As provas do Concurso SES DF Agente foram aplicadas neste domingo (24/09). Acompanhe aqui, o gabarito SES DF Agente extraoficial para os cargos de Agente de Vigilância Ambiental e Agente Comunitário.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está ofertando 1.019 vagas para cargos de nível médio. São 119 vagas imediatas e 900 para cadastro de reserva. As remunerações podem chegar até R$ 4.485,00.
🚨 DESCONTO EM DOSE DUPLA: Assinatura Ilimitada, Graduação ou Pós 🚨
Trabalhamos mais de uma década para te oferecer essa oportunidade incrível 🚀
O que antes era um privilégio de poucos agora é a Gran oportunidade de muitos: Assinatura Ilimitada, Graduação ou Pós por um valor que cabe no seu bolso!
QUERO GARANTIR O MEU DESCONTO AQUI!
Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova SES DF Agente:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Etapas
- Cronograma
- Análise
- Resumo e edital do concurso SES DF Agente
Destaques:
|
Gabarito SES DF Agente: gabarito extraoficial
O gabarito SES DF Agente extraoficial está em elaboração.
Gabarito SES DF Agente: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibiliza o gabarito extraoficial das questões da prova comentadas por nossos professores especialistas.
Este conteúdo será atualizado conforme o recebimento dos comentários.
Para a correção do cargo de Agente de Vigilância Ambiental em Saúde, os professores utilizaram esta prova aqui!
Navegue pelo índice abaixo de acordo com as disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Legislação Aplicada aos Servidores do Distrito Federal
- Sistema Único de Saúde (SUS)
- Raciocínio Lógico e Matemático
- Plano Distrital de Política para Mulheres
- Noções Básicas de Informática
- Conhecimentos Específicos do Cargo de Agente de Vigilância Ambiental em Saúde
Para a correção das questões de conhecimentos específicos para o cargo de Agente de Comunitário de Saúde, os professores utilizaram esta prova AQUI!
Gabarito SES DF Agente: Língua Portuguesa
Prof. Bruno Pilastre
Questão 1
Gabarito da questão: B
Comentários:
As alternativas (A), (C) e (D) estão incorretas, pois, a partir da leitura do texto, não se pode afirmar que o aproveitamento seja inviável (e que seja “lixo”, quando os alimentos ainda podem ser aproveitados), que o produtor não tem apresentado consciência para diminuir o desperdício ou que as despesas diminuem quando os produtos vêm de regiões geograficamente distantes.
Todas são afirmativas que extrapolam o que se afirma no texto. Em (B), observamos uma depreensão correta, pois a seletividade de produtos (pela aparência e pela estética) exemplifica um tipo de desperdício (os alimentos que não são considerados “bonitos” ficam nas prateleiras).
Questão 2
Gabarito da questão: A
Comentários:
Vamos comentar cada uma das alternativas incorretas: (B) A primeira estrutura é uma subordinada substantiva; a segunda é uma subordinada adjetiva. Não são, portanto, sintaticamente equivalentes. (C) o termo “toneladas” não seleciona um complemento nominal. Em (D), a primeira oração é adverbial final e a segunda é completiva nominal. A alternativa (A) está correta: as duas estruturas são conformativas (adjunto adverbial).
Questão 3
Gabarito da questão: D
Comentários:
As alternativas (A), (B) e (C) estão incorretas por vinculares o desperdício ao desenvolvimento do país.
Em (D), a afirmativa está adequada por sintetizar a ideia veiculada no texto: é necessário o implemento de políticas de conscientização da sociedade para evitar o desperdício de alimentos.
Questão 4
Gabarito da questão: D
Comentários:
Por “função subjetiva”, a questão pede o termo que exerce a função de sujeito. Em (A) e (B), os termos estão preposicionados – pelo que não podem ser sujeito. Em (C), o termo “pedido” é complemento (retirar o pedido). Resta-nos a alternativa (D): uma ação conjunta é necessária.
Questão 5
Gabarito da questão: A
Comentários:
O texto é predominantemente dissertativo (no sentido de ser argumentativo), pois defende
um ponto de vista por meio de argumentos. Não se trata de mera exposição de dados/ideias, muito menos de uma narração de eventos ou de injunção (comandos).
Questão 6
Gabarito da questão: C
Comentários:
O primeiro termo é uma finalidade (com o sentido de “com a finalidade de enfrentar esse problema”). Com isso, já se eliminam as alternativas (A), (B) e (D). O segundo par do período denota uma explicação (explica o que é necessário para enfrentar o problema).
Questão 8
Gabarito da questão: B
Comentários:
O termo “mas” é adversativo. A expressão “já que” introduz a causa (a razão de existir) de
“perda significativa”. Certamente o “mais” não denota adversidade. Por fim, o termo “segundo” denota conformidade.
Questão 9
Gabarito da questão: B
Comentários:
A semântica de “também” é de soma, de inclusão (o Brasil é isso e também é isso). O mesmo ocorre em (B): o “além [de]” indica a soma de dois fatores que levam ao desperdício na distribuição e comercialização. Nos demais itens, os valores semânticos não são compatíveis com o termo em análise.
Questão 10
Gabarito da questão: A
Comentários:
A questão busca a oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgula), a qual está indicada em (A). Em (B), (C) não estamos diante de uma subordinada adjetiva (observe as expressões “já que”, “sendo que”). Em (D), a oração é substantiva.
Gabarito SES DF Agente: Legislação Aplicada aos Servidores do Distrito Federal
Prof. Marco Antônio
Questão 11
Gabarito da questão: D
Comentários:
a) art. 3º, XII – promover, proteger e defender os direitos da criança, do adolescente e do jovem;
b) art. 3º, III – preservar os interesses gerais e coletivos;
c) VI – dar prioridade ao atendimento das demandas da sociedade nas áreas de educação, saúde, trabalho, transporte, segurança pública, moradia, saneamento básico, lazer e assistência social;
d) X – assegurar, por parte do Poder Público, a proteção individualizada à vida e à integridade física e psicológica das vítimas e das testemunhas de infrações penais e de seus respectivos familiares.
Questão 12
Gabarito da questão: A
Comentários:
a) Art. 52. Cabe ao Poder Executivo a administração dos bens do Distrito Federal, ressalvado à Câmara Legislativa administrar aqueles utilizados em seus serviços e sob sua guarda.
b) Art. 48. O uso de bens do Distrito Federal por terceiros poderá ser feito mediante concessão administrativa de uso, permissão ou autorização, conforme o caso e o interesse público, na forma da lei.
c) Art. 51. Os bens do Distrito Federal destinar-se-ão prioritariamente ao uso público, respeitadas as normas de proteção ao meio ambiente, ao patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico, e garantido o interesse social.
d) Art. 51. § 1º Os bens públicos tornar-se-ão indisponíveis ou disponíveis por meio de afetação ou desafetação, respectivamente, nos termos da lei.
Questão 13
Gabarito da questão: C
Comentários:
a) Art. 8º O território do Distrito Federal compreende o espaço físico-geográfico que se encontra sob seu domínio e jurisdição.
b) Art. 14. Ao Distrito Federal são atribuídas as competências legislativas reservadas aos Estados e Municípios, cabendo-lhe exercer, em seu território, todas as competências que não lhe sejam vedadas pela Constituição Federal.
c) Art. 10, § 2º A remuneração dos Administradores Regionais não poderá ser superior à fixada para os Secretários de Estado do Distrito Federal.
d) Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.
Prof. Gustavo Scatolino
Questão 14
Gabarito da questão: B
Comentários:
Trata-se do instituto da reintegração segundo o art. 36, da LC nº 840/2011 Art. 36.
A reintegração é a reinvestidura do servidor no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com o restabelecimento dos direitos que deixou de auferir no período em que esteve demitido.
Prof. Marco Antônio
Questão 15
Gabarito da questão: C
Comentários:
a) Art. 15, IX Compete privativamente ao Distrito Federal elaborar e executar o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual.
b) Art. 15, III Compete privativamente ao Distrito Federal instituir e arrecadar tributos, observada a competência cumulativa do Distrito Federal.
c) Art. 16, IX É competência do Distrito Federal, em comum com a União fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar.
d) Art. 15, XIV Compete privativamente ao Distrito Federal exercer o poder de polícia administrativa;
Prof. Gustavo Scatolino
Questão 16
Gabarito da questão: D
Comentários:
Art. 67 da LC Nº 840/2011
Art. 67. O subsídio é constituído de parcela única, e a ele pode ser acrescido, exclusivamente:
I – o décimo terceiro salário;
II – o adicional de férias;
III – o auxílio-natalidade;
IV – o abono de permanência;
V – o adicional por serviço extraordinário;
VI – o adicional noturno;
VII – as vantagens de caráter indenizatório;
VIII – a remuneração ou subsídio:
a) pelo exercício de cargo em comissão ou de função de confiança, de que trata o art. 77;
b) decorrente de substituições.
Prof. Marco Antônio
Questão 17
Gabarito da questão: C
Comentários:
Art. 17. Compete ao Distrito Federal, concorrentemente com a União, legislar sobre: I –direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.
Prof. Gustavo Scatolino
Questão 18
Gabarito da questão: C
Comentários:
Art. 208. A ação disciplinar prescreve em:
I – cinco anos, quanto à demissão, destituição de cargo em comissão ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade;
II – dois anos, quanto à suspensão;
III – um ano, quanto à advertência.
Questão 19
Gabarito da questão: D
Comentários:
Art. 18. É vedado ao Distrito Federal: II – recusar fé aos documentos públicos; IV – doar bens imóveis de seu patrimônio ou constituir sobre eles ônus real, bem como conceder isenções fiscais ou remissões de dívidas, sem expressa autorização da Câmara Legislativa, sob pena de nulidade do ato.
Questão 20
Gabarito da questão: C
Comentários:
a) Art. 206, § 5º É vedada a designação ou nomeação de proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços privados de saúde para exercer cargo de chefia ou função de confiança no Sistema Único de Saúde do Distrito Federal.
b) Art. 206, § 3º É vedada a destinação de recursos públicos do Distrito Federal para auxílio, subvenções, juros e prazos privilegiados a instituições privadas com fins lucrativos.
c) Art. 206. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
d) Art. 206, § 2º É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde do Distrito Federal, salvo nos casos previstos em lei federal.
Gabarito SES DF Agente: Sistema Único de Saúde (SUS)
Prof. Natale Oliveira
Questão 25
Gabarito da questão: A
Comentários:
De acordo com o Decreto 7.508/11, art. 32.
Parágrafo único: Serão de competência exclusiva da CIT a pactuação:
I – das diretrizes gerais para a composição da RENASES;
II – dos critérios para o planejamento integrado das ações e serviços de saúde da Região de Saúde, em razão do compartilhamento da gestão; e
III – das diretrizes nacionais, do financiamento e das questões operacionais das Regiões de Saúde
situadas em fronteiras com outros países, respeitadas, em todos os casos, as normas que regem as relações internacionais.
Gabarito SES DF Agente: Raciocínio Lógico e Matemático
Prof. Thiago Fernando
Questão 26
Gabarito da questão: C
Comentários:
Sejam A, B e C os amigos, e Eduardo e Joana representados por JE. O nosso problema consiste em contar os anagramas da palavra JEABC, em que as letras JE permaneçam juntas.
Para isso, vamos fixá-las como um bloco “JE”. Então, a palavra “JE”ABC tem 4 elementos que podem permutar livremente.
N1=4!=4.3.2.1=24
Além disso, JE podem permutar entre si.
N2=2!=2
Usando o Princípio Fundamental da Contagem, temos:
N=N1.N2=24.2=48
Questão 27
Gabarito da questão: B
Comentários:
A expressão da produtividade conjunta é:
1t=1t1+1t2
14=112+1t2
∴1t2=14–112=3-112=212=116
∴t2=6
Questão 28
Gabarito da questão: A
Comentários:
A equação do desconto deve levar em conta o preço original na loja física.
Desconto=528-448,80528=79,2528=0,15=15%
Questão 29
Gabarito da questão: A
Comentários:
Vamos analisar as afirmações.
I – Verdadeiro, pois qualquer número elevado a zero é igual a 1.
II – Verdadeiro, pois o quadrado da razão é igual à razão dos quadrados.
III – Falso, pois seria x².y².
IV – Falso, pois a resposta seria:
x2x3=x2-3=x-1
Questão 30
Gabarito da questão: D
Comentários:
A camisa pode ser encomendada variando-se todas as variáveis livremente. Então, usando o princípio fundamental da contagem, temos:
N=2.3.4.5=120
Questão 31
Gabarito da questão: B
Comentários:
Precisamos racionalizar o denominador.
1-33-2=1-33-23+23+2=1-33+23-23+2=3+2-3-233-22=-1-33-4
=-1-3-1=1+3
Questão 32
Gabarito da questão: C
Comentários:
Vamos aplicar o desconto de 20%.
P=1-0,20⋅830=0,80⋅830=664
Questão 33
Gabarito da questão: B
Comentários:
Vamos analisar as afirmações.
I – Os números naturais não podem ser negativos. Falso.
II – Realmente, a raiz de 3 é irracional. Verdadeiro.
III – –1/4 é um número racional, mas não é inteiro. Falso.
IV – 0,4 = 4/10 = 2/5, portanto, realmente, pode ser escrito como um número racional, pois é a razão de dois inteiros primos entre si. Verdadeiro.
Gabarito SES DF Agente: Plano Distrital de Política para Mulheres
Prof. Rafael Campos
Questão 34
Gabarito da questão: A e C (Possível anulação)
Comentários:
A questão quer que você identifique qual das alternativas NÃO é um objetivo do II PDPM. Vejamos as alternativas dadas:
a) Excluir as especificidades das mulheres jovens, idosas e com deficiência nas políticas públicas direcionadas às mulheres.
Não é um objetivo: ao ler algo como “excluir as especificidades das mulheres…” você já fica com pé atrás… como assim excluir as especificidades delas? Isso sequer é coerente com o propósito do PDPM.
De fato, a alternativa A não é um objetivo. Os temas pertinentes às mulheres jovens, idosas e com deficiência são tratados no Eixo 9 (Igualdade para as mulheres jovens, mulheres idosas e mulheres com deficiência) e neste consta como primeiro objetivo específico:
Contribuir para a implementação da Política Distrital de Atenção ao Jovem, ao Idoso e às Pessoas com Deficiência, com a incorporação do recorte de gênero nos programas, projetos e ações por elas articuladas.
Ou seja, depreende-se que não se trata de excluir, mas sim incluir as especificidades desses grupos de mulheres nas políticas públicas distritais.
b) Combater os estereótipos femininos em campanhas publicitárias.
É um objetivo: A alternativa B é um objetivo específico trazido pelo Eixo 7 (Cultura, Esporte Comunicação e Mídia).
O combate ao esterótipo visa ao combate de crenças enraizadas sobre o papel que a mulher pode exercer na sociedade, crenças essas que culminam ou em violências diversas ou em restrição à participação feminina em determinados espaços ou carreiras.
c) Aumentar a produção e publicação de estudos, pesquisas, dados e indicadores sobre igualdade de gênero, mulheres jovens, idosas e com deficiência.
É uma META: Essa alternativa é problemática. Temos aqui uma META do Eixo 9. O comando da questão pede para que você identifique a alternativa que não é um OBJETIVO. Portanto, em tese, a letra C poderia ser uma das respostas da questão.
Provavelmente, a intenção da banca é dar a alternativa A como resposta, pois ela é a afirmação mais discrepente, cujo conteúdo não está em lugar algum do Decreto 42.590/21.
Sabemos que cada Eixo da PDPM é dividido em Objetivo Geral, Objetivos Específicos e Metas. Logo, considerando que o comando da questão fala apenas em “objetivos”, sem especificar o tipo, caso a alternativa C trouxesse um objetivo geral, acho que não haveria problema na questão. Contudo, ela trouxe uma Meta e o próprio texto legal fala que:
O II Plano Distrital de Políticas para as Mulheres – II PDPM, consiste em conjunto de propostas de políticas públicas elaboradas por órgãos governamentais, não governamentais e sociedade civil para garantir a igualdade das mulheres e combater a discriminação de gênero, contemplando ações e metas distribuídas em 9 eixos
Ou seja, o Decreto não considera como sinônimos as ações e as metas. Logo, a alternativa C pode ser entendida como uma resposta viável. Havendo 2 alternativas válidas, acredito que é possível a anulação da questão, por problema na redação do comando da questão. Caso o comando falasse em “São objetivos e metas […], Exceto”, aí sim a questão seria válida.
d) Implementar o Plano Distrital de Promoção da Igualdade Racial.
É um objetivo: A alternativa D é o último objetivo específico trazido pelo Eixo 8 (Enfrentamento do racismo, sexismo, lesbofobia e transfobia).
Questão 35
Gabarito da questão: C
Comentários:
Das 04 assertivas dadas, você precisa identificar quais delas são objetivos específicos do Eixo 02 (Educação para Igualdade)
I. Promover o acesso e a permanência na educação formal de meninas e mulheres para promover o pleno desenvolvimento de suas competências e de sua autonomia emocional, social e econômica.
Correta: é o primeiro objetivo específico do Eixo 02
II. Consolidar, na política educacional do DF, o respeito pela diversidade em todas as suas formas, de modo a garantir uma educação igualitária e cidadã.
Correta: é o segundo objetivo específico do Eixo 02
III. Contribuir para a redução da violência de gênero, excluindo a temática da prevenção da violência sexual.
Incorreta: não existe esse objetivo específico. A redação correta, conforme o texto do Decreto 42.590/21 é:
Contribuir para a redução da violência de gênero, incluindo a temática da prevenção da violência sexual, familiar e doméstica de forma transversal no curriculum escolar e no projeto político pedagógico das escolas do DF.
IV. Promover formação continuada para gestores, professores e estudantes, com o intuito de desenvolver escuta qualificada, atitude protetiva e atuação em Rede nas situações de vulnerabilidade social e de violência doméstica.
Correta: é o último objetivo específico do Eixo 02
Logo, apenas o item III não é um objetivo específico do Eixo 02. Portanto, o gabarito preliminar é a alternativa C: I, II e IV apenas.
Gabarito SES DF Agente: Noções Básicas de Informática
Prof. Maurício Franceschini
Questão 36
Gabarito da questão: C
Comentários:
I. Ransomware é um malware que confere vantagens financeiras ao atacante por sequestrar os dados por meio de criptografia e cobrar pelo resgate.
II. Worm é um malware que cria cópias de si mesmo, explorando vulnerabilidades para invadir outros dispositivos pela rede.
III. Spyware é um software espião que se instala sem o conhecimento ou consentimento do usuário, visando furtar seus dados.
Questão 37
Gabarito da questão: A
Comentários:
Veja abaixo a análise de cada uma das afirmativas da questão
I. Certo. A partir da versão 2007 do MS Word foi possível abrir e salvar arquivos no formato ODT.
II. Errado. As teclas de atalho para substituir textos no Word são CTRL+U
III. Errado. Os botões apresentados significam diminuir e aumentar recuo, respectivamente.
Questão 38
Gabarito da questão: D
Comentários:
Veja abaixo a análise de cada uma das afirmativas da questão
I. Errado. Tanto a internet quanto a intranet utilizam os mesmos protocolos, apesar dos diferentes propósitos entre ambas.
II. Errado. Uma intranet pode ser ligada à internet, do contrário se tornaria uma rede isolada como uma ilha.
III. Certo. AVPN permite que um usuário se conecte a uma rede privada a partir da internet remota e virtualmente.
IV. Certo. De fato, ambas as redes utilizam os mesmos protocolos em todas as camadas, como o IP, o TCP, o HTTP etc, bem como os mesmos aplicativos, como webmail, navegador etc.
IV. A internet é realmente uma rede pública, enquanto a intranet é uma rede privada.
Questão 39
Gabarito da questão: C
Comentários:
: Veja abaixo a análise de cada uma das afirmativas da questão
I. Certo. A fórmula apresentada, de fato, calcula a soma somente dos valores menores que 150 no intervalo de células de C5 até E9.
II. Errado. A fórmula apresentada calcula a quantidade de células não vazias, ou seja, que possuem algum valor, seja ele numérico ou não.
III. Certo. As linhas de 5 a 9 apresentam valores de despesas, de acordo com a coluna B, sendo assim, ao somar os valores da coluna E, das linhas 5 a 9, será apresentado o total de despesas de agosto.
IV. Certo. A célula D12 possui o total de receitas, enquanto D11, o total de despesas. Portanto, =D12-D11 apresenta o total de receitas menos o total de despesas.
Questão 40
Gabarito da questão: A
Comentários:
Veja abaixo a análise de cada uma das afirmativas da questão:
I. CERTO. A memória RAM é considerada uma memória primária e é volátil.
II. ERRADO. A memória ROM é também considerada uma memória primária por ser acessada diretamente pelo processador e é menor que a memória RAM.
III. CERTO. Memórias secundárias são memória de armazenamento em massa e são memórias não voláteis.
IV. ERRADO. CDs e HDs são memórias secundárias
Gabarito SES DF Agente: Conhecimentos Específicos do Cargo de Agente de Vigilância Ambiental em Saúde
Prof. Fernanda Feitosa
Questão 41
Gabarito da questão: D
Comentários:
Febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.
Questão 42
Gabarito da questão: C
Comentários:
Os sinais de alarme são caracterizados principalmente por:
Dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua;
Vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
Hipotensão postural e/ou lipotímia;
Letargia e/ou irritabilidade;
Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;
Sangramento de mucosa;
Aumento progressivo do hematócrito.
A fase crítica tem início com o declínio da febre (período de defervescência), entre o 3° e o 7° dia do início de sintomas. Os sinais de alarme, quando presentes, ocorrem nessa fase. A maioria deles é resultante do aumento da permeabilidade capilar. Essa condição marca o início da piora clínica do paciente e sua possível evolução para o choque, por extravasamento plasmático. Sem a identificação e o correto manejo nessa fase, alguns pacientes podem evoluir para as formas graves.
Os casos graves de dengue são caracterizados por sangramento, disfunções de órgãos ou extravasamento de plasma. O choque ocorre quando um volume crítico de plasma é perdido pelo extravasamento. Ocorre habitualmente entre o 4º e o 5º dia – no intervalo de 3 a 7 dias de doença –, sendo geralmente precedido por sinais de alarme. Mulheres grávidas, crianças e pessoas mais velhas (acima de 60 anos) têm maiores riscos de desenvolver complicações pela doença. Os riscos aumentam quando o indivíduo tem alguma doença crônica, como asma brônquica, diabetes mellitus, anemia falciforme, hipertensão, além de infecções prévias por outros sorotipos.
Fique atento aos sinais e sintomas da dengue!
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Questão 43
Gabarito da questão: A
Comentários:
A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros.
No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis. As fontes de infecção das leishmanioses são, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porém, o hospedeiro também pode ser o cão doméstico e o cavalo.
Na leishmaniose cutânea os animais silvestres que atuam como reservatórios são os roedores silvestres, tamanduás e preguiças. Na leishmaniose visceral a principal fonte de infecção é a raposa do campo.
Questão 44
Gabarito da questão: C
Comentários:
O vírus da Febre do Nilo Ocidental é transmitido por meio da picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Culex (pernilongo). Os hospedeiros naturais são algumas espécies de aves silvestres, que atuam como amplificadoras do vírus e como fonte de infecção para os mosquitos.
Também pode infectar humanos, equinos, primatas e outros mamíferos. O homem e os equídeos são considerados hospedeiros acidentais e terminais, uma vez que a contaminação do vírus se dá por curto período de tempo e em níveis insuficientes para infectar mosquitos, encerrando o ciclo de transmissão.
Outras formas mais raras de transmissão já foram relatadas e incluem transfusão sanguínea, transplante de órgãos, aleitamento materno e transmissão transplacentária.
Não existe vacina ou tratamento antiviral específico para a Febre do Nilo Ocidental. O tratamento é sintomático para redução da febre e outros sintomas.
Não existem formas efetivas de se prevenir a Febre do Nilo Ocidental, exceto evitar a presença de insetos nas áreas onde vivem os seres humanos.
As formas graves geralmente se apresentam em pessoas idosas ou com sistema imunológico
comprometido. As complicações também podem aparecer quando a doença não é tratada corretamente.
Prof. Nilton Carlos
Questão 45
Gabarito da questão: C
Comentários:
Art. 4
o São princípios básicos da educação ambiental:
I – o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
II – a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;
III – o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;
IV – a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;
V – a garantia de continuidade e permanência do processo educativo;
VI – a permanente avaliação crítica do processo educativo;
VII – a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;
VIII – o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.
Prof. Fernanda Feitosa
Questão 46
Gabarito da questão: B
Comentários:
Artigo 19 Conferência das Partes 5. A Conferência das Partes manterá sob constante revisão e avaliação a implementação da presente Convenção. A Conferência desempenhará as funções que lhe são atribuídas pela presente Convenção e, para tanto, deverá:
(a) criar, além do previsto no parágrafo 6, órgãos subsidiários que considere necessário para a implementação da Convenção.
(b) cooperar, se for o caso, com organizações internacionais, intergovernamentais e não-governamentais competentes;
(c) revisar regularmente todas as informações disponibilizadas para as Partes relativas ao Art.15, inclusive considerações sobre a eficiência do parágrafo 2 (b) (iii) do Art. 3º ; e,
(d) analisar e adotar qualquer ação adicional que venha a ser necessária para o alcance dos objetivos da Convenção.
Questão 47
Gabarito da questão: A
Comentários:
Art. 7o São objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos:
I – proteção da saúde pública e da qualidade ambiental;
II – não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos;
III – estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços;
IV – adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais;
V – redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos;
VI – incentivo à indústria da reciclagem, tendo em vista fomentar o uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados;
VII – gestão integrada de resíduos sólidos;
VIII – articulação entre as diferentes esferas do poder público, e destas com o setor empresarial, com vistas à cooperação técnica e financeira para a gestão integrada de resíduos sólidos;
IX – capacitação técnica continuada na área de resíduos sólidos;
X – regularidade, continuidade, funcionalidade e universalização da prestação dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, com adoção de mecanismos gerenciais e econômicos que assegurem a recuperação dos custos dos serviços prestados, como forma de garantir sua sustentabilidade operacional e financeira, observada a Lei nº 11.445, de 2007; XI – prioridade, nas aquisições e contratações governamentais, para:
a) produtos reciclados e recicláveis; b) bens, serviços e obras que considerem critérios compatíveis com padrões de consumo social e ambientalmente sustentáveis;
XII – integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos;
XIII – estímulo à implementação da avaliação do ciclo de vida do produto;
XIV – incentivo ao desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental e empresarial voltados para a melhoria dos processos produtivos e ao reaproveitamento dos resíduos sólidos, incluídos a recuperação e o aproveitamento energético;
XV – estímulo à rotulagem ambiental e ao consumo sustentável.
Questão 48
Gabarito da questão: A
Comentários:
Art. 2º Para efeito desta resolução são adotadas as seguintes definições:
VI – Plano de Controle de Emissões Atmosféricas: documento contendo abrangência, identificação de fontes de emissões atmosféricas, diretrizes e ações, com respectivos objetivos, metas e prazos de implementação, visando ao controle da poluição do ar no território estadual ou distrital, observando as estratégias estabelecidas no Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar – PRONAR;
Questão 49
Gabarito da questão: B
Comentários:
É uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário, causada pelo Schistosoma mansoni. A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose. No Brasil, a esquistossomose é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d’água” ou “doença dos caramujos”.
Questão 50
Gabarito da questão: : DEVE SER ANULADA
Comentários:
CABE RECURSO: PORTARIA REVOGADA SUBSTITUIDA PELA 888/2021 E INCLUSIVE FOI RETIRADA DO EDITAL MERECE SER CANCELADA PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011
Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
PORTARIA GM/MS Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021 Altera o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade
Questão 51
Gabarito da questão: D
Comentários:
A transmissão ocorre, principalmente, através do contato com a água ou lama de enchentes contaminadas com urina de animais portadores, sobretudo os ratos. A penetração da Leptospira no corpo, através da pele, é facilitada pela presença de algum ferimento ou arranhão. Também pode ser transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados.
Questão 52
Gabarito da questão: B
Comentários:
A febre amarela silvestre ocorre, principalmente, por intermédio de mosquitos do gênero Haemagogus. Uma vez infectado em área silvestre, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infecção para o Aedes aegypti (também vetor do dengue), principal transmissor da febre amarela urbana.
O tratamento da febre amarela é apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para reduzir as complicações e o risco de óbito. Medicamentos salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que o uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.
A única forma de evitar a febre amarela é a vacinação. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. É administrada em dose única a partir dos 9 meses de idade e é válida por 10 anos. Deve ser aplicada 10 dias antes de viagens para as áreas de risco de transmissão da doença. O Aedes aegypti prolifera-se nas proximidades de habitações, em recipientes que acumulam água limpa e parada. Para evitar a proliferação do mosquito devem ser adotadas medidas simples como colocar areia nos pratinhos de plantas, cobrir recipientes que acumulam água – lixeiras, pneus, caixas d’água, tonéis – retirar água de lajes; desentupir calhas, guardar garrafas de vidros ou pet, baldes e vasos vazios e de boca para baixo
Questão 53
Gabarito da questão: C
Comentários:
Art. 7º A jornada de trabalho dos servidores da carreira Vigilância Ambiental e Atenção Comunitária à Saúde é de quarenta horas semanais.
Art. 12. São requisitos essenciais para concessão da progressão: I – encontrar-se em efetivo exercício; II – ter cumprido o interstício de doze meses de efetivo exercício no padrão atual.
Art. 5º O exercício do cargo de agente de vigilância ambiental em saúde dá-se, exclusivamente, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, na Vigilância Ambiental à Saúde do Distrito Federal.
Art. 2º A carreira Vigilância Ambiental e Atenção Comunitária à Saúde, organizada em classes e padrões, é composta pelos cargos e quantitativos abaixo:
I – agente de vigilância ambiental em saúde: mil e duzentos cargos;
II – agente comunitário de saúde: três mil, trezentos e cinquenta cargos
Questão 54
Gabarito da questão: A
Comentários:
Durante a gestação, é possível que ocorra a transmissão do vírus Zika da mãe para o embrião ou feto em desenvolvimento. Quando diagnosticada, essa gestante deverá ser acompanhada para vigilância tanto da mulher como do feto em risco, possibilitando um diagnóstico precoce do bebê.
