O deputado Nilton Sidpol solicitou realização do concurso PC RR em caráter de urgência. Segundo ele, o certame é de extrema importância, tendo em vista que o Estado só realizou um único
concurso público para essa instituição, no ano de 2003, em que foram oferecidas 980 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior, e adentraram a corporação no ano de 2004, quando a população do Estado era de aproximadamente 350 mil habitantes, e o número de homicídios em Roraima era 85, bem como, a população carcerária de 972 reeducandos.
Hoje a realidade do estado é diferente, 16 anos depois, com população de aproximadamente 605 mil habitantes, quase o dobro, conta com o efetivo de menos de 600 policiais, distribuídos entre delegados, agentes de polícia, agentes carcerários, escrivãos e demais cargos da instituição.
Como argumento para realização do concurso PC RR, Nilton afirmou ainda que o efetivo da instituição é insuficiente para combater o aumento da violência no Estado, cujos reflexos vislumbramos ao observamos o mapa da violência em 2018 (disponível em https://forumseguranca.org.br), em contramão ao que ocorria no restante do país, que apresentava uma queda, Roraima foi o estado que mais registrou
mortes violentas intencionais no Brasil, com alta de 54 % em relação ao ano anterior (com 345 mortes em 2018). Com esse índice, o estado passou a ter também a maior taxa de mortos a cada 100 mil no país: 59, 8, a média nacional foi de 27,5 por 100 mil habitantes.
Além disso, o quadro de pessoal da PC RR está defasado. O anexo I da Lei de n.º 055/2001, que dispõe sobre a lei orgânica da Polícia Civil do Estado de Roraima, estabelece um quantitativo
de 1750 (mil setecentos e cinquenta) policias, destes 1000 (mil) vagas para agente de polícia civil, no entanto, atualmente conta com o efetivo de menos de 600 policiais distribuídos entre delegados, agentes de polícia, agentes carcerários, escrivãos e demais cargos da instituição.
Outro ponto de atenção é a questão das aposentadorias. Os policiais que adentraram a corporação em 2004 já estão aposentados, e daqui a 05 (cinco) anos uma média de 70% dos policiais que compõe o quadro da polícia civil atualmente, estarão aposentados.
O Gran Cursos Online está acompanhando toda a movimentação e em breve trará novas informações. Não perca tempo, comece a estudar e garanta sua vaga. As carreiras policiais são muito visadas por conta da boa remuneração, quanto antes iniciar seus estudos, melhor!
Conheça aqui os materiais gratuitos que só o GRAN oferece!
Concurso PC RR: Curso Gratuito Imparável 2020
Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!
Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2020!