Dica 01
- (VUNESP/2010) Geralmente não é visível, porém é bastante grave, pois pode provocar choque e levar a vítima à morte. Trata-se da hemorragia
- a) arterial externa.
- b) interna.
- c) venal externa.
- d) externa.
- e) capilar externa.
Resposta: Letra b.
Se o sangue não é visível, trata-se de hemorragia interna.
Dica 02
Dica 03
- (PREFEITURA DE GOIÂNIA/2012) Alguns termos são empregados para caracterizar a origem dos sangramentos. Assim sendo, o sangue proveniente:
- a) das narinas é nominado hemoptise.
- b) do estômago é designado hematêmese.
- c) dos pulmões é conhecido como otorragia.
- d) dos ouvidos é chamado de epistaxe
Resposta: Letra b.
- Sangramento nas narinas – epistaxe ou rinorragia.
- Sangramento do pulmão que sai pela boca – hemoptise.
- Sangramento pelo ouvido – otoragia.
Dica 04
Dica 05
Causas das Hemorragias
Dica 06
Técnicas para conter hemorragias
Dica 07
Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.
_____________________________________________________________________
Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!