Mulheres inspiradoras: histórias para motivar sua carreira

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, vamos conhecer mulheres inspiradoras para ajudar você no seu caminho

Por
4 min. de leitura

No Brasil, pouco mais da metade da população é de mulheres e quando falamos de educação, seja no ensino médio, superior ou preparatório, também somos maioria. Mesmo assim, o mercado de trabalho ainda possui diversas desigualdades de gênero. Por isso, neste dia 8 de março, vamos ler um pouco mais sobre mulheres inspiradoras, que abrem espaço para todas as outras!

Sabemos que o caminho acaba tendo mais desafios e, às vezes, sendo mais longo, mas já avançamos muito e temos evoluído a cada dia em muitos quesitos. Apesar de todas as dificuldades e preconceitos, mulheres já são as que mais concluem o ensino superior e possuem altos índices de aprovação em concursos públicos.

Além disso, instituições e empresas comprometidas com os compromissos da Organização das Nações Unidas também estão se movimentando pela equidade de gênero, incluindo mulheres em cargos de liderança, pondo fim à diferença salarial entre gêneros, etc.

Agora, sem mais delongas, vamos às mulheres inspiradoras de diferentes segmentos! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

  1. Recursos Humanos (RH): Sofia Esteves
  2. Administração: Nath Finanças
  3. Policial: Cynthiane Maria da Silva Santos
  4. Ciência e Saúde: Taciana Pereira
  5. Educação: Carolina Utimura
  6. Tecnologia: Nina Silva
  7. Direito: Patrícia Peck Pinheiro
  8. Gran e Mulheres: uma parceria que transforma vidas!

Mulheres Inspiradoras – Recursos Humanos (RH): Sofia Esteves

Da Zona Leste de São Paulo para o mundo, a psicóloga Sofia Esteves demorou a conseguir um espaço no mercado de trabalho por não ter experiência profissional. Aos trancos e barrancos, conseguiu uma vaga para atuar em uma consultoria de Recursos Humanos. Lá, com muita dedicação, evoluiu na empresa, se tornou gerente até que, em 1988, saiu para abrir seu próprio negócio de RH.

Sua batalha contínua fez com que se tornasse referência. Hoje possui um dos maiores grupos de gestão de Recursos Humanos do Brasil e está presente em mais de 40 países. Além disso, atua ajudando pessoas a encontrarem e desenvolverem seus talentos.

Mulheres Inspiradoras – Administração: Nath Finanças

Quebrando todos os estigmas de ser uma mulher periférica e não caber em espaços de protagonismo, Nathália Rodrigues passou a entender mais sobre a necessidade de educação financeira durante a faculdade de Administração.

Com um twitter e depois um canal no youtube, passou a ganhar grande destaque, justamente por representar uma enorme parcela da sociedade que não era representada quando o assunto era estabilidade financeira.

Hoje, a Nath Finanças é uma das maiores empresas de orientação e educação financeira, voltada especialmente para pessoas de baixa renda. Coleciona conquistas e o reconhecimento pelo seu propósito e trabalho diário!

Vale a pena conhecer, aproveitar as dicas e se inspirar com ela!

Mulheres Inspiradoras – Policial: Cynthiane Maria da Silva Santos

A carreira policial ainda é, em sua grande maioria, dominada por homens, mas nos últimos anos pudemos acompanhar mulheres pioneiras abrindo caminho para muitas outras, desde Hilda Macedo, que também vale a pena conhecer.

Mas nesse tópico, queremos destacar a trajetória de determinação da Coronel Cynthiane Maria da Silva Santos, acumulando o título de primeira mulher em várias instâncias da sua carreira na Polícia Militar:

Primeira mulher a passar pelo treinamento intenso e entrar para o Batalhão de Operações Especiais (BOPE); sendo também, aos 40 anos de idade, a primeira a liderar uma tropa de elite no país. Na época, em uma das entrevistas que a comandante forneceu, ela disse que não pararia por ali.

E, realmente, não parou. Foi a primeira representante em missão de paz no Timor Leste. Atuou ainda nas funções de coordenadora de Segurança da Presidência da República, chefe da Assessoria Jurídica da Casa Militar e chefe de Operações de Segurança da Casa Militar. Anos depois, assumiu a chefia da Casa Militar do DF, outra conquista inédita para uma mulher.

Sua trajetória nos inspira a ver que todo espaço em que ainda não estamos, pode sim ser nosso.

Mulheres Inspiradoras – Ciência e Saúde: Taciana Pereira

Destaque no segmento de Ciência e Educação da Forbes under 30, Taciana Pereira se mudou para os Estados Unidos em 2013, após conseguir uma bolsa de 90% para estudar na Universidade de Harvard. Na faculdade, realizou pesquisas em busca da cura do câncer.

Atualmente, é CEO e sócia da Systemic Bio, empresa que desenvolve miniórgãos humanos bioimpressos para ganhar mais tempo na descoberta e aprovação de medicamentos, sem fazer testes em animais.

Mulheres Inspiradoras – Educação: Carolina Utimura

Carolina Utimura é CEO de uma startup voltada para a inclusão de jovens no mercado de trabalho, a Eureca. Entre os vários feitos de sua jornada, participou da fundação do Pacto da Juventude pelos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que lançou o Atlas das Juventudes, com dados para embasar políticas públicas.

Basicamente, uma das principais frentes de atuação dela é quebrar alguns paradigmas para diminuir a lacuna causada pela desigualdade social no mercado. Pessoas que tiveram que deixar os estudos para depois, que não se formaram nas maiores instituições de ensino ou que não se encaixam em exigências ainda estigmatizadas por algumas empresas.

Mulheres Inspiradoras – Tecnologia: Nina Silva

A área de Tecnologia é cheia de mulheres fantásticas ao longo de sua história e o Brasil tem grandes representantes nesse contexto. Uma das executivas de TI mais influentes do ano é a administradora Nina Silva, sócia-fundadora do Movimento Black Money, que estimula a inovação e o empreendedorismo de jovens negros(as).

Além da atuação em Tecnologia, possui projetos de Fintech para fortalecer e dar crédito a empreendedores negros(as).

Mulheres Inspiradoras – Direito: Patrícia Peck Pinheiro

Um dos primeiros e principais nomes do Direito Digital no Brasil, a advogada Patrícia Peck Pinheiro participa de Associações e Comitês em diversos países, colecionando títulos e reconhecimento global.

Começou a estudar programação aos 13 anos de maneira autodidata e hoje aliou o Direito e seus conhecimentos, se tornando referência em Direito Digital, Propriedade Intelectual, Proteção de Dados e Cibersegurança.

Se você se interessa pela área de Tecnologia da Informação, vale a pena conhecer mais sobre ela e se inspirar para começar seu curso na área.

Gran e Mulheres: uma parceria que transforma vidas!

Nosso dia a dia está cercado de mulheres maravilhosas, que batalham diariamente para conquistar seus direitos e transformar suas vidas. Seja sua mãe, vó, tia, amiga, você mesma, tenha admiração e orgulho das trajetórias que cada uma passou para chegar onde está hoje, pois cada conquista merece ser celebrada.

Quer conferir vídeos de mulheres inspiradoras que transformaram suas vidas com o Gran? Acesse nosso canal do youtube e navegue pelos vídeos para se inspirar.

Aproveite também os valores especiais do Gran para Mulheres, cis ou transgênero! Conheça nossos cursos de:

  • Graduação: na Gran Faculdade você conquista seu diploma de ensino superior totalmente online, sem burocracia e sai preparada para a prática profissional;
  • Pós-graduação: torne-se uma especialista concluindo o curso em 6 meses;
  • Preparatório para concursos públicos: aproveite materiais gratuitos, confira editais e faça sua assinatura para chegar à sua aprovação!

Feliz dia 8 de março, mulheres, seguimos na luta!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
4 min. de leitura