Edital Câmara Macapá AP SAIU! Concurso oferta 74 vagas! VEJA

Edital oferta vagas para nível médio, técnico e superior. Remuneração até R$ 4,5 mil. Confira!

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O edital do concurso Câmara Macapá AP acaba de ser publicado! A Câmara Municipal de Macapá oferta 54 vagas imediatas e 20 vagas para formação de cadastro de reserva.

As oportunidades são para níveis médio, técnico, tecnólogo e superior em diversas especialidades. As remunerações variam entre R$ 2.300,00 até R$ 4.500,00.

Os interessados poderão se inscrever no período de 29 de julho de 2024 a 09 de setembro de 2024, no site da banca organizadora IDIB, no endereço: www.idib.org.br. As taxas custam R$ 110,00 a R$ 140,00.

A prova será aplicada no dia 24 de novembro de 2024. Será o primeiro concurso da casa legislativa.

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Veja abaixo o índice com informações sobre o edital Câmara Macapá AP:

Edital Câmara Macapá AP: situação atual

Histórico do concurso:

  • 29/07/204: edital publicado

Edital Câmara Macapá AP: remuneração e benefícios

As remunerações ofertadas no edital variam entre R$ 2.300,00 a R$ 4.500,00, a depender do cargo. Confira abaixo:

Nível médio

  • Assistente administrativo: R$ 2.300,00
  • Fotógrafo: R$ 3.000,00
  • Técnico de Som: R$ 3.000,00
  • Técnico em Segurança do Trabalho: R$ 3.000,00

Nível superior

  • Designer Gráfico: R$ 3.800,00
  • Técnico em Segurança da Informação: R$ 3.800,00
  • Administrador: R$ 4.500,00
  • Analista de Redes e Infraestrutura: R$ 4.500,00
  • Analista de Suporte: R$ 4.500,00
  • Advogado: R$ 4.500,00
  • Contador: R$ 4.500,00
  • Economista: R$ 4.500,00
  • Intérprete de Libras: R$ 4.500,00
  • Jornalista: R$ 4.500,00

Edital Câmara Macapá AP: inscrições

As inscrições deverão ser efetuadas durante o período das 14h00min de 29 de julho de 2024 às 23h59min de 09 de setembro de 2024, pela internet, através do endereço eletrônico www.idib.org.br.

Taxas de inscrição:

  • Médio/Técnico: R$ 110,00
  • Superior: R$ 140,00

Isenção de taxa

O candidato que deseja solicitar a isenção da taxa deve atender aos seguintes requisitos estabelecidos:

  • Possuir idade igual ou superior a quarenta e cinco anos e estar comprovadamente desempregado(a) há pelo menos um ano na data da inscrição.
  • Comprovar renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio vigente à época da inscrição.
  • Apresentar comprovante de doação de sangue nos últimos seis meses, emitido pela instituição responsável pelo banco de sangue.

Passo a passo:

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá:

  • Acessar o endereço eletrônico www.idib.org.br, durante o período de inscrição;
  • Localizar nesse endereço eletrônico o link correlato ao Concurso Público (Concurso Público para a Câmara Municipal de Macapá);
  • Preencher corretamente a ficha de inscrição, nos moldes previstos neste Edital;
  • Após o integral preenchimento da ficha de inscrição on-line;
  • Imprimir o respectivo boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição na rede bancária (agências e correspondentes bancários).

Edital Câmara Macapá AP: cargos e vagas

De acordo com o edital, serão ofertadas um total de 74 vagas, sendo 54 vagas imediatas e 20 vagas para cadastro de reserva.

Confira a distribuição:

  • Assistente administrativo (29 vagas + 20 CR)
  • Fotógrafo (02 vagas)
  • Técnico de Som (02 vagas)
  • Técnico em Segurança do Trabalho (01 vaga)
  • Designer Gráfico (02 vagas)
  • Técnico em Segurança da Informação (01 vaga)
  • Administrador (02 vagas)
  • Analista de Redes e Infraestrutura (01 vaga)
  • Analista de Suporte (01 vaga)
  • Advogado (04 vagas)
  • Contador (03 vagas)
  • Economista (02 vagas)
  • Intérprete de Libras (02 vagas)
  • Jornalista (02 vagas)