Na verdade, uma grávida assintomática pode estar infectada e transmitir verticalmente o vírus Zika para o bebê.
Questão 55
Gabarito da questão: C
Comentários:
O vírus Mayaro é considerado endêmico na região Amazônica, que envolve os estados da região Norte e Centro-Oeste. O vírus ocorre em área de mata, rural ou silvestre e geralmente afeta indivíduos susceptíveis que adentram espaços onde macacos e vetores silvestres habitam.
As suspeitas de Febre do Mayaro devem ser notificadas por meio da Ficha de Notificação/Conclusão, utilizando-se o CID A93.8 (Outras Febres Virais especificadas transmitidas por artrópodes).
Prof. Nilton Carlos
Questão 56
Gabarito da questão: C
Comentários:
Art. 15. São atribuições do órgão gestor:
I – definição de diretrizes para implementação em âmbito nacional;
II – articulação, coordenação e supervisão de planos, programas e projetos na área de
educação ambiental, em âmbito nacional;
III – participação na negociação de financiamentos a planos, programas e projetos na
área de educação ambiental.
Prof. Fernanda Feitosa
Questão 57
Gabarito da questão: B
Comentários:
O controle mecânico consiste em práticas para a proteção, a eliminação ou a destinação adequada de criadouros (tais como pneus, materiais recicláveis e outros resíduos), que devem ser executadas sob a orientação/supervisão do ACE ou ACS, e pelo próprio morador/proprietário ou responsáveis pelos imóveis. Sendo a primeira escolha.
O controle biológico se baseia no uso de parasitas, patógenos ou predadores naturais ou moléculas biológicas para o controle de populações do vetor, tais como Bacillus thuringiensis israelensis (BTI), espinosina ou peixes predadores de larvas do mosquito como os peixes da espécie Gambusia affinis.
LEGAL – Quando ocorre instituição de normas ou medidas legais para viabilizar o controle do vetor.
Questão 58
Gabarito da questão: D
Comentários:
Art. 5º Os órgãos do Sistema Único de Saúde do Distrito Federal que atuam nas áreas de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e vigilância ambiental em saúde, bem como os órgãos de pesquisa e as unidades da rede de atenção à saúde da população, são responsáveis, entre outras atribuições, por:
I – coordenar e executar serviços e ações de vigilância em saúde, que incluem medidas de controle sanitário em estabelecimentos e produtos de interesse direto ou indireto para a saúde;
II – coordenar e implementar sistema de informação de vigilância em saúde para captação, manejo e análise de dados e de informações relevantes às ações de vigilância em saúde, bem como para a avaliação de eficiência e eficácia da atuação dos diversos órgãos;
III – gerar informações fundamentais às ações de vigilância em saúde, por meio de análises laboratoriais e relatórios fiscais;
IV – formular e executar programas de formação e de educação permanente para os profissionais de vigilância em saúde; V – apoiar a realização de pesquisas e estudos aplicados às áreas de interesse para a vigilância em saúde;
VI – incentivar o desenvolvimento, a produção e a difusão de metodologias e tecnologias compatíveis para melhorar a qualidade da saúde e do meio ambiente;
VII – conceder licenças e autorizações sanitárias;
VIII – manter serviços de captação de reclamações e de denúncias, divulgando estatísticas periódicas sobre o tipo de estabelecimento, o motivo da denúncia e as providências adotadas para cada caso, assim como preservando o sigilo quanto à identificação do denunciante;
IX – manter órgão com as capacidades para detecção, monitoramento, avaliação de eventos e articulação com os setores públicos e privados para, em tempo oportuno, estabelecer medidas de contenção contra agravos de saúde pública de interesse nacional e internacional, conforme disposto no Regulamento Sanitário Internacional de 2005 (RSI-2005).
Parágrafo único. As atribuições elencadas nos incisos anteriores devem ser exercidas de modo articulado
com órgãos e sistemas de outros setores do Poder Público do Distrito Federal que atuam na vigilância e na
fiscalização de matérias de interesse direto ou indireto para a saúde.
Art. 3º Compete ao Poder Público do Distrito Federal realizar ações e serviços de vigilância de matéria direta ou indiretamente relacionada com a saúde individual ou coletiva, visando à proteção e à promoção da saúde individual e coletiva e à qualidade de vida da população.
V – proteção contra riscos que podem ensejar a ocorrência de danos irreversíveis à vida, à saúde individual e coletiva e ao meio ambiente, inclusive contra aqueles decorrentes de inovações tecnológicas;
Questão 60
Gabarito da questão: C
Comentários:
h) resíduos da construção civil: os gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis;
j) resíduos de serviços de transportes: os originários de portos, aeroportos, terminais alfandegários, rodoviários e ferroviários e passagens de fronteira;
b) resíduos de limpeza urbana: os originários da varrição, limpeza de logradouros e
vias públicas e outros serviços de limpeza urbana;
i) resíduos agrossilvopastoris: os gerados nas atividades agropecuárias e silviculturais, incluídos os relacionados a insumos utilizados nessas atividades;
Questão 61
Gabarito da questão: A
Comentários:
Habitat = Local em que determinada espécie vive.
Cadeia alimentar = Representa a transferência de matéria e energia que se inicia sempre por um organismo produtor e termina em um decompositor. O fluxo é sempre unidirecional.
Relações ecológicas = São as relações que os seres vivos possuem uns com os outros. Essas relações podem ser entre indivíduos da mesma espécie ou espécies diferentes.
Fatores bióticos são os componentes vivos de um ecossistema. São exemplos de fatores bióticos as bactérias, algas, protozoários, fungos, plantas e animais. Fatores abióticos são os componentes não vivos do ecossistema. São exemplos de fatores abióticos os gases atmosféricos, radiação solar, sais minerais e água.
