O uso correto da Língua Portuguesa é uma ferramenta muito importante para os profissionais e os estudantes em geral.
Perde a credibilidade uma petição de advogado, um relatório médico, um laudo de um perito, um parecer de um especialista ou uma redação de aluno que contenham erros de Português.
Um erro muito comum cometido no mundo corporativo e entre os estudantes em geral é o uso dos pronomes demonstrativos.
Os pronomes demonstrativos são aqueles que indicam a posição dos seres no tempo (presente, passado ou futuro) e no espaço (próximo ou longe) em relação à pessoa que fala.
São pronomes demonstrativos:
Vejamos abaixo como utilizá-los de forma correta:
COM RELAÇÃO AO TEMPO:
Usa-se ESTE(s) – ESTA (s) – ISTO: quando a pessoa que fala se referir ao tempo presente.
Usa-se ESSE(s) – ESSA(s) – ISSO: quando a pessoa que fala se referir ao tempo passado ou futuro.
Veja os exemplos abaixo:
- COM RELAÇÃO AO ESPAÇO:
Usa-se ESTE(s) – ESTA (s) – ISTO: para indicar que a pessoa ou o objeto está perto de quem fala.
Usa-se ESSE(s) – ESSA(s) – ISSO: para indicar que a pessoa ou o objeto está longe de quem fala.
- COM RELAÇÃO AO DISCURSO:
Usa-se ESTE(s) – ESTA (s) – ISTO: para se referir ao que vai ser mencionado no discurso.
Usa-se ESSE(s) – ESSA(s) – ISSO: para se referir o que foi mencionado no discurso.
Agora, para finalizar, vai uma observação sobre as locuções “nestes termos” ou “nesses termos”, muito utilizadas nos requerimentos em geral.
Tomando a regra acima como referência, temos o seguinte:
Assim, você pode utilizar qualquer um deles no seu texto.
Você, advogado, estagiário de Direito, ou estudante, cuidado ao fazer uso dos pronomes demonstrativos, pois eles são muitos utilizados nas peças jurídicas.
Por hoje é isso.
Espero que a dica seja útil e valiosa.
Um abraço da Professora Mara Saad.
________________________________________________________________________________________
Mara Saad – Formada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito pelo UniCEUB, com especialização em Direito Processual Civil pelo ICAT – Instituto de Cooperação e Assistência Técnica do Centro Universitário do Distrito Federal, hoje UDF. Servidora Pública aposentada no cargo de Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, onde exerceu durante mais de vinte anos assessoria de magistrado. Autora dos livros para concursos “TJDFT em Esquemas” e “STF em Esquemas”, ambos detidos ao ensino dos Regimentos Internos e legislação correlata dos respectivos Tribunais. Exerce atualmente a docência no Instituto de Formação Judiciária Luiz Vicente Cernicchiaro do TJDFT, ministrando cursos de Técnicas de Redação Jurídica com vistas à capacitação e ao aperfeiçoamento dos servidores da Casa.
_______________________________________________________________________________________
2ª Fase da OAB é no Projeto Exame de Ordem!! Matricule-se!
O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.