Alô concurseiro! As provas objetivas do Concurso SME Caruaru PE foram aplicadas neste domingo, 06 de agosto de 2023. Por isso, o Gran está realizando neste momento a correção das questões apenas de Professor I e divulgará o gabarito extraoficial.
A Prefeitura Municipal ofertou 530 vagas imediatas, sendo 238 vagas para Professor I e 292 para Professor II
Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a prova do Concurso SME Caruaru PE
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Gabarito SME Caruaru PE: Gabarito Extraoficial
O gabarito Concurso SME Caruaru PE extraoficial está em elaboração, aguarde para maiores informações!
Gabarito SME Caruaru PE extraoficial: Comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Professor I comentadas por nossos professores especialistas.
Este conteúdo será atualizado conforme o recebimento dos comentários.
Utilizamos a seguinte prova como referência: Clique aqui para acessar!
Navegue pelo índice abaixo de acordo com a disciplina:
Gabarito SME Caruaru PE extraoficial: Conhecimentos Específicos
QUESTÃO NÚMERO 01
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Howard Gardner ficou conhecido por descrever o conceito da Teoria de inteligências múltiplas que consiste em potencializar o desenvolvimento de diversas inteligências existentes . Segundo Gardner, existem, pelo menos, 8 tipos de inteligências e conhecê-las é importante para estimular e desenvolver os educandos para atingir o máximo desempenho de acordo com sua inclinação.
QUESTÃO NÚMERO 02
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Para a aprendizagem, as crianças passam por alguns processos. O desenvolvimento perceptivo está relacionado à função cerebral que envolve os sentidos: tato, paladar, olfato, audição e visão. Estes sentidos são importantes para a percepção do mundo e a partir deles, serem trabalhados, também, outros sentidos.
QUESTÃO NÚMERO 03
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A avaliação formativa é processual e acontece durante o processo. O que inviabiliza a marcação de qualquer outra alternativa.
QUESTÃO NÚMERO: 4
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: O planejamento é um processo de racionalização que subsidia a tomada de decisões.
QUESTÃO NÚMERO 05
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Segundo Paulo Freire, (1996) as práticas pedagógicas dentro da sala de aula devem ser de uma forma política, crítica e democrática e os educadores devem ver o educando como um sujeito social e participativo para intervir no mundo.
QUESTÃO NÚMERO 06
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Para Piaget, adaptação intelectual consiste no equilíbrio progressivo entre um mecanismo assimilador e uma acomodação complementar”, e a ela só acontece quando “resulta num sistema estável , isto é, quando há equilíbrio entre a assimilação e a acomodação”.
QUESTÃO NÚMERO: 7
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: A interdisciplinaridade é interligação de dois ou mais componentes curriculares trabalhando um tema em comum para ampliar a compreensão do estudante.
QUESTÃO NÚMERO 08
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: De acordo com José Carlos Libâneo, as tendências pedagógicas podem ser divididas em dois grandes grupos: Liberais (tradicional, renovada progressista , não diretiva e tecnicista) e progressistas (libertadora, libertária e crítico social dos conteúdos). Enquanto as tendências liberais têm a função de manter o status quo, as progressistas visam questionar a sociedade.
QUESTÃO NÚMERO 09
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: O ensino híbrido, também conhecido como blended lerning é uma tendência do século 21, voltada a à necessidade de atualização de formas de ensinar e aprender. Consiste na mistura entre o ensino presencial com o ensino online. Ganhou bastante força em função da pandemia e precisa estar bem articulado para que seja eficaz. Exige do professor conhecimentos de tecnologia e não pode ser apenas “ligar computador em sala de aula”.
QUESTÃO NÚMERO 10
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: PPP é um referencial teórico da escola e constitui-se de três marcos:
MARCO SITUACIONAL – Análise da realidade – diagnóstico da escola e suas especificidades. Descreve e situa a escola no atual contexto da realidade brasileira, do estado e do município. Explicita e analisa criticamente problemas e necessidades da escola em relação ao ensino e aprendizagem, organização do tempo e espaço, relações de trabalho na escola, índices de evasão e reprovação, organização da hora atividade e organização da prática pedagógica.
MARCO CONCEITUAL – Explicita objetivamente e estabelece relações entre os fundamentos teóricos (concepção de homem, sociedade, educação, escola, conhecimento, avaliação, cidadão, cidadania, cultura, gestão democrática, currículo). Direcionamento dos instrumentos de gestão democrática. Intervenções na prática pedagógica (conteúdos – professor- educando – ensino e aprendizagem – avaliação metodológica da organização do trabalho pedagógico)
MARCO OPERACIONAL – Define linhas de ação e a reorganização do trabalho pedagógico escolar na perspectiva pedagógica administrativa, financeira e político-social: -Redimensionamento da gestão democrática (instâncias colegiadas) – ações relativas à formação continuada, especificidades curriculares, recuperação de conteúdos, avaliação institucional, prática docente e qualificação dos equipamentos pedagógicos.
QUESTÃO NÚMERO: 11
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A Declaração de Salamanca, em 1994, ampliou o entendimento de público-alvo, incluindo a todos, que é a definição de inclusão.
QUESTÃO NÚMERO 12
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: O conceito de Bullying refere-se à intimidação escolar e a toda forma de maus-tratos físicos, verbais ou psicológicos que se produzem entre alunos, de forma repetida, constante e ao longo do tempo.
QUESTÃO NÚMERO 20
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: O AEE é um programa que dispõe de recursos pedagógicos e de acessibilidade para ajudar no processo de aprendizagem de alunos que possuem alguma deficiência.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é voltado para educação especial e tem a função de atender indivíduos que possuem alguma deficiência. Eles precisam estar matriculados em escolas regulares.
O Atendimento Educacional Especializado é para complementar o ensino do educando. A sala de aula também é um recurso complementar que deve ser explorado e vivenciado pelo aluno.
Segundo o Ministério da Educação, a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve constar no projeto pedagógico das escolas de ensino regular, prevendo:
● Sala de recursos multifuncional: espaço físico, mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos;
● Matrícula do aluno no AEE: condicionada à matrícula no ensino regular da própria escola ou de outra escola;
● Plano do AEE: identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas; cronograma de atendimento dos alunos;
● Professor para o exercício da docência do AEE;
● Profissionais da educação: tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, guia-intérprete e outros que atuam no apoio às atividades de alimentação, higiene e locomoção;
● Articulação entre professores do AEE e os do ensino comum;
● Redes de apoio: no âmbito da atuação intersetorial, da formação docente, do acesso a recursos, serviços e equipamentos, entre outros que contribuam para a realização do AEE.
Gabarito SME Caruaru PE extraoficial: Língua Portuguesa
QUESTÃO NÚMERO 21
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: se a catarse é uma libertação (de algo reprimido), a paralisia é a sua antítese. Assim, não estamos diante de uma metáfora, uma metonímia ou um eufemismo.
QUESTÃO NÚMERO 22
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: a sequência do primeiro parágrafo claramente refuta a ideia de que o podcast é o renascimento do rádio. Por isso, não se trata de gradação, de uma generalização ou de uma exemplificação.
QUESTÃO NÚMERO 23
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: o sentido é de valorização, pois o autor considera, efetivamente, que as atividades realizadas enquanto ouve um podcast são um bom programa. Não há, na construção, depreciação, retificação (correção) ou ratificação (confirmação).
QUESTÃO NÚMERO 24
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: o relato está presente em (C), como se pode confirmar pela presença das aspas (e, claro, pelo próprio sentido do que se expressa no trecho). Nos demais casos, há uma apresentação explanatória sobre o que se afirma antes dos dois-pontos.
QUESTÃO NÚMERO 25
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: por definição, a ironia existe quando se diz o contrário do que se quer dar a entender. No caso do texto, a ironia existe pela contrariedade entre o que se defende ao longo do texto e o que o autor diz que irá fazer ao encerrá-lo. É mais ou menos como naquela expressão, “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”.
QUESTÃO NÚMERO 26
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: a forma verbal resultante é o futuro do subjuntivo: dispuser. “se eu doar dinheiro ou me dispuser, eu farei”.
QUESTÃO NÚMERO 27
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: a informação implícita é a de que mais informação do que se pode assimilar pode gerar dispersão, como ilustrado na cena imaginária de alguém parando de escovar os dentes para realizar uma outra atividade (relativas à dinâmica da rede social).
QUESTÃO NÚMERO 28
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: no trecho em análise, o vocábulo “contra” é uma preposição.
QUESTÃO NÚMERO 29
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: “pseudo-” significa, no contexto, “falso”, “enganador”. Esse engano ocorre quando nos enganamos ao crer que há ativismo em simplesmente fazer circular as nossas impressões (narcisistas) sobre o tema, mas sem efeito (ficamos girando em círculo). Por essa razão, o trecho em (D) é o que expressa adequadamente o sentido da palavra.
QUESTÃO NÚMERO 30
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: em (A), o “que” é pronome relativo; em (D), é tipicamente classificado como preposição. Em (C), a subordinada é substantiva subjetiva. Em (B), o “que” introduz uma subordinada substantiva objetiva direta (complemento de “sabendo”).
Gabarito SME Caruaru PE extraoficial: Legislação Educacional e suas atualizações
QUESTÃO NÚMERO 13
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:
I – erradicação do analfabetismo;
II – universalização do atendimento escolar;
III – melhoria da qualidade do ensino;
IV – formação para o trabalho;
V – promoção humanística, científica e tecnológica do País.
VI – estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.
QUESTÃO NÚMERO 14
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei;
QUESTÃO NÚMERO 15
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
QUESTÃO NÚMERO 16
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
QUESTÃO NÚMERO 17
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
QUESTÃO NÚMERO 18
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Fortalecer o monitoramento do acesso e da permanência das crianças na Educação Infantil, em especial dos beneficiários de programas sociais, em colaboração com as familias e órgãos públicos. assegurando 60% (sessenta por cento) de frequência na pré-escola e preservando o direito e opção da família em relação às crianças de até 3 anos de idade:
QUESTÃO NÚMERO 19
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Para garantir os direitos dos/as estudantes, reconhece-se a necessidade de adequações didático-metodológicas que leve em consideração as suas peculiaridades.
QUESTÃO NÚMERO 31
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: A Lei 8069/90 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente que traz em seu artigo 4º: É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
QUESTÃO NÚMERO: 31
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: O enunciado da questão indaga sobre a legislação brasileira que regulamenta o art. 227 da CF/88, que é o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069/90). Portanto, o gabarito é a letra B.
QUESTÃO NÚMERO 32
GABARITO PRELIMINAR: B
Art. 2º Integram o Plano de Cargos, Carreira, Desenvolvimento e Remuneração – PCCDR os profissionais da educação que exercem atividades de apoio técnico-científico, acompanhamento pedagógico e que oferecem suporte pedagógico direto às atividades de docência e às atividades de apoio administrativo.
QUESTÃO NÚMERO 33
GABARITO PRELIMINAR: D
Segundo o Art. 1º da Lei 14.533/2023, PNED significa: Política Nacional de Educação Digital, estruturada a partir da articulação entre programas, projetos e ações de diferentes entes federados, áreas e setores governamentais, a fim de potencializar os padrões e incrementar os resultados das políticas públicas relacionadas ao acesso da população brasileira a recursos, ferramentas e práticas digitais, com prioridade para as populações mais vulneráveis.
QUESTÃO NÚMERO 34
GABARITO PRELIMINAR: C
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13146/15), em seu artigo 3, inciso III – tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
QUESTÃO NÚMERO: 35
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: O Plano Nacional de Educação tem 10 diretrizes, 20 metas e 254 estratégias.
QUESTÃO NÚMERO 36
GABARITO PRELIMINAR: D
A BNCC – Base Nacional Comum Curricular apresenta 10 competências. São elas: 1 Conhecimento, 2 Pensamento científico, crítico e criativo, 3 Repertório cultural, 4 Comunicação, 5 Cultura digital, 6 Trabalho e projeto de vida, 7 Argumentação, 8 Autoconhecimento e autocuidado 9 Empatia e cooperação e 10 Responsabilidade e cidadania.
QUESTÃO NÚMERO 37
GABARITO PRELIMINAR C
Esta questão pode pegar algumas pessoas “de calças curtas” 🙁 O Plano Nacional de Educação de Caruaru, que é decenal, tem vigência de 2015 a 2025, uma vez que a contagem inicia a partir da publicação da Lei 5540/2015 e não do PNE, que tem vigência decenal, iniciando-se em 2014.
QUESTÃO NÚMERO 38
GABARITO PRELIMINAR: A
Segundo a LDB é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade. Questão fácil. Cai bastante em provas a obrigatoriedade da idade escolar para matrícula da criança.
QUESTÃO NÚMERO 39
GABARITO PRELIMINAR: D
Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13146/15) em seu Art. 27. Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
QUESTÃO NÚMERO 40
GABARITO PRELIMINAR: C
Segundo a Constituição e a LDB, as etapas da Educação Básica são as seguintes: Educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental de 9 anos e Ensino Médio.
Gabarito SME Caruaru PE extraoficial: Gabarito preliminar
A consulta individual aos gabaritos preliminares da prova objetiva será disponibilizada no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), banca organizadora, no dia 07 de agosto de 2023!
Gabarito SME Caruaru PE extraoficial: Recursos
O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá do período 08 e 09 de agosto de 2023 para realizar o procedimento. Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva, o candidato deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: www.ibam-concursos.org.br.
Gabarito SME Caruaru PE extraoficial: análise
Fez a prova do Concurso SME Recife PE neste domingo (06/08)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
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Aprovado em 2023: 10 motivos para começar a estudar para concursos agora! – Com os professores Aragonê, Luana e Fernanda
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Resumo do concurso SME Caruaru PE
Concurso SME Caruaru PE | Prefeitura Municipal de Caruaru PE |
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Situação atual | Edital publicado |
Banca organizadora | Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) |
Cargos | Professor I e Professor II |
Escolaridade | Nível superior |
Carreiras | Educação |
Lotação | Caruaru, Pernambuco |
Número de vagas | 530 vagas totais |
Remuneração | R$ 4.155,31 R$ 4.420,55 |
Inscrições | 08 de maio a 22 de junho de 2023 |
Taxa de inscrição | R$ 97,00 |
Data da prova objetiva | 06 de agosto de 2023 |
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