Concurso TCU Auditor: Guia da prova discursiva! Veja

Concurso TCU Auditor: confira dicas dos nossos especialistas que vão te ajudar a obter um bom desempenho na prova discursiva!

Por
Atualizado em
Publicado em
2 min. de leitura

A discursiva do concurso TCU Auditor separa aprovados de quase aprovados. Enquanto 200 questões objetivas testam seu conhecimento, a etapa discursiva exige que você prove domínio técnico no papel: três questões de até 10 linhas cada e uma peça técnica de até 30 linhas.​

A etapa discursiva do concurso do Tribunal de Contas da União avalia seis critérios principais: domínio do conteúdo, estrutura textual, argumentação, coesão, clareza e gramática. A peça técnica cobra conhecimento especializado sobre temas como estrutura do TCU, ESG, controle de legalidade e AFO.​

Neste guia, nossos especialistas trazem dicas que vão de ajudar a construir uma peça técnica que conquiste pontuação máxima da banca!

Navegue no indicie abaixo e saiba todas informações:

Concurso TCU Auditor: Guia da prova discursiva

A prova discursiva será aplicada no dia 22 de fevereiro de 2026, no turno da tarde e terá caráter eliminatório e classificatório. Será composta por 3 questões discursivas e uma peça de natureza técnica.

Confira as dicas dos professores Marcelo Aragão e Vitor Almeida!

Ao analisar o edital, muitos fatores podem contribuir para a definição de uma boa estratégia de preparação. Um ponto muito importante é verificar quais conteúdos foram efetivamente cobrados na prova objetiva, o que permite obter uma noção dos assuntos, dentre os incontáveis arrolados no edital, que são aqueles realmente considerados relevantes pela banca para questões discursivas.

Um critério de priorização válido é comparar os pesos das disciplinas nas provas objetivas, o que poderá dar indícios de quais serão as matérias selecionadas pelo examinador para a prova discursiva. 

Embora as questões discursivas possam versar sobre os temas de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos, alerto que há uma tendência do Cebraspe de priorizar questões discursivas, especialmente a da peça de natureza técnica, para as disciplinas que constam da prova de conhecimentos específicos

É possível afirmar que a fórmula para o sucesso em uma prova discursiva resume-se a três palavrinhas: treinar, treinar e treinar. Uma metodologia de estudo muito útil é fazer resumos. Depois, você poderá lê-los e escrever um texto dissertativo sobre os aspectos mais importantes daquele assunto. 

Por fim, vale lembrar que o Cebraspe costuma elaborar questões discursivas que envolvem mais de uma disciplina. Nesse sentido, podemos ter uma questão que exija ao mesmo tempo as disciplinas de direito administrativo, auditoria governamental e controle externo.

Por exemplo, pede-se que o candidato discorra sobre algum aspecto da nova lei de licitações e contratos e aponte a função do tribunal de contas e os tipos de fiscalização e/ou de auditoria governamental. 

Dicas práticas para a prova discursiva

  1. Principais apostas: governança de TI, inteligência artificial, segurança cibernética e contratações públicas de TI.
  2. As questões discursivas podem ser sobre os conhecimentos básicos, foque em controle externo e auditoria governamental.
  3. Treine estrutura de resposta: introdução (contexto e problema) → desenvolvimento (argumentos e fundamentação técnica) → conclusão (solução, benefício e referência normativa).
  4. Use terminologia técnica com precisão, mas evite jargões excessivos.
  5. Treine gestão de tempo: a escrita exige objetividade — respostas longas e difusas perdem pontos.

Saiba tudo sobre o concurso TCU Auditor!

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.

Resumo do concurso TCU Auditor

Concurso TCU AuditorTribunal de Contas da União
Situação atualEdital Publicado
Banca organizadoraCebraspe
CargosAuditor Federal de Controle Externo
EscolaridadeNível superior
CarreirasControle
LotaçãoBrasília–DF
Número de vagas20 vagas
RemuneraçãoR$ 26,1 mil
InscriçõesDe 30/10/2025 a 03/12/2025
Taxa de inscriçãoR$ 120,00
Data da prova objetiva22/02/2026
Clique aqui para ver o edital TCU Auditor 2025

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado