O Concurso Unificado da Educação com vagas exclusivas para professores será anunciado em novembro deste ano. Em reunião do G20, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que para ser viabilizada a proposta dependerá da adesão de estados e municípios.
“Agora, em novembro, o presidente Lula deverá apresentar uma série de medidas, um dos pontos é um concurso nacional unificado para professores no Brasil. Claro que isso vai depender da adesão das redes. Um dos pontos é a sociedade reconhecer a importância da valorização dos professores. Essa é uma discussão no mundo inteiro”, disse.
Segundo Camilo, a proposta do Concurso Unificado da Educação está no âmbito do Plano Nacional de Valorização dos Docentes. O Enem dos Professores, como também foi chamado, deverá acontecer nos mesmos moldes do Concurso Nacional Unificado (CNU).
Em resposta a assessoria do Ministério da Educação confirmou a informação e que a proposta está sendo elaborada em conjunto com os entes federados: Distrito Federal, estados e municípios. A medida será um conjunto de ações a serem lançadas, em prol da valorização dos profissionais. Um dos incentivos previstos, está o Pé-de-Meia da Licenciatura, que prevê um estímulo para jovens inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Destaques: |
Principais características de um Concurso Nacional Unificado
Blocos temáticos
De acordo com a quantidade de órgãos que participarem do certame podem ser criados blocos temáticos para um grupo de especialidades que têm familiaridade nas áreas de atuação. Como o foco do Concurso Unificado da Educação são servidores do magistério, os bloco devem ser divididos por especialidades, como por exemplo: bloco 1 – física, química e matemática.
Próximos passos
O concurso foi anunciado pelo ministro da educação, mas depende de autorização do Ministério da Gestão e Inovação em serviços públicos. Portanto, deve ser aguardado o anúncio oficial previsto para novembro e só posteriormente a autorização poderá ser publicada em Diário Oficial. Confira os passos abaixo:
- Após a autorização, será formada uma comissão que será responsável por definir sobre cargos, número de vagas, etapas do certame, requisitos, e também, pela escolha da banca.
- A banca deve ser capaz de atender uma alta demanda de inscritos e aplicação de provas em todo o estado brasileiro.
- Só após essas etapas o edital que é a confirmação oficial do concurso pode ser publicado com todas as informações de participação e aprovação de interesse dos candidatos.
Educação no Brasil
Ao todo, 2,2 milhões de pessoas exercem a profissão na educação básica e 323.376, no ensino superior. Os dados fazem parte dos resultados do Censo Escolar 2021 e do Censo da Educação Superior 2020.
Com o desinteresse dos jovens pelas carreiras de licenciatura, o envelhecimento do corpo docente e abandono da profissão, a carreira tem tido cada vez menos procura.
Por isso, dentro do Plano Nacional de Valorização dos Docentes anunciado por Camilo também há um plano de incentivo aos jovens que ingressarem em cursos de licenciatura com o objetivo de aumentar a procura pela formação no ensino.
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0*
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.