Edital Câmara Macapá AP: carreira

Para investidura no cargo escolhido, o candidato deverá ter e comprovar, na data da posse, as condições especificadas a seguir:

  • ser brasileiro;
  • ter completado no mínimo 18 (dezoito) anos de idade;
  • comprovar quitação ou isenção do serviço militar, se do sexo masculino;
  • estar em gozo dos direitos políticos e quite com as obrigações eleitorais;
  • ser aprovado nas vagas;
  • ser nomeado na ordem de classificação;
  • possuir idoneidade moral;
  • não registrar antecedentes criminais;
  • gozar de plena higidez física e mental, ressalvada, sendo o caso, a limitação referida pelo candidato que se classifique como PCD;
  • apresentar, quando da convocação, os documentos comprobatórios dos requisitos
  • exigidos para o exercício do cargo, bem como outros documentos que se fizerem necessários à época da admissão;
  • cumprir com as determinações deste Edital.

Confira a seguir as atribuições por cargo:

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO: Elaborar e analisar documentos, relatórios, demonstrativos e gráficos; efetuar lançamentos e registros próprios de escritório, inclusive lançamentos contábeis (empenhos, pagamentos, elaboração de balancetes e demonstrativos) e de administração tributária; conferência de dados e documentos; redação e digitação de textos relacionados com administração; atendimento ao público; organização de fichários e arquivos; formalização de processos administrativos, recebimento e conferência, inspeção, armazenamento e distribuição de materiais, à vista de documentação; organização e manutenção de arquivo ou fichário geral ou de unidade administrativa, segundo os princípios e técnicas pertinentes; classificação, numeração e arquivamento, distribuição de documentos e controles de lançamentos tributários; expedição de certidões e alvarás; desempenhar outras atividades que lhes forem conferidas decorrentes do exercício do cargo.

FOTÓGRAFO: Registrar através de fotografias os eventos de interesse de seu órgão de lotação, promover, com a interveniência de seus superiores a revelação de fotografias, zelar pelo patrimônio que lhes for cedida para o exercício de suas atividades, bem como, realizar outras atividades que lhes forem cometidas atinentes ao exercício de suas funções; desempenhar outras atividades que lhes forem conferidas decorrentes do exercício do cargo.

TÉCNICO DE SOM: Compete ao Técnico de Som operar a mesa de áudio durante gravações e transmissões, respondendo por sua qualidade . É ele que é responsável pela nitidez e qualidade do áudio em apresentações e gravações; programar músicas, vinhetas, mensagens, comerciais; cuidar dos microfones e da modulação do áudio; desempenhar outras atividades que lhes forem conferidas decorrentes do exercício do cargo.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO: compete ao Técnico em Segurança do Trabalho: informar o empregador, através de parecer técnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-lo sobre as medidas de eliminação e neutralização; informar os trabalhadores sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de eliminação e neutralização; analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, propondo sua eliminação ou seu controle; executar os procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avaliar os resultados alcançados, adequando-os as estratégias utilizadas de maneira a integrar o processo prevencionista em uma planificação, beneficiando o trabalhador; executar programas de prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho nos ambientes de trabalho com a participação dos trabalhadores, acompanhando e avaliando seus resultados, bem como sugerindo constante atualização dos mesmos e estabelecendo procedimentos a serem seguidos; promover debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos e utilizar outros recursos de ordem didática e pedagógica com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, assuntos técnicos, administrativos e prevencionistas, visando evitar acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho; executar as normas de segurança referentes a projetos de construção, ampliação, reforma, arranjos físicos e de fluxos, com vistas à observância das medidas de segurança e higiene do trabalho, inclusive por terceiros; encaminhar aos setores e áreas competentes normas, regulamentos, documentação, dados estatísticos, resultados de análises e avaliações, materiais de apoio técnico, educacional e outros de divulgação para conhecimento e autodesenvolvimento do trabalhador; indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, recursos audiovisuais e didáticos e outros materiais considerados indispensáveis, de acordo com a legislação vigente, dentro das qualidades e especificações técnicas recomendadas, avaliando seu desempenho; cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando quanto ao tratamento e destinação dos resíduos industriais, incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importância para a vida; orientar as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho previstos na legislação ou constantes em contratos de prestação de serviço; executar as atividades ligadas à segurança e higiene do trabalho utilizando métodos e técnicas científicas, observando dispositivos legais e institucionais que objetivem a eliminação, controle ou redução permanente dos riscos de acidentes do trabalho e a melhoria das condições do ambiente, para preservar a integridade física e mental dos trabalhadores; levantar e estudar os dados estatísticos de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, calcular a frequência e a gravidade destes para ajustes das ações prevencionistas, normas, regulamentos e outros dispositivos de ordem técnica, que permitam a proteção coletiva e individual; articular-se e colaborar com os setores responsáveis pelos recursos humanos, fornecendo-lhes resultados de
levantamentos técnicos de riscos das áreas e atividades para subsidiar a adoção de medidas de prevenção a nível de pessoal; informar os trabalhadores e o empregador sobre as atividades insalubres, perigosas e penosas existentes na empresa, seus riscos específicos, bem como as medidas e alternativas de eliminação ou neutralização dos mesmos; avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico que subsidie o planejamento e a organização do trabalho de forma segura para o trabalhador; articular-se e colaborar com os órgãos e entidades ligados à prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho; participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando o intercâmbio e o aperfeiçoamento profissional; desempenhar outras atividades que lhes forem conferidas decorrentes do exercício do cargo.

DESIGNER GRÁFICO: Compete ao designer gráfico promover a criação de toda parte visual dos materiais de divulgação das ações desenvolvidas pela Câmara; produzir logotipo, imagens, textos, diagramações, animações e infográficos, materializando ideias em material visual e representativo das atividades desenvolvidas pela Câmara; desempenhar outras atividades que lhes forem conferidas decorrentes do exercício do cargo.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Compete ao Técnico em Segurança da
Informação a responsabilização pela política de segurança dos dados da Instituição, organizar os dados da Instituição, implantar sistemas capazes de garantir a segurança e o sigilo dos dados pessoais disponíveis na Instituição, além de ser responsável pela atualização e monitoramento de possíveis falhas no sistema de informação da Instituição, implementar medidas preventivas e monitorar a entrada e saída de dados da rede, impedir ataques virtuais e vazamento de informações sigilosas. Desempenhar outras atividades que lhes forem conferidas decorrentes do exercício do cargo.

ADMINISTRADOR: Pesquisar, estudar, analisar, interpretar, planejar, implantar, coordenar e organizar os serviços técnico administrativos, a utilização de recursos humanos, materiais e financeiros. Propor princípios e normas, colaborar na produtividade, eficiência e eficácia dos serviços da unidade; desempenhar outras atividades que lhes forem conferidas decorrentes do exercício do cargo.

ANALISTA DE REDES E INFRAESTRUTURA: Compete ao Analista de Redes e Infraestrutura gerenciar e manter a infraestrutura da tecnologia da informação da Câmara Municipal de Macapá, especialmente nas redes de computadores; prestar assessoramento aos diversos órgãos integrantes da estrutura organizacional da Câmara; acompanhar permanentemente o funcionamento do sistema de informação; monitorar os sistemas internos da Câmara, notadamente, a internet; planejamento, implementação, suporte e otimização de sistemas e redes de computadores, desempenhar outras atividades que lhes forem conferidas decorrentes do exercício do cargo.

ANALISTA DE SUPORTE: É responsável por prestar suporte técnico no que diz respeito a
hardwares, softwares, máquinas ou equipamentos em contextos de infraestrutura, atendimento aos servidores e desenvolvimento de projetos. Desenvolver e implantar sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administrar ambiente informatizado, prestando suporte técnico, treinamento e elaboração de documentação técnica. Estabelecer padrões, coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados e pesquisar tecnologias em informática; conceder e alterar permissões de bancos de dados, bem como, realizar testes de sistemas, desempenhar outras atividades que lhes forem conferidas decorrentes do exercício do cargo.

