Olá Meu Querido aluno(a),
Hoje vamos falar de um assunto que vem sendo cobrando de forma repetida pelo CESPE. Esse tópico tem aparecido em diferentes concursos. Seja na área de controle, seja na área policial. Está cada vez mais presente quanto o edital cobra bando de dados. E que assunto é esse professor?
É a diferenciação entre os conceitos de dado, informação e conhecimento. Na verdade, ainda podemos falar em inteligência e sabedoria. Nesse artigo, vamos focar nos três primeiros.
O primeiro ponto é que essas definições não são únicas. Ou seja, não há consenso na literatura do que seria dado, informação e conhecimento. Cada autor tem seu próprio conceito. O que eles concordam é que estes conceitos são diferentes.
Bem, outra crítica é que os conceitos são recursivos. Como assim professor? Explico. Para definir conhecimento vamos fazer uso do conceito de informação. E para definir informação vamos fazer uso do conceito de dado. Ou seja, um conceito usa o outro. Eles não conseguem ser definidos de forma isolada. São dependentes. Dito isso, vamos entender o que é cada um desses conceitos.
O que seria um dado? Como alertamos existem diferentes definições. Contudo, a ideia básica é que um dado é algo bruto, sem significado. Por exemplo, os valores 10, 20, 30. São dados. Eles são apenas números. Eles podem ser a idade de pessoas ou a temperatura de algum local. Assim, os dados não dependem do contexto.
Quando os dados estão em um contexto, eles passam a ser informação. A informação surge com o processamento dos dados. Quando eu passo a dar significado aos dados. Assim, note que os valores 10,20, 30 pode ser idades ou temperaturas. Se eu não digo qual é o contexto, eles são apenas medidas brutas. Sobre esses eu também posso fazer cálculos. Esse processamento gera relatórios. Em relatório tipicamente encontramos informações (dados processados)
Em uma etapa posterior temos o conhecimento. O conhecimento é resultado do uso de informações. Agora as informações são utilizadas com um determinado objetivo. Ou seja, o conhecimento é a informação colocada em ação.
Vamos pegar um exemplo. Nós sabemos, por exemplo, que beber água faz bem para a saúde e que devemos ingerir diariamente uma quantidade adequada ao nosso biotipo. Contudo, saber somente isso, estamos diante apenas de uma informação. Quando uma pessoa coloca em prática, ele está fazendo uso da informação e transformando em conhecimento.
Segundo Davenport,
O conhecimento é uma mistura fluida de experiências, valores, informações contextuais e insight especializado que fornece uma estrutura para avaliar e incorporar novas experiências e informação. Ele se origina e é aplicado na mente dos conhecedores. Muitas vezes, é incorporado em documentos ou repositórios, mas também em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais.
O conhecimento ainda pode ser divido em tácito e explícito. O explícito é passível de transmissão sistemática. Já o tácito é pessoal e difícil de ser formaliza e transmitido.
Vejamos agora como o CESPE tem cobrado esse assunto
(CESPE/PF/2018) Dados são fatos que descrevem os objetos de informação, por exemplo, eventos e entidades.
CERTO.
Note que a informação é construída a partir de dados. Os dados são atributos da minha informação, por isso ele serve para descrever os objetos de informação. Por exemplo, a respeito de uma pessoa (objeto de informação), posso ter diferentes dados: altura, peso, cor da pele, etc.
(CESPE – TCM/BA – 2018) O diretor de uma montadora de veículos necessita tomar uma decisão acerca da continuidade ou não de um dos produtos vendidos no Brasil. Para tanto, solicitou um relatório sobre as vendas de carros da marca do último trimestre de 2018, por faixa de preço, região, modelo e cor. Nessa situação, no contexto de análise da informação, o relatório representa:
a) conhecimento.
b) inteligência.
c) dados.
d) informação.
e) sabedoria.
LETRA D.
Como vimos, em relatórios temo informação. Ou seja, o resultado do processamento de dados.