Está chegando a tão esperada prova para os cargos de Analista, técnido e Policial legislativo do Concurso Senado Federal. No próximo domingo, 06 de Novembro, você colocará em prática todo o conhecimento absorvido nos últimos meses e, nós do Gran Cursos Online, estamos torcendo pela sua aprovação e estaremos também com você no pós-prova, inscreva-se gratuitamente AQUI!
Nesse momento, qualquer orientação extra e dica é importante, por isso, os nossos professores especialistas elaboraram, de acordo com o conteúdo programático, dicas do que poderá ser objeto decobrança na prova.
Lembre-se, você está a um passo da realização de um sonho e a prova nada mais é do que uma lista de exercícios, que você já fez com os nossos professores.
Confira abaixo todas as dicas e boa prova!
01) Fernando Mesquita – Técnicas de Prova
O grande dia chegou! Agora tudo que você precisa é fazer a prova bem. E o que é fazer a prova bem? Comece lendo toda a prova, bem rapidamente, para saber o que vai cair; nessa primeira passada de olhos, já resolva aquelas questões cuja resposta você tem certeza que sabe; comece pela disciplina de que mais gosta, para usar sua energia naquilo que tem mais chances de te dar vantagem; em seguida, passe para as questões médias, e depois, para as difíceis. Ao preencher o cartão de respostas, faça apenas um risquinho ou bolinha imperceptível para marcar a resposta e, em seguida, conferindo o caderno, faça a marcação de 100% do espaço da resposta. Boa prova!
02) Fernando Moura – Texto
O texto injuntivo ou instrucional apresenta ordens, instruções, orientações. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo ou no infinitivo. Exemplos: receitas culinárias, manuais, bulas. “Tome apenas dois comprimidos por dia”. Um gesto positivo, por favor!
03) Alexandre Hartmann – Língua Inglesa
Vocabulário – analise os sentidos expressos pelas alternativas (+ ou -). Se necessário, deduza da frase textual se a palavra em questão expressa um sentido positivo ou negativo; 2) Pronomes: “it” e “its” referem-se a algo singular, e “they”, “them”, “their”, a um termo plural (nesse caso, tanto pessoas quanto coisas).
04) Josimar Padilha – Raciocínio Lógico-Matemático
A negação da condicional A → B é dada por A ^ ~ B, já as equivalências de A → B são dadas por ~B → ~A e ~A v B. Para um argumento válido, as verdades das premissas devem garantir a verdade da conclusão. Em contagem, formação de filas, matrículas, classificação etc., multiplicaremos as possibilidades, já nas formações de equipes, times e diretorias, além de multiplicar, dividiremos pelo fatorial da quantidade de elementos. A negação de “Todo A é B” será “Algum A não é B”.
05) Gustavo Scatolino – Direito Administrativo
A ADMINISTRAÇÃO CENTRALIZADA OU DIRETA corresponde à atuação direta pelo próprio Estado pela ação de seus órgãos. A criação de órgãos resulta da DESCONCENTRAÇÃO, que é uma distribuição interna de competências dentro da mesma pessoa jurídica. Na desconcentração, tem-se o CONTROLE HIERÁRQUICO, pois os órgãos de menor hierarquia permanecem subordinados aos órgãos que lhes são superiores.
06) Josimar Padilha- Raciocínio Lógico-Matemático
Em probabilidade, se houver uma condição, o universo será a própria condição. Para calcular a área de um quadrado ou de retângulo, basta multiplicar comprimento por largura; quanto ao triângulo, pegue o resultado e divida-o por 2.
07) Claiton Natal – Gramática
O examinador da FGV cobra com frequência questões que envolvem ambiguidade. Existem alguns casos que são mais propícios de ocorrer problemas de duplo sentido. Elenco aqui os principais: 1. Pronome relativo “que” (às vezes, o “que” pode ter mais de um referente); 2. Pronomes possessivos na terceira pessoa (seu, sua); 3. A ausência de vírgula (a falta de uma vírgula pode deixar o texto ambíguo); 4. Emprego de expressões adverbiais (se o referente do termo adverbial mudar, alterará o sentido). Beijo do Gato!
08) Alexandre Hartmann – Língua Inglesa
=Não perca tempo com o texto. Identifique cada comando de questão: 1) Ideia central – “The main purpose of the text is to” – o que fazer? Leia o título do texto e, se necessário, a tese presente na introdução; 2) Ideia secundária (ou complete a frase) – o que fazer? Selecione palavras específicas do comando da questão, escaneie o texto em busca delas e leia a frase textual que as contém. A alternativa correta deverá expressar a informação contida nessa frase textual; 3) Vocabulário – analise os sentidos expressos pelas alternativas (+ ou -). A alternativa correta deverá expressar a informação contida nessa frase textual.
09) Aragonê Fernandes – Direito Constitucional
A imunidade parlamentar dos parlamentares federais, estaduais e distritais têm a mesma extensão, tanto no aspecto formal quanto no material. Para os vereadores, só existe a imunidade material, ainda assim restrita aos limites do município. O foro especial, segundo o STF, se restringe a crimes cometidos durante o mandato e relacionados ao cargo. O Tribunal admite a manutenção do foro em caso de mandato cruzado.
10) Fernando Mesquit- Pós-Prova
Você vai entrar em sala no pré e vai sair no pós-prova. O que você pode fazer para otimizar esse novo momento? 1) Continue estudando. Fácil de falar, mas difícil de fazer. Descanse por 1-2 dias e volte. 2) Avalie sua prova e sua pontuação, pois elas representam o diagnóstico de meses de preparação e você pode aprender com isso. 3) Corrija o rumo. Como poderia ter sido melhor? Faltou revisão? Faltaram questões? Faltou tempo para finalizar o edital? Avalie cada ponto, aja em relação a eles, trabalhe com mais objetividade e dedicação para chegar à nomeação. Bons estudos!
Concurso Senado: Pós-prova
O pós-prova do Senado será neste domingo, 06/11, ao vivo a partir das 08h para o cargo de Analista, técnico e Policial Legislativo e em nosso canal no YouTube e em nosso blog. Não perca!
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: