Aqui você encontra o Gabarito Extraoficial TJ CE para o cargo de Técnico Judiciário – Área: Técnico Administrativa. As provas foram aplicadas neste domingo (23/04), no turno vespertino.
O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará está ofertando 50 vagas imediatas mais a formação de cadastro de reserva. O Cebraspe é o organizador!
Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova TJ CE:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Análise
- Resumo e edital do concurso TJ CE
Destaques: |
Gabarito TJ CE extraoficial TJAA
Para a correção da prova, os professores utilizaram ESSA PROVA AQUI
Gabarito Extraoficial na íntegra em breve!
Redação discursiva Prof. Gustavo Silva
Gabarito TJ CE: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibilizará os comentários das questões da prova para o cargo de Técnico Judiciário – Área: Técnico Administrativa, comentadas por nossos professores especialistas.
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Raciocínio Lógico
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Administração Pública
- Noções de Gestão Pública
Gabarito Língua Portuguesa – Prof. Gustavo Silva
QUESTÃO NÚMERO 1
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: O texto permite concluir que “Nem mais como tema literário serve ainda esse assunto de seca” porque o assunto se tornou comum, trivial, banal. Tanto é assim que é clara a afirmação de que todos, em vista da frequência com que se fala no assunto, já se cansaram da temática associada à seca: escritores, leitores, quem sofre com a seca e, aparentemente, até Deus.
QUESTÃO NÚMERO 2
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: trecho “cansou principalmente quem o sofre” pode ser entendido como cansou principalmente quem sofre isso, ou seja, quem sofre os efeitos da seca. Verifica-se, assim, que o pronome “o”, no contexto pertinente, faz referência a “esse assunto de seca”, embora não se trate de expressão que possa simplesmente ser colocada no lugar do pronome “o”.
QUESTÃO NÚMERO 3
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Efetivamente, a forma verbal “levara” apresenta a desinência modo-temporal “ra”, que caracteriza verbos flexionados no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo. Tal tempo expressa um fato anterior a outro fato pretérito, como bem descreve o item D, ao afirmar que “a ação levar aconteceu anteriormente ao momento em que os compadres viam ‘o céu escurecer bonito’.
QUESTÃO NÚMERO 4
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A expressão “barreira a barreira”, no contexto, é construída com o termo barreira associado ao sentido de declive provocado pela erosão gerada pela passagem da água do rio. Trata-se da escarpa sem vegetação à beira do rio, a qual o acompanha ao longo das margens desenhadas pelo seu curso. Daí decorre que tal expressão tem o mesmo sentido de “margem a margem”, em vista da subida progressiva do nível das águas dos rios.
QUESTÃO NÚMERO 5
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A expressão “depois de tantos meses de desesperança” é adjunto adverbial de tempo associado ao verbo “escurecer”, daí a correção do item E. Em A, “precoce” é adjunto adnominal de “desse”; em B, “um século” é objeto direto de “há”; em C, “tardio” é adjunto adnominal de “inverno”; em D, “o inverno nas malas” é objeto direto de “levara”.
QUESTÃO NÚMERO 6
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A vírgula após “aguenta” separa adjunto adverbial ao final da frase; nesse contexto, tal pontuação é facultativa. Em A, a vírgula após “desesperança” é obrigatória, pois isola adjunto adverbial deslocado; em B, a vírgula após “experiências” é obrigatória, pois também isola adjunto adverbial deslocado; em D, a vírgula após “alucinados” é obrigatória, pois isola oração adverbial deslocada; em E, a vírgula após “garantido” é obrigatória, pois separa termos enumerados entre si.
QUESTÃO NÚMERO 7
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: No trecho “o último diz a tradição que foi em 1851”, “o último” retoma a referência anterior a “um gesto sucedido”, e o trecho “diz a tradição” é corretamente traduzido como “segundo a tradição”. Disso decorre a correção do item B. O item A apresenta erro de pontuação, e os itens C, D e E alteram o sentido original do texto.
QUESTÃO NÚMERO 8
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: No trecho indicado (“Assisti à mágica transformação do deserto em jardim do paraíso”), embora seja antecedido de crase, o termo “mágica” é adjetivo que caracteriza o substantivo feminino “transformação”; este último, por sua vez, é o responsável pela presença do artigo feminino que ocasionou a necessidade do acento grave.
QUESTÃO NÚMERO 9
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O penúltimo parágrafo do texto pode ser reescrito da seguinte forma: Pois choveu, de modo que se encheram os açudes, as várzeas deram nado, os rios subiram de barreira a barreira. Verifica-se, desse modo, que o segundo período apresenta informações que são decorrência, consequência da informação presente no primeiro.
QUESTÃO NÚMERO 10
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A questão demanda a resposta que preserve “a expressão de tempo e modo verbal da oração ‘haja milho’”. Ocorre que a forma verbal “haja”, destacada pelo enunciado, encontra-se no tempo presente do modo subjuntivo, e o item D é a única opção cujo verbo se apresenta também no presente do subjuntivo – apareça –, daí sua correção.
Gabarito Noções de Informática – Prof. Fabrício Melo
11 – Se um usuário ligar um computador com Windows e realizar o login, a primeira tela apresentada ao usuário será
A) A Área de Trabalho.
B) O Internet Explorer.
C) O Painel de Controle.
D) A Área de transferência.
E) O Explorador de arquivos.
PROVÁVEL GABARITO: LETRA A.
Assim que efetuamos o Login no sistema Windows, a primeira tela que será apresentada é a ÁREA DE TRABALHO, ao qual começamos a operar o computador, iniciando aplicativos e abrindo nossos arquivos.
12 – Assinale a opção em que estão apresentados apenas aplicativos do pacote Office 365.
A) Excel, Word, Windows Explorar
B) Word, PowerPoint, Calculadora
C) Word Pad, PowerPoint, Excel
D) Outlook, PowerPoint, Excel, Word
E) PowerPoint, Excel, Paint, Word Pad
PROVÁVEL GABARITO: LETRA D.
Word = Editor de textos;
Excel = Editor de planilhas eletrônicas;
P.Point = Editor de apresentações;
Outlook = Gerenciador de e-mails, tarefas, compromissos, contatos e agenda.
13 – Caso queira fazer uma busca na Internet, um usuário deverá digitar na barra de endereços de um navegador Web
A) O endereço de um provedor de Internet.
B) Os dados de usuário e senha do computador.
C) O endereço do site de uma ferramenta de busca.
D) O endereço de IP de uma rede sem fio.
E) O endereço de email do usuário.
PROVÁVEL GABARITO: LETRA C.
Basta digitarmos a url (endereço) de um site de busca como o www.google.com que iremos acessar um site especializado em busca de informações na WEB.
14 – Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a ferramenta do Windows utilizada para acesso a pastas no computador e a ferramenta da Microsoft utilizada para
armazenamento de arquivos na nuvem.
A) Facebook, LinkedIn
B) Documentos, Downloads
C) Explorador de Arquivos, OneDrive
D) Office 365, Bing
E) Google Drive, Dropbox
PROVÁVEL GABARITO: LETRA C. Ferramenta de acesso a pastas e arquivos do computador = Explorador de Arquivos; Ferramenta para armazenamento de dados na nuvem = One Drive.
15 – O tipo de programa de computador malicioso que se propaga por meio de cópias de si e infecta computadores, tornando-os lentos ou indisponíveis, é chamado de:
A) BackDoor
B) Software
C) Hardware
D) Malware
E) Firewall
PROVÁVEL GABARITO: LETRA D.
Malware = Malicious software (software malicioso) é o nome dado a qualquer software que tenha o objetivo de executar ações maliciosas em nossos computadores. O Software abordado no enunciado é o WORM, genericamente conhecido como um Malware.
Gabarito Raciocínio Lógico – Prof. Thiago Cardoso
QUESTÃO NÚMERO 16
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Pelas informações do enunciado, são 120 mulheres técnicas e 100 mulheres analistas. Dentre as mulheres técnicas, 55% estão infectadas sem sintomas. Por outro lado, dentre as mulheres analistas, 25% estão infectadas sem sintomas.
#(𝑇é𝑐𝑛𝑖𝑐𝑎𝑠∩𝑆𝑒𝑚 𝑆𝑖𝑛𝑡𝑜𝑚𝑎𝑠) = 120⋅0, 55 = 66
#(𝐴𝑛𝑎𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠∩𝑆𝑒𝑚 𝑆𝑖𝑛𝑡𝑜𝑚𝑎𝑠) = 100⋅0, 25 = 25
Portanto, o número total de mulheres infectadas sem sintomas é a soma do número de técnicas e analistas infectadas sem sintomas.
