Por: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online
Olá, pessoal. Tudo bem? Gostaria de dizer algo que certamente caberá na sua vida e na sua preparação.
Bem, sou o professor Eduardo Galante e estou aqui para trazer mais dicas para o Exame de Ordem sobre a disciplina Direito Processual Civil, que fará parte da prova.
“A mais alta das torres começa no solo”. Nada melhor que um antigo provérbio chinês para expressar a importância de se entender os conceitos e os institutos básicos de todo o edifício jurídico. Obviamente, cada ramo do Direito, ao trazer suas peculiaridades, sempre vai retornar a esses conceitos e institutos básicos, quando seu uso lhes for necessário. Assim, retomar ou ratificar o estudo das disciplinas jurídicas que compõem o Exame de Ordem é algo necessário e importante para que se possa obter êxito nos objetivos almejados, em especial a aprovação no referido Exame.
Todos nós sabemos que a prova objetiva do Exame de Ordem da OAB é composta de 80 questões e que o tempo destinado para resolver toda a prova é de apenas 5 horas. Contudo, é prudente lembrar que existem outros eventos que serão realizados nesse lapso temporal: transcrição das respostas, intervalos para ir ao banheiro, comer ou beber algo, por exemplo. Então, na verdade, você, candidato, terá não mais do que quatro horas e meia para de fato resolver as questões.
Nesse contexto uma boa estratégia poderá fazer toda a diferença. Se levarmos em consideração todas as variantes existentes durante a realização da prova, teremos então em média três minutos e meio para resolver uma questão.
Em termos práticos, isso significa que não saber gerir o tempo de prova é com certeza um dos mais graves erros cometidos por todos aqueles que realizam a prova objetiva do Exame de Ordem. Em termos mais significativos, a falta de controle de tempo pode resultar em práticas pouco recomendadas, como a marcação de respostas sem a efetiva leitura do enunciado (famosos “chutes”); o fato de deixar questões sem quaisquer marcações; erros de transcrições ao preencher o gabarito; e o mais terrível: não ter tempo nem sequer para preenchê-lo.
Portanto, aprender a gerir o tempo é condição para se fazer uma prova. É algo fundamental. Para tanto, você poderá desde já treinar a resolução de questões com um cronômetro do lado e, com isso, identificar o seu desempenho médio. Inclusive, com esse treinamento prévio, será possível identificar em quais disciplinas você possui maiores dificuldades na hora de resolver a prova e também quais são suas reais condições mentais, já que a fadiga mental se faz presente quando da realização de um exame.
Existem diversas estratégias que poderão ser utilizadas, a depender do perfil do examinando. Contudo, entendo que há uma que se aplica a todos durante a prova da 1ª fase: resolva primeiro as questões de Ética, depois as questões das disciplinas nas quais você possui maior facilidade e, por último, as questões das disciplinas que você estudou menos.
E mais: disciplinas com um número maior de questões normalmente possuem perguntas com vários níveis de dificuldade, e isso lhe obriga a resolver as mais fáceis primeiramente. Ressalto a necessidade de se destacar, marcar nos enunciados, seja da pergunta ou das sugestões de respostas, tudo aquilo que já identificou como sendo errado ou algo que não está de acordo com o solicitado. Isso facilita muito caso precise retornar à questão para tentar resolvê-la novamente.
E como você deve estudar Direito Processual Civil para o Exame de Ordem?
Estudar Direito Processual Civil não é tão complicado quanto parece. Bem, considerando apenas algumas peculiaridades, existem algumas dicas que se aplicam a todos os examinandos. A primeira coisa a se fazer é não estabelecer aquela ideia de que Direito Processual Civil é algo ruim, pois não é. Pelo contrário, a aprendizagem dessa disciplina é prazerosa quando se estuda com planejamento e com a ajuda de ferramentas pedagógicas, como os mapas conceituais.
O que pode facilitar o estudo de Direito Processual Civil? Sugiro que tenha sempre em mãos um manual ou um material fornecido por algum curso, um código comentado, um código seco e o mais importante: a presença de um professor com uma didática com a qual você se identifique, o que pode ser alcançado com a realização de um bom curso preparatório, como é o caso do nosso Projeto de Exame de Ordem.
Tenha como base o material oferecido pelo curso que contém a matéria doutrinária e, na ausência, um manual cuja leitura você goste. Assista a uma videoaula com um bom professor, leia o capítulo referente ao tema da aula e tenha próximo o Código seco para acessar os artigos citados pelo doutrinador e pelo professor. Ao terminar de assistir à aula e de ler o material escrito, busque informações sobre a jurisprudência do tema estudado. Finalizando, resolva questões anteriores e comente-as. Também gosto de sugerir a elaboração de mapas conceituais. São ótimos.
Assim, será possível estabelecer uma visão clara de todo o conteúdo e a visão dos dispositivos legais citados durante os estudos.
Bem, pessoal, acredito que com essas dicas vocês terão condições de fomentar os seus estudos para enfrentar o Exame de Ordem.
ESTUDAR E TRANSFORMAR!
Eduardo Galante é Mestre em Direito pela Universidade São Carlos, mestrando em Educação pela Universidade da Cidade de São Paulo – UNICID, especialista em Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo e em Direito Penal pela Faculdade Processus. Graduado em Direito e em Secretariado. Professor de cursos de pós-graduação e de graduação em faculdades de Brasília, tendo ministrado disciplinas, como: Direito Civil, Direito Processual Civil, entre outras. Ministra cursos preparatórios para concursos públicos e para o Exame da Ordem. É professor em cursos de extensão e de atualização na área jurídica. Palestrante, instrutor e consultor para certames públicos. Servidor Público há 25 anos.
Estude conosco e tenha a melhor preparação para a 1ª e 2ª fases do XXV Exame de Ordem!
O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.