ADVOGADO: Compete contribuir com o processo legislativo e com a elaboração de normas jurídicas, no âmbito da Câmara Municipal de Macapá; a representação jurídica, judicial e extrajudicial, o assessoramento e a consultoria jurídica da Câmara, em especial: propor ao Presidente da Câmara a anulação de qualquer ato havido como ilegal ou inconstitucional, exercer o controle documental da legislação da Câmara, exercer as funções de consultoria e de assessoramento jurídico de coordenação e supervisão técnico-jurídica do Poder Legislativo na aplicação e controle das normas jurídicas, emitir parecer normativo ou não, para fixar a interpretação administrativa na execução de leis ou de atos do Poder |legislativo e fazer a exegese das Constituições Federal, Estadual e da Lei orgânica Municipal, exercer atividades referentes à apuração de irregularidades funcionais e de responsabilidades, exercer outras atividades privativas do Advogado; desempenhar outras atividades que lhes forem conferidas decorrentes do exercício do cargo.

CONTADOR: Registrar atos e fatos contábeis; controlar o ativo e o Passivo; gerenciar custos; preparar obrigações acessórias, tais como, declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes e administrar o registro dos livros nos órgãos apropriados; elaborar demonstrações contábeis; prestar consultoria e informações gerenciais; realizar auditoria interna; atender solicitações de órgãos fiscalizadores e realizar perícia; desempenhar outras atividades que lhes forem conferidas decorrentes do exercício do cargo.

ECONOMISTA: Desenvolve atividades inerentes a sua formação profissional nas áreas
econômicas, financeiras, auditorias e outras, atuando na execução, orientação, coordenação e controle dos trabalhos a executar de acordo com a função; desempenhar outras atividades que lhes forem conferidas decorrentes do exercício do cargo.


INTÉRPRETE DE LIBRAS: compete ao Intérprete de Libras traduzir e interpretar artigos, livros, textos diversos de um idioma para o outro, bem como traduzir e interpretar palavras,
conversações, narrativas, palestras, atividades didático-pedagógicas em um outro idioma,
reproduzindo Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa o pensamento e intenção do emissor; desempenhar outras atividades que lhes forem conferidas decorrentes do exercício do cargo.


JORNALISTA: Compete ao Jornalista promover a apuração, investigação e apresentação de informações de interesse da Câmara Municipal de Macapá em forma de notícias, reportagens, artigos ou entrevistas; desempenhar outras atividades que lhes forem conferidas decorrentes do exercício do cargo.

Edital Câmara Macapá AP: conheça as etapas do concurso

Conheça as etapas do Concurso Macapá AP, abaixo:

Prova objetiva do Concurso Câmara Macapá AP

As provas serão aplicadas em 29 de novembro de 2024, e os locais realização da prova, serão divulgados no endereço eletrônico www.idib.org.br.

Confira os horários previstos:

  • Nível médio e Técnico: período da manhã, das 08h às 15.
  • Nível superior: período da tarde, das 15h às 19h.

Disciplinas

  • Língua portuguesa (10 questões)
  • Raciocínio lógico Matemático (04 questões)
  • História e geografia do Amapá (06 questões)
  • Noções de direito administrativo (05 questões)
  • Noções de direito constitucional (05 questões)
  • Conhecimentos específicos do cargo (30 questões)

Estrutura da prova

A prova objetiva terá duração de 04 horas, exceto para o cargo de advogado que terá duração de 05 horas. As avaliações serão compostas por 60 questões, com pesos 1,0 e 2,0.

As questões serão do tipo múltipla escolha, com quatro alternativas (A à D) e uma única alternativa com a resposta correta.

Prova discursiva

A prova de redação consistirá na elaboração de texto dissertativo – argumentativo com, no mínimo, 15 (quinze linhas), e no máximo, 25 (vinte e cinco) linhas, ambos sem contar o título, com base em tema formulado pela Banca Examinadora.

Confira os critérios detalhados para correção aqui.

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Resumo do Edital Câmara Macapá AP

Edital Câmara Macapá AP Câmara Municipal de Macapá
Situação atualedital publicado
Banca organizadoraIDIB
CargosDiversos
Escolaridadeníveis médio, técnico, tecnólogo e superior
CarreirasDiversas
LotaçãoMacapá – AP
Número de vagas54 vagas + 20 CR
RemuneraçãoR$ 2.300,00 até R$ 4.500,00
Inscriçõesde 29/07/2024 a 09/09/2024
Taxa de inscriçãode R$ 110,00 a R$140,00
Data da prova objetiva24/11/2024
Clique aqui para ver o edital Câmara Municipal de Macapá 2024

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