O concurso Colégio Naval oferta vagas de nível fundamental para ingresso no Colégio Naval, uma instituição militar de nível médio que prepara os jovens, visando ao ingresso no Corpo de Aspirantes da Escola Naval (instituição de ensino superior da Marinha do Brasil).
O concurso Colégio Naval acontece anualmente, o edital deste ano já foi publicado e oferta 155 vagas, sendo 143 vagas para homens e 12 vagas para mulheres! Saiba mais sobre o edital Colégio Naval 2025 clicando AQUI!
O ciclo escolar do concurso Colégio Naval é conduzido em regime de internato e tem a duração de 3 anos letivos. A bolsa auxílio a ser ofertada é de R$ 1.398,30 durante o curso de formação.
Navegue pela matéria utilizando o menu abaixo para saber todos os detalhes sobre o concurso Colégio Naval:
- Sobre a Escola Militar
- Remuneração e Benefícios
- Cargos e Vagas
- Carreira
- Formas de Ingresso
- Etapas de Avaliação
- Sobre o Curso de Formação
Destaques: |
Concurso Colégio Naval: análise do edital
Concurso Colégio Naval: sobre a Escola Militar
O Colégio Naval surgiu com o objetivo de dar aos jovens que se proponham à profissão do mar, um estabelecimento onde recebam instrução, educação moral e física apropriadas a seus futuros destinos.
Localizado na Av. Marquês de Leão – Centro, Angra dos Reis – RJ, o Colégio Naval é uma instituição militar de nível médio que prepara os jovens, visando o ingresso no Corpo de Aspirantes da Escola Naval (instituição de ensino superior da Marinha do Brasil), onde são formados Oficiais.
O intuito do Colégio Naval é incutir o gosto pelo mar e pelas coisas marinheiras em seus alunos, além de proporcionar uma sólida formação intelectual, moral e militar-naval.
Concurso Colégio Naval: remuneração e benefícios
Os alunos do Colégio Naval recebem uma remuneração mensal de R$1.398,30 (já com adicionais), curso totalmente gratuito, alojamento, alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar e alimentação.
Além disso, os aprovados no concurso Colégio Naval farão jus aos seguintes benefícios:
- Alimentação;
- Uniforme;
- Assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
Concurso Colégio Naval: cargos e vagas
O concurso Colégio Naval oferta vagas para ingresso no Colégio Naval. O concurso público é para ambos os sexos e exige nível fundamental. Durante o curso de formação, os alunos serão lotados em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Concurso Colégio Naval: carreira
O Colégio Naval é a porta de entrada para aqueles que pretendem ser Oficiais da Marinha do Brasil. O aluno do Colégio Naval é considerado Praça Especial.
Concurso Colégio Naval: formas de ingresso
O concurso para o Colégio Naval ocorre anualmente. Os interessados ingressam no Colégio Naval mediante concurso público.
Requisitos para ingresso
Para ingressar no Colégio Naval é necessário ser brasileiro (a) nato (a); ter 15 anos completos e menos de 18 anos; ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental; e atender aos limites de idade, referenciados a 30 de junho do ano correspondente ao início do respectivo curso de formação militar.
Concurso Colégio Naval: etapas de avaliação
O concurso público para ingresso no Colégio Naval é composto por duas etapas:
Seleção Inicial (SI) composta de:
a) Prova objetiva de Matemática (20 questões) e Inglês (20 questões).
b) Prova objetiva de Português (20 questões), Estudos Sociais (12 questões) , Ciências (18 questões) e Redação.
Eventos Complementares eliminatórios constituídos de:
a) Inspeção de Saúde (IS);
b) Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) – Natação e Corrida;
c) Avaliação Psicológica (AP);
d) Verificação de Documentos (VD); e
e) Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).
Período de Adaptação (eliminatório)
Seleção Inicial
As provas objetivas costumam ser aplicadas em dois dias:
- Primeiro dia: prova objetiva de Matemática (20 questões) e Inglês (20 questões)
- Segundo dia: prova objetiva de Português (20 questões), Estudos Sociais (12 questões) , Ciências (18 questões) e Redação
Eventos Complementares
A segunda etapa do concurso público para ingresso no Colégio Naval é composta por cinco fases, são elas:
- Inspeção de Saúde
- Teste Aptidão Física
- Avaliação Psicológica
- Verificação Documental
- Procedimento Heteroidentificação
- Período de Adaptação
Inspeção de Saúde (IS)
A Inspeção de Saúde para ingresso é de competência da Junta Regular de Saúde (JRS).
Essa fase tem caráter eliminatório e consiste na perícia médica para a seleção inicial que visa verificar se os candidatos preenchem os critérios e padrões médicos de aptidão para a Carreira Militar na MB.
Teste de Aptidão Física (TAF-i)
De caráter eliminatório, o TAF consiste em:
- natação: 25 metros de natação, no tempo máximo de 50 segundos;
- corrida: 2.400 metros, no tempo máximo de 16 minutos.
Avaliação Psicológica (AP)
A Avaliação Psicológica avaliará os seguintes aspectos do candidato:
- Intelectivo – destinado à verificação das aptidões gerais e/ou específicas dos candidatos em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: raciocínio verbal, rapidez, aptidão numérica e inteligência; e
- Personalógico – destinado à verificação das características de personalidade e motivacionais do candidato em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: disciplina, aceitação de hierarquia, adaptabilidade, controle emocional e liderança.
O objetivo é avaliar os candidatos mediante o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com a carreira militar.
Verificação de Documentos (VD)
Confira abaixo a lista de documentos a serem apresentados nessa fase:
a) Certidão de Nascimento do Registro Civil;
b) Certificado ou Declaração de Conclusão do Curso de Ensino Fundamental, esta última acompanhada do respectivo Histórico-Escolar. Os candidatos que estejam em fase de conclusão do Curso de Ensino Fundamental deverão apresentar a declaração constante no anexo III, sendo que neste caso o Certificado/Declaração de conclusão e respectivo Histórico Escolar deverão ser apresentados no período de adaptação até a data de matrícula no curso;
c) Autorização do responsável legal para o candidato matricular-se no Colégio Naval;
d) Documento que prove ser o signatário da autorização, acima mencionada, responsável pelo candidato, quando não se tratar de um dos pais;
e) Carteira de Identidade do responsável, com fotografia na qual possa ser reconhecido;
f) Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); e
g) Documento oficial de identificação, original, com assinatura e fotografia na qual possa ser reconhecido, na forma definida no subitem 4.3 do Edital de abertura.
Procedimento de Heteroidentificação (PH)
Consiste na realização de identificação fenotípica, por terceiros, da condição autodeclarada do candidato em Concurso Público da MB, e contemplam os critérios estabelecidos na Portaria nº 38/GM-MD, de 25 de junho de 2018 e as alterações constantes na Portaria nº 74/GM-MD, de 23 de agosto de 2019.
Período de Adaptação
O Período de Adaptação é uma etapa não curricular do curso, durante a qual os candidatos se concentram no CN; são incorporados à Força; e, a fim de que possam verificar, na prática, sua adaptação e seu interesse pela carreira, recebem instruções iniciais sobre a doutrina militar; sobre o Curso e são submetidos a atividades compatíveis com a rotina militar.
Concurso Colégio Naval: sobre o curso de formação
O curso de formação não é uma etapa de avaliação, mas sim um estágio final do certame.
Informações básicas
|
Conteúdo Programático do Curso de Formação
O Curso de Preparação de Aspirantes tem duração de três anos. Durante esse tempo, os alunos estudam disciplinas do Ensino Médio, recebem instruções militares e são custeados com uma ajuda de custo, além de receberem diversos benefícios, tais como:
- alojamento
- alimentação
- ajuda para aquisição de uniforme
- assistência médico-hospitalar, entre outros.
O regime é o de internato, tendo os finais de semana livres, quando não estão de serviço.
Etapas Posteriores ao Curso de Formação
Os alunos aprovados no Curso de Preparação de Aspirantes podem ingressar na Escola Naval sem a necessidade de fazer concurso externo.
Já na Escola Naval (ensino superior). No quinto ano na Escola Naval, que compreende Estágio e Viagem de Instrução, torna-se Guarda-Marinha e no retorno ao Brasil passa a ocupar o posto de Segundo-Tenente.
A carreira de Oficiais na Marinha compreende os seguintes postos:
- Segundo-Tenente
- Primeiro-Tenente
- Capitão-Tenente
- Capitão de Corveta
- Capitão de Fragata
- Capitão de Mar e Guerra
- Contra-Almirante
- Vice-Almirante
- Almirante de Esquadra
Os Oficiais de carreira são distribuídos por Corpos; dentro de um mesmo Corpo, por Quadros e, dentro de um mesmo Quadro, pelas respectivas escalas hierárquicas.
Concurso Colégio Naval: editais anteriores
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0*
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se: