mãos para remover a vítima, o socorrista deverá envolvê-las em jornal ou um saco de papel ou em qualquer outro material isolante.
Gabarito: certo.
4. (FCC/TRF 2ª REGIÃO/2012/ADAPTADA) O enfermeiro membro da CIPA, durante orientações sobre a prevenção de acidentes com choque elétrico, esclarece sobre os eventos possíveis na ocorrência deste tipo de acidente. Com base no ACLS/2007 (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia), o enfermeiro orienta que
a) existe a possibilidade de ocorrência de parada respiratória na vítima, secundária à contração tetânica do diafragma e músculos da parede torácica.
b) ocorre aumento da resistência dos tecidos do corpo da vítima ao fluxo da corrente quando a pele desta se encontra molhada.
c) aumenta a periculosidade para a vítima quando o choque elétrico é causado pela corrente contínua, por ser considerada mais perigosa do que a corrente alternada.
d) ocorre passagem da corrente elétrica pelo coração da vítima, quando a via da corrente é em sela (choque em sela).
e) diminui a periculosidade para a vítima quando o choque é horizontal, por não existir nenhum órgão importante no trajeto da corrente elétrica.
Gabarito: letra A.
Comentários: questão bem aprofundada! Vamos comentar as alternativas erradas.
Letra B: com a pele molhada, a resistência diminui, o que aumenta a gravidade da condução elétrica, pois a água é um condutor.
Letra C: é o contrário: a corrente alternada é mais grave que a contínua.
Letra D: observe os tipos de trajeto da corrente elétrica e perceba que a corrente em sela é a letra e. Veja que não passa pelo coração:
Fonte: https://www.junglescoutsgoias.com/choque-eletrico
Letra E: a corrente horizontal sai de uma mão e vai para outra mão. Nesse caso, o trajeto passa pelo coração, que é um órgão vital.
Finalizamos nosso artigo sobre os principais aspectos com relação ao choque elétrico. Seguiremos firmes rumo a sua aprovação nos nossos cursos do Gran Cursos Online. Estamos esperando por você!
Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.
_____________________________________________________________________
Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros