O concurso TJ PA realizou neste domingo, 31, a aplicação das provas aos inscritos. Após a avaliação, confira o gabarito TJ PA AJAA extraoficial aqui no blog do GRAN.
A seleção do Tribunal de Justiça do Estado do Pará contempla 50 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. São oportunidades para oficial de justiça avaliador e analista judiciário em diversas especialidades.
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Navegue usando o índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Etapas
- Análise
- Resumo e edital do concurso
| Destaques: |

Gabarito TJ PA AJAA extraoficial
O gabarito do concurso TJ PA extraoficial segue em elaboração. Veja abaixo a correção em vídeo da avaliação.
Gabarito TJ PA AJAA: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Analista Judiciário – Área: Administrativa comentadas por nossos professores especialistas.
Este conteúdo está sendo atualizado conforme o recebimento dos comentários.
Veja abaixo por disciplina:
- Língua Portuguesa
- Ética no Serviço Público
- Administração Pública e Poder Judiciário
- Legislação
- Noções de Informática
- Administração Pública e Administração Geral
- Administração Financeira e Orçamentária e Orçamento Público
- Conhecimentos específicos
Gabarito Língua Portuguesa
Prof. Gustavo Silva
QUESTÃO NÚMERO: 1
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO:
No texto, a pesquisadora adverte apenas que a habilidade de leitura profunda está sob risco. Não se pode daí afirmar que tal habilidade deixará de existir como o item afirmou.
QUESTÃO NÚMERO: 2
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO:
O texto menciona estudo em que pessoas que olhavam para caracteres com o significado aleatório, sem indicação particular, tinham menos ativação das áreas cerebrais do que aquelas que reconheciam que os caracteres formavam a palavra de um idioma. Isso permite inferir que os circuitos cerebrais de uma pessoa que sabe ler funcionam de maneira diferente das pessoas que não saber ler e não reconhecem palavras do idioma.
QUESTÃO NÚMERO: 3
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO:
Segundo o texto, “os cientistas acreditam que nossos ancestrais ‘reciclaram’ para a leitura circuitos antes usados para o reconhecimento de objetos” e também ali se afirma que a leitura ativa várias áreas do cérebro; porém, não há afirmação de que áreas cerebrais em desuso voltem a ser utilizadas.
QUESTÃO NÚMERO: 4
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO:
De fato, o texto menciona que o processo de escrita começou entre os sumérios ou entre os egípcios, para, no parágrafo seguinte, afirmar que nossos ancestrais “reciclaram” para a leitura circuitos antes usados para reconhecimento de objetos. Essa reciclagem é o processo de mudança de circuitos cerebrais a que se refere o quarto parágrafo.
QUESTÃO NÚMERO: 5
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO:
A palavra hieróglifos tem dupla pronúncia na língua portuguesa. Assim, também é correto dizer e escrever hieroglifos.
QUESTÃO NÚMERO: 6
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO:
O verbo existir aceita sujeito e com ele concorda. Por outro lado, o verbo haver com o mesmo sentido é impessoal e, por isso, deve ser apresentar sempre na terceira pessoa do singular. Logo, o correto seria “haja”.
QUESTÃO NÚMERO: 7
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO:
A forma verbal “ativavam-se” encontra-se em voz passiva sintética ou pronominal e seu sujeito é composto: “áreas muito mais amplas da visão e também células específicas […]”. Assim, o termo “áreas muito mais amplas da visão” integra o sujeito composto passivo.
QUESTÃO NÚMERO: 8
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO:
A expressão “No momento em que” apresenta ideia temporal, já a locução “Na medida que” é incorreta, visto que o correto seria na medida em que, para indicação de causa, ou à medida que, para indicação de proporção. Assim, mesmo que se empregasse uma das locuções corretas, não haveria perfeita correspondência em relação a indicação de tempo.
QUESTÃO NÚMERO: 9
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO:
Na construção originária, a oração temporal “quando a nossa espécie surgiu” está vinculada ao verbo “existia”; na rescrita apresentada pelo item, essa oração adverbial temporal passa a se relacionar com “criou”. Tal mudança altera as relações de sentido. Além disso, faltou vírgula após a conjunção “e” na proposta do item.
QUESTÃO NÚMERO: 10
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO:
Apesar de o termo “aleatórios” se referir a algo que depende de ocorrências imprevisíveis, no contexto, tem significado associado a “sem sentido”. Isso é confirmado pela presença da oração subordinada adjetiva explicativa no trecho: “aleatórios, que não significavam nada em particular”.
QUESTÃO NÚMERO: 11
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO:
Apesar da indicação de certeza do pretérito perfeito do indicativo em “reciclaram”, a construção da oração pertinente está associada à ideia de possibilidade ou incerteza, a qual converge para o emprego do modo subjuntivo em “tenham” na locação “tenham reciclado”. Desse modo, a substituição mantém a coerência, a lógica das ideias do texto.
QUESTÃO NÚMERO: 12
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO:
O verbo advertir está associado à ideia de chamar atenção, avisar, prevenir; por outro lado, ensinar associa-se a ideia de transmissão de conhecimento ou técnica. Nesse contexto, a substituição alteraria o sentido original do texto.
QUESTÃO NÚMERO: 13
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO:
Como no contexto ambas as orações envolvidas introduzem contrapontos às informações que as antecedem, percebe-se a possibilidade de utilização de conectivo adversativo, seja ele “mas”, seja “e”. Isso resulta na possibilidade de troca das conjunções apontadas como item afirmou.
Vale ressaltar que a banca pode considerar o item como errado por incoerência, visto que se passariam a apresentar duas orações adversativas na sequência. Esse, porém, não seria o melhor raciocínio.
QUESTÃO NÚMERO: 14
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO:
No período apontado, o pronome “você” de fato pode ser utilizado para uma referência geral e aberta, associando-se à coletividade ou pode ser utilizada para qualquer leitor do texto, isto é, um indivíduo inespecífico.
Gabarito Ética no Serviço Público
Prof. Adriel Sá
QUESTÃO NÚMERO: 15
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: A questão afirma que o Código de Ética dos Servidores do TJPA tem como um de seus objetivos a redução da subjetividade nas interpretações pessoais sobre as normas e princípios éticos, a fim de compatibilizar os valores individuais dos servidores com os da instituição.
Essa afirmação está correta. De acordo com o art. 5º, inciso III, do Código de Ética, um dos objetivos é “reduzir a subjetividade das interpretações pessoais sobre os princípios e normas éticos adotados no Tribunal, facilitando a compatibilização dos valores individuais de cada servidor com os valores da instituição”.
QUESTÃO NÚMERO: 16
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: A questão diz que a expedição de certidão de penalidade aplicada a um servidor por violação do Código de Ética do TJPA é franqueada a qualquer interessado, em nome da publicidade das informações da administração pública.
Essa afirmação está incorreta. O Código de Ética do TJPA proíbe a expedição de certidão de penalidade aplicada. A única exceção é quando a certidão é solicitada pelo próprio servidor interessado ou por uma autoridade pública, com justificativa, para a instrução de um processo. Portanto, a certidão não é de livre acesso a qualquer interessado.
QUESTÃO NÚMERO: 17
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: A questão 17 afirma que, conforme o Decreto nº 1.171/1994, a aplicação da pena de censura a um servidor público pela comissão de ética dispensa a exposição de fundamentação no parecer que tenha orientado a imposição da penalidade.
Essa afirmação está incorreta. O artigo XXII do Anexo (Código de Ética Profissional) do Decreto n.º 1.171/1994 estabelece claramente que a pena de censura, aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética, deve ter sua fundamentação no respectivo parecer. Esse parecer deve ser assinado por todos os integrantes da comissão e o servidor que cometeu a falta deve ter ciência dele.
Gabarito Administração Pública e Poder Judiciário
Prof. Adriel Sá
QUESTÃO NÚMERO: 25
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: A utilização de padrões internos de diferenciação para recompensas, como promoções ou bônus, pode criar uma percepção de injustiça entre os funcionários. A razão para isso é que os critérios internos podem não ser transparentes ou podem ser percebidos como subjetivos, levando a sentimentos de favoritismo ou tratamento desigual.
Essa sensação de injustiça, também conhecida como injustiça distributiva, é a percepção de que a distribuição de recompensas é injusta. Ela tende a ser mais prejudicial para o moral e o engajamento dos funcionários do que uma recompensa que simplesmente não se alinha com o mercado. Quando os funcionários sentem que o processo ou os critérios de recompensa são injustos, eles podem reagir de forma negativa, diminuindo a produtividade e o comprometimento com a empresa.
QUESTÃO NÚMERO: 26
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: A afirmação de que o modelo gerencial começou a ser aplicado no Brasil a partir da década de 90 do século XX está correta.
O modelo de administração gerencial, também conhecido como Nova Gestão Pública, foi um programa de reforma administrativa implementado no Brasil durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998, como uma resposta à crise do Estado que se acentuou na década de 80. O principal objetivo dessa reforma foi modernizar a administração pública, tornando-a mais eficiente, ágil e orientada para resultados.
QUESTÃO NÚMERO: 27
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: A afirmação de que, para o exercício de uma boa liderança, são necessários o reconhecimento dos esforços dos colaboradores e o alinhamento com a cultura organizacional para o repasse de costumes e valores à equipe está correta.
Uma boa liderança é aquela que consegue influenciar e inspirar a equipe a trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns. O líder é responsável por criar um ambiente de trabalho positivo, oferecendo estímulos que incentivem a motivação intrínseca dos funcionários. O reconhecimento dos esforços dos colaboradores e a qualidade do feedback são fatores que podem influenciar a motivação e o engajamento da equipe. Além disso, a liderança também deve estar alinhada com a cultura organizacional, pois o contexto cultural influencia diretamente a forma como o líder deve agir para motivar, inspirar e direcionar a equipe.
QUESTÃO NÚMERO: 28
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que os princípios de accountability e transparência devem ser tratados de maneira segregada está incorreta.
A accountability e a transparência são conceitos que andam juntos e estão interligados de forma fundamental. A accountability é definida como a obrigação de prestar contas e assumir a responsabilidade pelos atos e resultados. Já a transparência é a prática de tornar públicas as informações sobre as ações da organização. A transparência é um dos requisitos para o controle e fortalecimento do Estado pela sociedade. Além disso, a transparência é considerada um “pilar fundamental” da accountability. A prestação de contas, por sua vez, deve ser realizada de forma clara e compreensível.
QUESTÃO NÚMERO: 29
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que a participação social beneficia as administrações públicas ao permitir o aproveitamento do conhecimento, ideias e experiência dos cidadãos está correta.
A participação social é um elemento central da gestão pública contemporânea, que busca incorporar a voz da sociedade em seus diversos níveis. O documento indica que a parceria entre governo e sociedade reconhece a voz dos cidadãos como essencial para a definição de prioridades e para a fiscalização dos serviços públicos. Quando os cidadãos se envolvem ativamente, as políticas públicas tendem a ser mais legítimas, próximas da realidade local e a atender melhor às necessidades da população. As administrações se beneficiam do conhecimento e da experiência dos cidadãos por meio da criação de espaços de interlocução, como os conselhos de gestão e o orçamento participativo.
QUESTÃO NÚMERO: 30
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação está incorreta. De acordo com o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), a análise dos resultados por meio de parâmetros objetivos ocorre na etapa de Check (verificar), não na etapa de Act (agir). A etapa de agir é a fase em que se tomam as ações corretivas com base na análise realizada na etapa anterior.
QUESTÃO NÚMERO: 31
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação está correta. No BSC, um dos princípios para traduzir a estratégia em termos operacionais é o alinhamento da organização com a estratégia. Para que isso ocorra, todas as unidades organizacionais devem estar alinhadas com a estratégia para obter sinergia. Além disso, o BSC inclui a perspectiva financeira, que avalia a lucratividade da estratégia. Essa perspectiva é fundamental no contexto de uma organização que busca a eficiência na alocação de recursos.
QUESTÃO NÚMERO: 32
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: Segundo o modelo de Michael Porter, a concorrência em uma indústria depende de cinco forças competitivas básicas. Essas forças são:
- Ameaça de novos entrantes.
- Poder de negociação dos compradores.
- Poder de negociação dos fornecedores.
- Ameaça de produtos e serviços substitutos.
- Rivalidade entre os concorrentes existentes.
O item afirma que as empresas devem entender quem são seus principais concorrentes, considerando como concorrência direta todas as empresas que vendem o mesmo produto. A ferramenta das Cinco Forças de Porter, desenvolvida por Michael Porter, vai além da simples concorrência entre empresas que vendem o mesmo produto. Ela analisa a atratividade de um setor e a lucratividade potencial de uma empresa, considerando um espectro mais amplo de forças competitivas. Ao analisar todas essas forças, uma empresa pode ter uma visão muito mais completa e estratégica do seu ambiente competitivo, e não se limitar apenas a quem vende o mesmo produto que ela.
QUESTÃO NÚMERO: 33
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que o acervo ativo é composto apenas por processos em trâmite que se enquadrem na definição de casos novos e que estejam em andamento está incorreta.
De acordo com a Portaria nº 1132/2025-GP, o Acervo Ativo é definido como “todos os feitos judiciais em trâmite na unidade que não tenham recebido qualquer dos movimentos listados na definição de Processos Baixados no período-base”. O documento especifica que o acervo ativo inclui processos cíveis e criminais que se enquadram na definição de casos novos, sejam eles “em andamento”, “julgados” e “transitados em julgado”, além de outros procedimentos.
QUESTÃO NÚMERO: 34
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que somente os percentuais e períodos de referência da meta nacional relativa ao julgamento de processos mais antigos serão revisados anualmente nos encontros nacionais do Poder Judiciário está correta.
A Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabelece que a Meta Nacional 1 e a Meta Nacional 2 compõem o monitoramento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário. No entanto, o parágrafo único do art. 13 da resolução especifica que, “Das metas de que trata o caput deste artigo, somente os percentuais e períodos de referência da Meta Nacional 2 serão revisadas anualmente nos Encontros Nacionais do Poder Judiciário”. A Meta Nacional 2 é a que se refere ao “Julgar processos mais antigos”.
Gabarito Legislação
Prof. Daniel Barbosa
QUESTÃO NÚMERO: 35
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO:
RITJPA Art. 36. Ao Presidente do Tribunal de Justiça, além da
atribuição de representar o Poder Judiciário, de exercer a suprema
inspeção da atividade de seus pares, de supervisionar todos os
serviços do 2º grau, de desempenhar outras atribuições que lhe sejam
conferidas em lei e neste Regimento, compete: IV – designar os Juízes
de Direito como auxiliares de varas ou comarcas de qualquer
entrância;
QUESTÃO NÚMERO: 36
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO:
RITJPA Art. 18. O Tribunal Pleno compõe-se de todos os
Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e Juízes
convocados, enquanto perdurar a convocação, sem prejuízo de outras
convocações para a composição de quórum.
QUESTÃO NÚMERO: 37
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO:
Lei 5.810/94 Art. 137 §1º As gratificações devidas aos funcionários
convocados para prestarem serviço em regime de tempo integral ou
de dedicação exclusiva obedecerão escala variável, fixada em
regulamento, respeitados os seguintes limites percentuais: a) pelo tempo integral, a gratificação variará entre 20% (vinte por cento) e
70% (setenta por cento) do vencimento atribuído ao cargo;
QUESTÃO NÚMERO: 38
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO:
Lei 5.810/94 Art. 38 §1º Não poderá ser promovido o servidor que se
encontre cumprindo o estágio probatório.
QUESTÃO NÚMERO: 39
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO:
Lei 10.803/24 Art. 27 §10 A gratificação de plantão será devida por
dia de trabalho, atendidos os critérios estabelecidos em
regulamentação própria, sendo reajustável no mesmo percentual e
data em que ocorrer a revisão geral anual na remuneração dos(as)
servidores(as) do Poder Judiciário do Estado do Pará.
QUESTÃO NÚMERO: 40
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO:
Lei 10.803/24 Art. 13. A investidura em cargo de provimento efetivo
depende de prévia aprovação em concurso público de provas ou de
provas e títulos, além da verificação de aptidão nas etapas de
avaliação psicológica, onde se auferirá o preenchimento dos requisitos
indispensáveis ao exercício do cargo.
QUESTÃO NÚMERO: 41
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO:
Lei 8.972/2020 Art. 35 §2º-A. O recebimento também poderá ser
atestado mediante: I – qualquer ato do intimado que denote a sua
ciência da intimação; ou (…)
QUESTÃO NÚMERO: 42
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO:
Lei 8.972/2020 Art. 22. Não podem ser objeto de delegação: I – a
edição de atos de caráter normativo;
QUESTÃO NÚMERO: 43
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO:
Resolução 351/2020 CNJ. Art. 15. Serão instituídas em cada
tribunal, no prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias, em caráter
permanente, pelo menos uma Comissão de Prevenção e
Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da
Discriminação, revestida de caráter autônomo e independente com
participação plúrima de magistrados(as); servidores(as); e
terceirizados(as), os quais se reunirão, ao menos, semestralmente.
QUESTÃO NÚMERO: 44
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO:
Resolução 351/2020 CNJ Art. 1º Parágrafo único. Esta Resolução
aplica-se a todas as condutas de assédio e discriminação no âmbito das
relações socioprofissionais e da organização do trabalho no Poder
Judiciário, praticadas por qualquer meio, inclusive aquelas contra
estagiários(as), aprendizes, voluntários(as), terceirizados(as) e
quaisquer outros prestadores(as) de serviços, independentemente do
vínculo jurídico mantido
Gabarito Noções de Informática
Prof. Maurício Franceschini
QUESTÃO NÚMERO: 45
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
Em uma rede local comutada, o uso de hubs garante maior desempenho em comparação a switches, pois permite que os dispositivos compartilhem o meio e todos os dados transmitidos simultaneamente em broadcast.
COMENTÁRIO: A afirmação está invertida, pois, na verdade, os switches são mais eficientes e possuem maior desempenho que os hubs, pois hubs congestionam a rede por fazer uso de broadcast de dados, transmitindo a todas as portas de destino, enquanto o switch envia diretamente para a porta específica de destino.
QUESTÃO NÚMERO: 46
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
No LibreOffice Calc, ao ser aplicada a formatação condicional a uma célula, a regra de formatação será automaticamente replicada para todas as outras células da mesma coluna, mesmo que nenhuma seleção múltipla tenha sido feita na planilha.
COMENTÁRIO: A aplicação da regra de formatação condicional se dá sobre as células que estão selecionadas.
QUESTÃO NÚMERO: 47
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
Uma boa prática de segurança no uso de mídias removíveis em computadores corporativos ou pessoais é desativar a execução automática (AutoRun/AutoPlay), o que reduz o risco de infecção por malware que se propaga ao conectar o dispositivo.
COMENTÁRIO: A execução automática abre e executa automaticamente arquivos de autoexecução, o que pode ser um grande risco quando a mídia removível está infectado por algum malware. A desativação da autoexecução evita a ativação de tais arquivos infectados.
QUESTÃO NÚMERO: 48
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
O Windows 10 possui suporte nativo para arquivos no formato ZIP, sendo possível compactar e descompactar arquivos sem a necessidade de programas adicionais.
COMENTÁRIO: O Windows 10 permite compactar nativamente os arquivos, gerando arquivos .ZIP, sem a necessidade de instalar outros aplicativos para essa finalidade. O procedimento inverso também é possível nativamente, ou seja, é possível descompactar um arquivo do formato .ZIP.
QUESTÃO NÚMERO: 49
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
A porta USB 3.0, geralmente identificada pela cor azul, oferece uma taxa de transferência de dados significativamente maior que a USB 2.0, podendo atingir até 5 Gbps.
COMENTÁRIO: A porta USB 3.0 tem velocidade máxima de 5 Gbps (Gigabits por segundo), enquanto a USB 2.0 atinge no máximo 480 Mbps (Megabits por segundo). A forma prática de diferenciar um tipo de porta do outro é por meio da cor azul na porta USB 3.0
QUESTÃO NÚMERO: 50
GABARITO PRELIMINAR: EERADO
É seguro conectar qualquer pendrive ao computador, desde que ele seja aberto inicialmente no modo somente leitura, pois vírus não conseguem se propagar sem permissão explícita do usuário.
COMENTÁRIO: Embora seja possível abrir um pendrive no modo somente leitura, a simples conexão do dispositivo pode ser suficiente para iniciar uma infecção a partir da execução do malware, o qual poderá infectar arquivos de outras unidades de disco.
Conhecimentos específicos
QUESTÃO NÚMERO: 51
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que, no âmbito da política de assistência social, a participação popular, por meio de organizações representativas, é garantida na formulação e no controle das ações em todos os níveis está correta.
A ideia de parceria entre governo e sociedade é um preceito relevante para o Estado democrático de direito. A voz dos cidadãos é essencial para a definição de prioridades e para a fiscalização dos serviços públicos. Conselhos gestores, por exemplo, são citados como espaços de participação social e controle das políticas públicas , que incluem a atuação em áreas como assistência social e estão presentes nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal.
QUESTÃO NÚMERO: 52
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que accountability define o processo de auditoria contábil realizado por técnicos da Controladoria-Geral da União em empresas públicas está incorreta.
Accountability é um conceito muito mais amplo e não se resume a um processo de auditoria contábil. O termo se refere à obrigação de prestar contas sobre a responsabilidade fiscal, gerencial e programática dos recursos confiados. Ele também engloba a responsabilização de agentes públicos pelos seus atos e omissões. Embora uma auditoria seja um mecanismo de controle que se relaciona com a accountability, ela não constitui a sua definição completa.
QUESTÃO NÚMERO: 53
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado em 1936, foi instrumental para a implementação da administração pública gerencial no Brasil está incorreta. O DASP foi criado em 1938 durante o governo de Getúlio Vargas. O principal objetivo do DASP era implementar o modelo de administração pública burocrática no Brasil para combater o patrimonialismo e o nepotismo, buscando profissionalizar o serviço público e aplicar critérios de mérito. O modelo de administração pública gerencial foi introduzido no Brasil muito tempo depois, a partir da década de 90 do século XX.
QUESTÃO NÚMERO: 54
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que o controle social é o processo de fiscalização exercido exclusivamente por tribunais de contas está incorreta.
O controle social é a capacidade da sociedade civil de monitorar e influenciar as ações do Estado. Ele se manifesta através da participação ativa de cidadãos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais. A fiscalização realizada por tribunais de contas é um exemplo de accountability horizontal, que se dá entre os Poderes do Estado, e não de controle social, que emana da sociedade. A palavra “exclusivamente” na questão restringe o conceito de controle social.
QUESTÃO NÚMERO: 55
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que, para que um profissional seja produtivo, é necessário que o trabalho realizado seja adequado às suas competências está correta.
A gestão pública empreendedora, que busca resultados efetivos, depende do investimento estratégico no capital humano. Para que a produtividade seja alcançada, a qualificação profissional e o desenvolvimento de competências são prioritários. A motivação dos servidores, que é fundamental para o sucesso de iniciativas de modernização da gestão pública, está ligada ao desenvolvimento de competências e talentos. Quando o trabalho é adequado às competências do profissional, a chance de ele se sentir motivado e, consequentemente, mais produtivo, aumenta.
QUESTÃO NÚMERO: 56
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que o controle a priori dos processos e o excesso de normas são elementos típicos da gestão por resultados está incorreta.
A gestão por resultados, que faz parte do modelo gerencial de administração, foca na definição de objetivos e na avaliação dos impactos reais das ações, e não nos processos e procedimentos. O modelo burocrático, por sua vez, é que é caracterizado pelo controle a priori de processos, excesso de normas, rigidez e inflexibilidade. A gestão por resultados busca superar essa rigidez, promovendo a flexibilização de normas e a simplificação de procedimentos para alcançar a eficiência.
QUESTÃO NÚMERO: 57
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que o corporativismo societal relaciona-se a democracias com sistemas eleitorais partidários abertos e competitivos, como as democracias avançadas do Welfare State, está correta.
O corporativismo é um sistema de organização política e econômica onde grandes grupos de interesse (como associações de empregadores, sindicatos e outras organizações profissionais) têm um papel formal e institucionalizado na tomada de decisões governamentais. O objetivo é alcançar consensos e evitar conflitos sociais, contribuindo para a estabilidade e o bom funcionamento do Welfare State (Estado de Bem-Estar Social).
QUESTÃO NÚMERO: 58
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que, no contexto da descentralização, a coordenação e a definição de normas gerais para a assistência social são atribuições da esfera federal está correta.
O conceito de descentralização refere-se à transferência de poder e responsabilidades do governo central para níveis inferiores de governo. No federalismo, essa transferência permite que os municípios e estados tenham mais autonomia para implementar políticas que se adaptem às realidades locais. No entanto, a esfera federal geralmente mantém a função de coordenação e a responsabilidade de definir as normas gerais e as diretrizes estratégicas que guiam a atuação dos governos locais em áreas como a assistência social.
QUESTÃO NÚMERO: 59
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que os governos locais são os principais responsáveis pela implementação das políticas sociais universais descentralizadas pelo governo federal está correta.
A descentralização é o processo de transferência de poder e responsabilidades do governo central para níveis inferiores de governo, como os governos locais. Essa prática busca uma maior proximidade com a população e mais eficiência na prestação de serviços públicos. Portanto, as políticas sociais, como as de assistência social, são definidas em uma esfera central (federal), mas a sua implementação, para ser mais eficaz e adaptada à realidade local, é atribuída principalmente aos governos locais.
QUESTÃO NÚMERO: 60
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que o controle social é um importante mecanismo de prevenção da corrupção no Brasil está correta.
O controle social é a capacidade da sociedade civil de monitorar e influenciar as ações do Estado. Através de mecanismos como a participação social, a sociedade pode acompanhar a gestão dos recursos públicos e a atuação dos gestores, contribuindo para a transparência e a responsabilização. A promoção da transparência e a exigência de prestação de contas dificultam a prática de atos ilícitos e fortalecem o combate à corrupção.
QUESTÃO NÚMERO: 61
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que, no ciclo das políticas públicas, a etapa de formulação corresponde ao reconhecimento de um problema público está incorreta.
A etapa de formulação de políticas públicas é o momento em que são elaboradas as alternativas de solução, como métodos, programas e estratégias, para alcançar os objetivos propostos. O reconhecimento de uma questão social como um problema público é uma fase anterior, que se chama “formação de agenda”.
QUESTÃO NÚMERO: 62
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que a função mobilizadora dos conselhos de políticas públicas está relacionada ao estímulo à participação da população na gestão pública está correta.
Os conselhos de políticas públicas são espaços de participação social e fiscalização que promovem a parceria entre o governo e a sociedade para a construção do bem comum. A própria natureza desses conselhos, que buscam incluir a sociedade na gestão e na tomada de decisões, é de estímulo à participação popular. A função “mobilizadora” é uma de suas funções, ao lado de “deliberativa”, “consultiva” e “fiscalizadora”.
QUESTÃO NÚMERO: 63
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que a análise de custo-efetividade estima o total de benefícios esperados de um programa em comparação com o custo total esperado está incorreta.
Essa descrição se refere à análise de custo-benefício, na qual custos e benefícios são expressos em termos monetários para determinar se os benefícios superam os custos. Já a análise de custo-efetividade busca comparar os custos de diferentes opções de políticas com base em seus resultados e impactos, medidos em unidades não monetárias, como “vidas salvas” ou “número de pessoas atendidas”.
QUESTÃO NÚMERO: 64
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que avaliações somativas destinam-se a verificar se um programa ou política pública respondem a um problema bem delimitado e pertinente está incorreta.
A avaliação somativa é realizada ao final da implementação de uma política ou programa. Seu foco é a relação entre processo, resultados e impacto, e serve para subsidiar decisões sobre a continuidade ou não do programa. A verificação de que um programa responde a um problema bem delimitado e pertinente faz parte da etapa de identificação do problema e formulação da política, ou de uma avaliação de desenho do programa, e não de uma avaliação somativa.
QUESTÃO NÚMERO: 65
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que uma avaliação de impacto visa aferir mudanças no bem-estar de indivíduos atribuídas a um projeto, política pública ou programa específico está correta.
A avaliação de impactos examina os resultados de médio e longo prazo de uma política pública, ou seja, as consequências e transformações que ocorreram na realidade. Essa avaliação busca identificar se houve mudanças na vida dos beneficiários que possam ser atribuídas de forma inequívoca à política ou programa em questão.
QUESTÃO NÚMERO: 66
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que o ciclo PDCA é um ciclo de planejamento para a gestão de recursos humanos cujas etapas são planejar, dirigir, categorizar e avaliar está incorreta.
O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) é um ciclo de melhoria contínua e possui quatro etapas: Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar) e Act (agir). As etapas listadas na questão (dirigir e categorizar) não correspondem às fases do ciclo. Além disso, o PDCA é uma ferramenta de gestão ampla, aplicável a processos e projetos em geral, não se restringindo à gestão de recursos humanos.
QUESTÃO NÚMERO: 67
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que indicadores construídos com base em censos demográficos são inadequados para a formulação de políticas públicas está errada.
Os censos demográficos são uma das principais fontes de informação para o planejamento e a implementação de políticas públicas. A afirmação inverte as características e a importância dessas pesquisas. Na verdade, os censos se destacam justamente por sua ampla abrangência e alta desagregação. Portanto, os dados censitários são a base para o diagnóstico social e a elaboração de políticas públicas eficazes em saúde, educação, habitação, segurança e muitas outras áreas. Ignorar essa fonte de informação seria um grave erro estratégico para qualquer governo.
QUESTÃO NÚMERO: 68
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que a apreciação e o diálogo são fases do processo de formulação de políticas públicas está correta.
Temos diversas classificações para o ciclo de políticas públicas, com etapas como a identificação do problema, a formação de agenda, a formulação de alternativas, a tomada de decisão, a implementação e a avaliação. A apreciação e o diálogo são partes fundamentais do processo de formulação de políticas públicas, especialmente nas fases de construção da agenda e formulação da política. A apreciação refere-se à análise de problemas públicos, enquanto o diálogo é a interação entre diversos atores sociais e institucionais para debater soluções, definir objetivos e analisar cenários possíveis para a política.
QUESTÃO NÚMERO: 69
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que o BSC é uma ferramenta de gestão estratégica voltada especificamente para a avaliação do desempenho financeiro da organização está incorreta.
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão estratégica que avalia tanto perspectivas financeiras quanto não financeiras. O BSC é composto por quatro perspectivas principais: financeira, dos clientes, dos processos internos, e da aprendizagem e crescimento organizacional. Portanto, sua aplicação vai além da medição do retorno sobre o investimento, sendo utilizada para a avaliação de diversas dimensões do desempenho da organização.
QUESTÃO NÚMERO: 70
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que as metas no BSC são descrições qualitativas de longo prazo e que os indicadores são iniciativas táticas de curto prazo está incorreta.
No BSC, os objetivos estratégicos de longo prazo, como a missão e a visão da organização, são desdobrados em metas mensuráveis, que representam os alvos a serem atingidos a curto prazo. Já os indicadores de desempenho são as medidas utilizadas para quantificar o progresso em relação às metas. As iniciativas táticas e ações são parte dos planos de ação, que visam alcançar as metas estabelecidas.
QUESTÃO NÚMERO: 71
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que a matriz GUT é uma ferramenta que permite à organização antecipar e analisar diferentes cenários possíveis e desenvolver planos de contingência está incorreta.
A matriz GUT é uma ferramenta utilizada para priorizar problemas com base em três critérios: Gravidade (o impacto do problema), Urgência (o prazo para resolvê-lo) e Tendência (o potencial de crescimento do problema). O objetivo dessa matriz é ajudar na tomada de decisão sobre qual problema deve ser resolvido primeiro. A ferramenta para analisar cenários e desenvolver planos de contingência é o planejamento baseado em cenários.
QUESTÃO NÚMERO: 72
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que a análise SWOT é uma ferramenta estratégica que identifica e avalia fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças) para a formulação de estratégias está correta.
A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta de planejamento estratégico que se baseia na análise de fatores internos e externos da organização. Os fatores internos, que a organização pode controlar, são as forças e as fraquezas. Os fatores externos, que a organização não controla, são as oportunidades e as ameaças. O cruzamento dessas variáveis é crucial para a elaboração de estratégias, como a de desenvolvimento, que combina forças e oportunidades.
QUESTÃO NÚMERO: 73
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que indicadores de eficácia medem a relação entre os resultados alcançados e os objetivos propostos, focalizando a qualidade do que foi entregue, independentemente da otimização dos recursos, está correta.
A eficácia mede o grau de cumprimento dos objetivos e metas de um projeto ou política. O foco é nos resultados finais, ou seja, se o que foi planejado foi de fato alcançado. Por exemplo, se a meta era construir 100 escolas e 100 foram construídas, a eficácia foi de 100%. A eficácia não se preocupa com o custo ou a otimização dos recursos utilizados para alcançar o objetivo.
QUESTÃO NÚMERO: 74
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que indicadores de produtividade são um tipo específico de indicador de eficiência, pois medem a relação entre a quantidade de recursos utilizados e a quantidade de produtos ou serviços gerados, está correta.
A eficiência avalia a relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados. A produtividade é um indicador que expressa essa relação, medindo a relação entre a quantidade de produtos ou serviços gerados por um trabalho e os recursos utilizados para isso. A definição de produtividade na questão se alinha com o conceito de eficiência.
QUESTÃO NÚMERO: 75
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que a variável “meta” representa o valor real ou o dado coletado que reflete o desempenho atual da organização está incorreta.
No contexto de indicadores de desempenho, a meta é o valor futuro a ser alcançado. Ela representa o alvo de desempenho esperado. O valor real ou o dado coletado é o resultado que se obtém após a realização de uma ação e serve para verificar se a meta foi ou não atingida. A questão confunde o que é a meta (o objetivo) com o resultado da sua medição (o valor real).
QUESTÃO NÚMERO: 76
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que as reformas administrativas no Brasil, a partir da década de 1990, buscaram a transição para o modelo gerencial mantendo a centralização das decisões no âmbito da União está incorreta.
As reformas administrativas no Brasil a partir da década de 1990, especialmente a que ocorreu no governo de Fernando Henrique Cardoso com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), visaram a transição de um modelo burocrático para um modelo gerencial de gestão pública. Uma das principais características do modelo gerencial, no entanto, é a descentralização das decisões e das atividades. O PDRAE propôs a transferência de ações de caráter local e regional da União para os estados e municípios, buscando maior proximidade com a população e eficiência na prestação de serviços.
QUESTÃO NÚMERO: 77
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que a flexibilidade é um dos pilares do modelo gerencial, permitindo a adaptação a novas demandas sem comprometer a estabilidade necessária, está correta.
O modelo de administração gerencial busca superar a rigidez do modelo burocrático, adotando a flexibilidade como um de seus princípios orientadores. A reforma gerencial do Estado, de 1995, buscava uma administração pública gerencial, flexível e eficiente, voltada para o atendimento do cidadão. Essa flexibilidade permite a adaptação de estruturas e processos às demandas da sociedade. Ao mesmo tempo, o modelo gerencial mantém e flexibiliza alguns princípios burocráticos, como a profissionalização dos servidores por meio de critérios de mérito e competência, o que assegura a estabilidade necessária à execução das políticas de Estado.
QUESTÃO NÚMERO: 78
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: O objetivo fundamental da gestão de estoques é determinar quando e quanto adquirir. Ele busca um equilíbrio entre a necessidade de atender à demanda e a minimização dos custos associados aos estoques. O gerenciamento de estoques não tem como objetivo principal a manutenção de grandes volumes de produtos.
Na verdade, uma das filosofias de gestão mais difundidas, o Just in Time (JIT), tem o objetivo oposto: busca a eliminação do desperdício e a redução do estoque ao mínimo, com a filosofia de “estoque zero”. O JIT foca em ter os materiais necessários na quantidade exata e no momento certo.
QUESTÃO NÚMERO: 80
GABARITO PRELIMINAR: Certa
COMENTÁRIO: A afirmação de que o clientelismo é uma forma de intermediação de interesses que se caracteriza pela troca de favores entre atores políticos e grupos de interesse, baseada em relações de barganha informal e pessoal, sendo o acesso a bens e serviços públicos condicionado a apoios políticos, está correta.
O clientelismo é como uma troca de favores, benefícios ou serviços políticos relacionados com a vida política. Políticos e Governo trocam serviços e empregos por votos, principalmente com setores pobres da população. Assim, o clientelismo consiste em um tipo de sistema em que os agentes políticos concedem benefícios públicos em troca de apoio político.
QUESTÃO NÚMERO: 81
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que o conceito de governança é de governabilidade são sinônimos está incorreta.
A governança e a governabilidade são conceitos distintos, com a primeira se referindo à capacidade técnica e a segunda à capacidade política. A governança é a prática, enquanto a governabilidade é a teoria ou o processo.
QUESTÃO NÚMERO: 82
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que o caminho crítico de um projeto representa a sequência mais longa de atividades que determina a sua duração total mínima, e qualquer atraso em uma atividade do caminho crítico do projeto resultará em atraso equivalente na data de seu término, uma vez que, em geral, não há folga nessas atividades, está correta.
O caminho crítico (CPM) é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto e que determina a menor duração possível desse projeto. As atividades no caminho crítico são etapas essenciais, que não podem ser adiadas ou atrasadas sem afetar todo o cronograma. As atividades fora do caminho crítico, por outro lado, têm folgas, que permitem alguma flexibilidade no tempo de execução.
QUESTÃO NÚMERO: 83
GABARITO PRELIMINAR: Errada
COMENTÁRIO: A afirmação de que a análise das partes interessadas ou stakeholder analysis deve ser realizada apenas na fase inicial do planejamento do projeto está incorreta.
A análise das partes interessadas, ou stakeholder analysis, é uma atividade contínua. Os domínios de desempenho (do Guia PMBOK 7ª edição) são executados simultaneamente ao longo do projeto, incluindo o domínio das partes interessadas. As partes interessadas definem e priorizam os requisitos do projeto por meio de sua participação e dos ajustes no planejamento. A ideia de que as necessidades e influências das partes interessadas permanecem constantes é incorreta. A visão mais moderna da gestão de projetos, com foco em adaptabilidade, reconhece que as necessidades e expectativas podem evoluir e mudar, e que o engajamento e a análise devem ser contínuos.
Gabarito Administração Pública e Administração Geral
Aguardando comentário do professor.
Gabarito Administração Financeira e Orçamentária e Orçamento Público
Aguardando comentário do professor.
Gabarito Redação
Prof.Cleber Monteiro
A democracia e a liberdade são conceitos que se complementam na vida cotidiana, permitindo a convivência social equilibrada. No entanto, tais valores não são absolutos: a liberdade individual encontra limites no direito do outro, sob pena de transformar-se em abuso. Nesse sentido, discutir a relação entre democracia e liberdade significa compreender que a convivência exige responsabilidade e respeito mútuo.
A frase “a liberdade de um indivíduo termina onde começa a do outro” é essencial para mostrar que a liberdade não é absoluta. É preciso delimitar que liberdade não pode se transformar em abuso ou violação da dignidade alheia. Esse raciocínio aparece tanto em princípios democráticos quanto em fundamentos do Estado de Direito. Vale citar o artigo 5º da Constituição, que garante direitos e liberdades, mas sempre condicionados ao respeito às leis e aos direitos de terceiros.
Nas sociedades modernas, democracia e liberdade caminham lado a lado. A democracia cria instituições que asseguram direitos civis, políticos e sociais, e a liberdade garante que o cidadão possa participar ativamente desse processo. Um exemplo cotidiano dessa relação é o ato de votar: cada eleitor tem a liberdade de escolher seus representantes, mas dentro de um sistema democrático que organiza o processo e assegura a igualdade do voto. Outro exemplo é o direito de manifestação pacífica, em que a liberdade individual se insere em um contexto democrático coletivo, sendo limitada apenas quando ameaça a segurança ou a ordem pública.
Portanto, democracia e liberdade são indissociáveis, mas precisam ser exercidas de modo responsável. Respeitar os limites da liberdade alheia é condição indispensável para que a democracia se fortaleça e para que a convivência cotidiana seja marcada pela justiça, pela igualdade e pela paz social.
Gabarito TJ PA AJAA preliminar
O gabarito preliminar para todos os cargos estará disponível no site do Cebraspe (http://www.cebraspe.org.br/concursos/tj_pa_25_servidor) entre os dias 2 e 4 de setembro de 2025.
Gabarito TJ PA: recursos
Os candidatos poderão interpor recursos durante dois dias disponíveis no site da banca organizadora.
Concurso TJ PA: próximas etapas
Além das provas objetiva e discursiva, os candidatos ainda terão a fase psicológica e de títulos.
Prova TJ PA: análise
Fez a prova neste domingo? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Resumo do Concurso TJ PA
| Edital TJ PA | Tribunal de Justiça do Estado do Pará |
|---|---|
| Situação atual | Edital publicado |
| Banca organizadora | Cebraspe |
| Cargos | Oficial de Justiça Avaliador e Analista |
| Escolaridade | Nível superior |
| Carreiras | Tribunais |
| Lotação | Pará/PA |
| Remuneração | de: R$ 10.815,76 a R$ 15.021,89 |
| Número de vagas | 50 + CR |
| Inscrições | 30/06 a 22/07/2025 |
| Taxa de inscrição | R$ 150 |
| Data da prova objetiva | 31/08/2025 |
| Confira o edital TJ PA 2025 1ª Retificação | |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[Preparatórios] Concursos Tribunais – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/03/27111718/Tribunais_CABECALHO-1238X216.webp)
![[Preparatórios] Concursos Tribunais – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/03/27111651/Tribunais_CABECALHO-1238X216-1.webp)