Prof. Natale Oliveira
Questão 62
Gabarito da questão: B
Comentários:
Somente a letra B está incorreta. De acordo com a Lei 8.080/90, art. 16, é competência da direção nacional do SUS – Participar da definição de normas e mecanismos de controle, com órgão afins, de agravo sobre o meio ambiente ou dele decorrentes, que tenham repercussão na saúde humana.
Questão 63
Gabarito da questão: C
Comentários:
Somente a letra C está incorreta. De acordo com a Lei 8.080/90, art. 7º, a integralidade da assistência é um princípio do SUS
Prof. Fernanda Feitosa
Questão 64
Gabarito da questão: D
Comentários:
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego.
A malária também é conhecida como impaludismo, paludismo, febre palustre, febre intermitente, febre terçã benigna, febre terçã maligna, além de nomes populares como maleita, sezão, tremedeira, batedeira ou febre.
Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão:
uso de mosquiteiros;
roupas que protejam pernas e braços;
telas em portas e janelas;
uso de repelentes.
Já as medidas de prevenção coletiva contra malária são:
borrifação residual intradomiciliar;
uso de mosquiteiros impregnados com inseticida de longa duração;
drenagem e aterro de criadouros;
pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor;
limpeza das margens dos criadouros;
modificação do fluxo da água;
controle da vegetação aquática;
melhoramento da moradia e das condições de trabalho;
uso racional da terra.
Prof. Natale Oliveira
Questão 65
Gabarito da questão: A
Comentários:
De acordo com a Lei 8.080, em seu artigo 6º, o conceito de vigilância sanitária corresponde ao conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:
I – o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e
II – o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
Prof. Fernanda Feitosa
Questão 66
Gabarito da questão: C
Comentários:
É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi.
a transmissão se dá pelas fezes que o “barbeiro” deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue. Geralmente, a picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do tripanossomo pelo local da picada.
Tratamento: as drogas hoje disponíveis são eficazes apenas na fase inicial da enfermidade, daí a importância da sua descoberta precoce.
Prof. Natale Oliveira
Questão 68
Gabarito da questão: Recurso
Comentários:
Art. 2° Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como: I – despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta; II – investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional;
III – investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde; IV – cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
Prof. Fernanda Feitosa
Questão 69
Gabarito da questão: D
Comentários:
Vigilância em saúde ambiental: conjunto de ações e serviços que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de riscos relacionados às doenças ou agravos à saúde.
Vigilância epidemiológica: conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, transmissíveis e não-transmissíveis, e agravos à saúde.
Vigilância sanitária: conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde. Abrange a prestação de serviços e o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo e descarte.
Vigilância da saúde: Conceitua-se como um conjunto de atividades voltadas para a identificação, análise, monitorização, controle e prevenção dos problemas de saúde de uma comunidade. A vigilância à saúde engloba as ações coletivas de saúde, expandindo a possibilidade da utilização da epidemiologia no planejamento, programação e avaliação dos serviços de saúde, incluindo ainda outras áreas do conhecimento. Na instância local, integram-se as atividades da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, saúde do trabalhador e vigilância ambiental. Esta última contribui na vigilância à saúde não apenas para o atendimento aos danos e ao controle de determinados riscos, como também para a melhoria da qualidade de vida e de determinantes ambientais do processo saúde-doença.
Questão 70
Gabarito da questão: ANULAÇÃO
Comentários:
CABE RECURSO: PORTARIA REVOGADA SUBSTITUIDA PELA 888/2021 E INCLUSIVE FOI RETIRADA DO EDITAL MERECE SER CANCELADA
PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011
Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
PORTARIA GM/MS Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021
Altera o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade
Gabarito SES DF Agente: Conhecimentos Específicos do Cargo Agente de Comunitário de Saúde
Conhecimentos Específicos: PROVA TIPO B
Prof. Fernanda Feitosa
Questão 41
Gabarito da questão: B
Comentários:
É proibido o uso de ácido acetilsalicílico (e todo o medicamento que contenha esse composto em sua fórmula), pois provoca sangramentos, piorando o quadro de dengue hemorrágica.
Questão 46
Gabarito da questão: B
Comentários: CORRETA
TODO PERÍODO E NÃO APENAS
CORRETA
LACTENTE ATÉ 6 MESES
V-F-V-F
Questão 47
Gabarito da questão: B
Comentários:
A avaliação de impactos na saúde pode ser definida como uma combinação de procedimentos, métodos e ferramentas que avalia sistematicamente os efeitos potenciais, e por vezes não intencionais, de uma política, plano, programa ou projeto, na saúde de uma população e a distribuição desses efeitos nessa população.
Questão 48
Gabarito da questão: B
Comentários:
A incidência diz respeito à frequência com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, como se fosse um “filme” sobre a ocorrência da doença, no qual cada quadro pode conter um novo caso ou novos casos (PEREIRA, 1995).
Questão 49
Gabarito da questão: C
Comentários:
Letalidade: é uma medida da gravidade da doença, calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos da mesma doença. Algumas doenças apresentam letalidade nula, como, por exemplo, escabiose; já para outras, a letalidade é igual ou próxima de 100%, como a raiva humana.
Questão 50
Gabarito da questão: D
Comentários:
O cadastramento é uma coleta de dados das pessoas moradoras no território de uma Unidade Básica de Saúde. Após a territorialização, mapeamento e divisão das microáreas, fica sob a responsabilidade da ESF, principalmente do ACS, cadastrar todas as pessoas de sua área de abrangência. Além de ser uma exigência do Ministério da Saúde, o cadastramento é o melhor instrumento para conhecer as pessoas, saber onde e como elas moram, como vivem, do que adoecem, do que sofrem e do que morrem, a fim de compor um diagnóstico de saúde da comunidade, as relações entre as pessoas e delas com os equipamentos sociais do território.
FONTE: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/pdf/saude514202302.pdf
Questão 51
Gabarito da questão:
Comentários: CABE ANULAÇÃO NÃO EXISTE MAIS FICHA A E SIM FICHAS CDS, SIAB SUBSTITUÍDO POR SISAB.
Questão 52
Gabarito da questão: CABE RECURSO B E C ESTÃO ERRADAS
Comentários:
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.
A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento; e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível Calcula-se que, durante um ano, em uma comunidade, uma pessoa com tuberculose pulmonar e/ou laríngea ativa, sem tratamento, e que esteja eliminando aerossóis com bacilos, possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.
A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados. Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e talheres dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não têm papel importante na transmissão da doença.
O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). São utilizados quatro medicamentos para o tratamento dos casos de tuberculose que utilizam o esquema básico: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. A tuberculose tem cura quando o tratamento é feito de forma adequada, até o final. O papel dos profissionais de saúde em apoiar e monitorar o tratamento da tuberculose, por meio de um cuidado integral e humanizado, é muito importante. Uma das principais estratégias para promover a adesão ao tratamento é o Tratamento Diretamente Observado (TDO).
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/t/tuberculose
Questão 53
Gabarito da questão: C
Comentários:
Vacinação com BCG: A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e em algumas maternidades.
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/t/tuberculose
Questão 54
Gabarito da questão: D
Comentários:
Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são:
Manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou área (s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato); Comprometimento do (s) nervo (s) periférico (s) – geralmente espessamento (engrossamento) –, associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas; Áreas com diminuição dos pelos e do suor;
Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente em mãos e pés;
Diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés; Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
file:///C:/Users/User/Downloads/CONCURSO%20PU%CC%81BLICO%20(1).pdf
Questão 55
Gabarito da questão: A
Comentários:
HAS crônica: condição clínica multifatorial, geralmente não associada a sintomas, caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos sistólicos ≥ 140 mmHg e/ou diastólicos ≥ 90 mmHg.
https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/hipertensao-arterial-sistemica-(HAS)-no-adulto/definicao-hipertensao-arterial-sistemica-has-no-adulto/
Questão 56
Gabarito da questão: B
Comentários:
O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) ocorre devido à perda progressiva de secreção insulínica, frequentemente combinada a resistência insulínica. Geralmente é assintomático, com maior incidência a partir dos 40 anos em pessoas com excesso de peso, comportamento sedentário, com hábitos alimentares não saudáveis e história familiar de diabetes.
– Tipo 1: causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.
– Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.
https://bvsms.saude.gov.br/diabetes/
Questão 57
Gabarito da questão: B
Comentários: SEM COMENTÁRIOS DTP (DIFTERIA TÉTANO E COQUELUCHE)
Questão 58
Gabarito da questão: A
Comentários: Poliomielite 1, 2 e 3 (VIP – inativada) Poliomielite Vírus inativado 3 doses 2 reforços com a vacina VOP 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses 3ª dose: 6 meses 60 dias 30 dias Poliomielite 1 e 3 (VOPb – atenuada) Poliomielite Vírus vivo atenuado – 2 doses de reforço 15 meses e 4 anos – 1º reforço: 6 meses após 3ª dose da VIP 2º reforço: 6 meses após 1º reforço https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/calendario-vacinal-2023/calendario-nacional-de-vacinacao-2023-crianca/.
Questão 59
Gabarito da questão: D
Comentários: DISPENSA COMENTÁRIO
Questão 60
Gabarito de questão: B
Comentários: DISPENSA COMENTÁRIO
Questão 61
Gabarito da questão: B
Comentários: DISPENSA COMENTÁRIO
Questão 64
Gabarito da questão: D
Comentários: DISPENSA COMENTÁRIO
FONTE: https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/0/Instruc%CC%A7a%CC%83o+Normativa+do+Distrito+Federal+para+o+Calenda%CC%81rio+Nacional+de+Vacinac%CC%A7a%CC%83o+2023.pdf/1bee6879-6d42-4032-b36a-724850d817b0?t=1683221601551
Questão 67
Gabarito da questão: A
Comentários:
Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Tipos:
– Tipo 1: causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.
– Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.
– Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
– Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística, etc.); induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticóides, betabloqueadores, contraceptivos, etc.).
FONTE: https://bvsms.saude.gov.br/diabetes/
Questão 68
Gabarito da questão: D
Comentários:
Vacina sarampo, caxumba, rubéola e varicela (atenuada) – Tetraviral Esquema: Administrar 1 (uma) dose aos 15 meses de idade em crianças que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.
FONTE: file:///C:/Users/User/Downloads/Anexo%20%20%20Normativa%20do%20Calend%C3%A1rio%20de%20Vacina%C3%A7%C3%A3o%20-%20atualizado_29%2009%202022%20(3).pdf
Gabarito SES DF Agente: gabarito preliminar
Segundo o edital, o gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados até o dia 26 de setembro, no site da FUNATEC: https://funatec.org.br/.
Gabarito SES DF Agente: recursos
Os candidatos que desejam interpor recursos à FUNATEC terão o período entre os dias 27 de setembro e 03 de outubro para realizar a ação, também no site da FUNATEC.
Gabarito SES DF Agente: próximas etapas
Agora, os candidatos aprovados nas provas do concurso SES DF Agente participarão das seguintes etapas:
- Avaliação biopsicossocial – presencial (caráter classificatório) executada pela FUNATEC;
- Avaliação dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos – presencial (caráter eliminatório) executada pela FUNATEC.
Gabarito SES DF Agente: cronograma
- Gabarito preliminar: 26/09/2023
- Recursos: 27/09/2023 a 03/10/2023
- Resultado definitivo: 01/11/2023
- Convocação para a biopsicossocial: 01/11/2023
Prova SES DF Agente: análise
Fez a prova da SES DF Agente neste domingo (24/09)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Resumo do Concurso SES DF Agente
Concurso SES DF Agente | Secretaria de Saúde do Distrito Federal |
---|---|
Situação atual | Em andamento |
Banca organizadora | Funatec |
Cargos | Agente de Vigilância Ambiental e Agente Comunitário de Saúde |
Escolaridade | Nível médio |
Carreiras | Saúde |
Lotação | Distrito Federal |
Número de vagas | 119 vagas + 900 CR |
Remuneração | de R$ 1.988,00 a R$ 4.485,00 |
Inscrições | 22/05/2023 a 23/06/2023 |
Taxa de inscrição | de R$ 65,00 a R$ 70,00 |
Data da prova objetiva | 24 de setembro de 2023 |
Clique aqui para ver o edital do concurso SES DF Agente Mudança no conteúdo programático Mudança de cronograma |
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: