Com a popularização dos computadores, aos poucos os notebooks vem migrando para as salas de aula. Porém este gadgets podem ser ineficientes na hora do aprendizado, e isto não tem nada a ver com o fato de você poder dividir sua atenção entre a aula e os updates do Facebook: fazer anotações nos laptops é menos eficiente que o bom e velho caderno e lápis.
A pesquisa, realizada pela Universidade da Califórnia e Los Angeles, colocou estudantes para assistir palestras do TED Talks, sendo que parte dos alunos fizeram as anotações à mão e outra parte utilizou notebooks sem conexão à internet. Os alunos que utilizaram o caderno se saíram melhores em perguntas conceituais, e também foram os mais eficientes na hora de relembrar as informações, depois de um longo intervalo após assistirem o vídeo.
“Apesar de tomar mais notas ser algo benéfico, se as notas são feitas de forma indiscriminada ou simplesmente uma transcrição mecânica, esta eficiência de quem usa um laptop, no lugar de transcrever manualmente, se perde”.
“Efeito Google”
Outra pesquisa a relacionar o impacto das novas tecnologias e nossa capacidade de memorizar informações é o estudo “Google Effects on Memory: Cognitive Consequences of Having Information at Our Fingertips” (Efeitos do Google na Memória: Consequências Cognitivas de ter Informações na Ponta dos Dedos, em tradução livre). A pesquisa indica que ao invés de guardarmos a informação bruta, estamos nos adaptando para melhorar nossa capacidade de buscar os dados, online. Assim estamos ganhando mais agilidade na hora de utilizar mecanismos de busca e memorizando mais sites de referência para cada assunto.
Desta forma, como somos capazes de armazenar todos os conteúdos, ou através de uma busca encontrar as informações, nosso cérebro está se ajustando para esta nova realidade. Estamos trocando o foco para, ao invés de guardar o conhecimento, memorizar onde estão as fontes e sites onde esta informação pode ser encontrada.
Fonte: adrenaline.uol.com.br
2ª fase da OAB é no Projeto XX Exame de Ordem! Matricule-se!
O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.