RN 259, é realizada de acordo com dois critérios:
comparativo, cotejando-as entre si, dentro do mesmo
5 segmento e porte; e avaliatório, considerando
evolutivamente seus próprios resultados.
Os planos de saúde recebem notas de zero a
quatro: zero significa que o serviço atendeu às normas,
e quatro é a pior avaliação possível do serviço. Os
10 planos com pior avaliação — durante dois períodos
consecutivos — estão sujeitos à suspensão temporária da
comercialização. Quando isso ocorre, os clientes que já
haviam contratado o serviço continuam no direito de
usá-lo, mas a operadora não pode aceitar novos
15 beneficiários nesses planos.
Internet: www.ans.gov.br.
conhecimento e, ao fazê-lo, pressupõe uma ou várias
epistemologias. Epistemologia é toda a noção ou ideia,
refletida ou não, sobre as condições do que conta como
5 conhecimento válido. É por via do conhecimento válido que
dada experiência social se torna intencional e inteligível. Não
há, pois, conhecimento sem práticas e atores sociais. Como um
e outro não existem senão no interior de relações sociais,
10 diferentes tipos de relações sociais podem dar origem a
diferentes epistemologias.
No seu sentido mais amplo, as relações sociais são
sempre culturais e políticas. Assim, qualquer conhecimento
válido é sempre contextual, consideradas tanto a diferença
cultural quanto a diferença política. Para além de certos
15 patamares de diferença cultural e política, as experiências
sociais são constituídas por vários conhecimentos, cada um
com seus critérios de validade, ou seja, são constituídas por
conhecimentos rivais.Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses. Epistemologias
do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 15-6 (com adaptações).
levantamentos censitários tem por objetivo fornecer, entre
muitas outras informações sobre características demográficas,
sociais e socioeconômicas, um indicador genérico da extensão
5 do letramento na população como um todo; os levantamentos
por amostragem, ao contrário, visam à coleta de uma grande
variedade de informações específicas sobre habilidades e
práticas sociais reais de leitura e de escrita. Consequentemente,
enquanto o levantamento censitário avalia e mede o letramento
10 de maneira superficial, porque não pode utilizar mais que uma
ou duas perguntas curtas de autoavaliação ou o simples critério
de conclusão de determinada série escolar, o levantamento por
amostragem pode avaliar e medir em profundidade tanto as
habilidades de leitura e de escrita, por meio de provas e testes,
15 quanto os usos cotidianos dessas habilidades, por meio de
questionários estruturados. Os levantamentos por amostragem
sobre o letramento podem, pois, fornecer dados sobre duas
dimensões do letramento: a dimensão individual, ou seja, a
posse pessoal de habilidades de leitura e escrita, e a dimensão
20 social, ou seja, o exercício das práticas sociais que envolvem
a leitura e a escrita.Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros. Belo
Horizonte: Autêntica, 1998, p. 104 (com adaptações)
3. A conjunção “pois” (ℓ. 17) tem, no período em que se insere, sentido conclusivo, equivalendo, semanticamente, a portanto, por isso.
o futuro de Vitória, eu e alguns amigos resolvemos pedir
audiência ao secretário responsável pelo desenvolvimento do
município. Com alma de escoteiro, sugerimos que a prefeitura
5 lançasse um certame para recolher ideias para o melhor
aproveitamento da região no entorno do Shopping Vitória, uma
das poucas áreas livres disponíveis na cidade. Um lugar único
em meio a paisagens preciosas: a bucólica baía entre as ilhas,
a movimentada entrada do canal, o simpático Morro do
10 Moreno e o Convento da Penha, nosso maior monumento.
Quem sabe um museu do mar com aquário, uma boa
praça, instalações para eventos, espaço para armar circo e
parque de diversões e tudo o mais que propiciasse boas
condições de permanência a crianças, jovens e adultos. Um
15 espaço para atividades que fizessem bem ao corpo e à alma.
Um lugar para o cidadão comum ficar bestando à sombra,
comendo quebra-queixo e pipoca, vendo navios, falando da
vida.
Pois na semana passada recebi convite da prefeitura
20 para uma audiência pública para conhecer uma proposta de
ocupação daquela área, que inclui ampliações do shopping até
os limites do terreno e a construção de vários prédios de
escritórios e de apartamentos e lojas, quase tudo com trinta e
dois metros de altura.
25 Fiquei com preguiça só de pensar no quanto tudo
aquilo poderia prejudicar a vida dos que precisam ir e vir pela
avenida Nossa Senhora dos Navegantes, uma via estratégica de
escoamento, que já começa a dar sinais de saturação. Isso sem
falar dos que têm de cruzá-la diariamente, para ir pra casa, ao
30 cinema ou às compras.
Por se tratar de construções enormes e, sobretudo,
irreversíveis, é obrigatório dimensionar todos os seus
potenciais de impacto no funcionamento futuro da região
metropolitana. É trabalho para ser conduzido com máximo
35 rigor técnico, muito bom senso e total isenção e que seus
resultados sejam avaliados em audiências públicas específicas,
sem açodamentos, livres de más influências. Já bastam os
incômodos perpétuos gerados pelas usinas siderúrgica e de
pelotização, implantadas em local inadequado.Alvaro Abreu. Calma, gente. In: A Gazeta, 12/11/2012.
Internet:gazetaonline.globo.com (com adaptações)
estiva e via-os vir chegando a balançar o corpo, com a comida
debaixo do braço, muito modestos. Em pouco, a beira do cais
ficou coalhada. Durante a última greve, um delegado de polícia
5 dissera-me:
— São criaturas ferozes! (…)
Logo que o saveiro atracou, eles treparam pelas
escadas, rápidos; oito homens desapareceram na face aberta do
porão, despiram-se, enquanto os outros rodeavam o guincho e
10 as correntes de ferro começavam a ir e vir do porão para o
saveiro, do saveiro para o porão, carregadas de sacas de café.
Era regular, matemático, a oscilação de um lento e formidável
relógio.
Aqueles seres ligavam-se aos guinchos; eram parte da
15 máquina; agiam inconscientemente. Quinze minutos depois de
iniciado o trabalho, suavam arrancando as camisas. Não
falavam, não tinham palavras inúteis. Quando a pilha de sacas
estava feita, erguiam a cabeça e esperavam nova carga. Que
fazer? Aquilo tinha que ser até às 5 da tarde. (…)
20 Esses homens têm uma força de vontade incrível.
Fizeram com o próprio esforço uma classe, impuseram-na.
Hoje, estão todos ligados, exercendo uma mútua polícia para
a moralização da classe. A União dos Operários Estivadores
consegue, com uns estatutos que a defendem habilmente, o seu
25 nobre fim. (…)
Que querem eles? Apenas ser considerados homens
dignificados pelo esforço e a diminuição das horas de trabalho,
para descansar e para viver.
João do Rio. Os trabalhadores de estiva. In: A alma encantadora das ruas.
Paris: Garnier, 1908. Internet: www.dominiopublico.gov.br (com adaptações).
um apelo feito pelo presidente do Supremo Tribunal Federal
(STF), para que seja extinta a prática de esconder os nomes de
investigados em inquéritos criminais na mais alta corte do país.
5 Ele defende que o STF deve livrar-se do costume de manter
identidades em segredo, ou estará contrariando todos os
esforços em busca de maior transparência. Enfatiza o ministro
que o bom senso recomenda a mudança, mesmo que alguns
dos integrantes do Supremo defendam a manutenção do
10 procedimento adotado em 2010.
É ultrapassado o entendimento de que, ao não
identificar os investigados, o STF estaria protegendo pessoas
que, no desfecho dos processos, poderiam vir a ser absolvidas
ou ter seus casos arquivados. Por essa norma, os investigados
15 são identificados apenas pelas iniciais, como se o STF
estivesse, de alguma forma, resguardando acusados de algum
delito. Assegura o presidente que a presunção de inocência não
justifica o que define como “opacidade que prevalece no
âmbito dos processos criminais no Supremo”.
20 Reverter essa restrição significa, segundo a
argumentação do ministro, ser transparente não só para a
justiça, mas também para toda a sociedade.Zero Hora, 8/4/2013
exemplo de que a reforma do Poder Judiciário não está
estagnada. Dez anos atrás, época em que ainda se discutia a
criação do conselho, ao qual cabia o epíteto “órgão de controle
5 externo do Judiciário”, a existência de um órgão nesses
moldes, para controlar a atuação do Poder Judiciário, gerava
polêmica.
Atualmente, o CNJ não só se tornou realidade, como
ainda é citado em outro contexto. O órgão goza hoje de alto
10 conceito como ferramenta de planejamento. É verdade que
subsistem controvérsias acerca dos limites de sua atuação, mas
elas permanecem em segundo plano diante de medidas
moralizadoras por ele determinadas, como o combate ao
nepotismo e aos supersalários, além da aplicação de
15 penalidades aos magistrados.
Antes, os quase cem tribunais do país funcionavam
sem nenhuma coordenação, e pouco — às vezes, nada — se
sabia sobre eles. Não havia certeza sequer a respeito do total de
processos, juízes e recursos. A partir da elaboração de
20 relatórios como o Justiça em Números, o CNJ pôde, por
exemplo, criar metas para desatar os nós da justiça brasileira.
Uma delas, de 2009, previa o julgamento de todos os processos
distribuídos antes de 2006. Identificaram-se quase 4,5 milhões
de casos; 90% deles já foram julgados.
Folha de S.Paulo, Editorial, 7/4/2013 (com adaptações).
GABARITO
1.E
2.C
3.C
4.E
5.C
6.C
7.E
8.E
9.E