Primeiro, é importante você se lembrar de que esse termo de “lavagem das mãos” está desatualizado. Hoje chamamos de “higienização das mãos”, com várias técnicas diferentes, a depender dos objetivos de cada situação. Como, por exemplo, a higienização simples, a higienização com álcool gel a 70%, a higienização antisséptica e a degermação cirúrgica.
Detalhamos esse assunto dentro da temática de biossegurança – medidas de precauções.
Vejamos mais algumas questões a respeito.
- (AOCP/2015) A ação considerada uma das mais importantes para reduzir a taxa de infecção no ambiente hospitalar é:
a) manter o setor em ordem.
b) fazer desinfecção dos leitos com álcool 70%.
c) manusear com cuidado os materiais contaminados.
d) lavar as mãos com técnicas corretas.
e) descartar os resíduos hospitalares.
Resposta: Letra d.
Observe que a Portaria n. 2.616/1998 enfatiza este aspecto: a “lavagem das mãos” é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.
- (CESPE/2015) A respeito da terminologia e de produtos técnicos de enfermagem, julgue o item a seguir.
Degermação é a remoção de detritos e impurezas sobre a pele, por meio de detergentes sintéticos e sabões, que removem mecanicamente a flora transitória e residente.
Resposta: Errado
A degermação não remove a flora residente por completo. Observe o conceito de degermação das mãos: degermação é a remoção de detritos e impurezas depositados sobre a pele. Sabões e detergentes sintéticos, graças a sua propriedade de penetração, emulsificação e dispersão, removem mecanicamente a maior parte da flora microbiana existente nas camadas superficiais da pele, também chamada flora transitória, mas não conseguem remover aquela que coloniza as camadas mais profundas ou flora residente.
- (DEPEN/CESPE/2015) Julgue o próximo item, referente a controle de infecção hospitalar.
Quando estiverem visivelmente sujas ou contaminadas por fluidos corporais, as mãos devem ser limpas pela técnica de fricção antisséptica com álcool.
Resposta: Errado.
Quando as mãos estiverem visivelmente sujas, a única forma de higienizar é por meio da lavagem com água e sabão.
- (MPU/CESPE/2013) Julgue o item seguinte, acerca do controle da infecção hospitalar.
Na higienização das mãos com álcool gel ou líquido a 70%, deve-se friccionar as mãos durante um minuto e em seguida secá-las com papel toalha.
Resposta: Errado.
Ao higienizar as mãos com álcool gel, não é preciso secá-las com papel toalha.
- (IBFC/2013) Em relação à prevenção e controle de infecção hospitalar, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:
I – A lavagem das mãos é a fricção manual vigorosa de toda a superfície das mãos e punhos, utilizando-se sabão/detergente, seguida de enxágue abundante em água corrente, sendo, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.
II – A lavagem das mãos é realizada sempre antes dos procedimentos cirúrgicos, e está dispensada na utilização de luva antes e após contatos que envolvam mucosas, sangue ou outros fluidos corpóreos, secreções ou excreções.
III – Infecção hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
IV – Considera-se infecção hospitalar aquela infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que se tornou evidente logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS), devendo ser controlada vigorosamente.
a) todas as frases estão corretas.
b) as frases I e III estão corretas.
c) as frases I, II e III estão corretas. d) as frases III e IV estão corretas. 3
Resposta: Letra b.
- (IBFC/2013) Considerando que as infecções hospitalares constituem risco significativo à saúde dos usuários dos hospitais, e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência hospitalar, de vigilância sanitária e outras, tomadas no âmbito do Estado, do Município e de cada hospital, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
( ) A lavagem das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.
( ) O uso de luvas dispensa a lavagem das mãos antes e após contatos que envolvam mucosas, sangue ou outros fluidos corpóreos, secreções ou excreções.
( ) Infecção comunitária (IC) é aquela constatada, ou em incubação, no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.
( ) Infecção hospitalar (IH) é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifesta durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
a) F, V, F, F
b) V, F, V, V
c) V, F, V, F
d) V, V, V, V
Resposta: Letra b.
II – Errado. O uso de luvas não dispensa a higienização das mãos.
- (AOCP/2014) Das informações a seguir sobre Controle de Infecção hospitalar, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma no que se refere às precauções de contato e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) As precauções de contato são indicadas para patologias facilmente transmitidas por contato direto e são amplamente utilizadas nas precauções com microrganismos multirresistentes.
( ) O profissional de saúde deve sempre realizar a lavagem das mãos antes e após o contato com o paciente; usar óculos, máscara cirúrgica e avental quando houver risco de contato com sangue ou secreções; e descartar adequadamente os perfurocortantes.
( ) Colocar as luvas e avental na manipulação dos pacientes somente na manipulação do paciente, no caso de troca de circuitos de ventilador mecânico e administração de medicamentos endovenosos, não há a necessidade de se colocar o EPI.
( ) Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, a distância mínima entre dois leitos deve ser de cinco metros. Equipamentos como termômetro, esfigmomanômetro e estetoscópio devem ser somente o do seu uso exclusivo pessoal.
a) V – V – F – V.
b) F – F – V – F.
c) F – F – V – V.
d) V – V – F – F.
e) V – V – V – F.
Resposta: Letra d.
Assim finalizamos os principais aspectos da Portaria n. 2.616/1998. Espero que esse artigo o tenha ajudado na compreensão de como as bancas pedem o assunto! Bons estudos!
Fernanda Barbosa é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.