#(𝑀𝑢𝑙ℎ𝑒𝑟𝑒𝑠∩𝑆𝑒𝑚 𝑆𝑖𝑛𝑡𝑜𝑚𝑎𝑠) = 66 + 25 = 91
QUESTÃO NÚMERO 17
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Podemos considerar os livros de direito constitucional como sendo um bloco único, já que eles precisam ficar sempre juntos. Assim, teremos:
Observe que temos uma permutação de 6 elementos distintos, então o número de formas de permuta-las é:
𝑁1 = 6! = 6. 5. 4. 3. 2. 1 = 720
Além disso, os 3 livros de direito constitucional podem ser permutados entre si. Então, precisamos contar essas possibilidades também.
𝑁2 = 3! = 3. 2. 1 = 6
Portanto, o total de formas que se podem permutar todos os livros é:
𝑁 = 6⋅720 = 4320
QUESTÃO NÚMERO 18
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Vamos detalhar a proposição composta.
QUESTÃO NÚMERO 19
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Seja P o conjunto dos servidores que fizeram o curso de gestão de projetos e C o conjunto dos servidores que fizeram o curso de gestão de ciências de dados.
#(𝑃∪𝐶) = #𝑃 + #𝐶 − #(𝑃∩𝐶)
Então, façamos as contas:
50 = 37 + #𝐶 − 29
50 = 8 + #𝐶
∴#𝐶 = 50 − 8 = 42
Assim, veja que 42 pessoas fizeram o curso de ciência de dados. Dentre as quais, 29 pessoas fizeram os dois cursos. Desse modo, o número de pessoas que fizeram somente o curso de ciências de dados foram:
#(𝐶 𝑠𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒) = 42 − 29 = 13
Podemos montar o diagrama lógico que ilustra essa situação
QUESTÃO NÚMERO 20
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Observe que, se a proposição Q for verdadeira, então o consequente do condicional seria verdadeiro. Portanto, a proposição seria verdadeira sempre. Veja:
[(𝑃→𝑄)∧𝑃]→𝑄 = [(𝑃→𝑄)∧𝑃]→𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜 = 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜
Por outro lado, se a proposição Q for falsa, teremos:
𝑃→𝑄 = 𝑃→𝐹𝑎𝑙𝑠𝑜 = ~𝑃
A propriedade P → Falso se justifica porque, se a proposição antecedente P for falsa, teríamos:
𝑠𝑒 𝑃 𝑓𝑜𝑟 𝑓𝑎𝑙𝑠𝑎, 𝑒𝑛𝑡ã𝑜 𝑃→𝐹𝑎𝑙𝑠𝑜 = 𝐹𝑎𝑙𝑠𝑜→𝐹𝑎𝑙𝑠𝑜 = 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜
𝑠𝑒 𝑃 𝑓𝑜𝑟 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑎, 𝑒𝑛𝑡ã𝑜 𝑃→𝐹𝑎𝑙𝑠𝑜 = 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜→𝐹𝑎𝑙𝑠𝑜 = 𝐹𝑎𝑙𝑠𝑜
Vamos continuar a análise da proposição composta:
[~𝑃∧𝑃]→𝑄
Perceba que ~𝑃∧𝑃 é uma contradição, portanto, é sempre falsa. Nesse caso, teremos:
𝐹𝑎𝑙𝑠𝑜→𝑄
Porém, quando o antecedente do condicional é falso, a proposição composta será sempre verdadeira.
𝐹𝑎𝑙𝑠𝑜→𝑄 = 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜
Desse modo, a proposição composta pedida no enunciado é verdadeira em toda situação, portanto,
ela é uma tautologia.
Gabarito Noções de Direito Constitucional – Prof. Luciano Dutra
QUESTÃO NÚMERO 21
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Conforme o art. 1º, parágrafo único, da CF/1988, “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.
QUESTÃO NÚMERO 22
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: De acordo com o art. 3º, da CF/1988, “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I – construir uma sociedade livre, justa e solidária; II – garantir o desenvolvimento nacional; III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
QUESTÃO NÚMERO 23
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Conforme ensina Jorge Miranda, as normas programáticas “São de aplicação diferida, e não de aplicação ou execução imediata; mas do que comandos-regras, explicitam comando-valores; conferem elasticidade ao ordenamento constitucional; tem como destinatário primacial – embora não único – o legislador, a cuja opção fica a ponderação do tempo e dos meios em que vêm a ser revestidas de plena eficácia (e nisso consiste a discricionariedade); não consentem que os cidadãos ou quaisquer cidadãos as invoquem já (ou imediatamente após a entrada em vigor da Constituição), pedindo aos tribunais o seu cumprimento só por si, pelo que pode haver quem afirme que os direitos que dela constam, máxime os direitos sociais, têm mais natureza de expectativas que de verdadeiros direitos subjetivos; aparecem, muitas vezes, acompanhadas de conceitos indeterminados ou parcialmente indeterminados”. Portanto, o juízo de oportunidade e a avaliação da extensão do programa incumbem ao Poder Legislativo, no exercício de sua função legiferante.
QUESTÃO NÚMERO 24
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Segundo o art. 5º, LXXVIII, da CF/1988 “a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”.
QUESTÃO NÚMERO 25
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Conforme o art. 19, da CF/1988, “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público; II – recusar fé aos documentos públicos; III – criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”.
QUESTÃO NÚMERO 26
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Segundo o art. 37, I, da CF/1988, “os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei”.
QUESTÃO NÚMERO 27
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Conforme o art. 84, VI, da CF/1988, “Compete privativamente ao Presidente da República: […] VI – dispor, mediante decreto, sobre: a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos; b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos”. Ademais, o parágrafo único deste art. 84, determina que “O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações”.
QUESTÃO NÚMERO 28
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: De acordo com o art. 66, §§ 1º e 2º, da CF/1988, “Se o Presidente da República considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. O veto parcial somente abrangerá texto integral de artigo, de parágrafo, de inciso ou de alínea”.
QUESTÃO NÚMERO 29
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Diz o art. 127, da CF/1988, que “O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”. Já o § 2º deste art. 127 reza que “Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, provendo-os por concurso público de provas ou de provas e títulos, a política remuneratória e os planos de carreira; a lei disporá sobre sua organização e funcionamento”. Por fim, o art. 127, § 3º, da CF/1988, determina que “O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias”.
QUESTÃO NÚMERO 30
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: De acordo com o art. 5º, VIII, da CF/1988, “ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei”.
Gabarito Noções de Direito Administrativo – Prof. Diogo Surdi
QUESTÕES DE 31 a 37, 40, 41, 44, 45, 46, 47
QUESTÃO NÚMERO 31
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A autoexecutoriedade é o atributo do ato administrativo que possibilita à Administração Pública a execução dos seus atos, não havendo necessidade de manifestação prévia do Poder Judiciário.
QUESTÃO NÚMERO 32
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Quando o ato administrativo se torna inconveniente ou inoportuno, poderá a Administração Pública, por meio da revogação, proceder com o respectivo desfazimento.
QUESTÃO NÚMERO 33
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: A encampação é a forma de extinção dos serviços públicos fundamentada no interesse público. Por isso mesmo, faz-se necessária a edição de uma lei autorizativa específica e o prévio pagamento da indenização, se for o caso.
Art. 37. Considera-se encampação a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização, na forma do artigo anterior.
QUESTÃO NÚMERO 34
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A alternativa correta é a Letra C. Na descentralização por outorga, o que ocorre é a transferência da titularidade e da execução do serviço público. Como resultado, temos a criação das entidades da Administração Indireta.
QUESTÃO NÚMERO 35
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Os serviços de utilidade pública são aqueles que, ainda que afetem as necessidades da comunidade, satisfazem os interesses comuns dos membros que os utilizam. Como exemplo, podemos citar o serviço de telefonia, que apenas ocorrerá para os particulares que assim manifestarem interesse.
QUESTÃO NÚMERO 36
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Por eliminação, chegamos à alternativa E como resposta da questão. As fundações públicas, quando regidas pelo direito público, são pessoas jurídicas de direito público, mais especificamente uma espécie do gênero autarquia. No entanto, observe que a alternativa apenas menciona “fundação pública”. Ainda assim, a alternativa deve ser considerada, pela banca, como a alternativa correta de resposta.
QUESTÃO NÚMERO 37
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O fundamento para o tratamento diferenciado e preferencial atribuído as microempresas e empresas de pequeno porte é o princípio da isonomia, segundo o qual a Administração Pública deve tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades.
QUESTÃO NÚMERO 40
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: De acordo com a doutrina, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, por integrarem a Administração Pública, não estão sujeitas à falência.
QUESTÃO NÚMERO 41
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Se a função pública é executada por mais de um órgão público, estaremos diante da desconcentração, técnica por meio do qual ocorre a repartição interna de competências e, consequentemente, a criação de novos órgãos públicos.
QUESTÃO NÚMERO 44
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Questão que deve ser respondida pela eliminação. A resposta deve ser dada como a Letra C, uma vez que o artigo 91 da Lei das Licitações estabelece que “Os contratos e seus aditamentos terão forma escrita e serão juntados ao processo que tiver dado origem à contratação, divulgados e mantidos à disposição do público em sítio eletrônico oficial”.
Cumpre ressaltar, contudo, que a própria norma estabelece a hipótese de celebração de contrato verbal, desde que sejam atendidos os requisitos legais. A regra geral, ainda assim, é que os contratos sejam escritos.
QUESTÃO NÚMERO 45
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A função do gestor de contratos é a de fiscalizar, acompanhar e verificar a execução, em todas as etapas, até o momento do recebimento do objeto contratado. Dentre as opções, acredito que a Letra D é a alternativa que mais está em sintonia com as atribuições do gestor contratual.
QUESTÃO NÚMERO 46
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Os procedimentos auxiliares estão expressos no artigo 78 da Lei 14.133/2021, de seguinte teor:
Art. 78. São procedimentos auxiliares das licitações e das contratações regidas por esta Lei:
I – credenciamento;
II – pré-qualificação;
III – procedimento de manifestação de interesse;
IV – sistema de registro de preços;
V – registro cadastral.
A resposta é a Letra A. Na Letra B, a questão menciona registro de preços, sendo que a norma estabelece como procedimento auxiliar o sistema de registro de preços. Pela ausência da palavra “sistema”, a alternativa deve, muito provavelmente, ser considerada errada.
QUESTÃO NÚMERO 47
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A resposta é a Letra E, uma vez que o artigo 62 estabelece que “A habilitação é a fase da licitação em que se verifica o conjunto de informações e documentos necessários e suficientes para demonstrar a capacidade do licitante de realizar o objeto da licitação, dividindo-se em (…)”.
Gabarito Noções de Administração Pública e Gestão pública – Prof. Adriel de Sá Monteiro
QUESTÃO NÚMERO 38
GABARITO PRELIMINAR: letra e
COMENTÁRIO: As características descritas no enunciado são típicas da organização linear. Na organização linear, a estrutura é organizada em uma linha hierárquica única, onde cada funcionário tem um superior imediato e uma cadeia de comando clara e definida. A autoridade e responsabilidade fluem de cima para baixo na hierarquia da organização.
O formato piramidal da estrutura organizacional é outra característica da organização linear, onde há um número limitado de níveis hierárquicos, com uma grande base de trabalhadores na parte inferior da pirâmide e um número menor de gerentes e executivos no topo.
A ênfase na unidade de comando também é uma característica importante da organização linear, onde cada funcionário tem um único superior imediato ao qual se reporta e recebe ordens. Isso evita a ambiguidade e a confusão que podem surgir quando um funcionário recebe ordens conflitantes de vários superiores.
Um exemplo de organização linear é uma fábrica de produção em massa, onde há uma linha de produção clara e hierarquia de supervisores, com um gerente geral no topo. Cada funcionário é responsável por uma etapa específica do processo de produção e se reporta ao seu supervisor imediato. Sobre as demais alternativas:
a) Linha-staff: combina elementos da organização linear e funcional, onde há uma hierarquia clara de linha de comando, mas também existem especialistas em áreas de staff que dão suporte aos departamentos de linha.
b) Funcional: organização baseada em funções, onde as pessoas são agrupadas por especialização em áreas como finanças, marketing, recursos humanos, etc.
c) Global: organização que opera em diferentes países e regiões do mundo, com uma estrutura centralizada que coordena as operações globais.
d) Colegiado: organização onde as decisões são tomadas por um grupo de pessoas, geralmente representando diferentes áreas da empresa, e não por um único indivíduo ou hierarquia.
Letra e.
QUESTÃO NÚMERO 39
GABARITO PRELIMINAR: letra d
COMENTÁRIO: As principais características da organização formal, segundo consenso entre diversos autores, incluem:
1. Divisão do trabalho: a organização é dividida em departamentos, seções, setores, etc., cada um com sua função específica.
2. Especialização: a organização é formada por pessoas que ocupam cargos específicos, com suas funções e responsabilidades claramente definidas.
3. Hierarquia: há uma cadeia de comando clara e uma estrutura de autoridade definida.
4. Distribuição da autoridade e da responsabilidade: a autoridade e a responsabilidade são distribuídas de acordo com a posição de cada indivíduo na hierarquia da organização.
5. Racionalismo: a organização é baseada em princípios racionais, como a eficiência, produtividade e lucratividade, e é orientada para a realização de objetivos específicos. Sobre as demais alternativas incorretas, apenas na letra e consta uma dessas características.
Letra d.
QUESTÃO NÚMERO 42
GABARITO PRELIMINAR: letra e
COMENTÁRIO: A automação de processos de negócio é realizada por meio de um software que gerencia as atividades e tarefas envolvidas em um processo, criando um fluxo de trabalho automatizado. Esse fluxo de trabalho é conhecido como workflow.
A letra a) lead time se refere ao tempo necessário para executar um processo do início ao fim.
A letra b) scope se refere ao conjunto de requisitos e objetivos definidos para um projeto.
A letra c) throughput se refere à quantidade de trabalho que pode ser processada em um determinado
período de tempo.
A letra d) billing se refere ao processo de cobrança de clientes por produtos ou serviços prestados.
Letra e.
QUESTÃO NÚMERO 43
GABARITO PRELIMINAR: letra b
COMENTÁRIO: A departamentalização por processo é um método de organização empresarial que se baseia na criação de departamentos que têm como objetivo gerenciar um processo específico dentro da organização. Nesse tipo de departamentalização, a empresa agrupa as atividades relacionadas a um processo em um único departamento, que é responsável por todo o fluxo de trabalho, desde o início até o fim.
Sobre as demais alternativas:
A letra a) se refere à departamentalização funcional.
A letra c) se refere à departamentalização matricial.
A letra d) se refere à departamentalização por projetos.
A letra d) se refere à departamentalização geográfica.
Letra b.
QUESTÃO NÚMERO 48
GABARITO PRELIMINAR: letra b
COMENTÁRIO: A função administrativa que monitora, compara, estabelece padrões e faz medidas corretivas é chamada de controle.
O controle é uma das quatro funções administrativas básicas (as outras são planejamento, organização e direção) e consiste no processo de monitorar, avaliar e ajustar o desempenho organizacional para garantir que as atividades estejam de acordo com os objetivos e metas estabelecidos.
A letra a) planejamento envolve estabelecer objetivos, desenvolver estratégias e planos para alcançá-los, definir políticas e procedimentos, prever o futuro e decidir sobre a alocação de recursos.
A letra c) organização envolve a criação de uma estrutura organizacional que defina as tarefas e responsabilidades dos funcionários, agrupe as atividades em unidades organizacionais e estabeleça os relacionamentos hierárquicos e de autoridade.
A letra d) processos não se refere a uma das funções administrativas. Processos são um conjunto de atividades inter-relacionadas e interdependentes que transformam insumos em produtos ou serviços.
A letra e) direção envolve liderar, influenciar e motivar os funcionários para que atuem em direção aos objetivos da organização, comunicar-se efetivamente, tomar decisões e resolver conflitos.
Letra b.
QUESTÃO NÚMERO 49
GABARITO PRELIMINAR: letra d.
COMENTÁRIO: O planejamento estratégico é flexível porque, embora seja necessário definir objetivos de longo prazo, ele deve permitir que a organização faça ajustes e adaptações conforme o ambiente em que está inserida muda ao longo do tempo. O mundo dos negócios é incerto e dinâmico, então é importante que a estratégia possa ser modificada para que a organização possa lidar com mudanças imprevistas no ambiente externo.
Ele é de longo prazo porque a estratégia se concentra em objetivos a longo prazo que guiarão a organização em direção ao sucesso futuro. Os objetivos estratégicos geralmente abrangem um período de tempo que varia de três a dez anos.
E, finalmente, ele lida com incertezas porque a estratégia deve ser projetada para enfrentar incertezas e riscos inerentes ao ambiente de negócios. A estratégia é criada a partir da avaliação dos fatores internos e externos que afetam a organização e leva em consideração possíveis cenários futuros. Por isso, é importante que o planejamento estratégico seja flexível e permita mudanças ao longo do tempo para lidar
com situações imprevisíveis.
As demais alternativas misturam conceitos e características não só de outros planejamentos, mas de outros conceitos administrativos.
Letra d.
QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: letra e
COMENTÁRIO: As modernas tecnologias nas instalações do tribunal são consideradas uma vantagem interna, uma forma de melhorar a eficiência e a eficácia de seus processos; logo, elas podem ser consideradas uma força interna.
Letra e.
QUESTÃO NÚMERO 51
GABARITO PRELIMINAR: letra d
COMENTÁRIO: O nível tático tem como foco os departamentos e o médio prazo, ou seja, é responsável por traduzir as diretrizes estratégicas em planos e ações específicas para cada área da organização. Logo, nosso gabarito é a letra d.
A letra a) está incorreta porque a análise da organização como um todo é uma característica do nível estratégico.
A letra b) está incorreta porque a inquietação com as atividades é uma característica do nível operacional, que lida diretamente com as atividades do dia a dia da organização.
A letra c) está incorreta porque o foco em longo prazo e objetivos globais é uma característica do nível estratégico, que define a visão, missão e objetivos de longo prazo da organização.
A letra e) está incorreta porque o aumento da produtividade e o foco no curto prazo são características do nível operacional, que está mais preocupado com a eficiência e eficácia das operações diárias da organização.
Letra d.
QUESTÃO NÚMERO 52
GABARITO PRELIMINAR: letra d
COMENTÁRIO: Apenas a letra d) se refere à perspectiva financeira, que se preocupa com a maximização do retorno sobre o investimento e a geração de valor para os acionistas.
A letra a) capacitação é uma característica da perspectiva de aprendizado e crescimento, que busca desenvolver as habilidades e competências necessárias para a execução das atividades da empresa.
A letra b) qualidade dos processos internos é uma característica da perspectiva de processos internos, que visa aprimorar os processos e procedimentos da empresa para aumentar a eficiência e eficácia na execução das atividades.
A letra c) satisfação dos colaboradores é uma característica da perspectiva de aprendizado e crescimento, que busca promover um ambiente de trabalho agradável e motivador para os colaboradores.
A letra e) retenção de clientes é uma característica da perspectiva do cliente, que busca identificar e atender às necessidades e expectativas dos clientes para fidelizá-los.
Letra d.
QUESTÃO NÚMERO 53
GABARITO PRELIMINAR: letra e
COMENTÁRIO: Os seis elementos básicos para a definição da estrutura organizacional são:
1. Especialização: refere-se à divisão do trabalho em atividades específicas e distintas.
2. Departamentalização: é a forma como a empresa agrupa as atividades em unidades organizacionais maiores, geralmente departamentos.
3. Cadeia de comando: representa a estrutura hierárquica da organização, indicando quem se reporta a quem e como as decisões são tomadas.
4. Amplitude de controle: refere-se ao número de subordinados que um gerente ou supervisor pode efetivamente supervisionar.
5. Centralização: é o grau em que a autoridade é retida no topo da hierarquia organizacional.
6. Formalização: refere-se à extensão em que as políticas, procedimentos e regras da empresa são escritas e documentadas.
Assim, estão certos apenas os itens I, II, III e IV.
Letra e.
QUESTÃO NÚMERO 54
GABARITO PRELIMINAR: letra e
COMENTÁRIO: O tipo de estrutura organizacional que apresenta essas características é a estrutura burocrática. Essa estrutura é caracterizada pela centralização do poder, regras e procedimentos estritos, e uma ênfase na hierarquia e nas tarefas rotineiras.
Um exemplo de organização com estrutura burocrática é o setor público, em que a tomada de decisões é geralmente centralizada, e os procedimentos são padronizados e formalizados. Outro exemplo pode ser uma grande empresa tradicional com muitas camadas hierárquicas e uma grande quantidade de regras e regulamentos.
A letra a) estrutura virtual é uma estrutura organizacional temporária e flexível que é criada para um projeto específico ou objetivo. É composta por membros de diferentes áreas da empresa que trabalham juntos em equipes virtuais para atingir o objetivo comum.
A letra b) estrutura de redes é uma estrutura organizacional descentralizada que se concentra em relacionamentos de cooperação e colaboração entre diferentes organizações ou partes interessadas. É comum em alianças estratégicas, parcerias e redes de fornecedores.
A letra c) estrutura orgânica é uma estrutura organizacional flexível, descentralizada e adaptativa que é mais adequada para ambientes incertos e dinâmicos. Possui uma hierarquia plana, comunicação aberta e enfatiza a participação e a autonomia dos funcionários.
A letra d) estrutura mecanicista é uma estrutura organizacional hierárquica, burocrática e centralizada que é mais adequada para ambientes estáveis e previsíveis. Possui uma hierarquia rígida, processos padronizados e enfatiza a especialização e a conformidade com as regras e procedimentos estabelecidos.
Letra e.
QUESTÃO NÚMERO 55
GABARITO PRELIMINAR: letra a
COMENTÁRIO: A departamentalização por projetos é um tipo de estrutura organizacional temporária, criada para a execução de um projeto específico. Nesse modelo, os colaboradores são selecionados de diferentes áreas da empresa e são agrupados em equipes multidisciplinares, com o objetivo de realizar as atividades necessárias para atingir o objetivo do projeto.
Ao final do projeto, a equipe é desfeita e os colaboradores são realocados em suas áreas de origem ou em novos projetos.
A letra b) departamentalização funcional é caracterizada pela organização das atividades de acordo com a sua natureza ou especialização. Os departamentos são agrupados por função, como produção, finanças, marketing, recursos humanos, entre outros. É uma das formas mais comuns de departamentalização em empresas.
A letra c) departamentalização de produtos é usada em empresas que possuem uma grande variedade de produtos ou serviços. Nesse caso, os departamentos são agrupados de acordo com os produtos ou linhas de produção, de forma que cada departamento é responsável por um produto ou linha específica.
A letra d) departamentalização de clientes é usada em empresas que atendem a diferentes tipos de clientes ou segmentos de mercado. Os departamentos são agrupados por tipo de cliente, de forma que cada departamento é responsável por atender um segmento específico.
A letra e) departamentalização especialista é utilizada em empresas que possuem um alto grau de especialização em determinadas áreas, como tecnologia, engenharia, design, entre outras.
Letra a.
QUESTÃO NÚMERO 56
GABARITO PRELIMINAR: letra c
COMENTÁRIO: A sequência correta, da base ao topo, da teoria da hierarquia das necessidades humanas de Maslow é a seguinte:
1. Necessidades fisiológicas: necessidades básicas para sobrevivência como alimentação, água, sono e abrigo.
2. Necessidades de segurança: necessidades de proteção e segurança, tanto física quanto emocional, como estabilidade financeira, saúde e proteção contra ameaças.
3. Necessidades sociais: necessidades de pertencimento e de interação social, como amizade, amor e aceitação.
4. Necessidades de estima: necessidades de autoestima e respeito dos outros, como reconhecimento, prestígio e status.
5. Necessidades de autorrealização: necessidades de realização pessoal, crescimento e desenvolvimento, como a busca pela realização de sonhos e metas, criatividade e autoconhecimento.
Letra c.
QUESTÃO NÚMERO 57
GABARITO PRELIMINAR: letra b
COMENTÁRIO: O conflito anterior refere-se a conflitos passados que não foram totalmente resolvidos e, portanto, ainda podem gerar novos conflitos no futuro.
A letra a) falha na comunicação pode ser uma causa de conflito, mas não se refere especificamente a conflitos passados que geram novos conflitos.
A letra c) papel ambíguo refere-se a uma falta de clareza sobre as responsabilidades e funções de um indivíduo dentro da organização, o que pode levar a conflitos, mas não se refere especificamente a conflitos passados que geram novos conflitos.
A letra d) estilo de vida não tem relação direta com conflitos organizacionais.
A letra e) falta de recursos pode ser uma fonte de conflito, mas não se refere especificamente a conflitos passados que geram novos conflitos.
Letra b.
Gabarito TJ CE: gabarito preliminar
O Cebraspe vai disponibilizar o link para consulta individual aos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, no período de 25 a 27 de abril de 2023 – Das 19 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia (horário oficial de Brasília/DF).
A publicação do padrão preliminar de resposta da prova discursiva será no dia 25 de abril de 2023.
Gabarito TJ CE: recursos
O período para a interposição de recursos será de 26 a 27 de abril de 2023- Das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia (horário oficial de Brasília/DF).
O procedimento será realizado no site da organizadora: http://www.cebraspe.org.br/concursos/tj_ce_23_servidor.
Prova TJ CE: análise
Fez a prova do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará neste domingo (23/04)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova correspondia com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Resumo do concurso TJ CE (Técnico Judiciário)
concurso TJ CE | Tribunal de Justiça do Estado do Ceará |
---|---|
Situação atual | Edital publicado |
Banca organizadora | Cebraspe |
Cargos | Técnico Judiciário |
Escolaridade | Nível médio |
Carreiras | Tribunais/Diversas |
Lotação | Estado do Ceará |
Número de vagas | 50 + CR |
Remuneração | R$ 5.633,84 |
Inscrições | 31/01 a 22/02 |
Taxa de inscrição | R$ 112,00 |
Data da prova objetiva | 23 de abril |
Clique aqui para ver o edital TJ CE 2023 |
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: