O que faz uma psicopedagoga? Saiba tudo sobre a profissão!

A área da psicopedagogia mescla psicologia e pedagogia para abordar o desenvolvimento, mas o que faz uma psicopedagoga, de fato? Vamos conferir!

Por
3 min. de leitura

Quer se graduar ou se especializar em Psicopedagogia, mas está em dúvida sobre o que faz uma psicopedagoga e se essa área é para você?

Ao longo do texto vamos entender mais sobre a formação e área de atuação desses profissionais. Assim, você confere o caminho que faz mais sentido para sua trajetória acadêmica e profissional.

Então, vamos lá! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é psicopedagogia?

Em síntese, a psicopedagogia é o campo de estudo que atua nas dificuldades e busca facilitar os processos de aprendizagem. Para isso, mescla conceitos e fundamentos da Psicologia e da Pedagogia.

De forma bem simplificada:

  • Pedagogia: aborda técnicas e métodos para o processo educacional como um todo;
  • Psicologia: estuda o comportamento, a mente e as interações humanas das pessoas consigo, com os outros e com o mundo;
  • Psicopedagogia: se dedica a estudar como a mente funciona no processo de aprendizagem e como solucionar dificuldades ao longo do ensino.

Mas como se formar nessa área e aplicar esse conhecimento na prática? A seguir, vamos ver a formação, o que faz uma psicopedagoga ou um psicopedagogo para entender melhor.

Quem pode ser psicopedagogo?

Atualmente, há dois caminhos para quem quer ser psicopedagogo.

  • Fazendo a Faculdade de Psicopedagogia, que tem duração de 4 anos e pode ser bacharelado ou licenciatura;
  • Se formando em Psicologia, Pedagogia ou áreas afins e fazendo uma pós-graduação para se especializar em Psicopedagogia.

Além disso, quem já possui graduação em um dos cursos, pode optar por fazer a segunda graduação na área complementar e se especializar como forma de mesclar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação.

O que faz uma psicopedagoga?

Psicopedagogos devidamente formados podem atuar tanto com a parte institucional, quanto com a clínica.

Na psicopedagogia clínica, é possível diagnosticar e intervir nos processos psicopedagógicos de seus pacientes, desenvolvendo ações e tratamentos que melhorem o quadro específico apresentado em cada atendimento.

Por outro lado, na parte institucional, costumam ser muito requisitados em empresas públicas e privadas no setor de Recursos Humanos, no qual pode desenvolver treinamentos de colaboradores e atividades de aconselhamento internas, além de auxiliar no processo seletivo, em centros comunitários e redes de apoio.

Psicopedagogos também podem seguir carreira em pesquisa e docência, buscar cargos públicos por meio de concursos na área da educação ou empreender prestando serviços e consultorias.

Conheça mais sobre a atuação da psicopedagoga Francis Testa, do Núcleo de Apoio Pedagógico da Gran Faculdade.

Para fazer psicopedagogia precisa ter pedagogia?

Não! É possível fazer a Faculdade de Psicopedagogia sem necessariamente passar pela Pedagogia, pois a formação aborda os conceitos necessários para o dia a dia profissional na área.

Porém, há quem acabe cursando ambas as formações como forma de complementar sua atuação. Apesar de serem áreas com focos diferentes, ambas desenvolvem atividades lúdicas que facilitam a aprendizagem e o desenvolvimento de pessoas de idades e contextos sociais diversos.

O psicopedagogo só pode atuar como psicólogo caso seja formado em Psicologia e tenha registro ativo no Conselho de Psicologia, mas esse atendimento é diferente do atendimento da psicopedagogia clínica.

Psicopedagogo pode dar aula?

Pessoas formadas em Licenciatura em Psicopedagogia podem dar aula sobre disciplinas da Psicopedagogia. No entanto, para dar aula na educação básica é preciso ter formação em Pedagogia ou em alguma das licenciaturas em áreas específicas do conhecimento.

Quanto ganha uma psicopedagoga?

A média salarial nacional de psicopedagogia gira em torno de R$3.900. Mas o salário pode variar muito de acordo com a área de atuação escolhida, instituição, formação profissional e região do país.

Vale a pena fazer psicopedagogia?

Agora que você já sabe o que faz uma psicopedagoga, fica mais fácil avaliar se é o que você quer para sua carreira.

Se você se interessa pela área educacional e quer atuar em processos de aprendizagem, vale a pena fazer a Faculdade de Psicopedagogia. A formação conta com toda a base teórica e prática necessária para sua atuação profissional em diversas áreas.

Além disso, como vimos ao longo do texto, há bastante espaço no mercado de trabalho, seja na área clínica ou institucional.

A psicopedagogia ainda não é uma profissão devidamente regulamentada no Brasil, mas as diretrizes que a norteiam estão cada vez mais avançadas e a crescente demanda por profissionais qualificados só aumenta. Por isso, essa formação também é um investimento em um plano de carreira a longo prazo.


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura